Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dos Equinócios e Solstícios



DOS EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS


A precessão dos equinócios é um dos três movimentos básicos da Terra (os outros dois são a rotação e a translação). Esse movimento é equivalente ao bamboleio de um pião. Enquanto gira em torno de seu próprio eixo a cada 24 horas nosso planeta faz mesmo, só que demora 26 mil ano para completar uma volta. A precessão dos equinócios antecipa (precede) o início da primavera (equinócio) e muda a data da entrada do Sol em cada signo. Quando os babilônios observavam o céu o equinócio da primavera (chamado ponto vernal) estava na constelação de Touro. Mas a partir do ano 2150 a.C ele foi para Áries. Hoje está em Peixes, e ali permanecerá até quase o ano 2600, quando então entrará em Aquário.








Equinócio é uma palavra que deriva do latim "aequinoctium", e significa noite igual, e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra. Astronomicamente isto se dá quando a Terra atinge uma posição em sua órbita onde o Sol parece estar situado exatamente na intersecção do círculo do Equador Celeste com o círculo da Eclíptica; ou seja, instante em que o Sol no seu movimento anual aparente pela Eclíptica, corta o Equador Celeste, apresentando declinação de 0º. As estações do ano são opostas nos dois hemisférios e as denominações se invertem e pode haver variação de um ou dois dias nas datas descritas.


O Trópico de Câncer é o paralelo situado ao norte da linha do Equador terrestre, que delimita a zona tropical norte. Corresponde à declinação mais setentrional da Elíptica Solar para o Equador celeste. É uma linha geográfica imaginária à latitude 23,439444° Norte (23° 26' 22? de latitude norte).

O Trópico de Capricórnio é o paralelo situado ao sul do Equador terrestre, que delimita a zona tropical sul que corresponde um limite do solstício que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste. É uma linha geográfica imaginária que fica localizada abaixo do Equador e indica a latitude 23,439444° Sul (23° 26' 22? de latitude sul).





Início do Outono no Brasil (Ocidente): Por volta de 20 de março



Nos Equinócios a Terra recebe em ambos hemisférios a mesma intensidade de luz solar. O Equinócio Vernal, em 21 de março, assinala a entrada do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte. É especialmente considerado pelos Astrólogos, pois este “Ponto Vernal”, marca o início do Signo de Áries, a entrada do Sol no Signo de Áries, que marca o início do Zodíaco. É quando o Sol, no seu movimento aparente, passa do hemisfério sul para o hemisfério norte.

Início do Inverno no Brasil (Ocidente):  Por volta de 21 de junho


A palavra Solstício, deriva do latim, sol + sistere - solstitium -, que significa parado, imobilizado e está associada à idéia de que o Sol estaria estacionário. Marca a época do ano em o Sol, no seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o máximo afastamento angular do Equador, em 22 de junho. É considerado Solstício de Inverno no hemisfério sul e do Verão no hemisfério norte, quando o Sol ingressa a 0º do Signo de Câncer, e alcança sua máxima declinação norte, 23º27'. Neste momento, o Sol imobiliza seu movimento gradual para o sentido sul e passa a dirigir-se na direção do pólo norte, e a Terra recebe maior intensidade de luz solar no hemisfério norte.


Início da Primavera no Brasil (Ocidente): Por volta de 23 de setembro


O Equinócio Outonal, 23 de setembro, marca a entrada da primavera no hemisfério Sul e do outono no hemisfério norte. Chamado também de Ponto de Libra, é o instante em que o Sol passa do hemisfério norte para o hemisfério sul.

Início do Verão no Brasil (Ocidente): Por volta de 21 de dezembro


No dia do Solstício de Verão, 21 de dezembro, no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte, quando marca a entrada do Sol no Signo de Capricórnio, e o Sol alcança sua máxima declinação sul, 23º27'. O Sol imobiliza seu movimento para o sentido norte e começa a dirigir-se na direção do hemisfério sul. Neste período a Terra recebe maior intensidade de luz solar no hemisfério sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário