Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Signo de Câncer




"Relembro o encantamento dos dias de infância;
a minha virilidade deprime-se num fluxo de recordações,
choro como uma criança, o passado que se foi."
(D.H.Lawrence)

Bem, vamos falar do Signo de Câncer, que neste ano de 2012, entrou em 20 de junho, as 20h10m e vai terminar no domingo, no dia 22 de julho, as 07h02m, quando entrará em Leão.

Como já disse, não importa a que signo solar você pertence. TODOS, sem exceção, têm uma ou mais característica canceriana onde se encontra este signo em seu Mapa Natal. Agora o significado dentro do Mapa, depende dos aspectos, dos planetas que estão em Câncer e do local (Casa) e aspectos em que a Lua (regente de Câncer) se envolve.

É um signo da ÁGUA e tem seu modo Cardeal (os Expansivos).

A Segunda casa é o domicílio de Touro no zodíaco natural  -  A Casa de Câncer descreve uma parte da vida na qual é preciso haver segurança. Você deve expressar e experimentar calor humano ao lidar com esta área de sua vida. Aqui, você dá e recebe apoio emocional construindo fronteiras de proteção. Todavia, embora a Casa de Câncer mostre onde a segurança se faz necessária, ela não descreve a natureza de suas bases emocionais. Isto é função do signo da quarta Casa. Os tipos de bases indispensáveis para uma vida segura são descritos pelo signo de sua quarta Casa. O grau de segurança obtido quando se age dentro de fronteiras seguras na Casa de Câncer determina a solidez da base de sua quarta Casa. Exigências quanto a uma “base” pessoal são descritas pelo signo na cúspide de sua quarta Casa. Resumindo: Câncer - A área (Casa) em que é necessária segurança pessoal; Quarta Casa – A natureza (Signo) de suas bases emocionais.

Vejamos, os Cancerianos SÃO (é a ESSÊNCIA deles - principalmente para quem tem o Sol, Lua ou Ascendente neste signo):


Palavras-chave características CÂNCER (Cancro)


Yang: Sensível, protetor, nutridor, imaginativo, receptivo,  acalentador, apegado, sentimental, calmo, caseiro, orientado para segurança, amável, romântico, íntimo, acolhedor, aconchegante, fiel, apegado, amante dos hábitos, tenaz, caseiro, prefere o conhecido e o familiar, envolvido e envolvente, sinuoso, lento, prudente nos seus movimentos,...

Yin: Conservador, malicioso, falso, saudosista, sarcástico, rude, reticente, passivo, excessivamente dependente, vegetativo, astúcia, manipulador, reservado, vulnerável, distraído, desconfiado, humor flutuante,namorador, inconstante, cínico,...

Por outro lado, onde nós temos o signo de Câncer no Mapa Natal é onde precisamos ter capacidade de nutrir na Terra.

*Cancerianos enfrentam a vida com a consciência de que necessitam de segurança emocional básica.

Segue um resumo.



Se Câncer está na Casa 1: Sua aparência em geral, é forte, mas escondem uma natureza emocional intensa.  Protege sua identidade com “unhas e dentes”, mas como tende a ficar perdido no passado pode não nutri-la como se deve. Projetará proteção. Tendência a muitos complexos advindos do inconsciente.

Você tem uma forte ligação com o lar e com sua mãe, principalmente se a Lua estiver numa Casa angular. Você dá importância ao patriotismo e à tradição; adora lembrar e remoer o passado. Tem uma boa imaginação, cuja forma de desenvolvimento depende da posição e dos aspectos da Lua. Você é basicamente tímido e precisa de amor e estímulo para florescer. Esquiva-se de tudo que é desagradável por causa de sua insegurança inata. Seu comportamento é amável e charmoso, mas você se recolhe à sua concha quando se sente atingido por coisas desagradáveis. Sofre a influência do meio por causa de sua sensibilidade.


Se Câncer está na Casa 2: Tendência a acreditar que precisa ganhar dinheiro para poder dar vazão a sua generosidade intrínseca.

Você se apega ao que possui, caracteristicamente poupando para os dias difíceis, em especial quando Touro ou Câncer está ascendendo. Tem um pendor natural para lidar com imóveis e mercadorias, com vendas e com o público. Entretanto, com aspectos desafiadores à Lua, pode experimentar flutuações financeiras. E econômico mas não mesquinho; é liberal com todos os seus recursos, mentais e materiais, quando está emocionalmente envolvido. Apesar de sua habilidade natural para ganhar dinheiro, você sempre teme os reveses financeiros.


Se Câncer está na Casa 3: Tendência a proteger seus irmãos, nutrindo-os de valores materiais e/ou espirituais.

Quando Touro se eleva, você não é dos melhores alunos quando jovem, devido à preguiça e falta de atenção; mas realmente tem boa memória e consegue aprender através da absorção e da leitura. É bastante difícil lidar com você por causa das suas acentuadas preferências e antipatias. Você é tão sensível que a sua palavra-chave é sentimento, e não pensamento. Com Áries ou Gêmeos em elevação, você gosta de viagens curtas. Muitas vezes é difícil encontrá-lo em casa, pois você se envolve muito em atividades comunitárias. Às vezes esse posicionamento indica um bom cozinheiro e o interesse por jardinagem.


Se Câncer está na Casa 4: Tendência a proteger a família, ditando as regras e tendo rompantes de raiva se não seguirem seus mandamentos.

Esta é a Casa natural de Câncer e, portanto, é harmônica, a menos que a Lua receba aspectos desafiadores. Sentimental, emocional e tradicional são palavras que o descrevem bem. Você precisa de raízes, no entanto, é possível que tenha deixado sua família bem jovem, principalmente se Áries está no Ascendente. Seus pais exercem poderosa influência moral sobre você. E possível que sofra de doenças hereditárias. Os homens, frequentemente, são presas de uma espécie de servidão ao ramo feminino da família, tomando conta da mãe, da irmã ou de uma tia solteirona. Com Peixes ou Touro no Ascendente, o patrimônio familiar é venerado e muitas vezes você é o guardião do velho lar da família. É possível que, na velhice, você more perto do mar, de um lago ou rio. Com Câncer na cúspide desta Casa, é possível que você opte pelo celibato como tipo de vida.

Se Câncer está na Casa 5: Tendência a ser possessiva com os filhos e/ou romances. Muito criativa. Dom para costuras.

A menos que a Lua esteja num signo fixo, você tende a ser sentimentalmente volúvel e inconstante. Entretanto, quando concentra o seu afeto, é capaz de ser altamente maternal e amoroso. Você é musical, imaginativo e dramático, e seus trabalhos criativos frequentemente agradam ao público, em especial com Aquário ou Peixes em elevação. Seu senso cultural é pronunciado. Muitas vezes trabalha melhor tarde da noite. Se a Lua estiver aflita, é preciso dominar seu intenso amor pelo jogo antes que ele cause problemas financeiros.


Se Câncer está na Casa 6: Aqui tende a “bancar” a família toda. Vai ser do tipo que trabalha para/pela família. E ainda sobra tempo para ajudar aos outros.

Em geral você se envolve muito como trabalho e a carreira, mas é infeliz, a menos que realmente goste do que faz, principalmente se Capricórnio ou Aquário ascendem. Você tende a trabalhar bem em posições subordinadas, mas tem uma grande ambição material que nem sempre é visível para os outros. Quando Peixes se eleva e a Lua está num signo mutável, é possível que você se dê bem no campo médico ou em alguma área relacionada com dietética e nutrição. A boa digestão é importante — uma Lua aflita pode indicar úlceras, alergias ou bulimia. Com Câncer nessa posição, é frequente o interesse por causas trabalhistas. Esse é o posicionamento daqueles que podem interessar-se pelos desfavorecidos.


Se Câncer está na Casa 7: Vai se comportar como uma mãe para o parceiro, ou ainda, vai buscar uma mãe nos parceiros.

Profundas necessidades emocionais incitam-no a procurar um companheiro amante do lar que também seja bom provedor. Com Câncer aqui, você deve ter Capricórnio no Ascendente. Os homens querem uma parceira que os trate como mãe; as mulheres precisam de um companheiro forte (a menos que a Lua seja muito proeminente) e, no entanto, frequentemente, escolhem alguém passivo ou muito suave. Embora você pareça ser um tanto acanhado e retraído, deseja popularidade ou algum contato com o público; assim, pode sair-se bem numa carreira pública, porque tem um pendor natural para saber o que agrada às massas. Se não tiver sua própria profissão, pode se tomar o ajudante perfeito do seu par, em casa e no trabalho.


Se Câncer está na Casa 8: É a pior posição de Câncer. Tendência a ter premonições fúnebres e se sentir péssima por conta disso. Também tendência a passividade desnecessária. Não se sentirá amado. Este tipo de pessoa é muito bom a aconselhar os outros sobre a forma de administrarem os seus recursos, ou a respeito de seguros e outros assuntos financeiros. Mas de repente, inquietações materiais deixem de representar papel preponderante.

Com Escorpião ou Capricórnio em elevação, é possível que acontecimentos inesperados compliquem sua vida. Esse posicionamento propicia uma notável capacidade de premonição, porém os presságios dos acontecimentos futuros podem causar-lhe acessos de depressão e morbidez. Essa tendência é um pouco moderada quando a Lua está num signo estável. Você precisa manter suas emoções e sentimentos constantemente sob controle, pois a passividade é um perigo sempre presente com Câncer nessa posição. Quando Sagitário se eleva, sempre é possível a melhora do seu bem-estar através de heranças ou presentes recebidos. O sexo pode nem sempre ser fácil, pois você precisa da constante reafirmação de que é amado, amado e amado.


Se Câncer está na Casa 9: Tendência a proteger espiritualmente a família, principalmente, seus tios, cunhados ou irmãos. Poderá vir a ser “Mãe espiritual” das pessoas.

A menos que Escorpião se eleve, você é facilmente levado pelos mais velhos enquanto jovem, mas quando amadurece é capaz de exercer muita influência sobre os outros, por causa de sua intuição e capacidade de persuasão. E um ótimo professor, que entende as necessidades do público e se sai bem em qualquer campo onde a auto-estima e a aceitação social sejam importantes. Gosta de viajar e é bem provável que viaje bastante. Pode até morar algum tempo no exterior, principalmente se a Lua estiver num signo mutável. Com libra ou Sagitário em elevação, você pode ingressar na área jurídica, passando daí para política.


Se Câncer está na Casa 10: Tendência a buscar fama com emoção. Deverá buscar segurança emocional na vida, através de alguma proteção.

Com Câncer na cúspide da décima Casa, Capricórnio deve estar na quarta — o lar de seus pais. Você recebeu uma criação tradicional e seus pais esperam bastante de você. Por causa disso, você pode ser um pouco inseguro e demorar a fixar-se numa carreira; assim, é possível que ocorram muitas mudanças nessa área, principalmente se Plutão estiver na décima Casa. Se a Lua for angular ou forte no mapa, a influência das mulheres é importante e útil para o seu sucesso definitivo. Você tem um forte senso de dever e de responsabilidade, e assim se dá bem em cargos de chefia. Os obstáculos e provações da infância favorecem sua tendência à filantropia.

Se Câncer está na Casa 11: Será mãe de seus amigos. Mas tem tendência a querer dirigir a vida deles.

Com Leão ou libra em elevação, você é socialmente ativo, amigo dos membros de sua família e muito ligado aos filhos. Com Virgem em elevação, você é muito consciente do dinheiro e das coisas materiais. Tem bons pressentimentos, amigos influentes e prefere reuniões intimas e amistosas a grandes funções sociais. E bastante maternal e disposto a ajudar os outros. Muitas vezes os amigos vêm morar com você. Você é sempre um anfitrião amável e acolhedor.


Se Câncer está na Casa 12: Tendência a se sentir inseguro em relação à segurança emocional que não tem da família.

Você é altamente sensível, mas o orgulho e o medo de ser ferido podem impedi-lo de demonstrar sua sensibilidade, principalmente com Câncer ou Virgem no Ascendente. Com a Lua mal aspectada, ou num signo mutável, é possível que sua mãe lhe tenha negado amor na infância, deixando-o agora com uma grande insegurança. Você é muito gentil com as pessoas que estão em dificuldades, e assim se sai bem na área de medicina e enfermagem. Com Leão em elevação, você se empenha muito em não deixar transparecer suas áreas vulneráveis. A colocação da Lua no mapa é muito importante aqui, pois as emoções e sentimentos subconscientes moldam sua vida futura.







Quem tem Câncer interceptado, apenas vai ter mais dificuldade em sentir segurança emocional básica, bem como, muita dificuldade de se desvencilhar do passado.

Uma excessiva concentração neste signo pode indicar, no entanto, alguma dependência e insegurança, o "medo" de invasão de seu "ninho", tornando-o demasiado reservado e pouco assertivo, não obstante a sua qualidade cardinal.

Enfim, aí está um resumo de Câncer ao longo do zodíaco.

Com Amor e carinho.

Martha Cibelli e Marion (Curso de Astrologia)





Câncer - Emotivo e sensível, teme frequentemente o mundo exterior diante do qual desenvolve uma atitude de auto-proteção, construindo uma couraça para se proteger, armando-se de indiferença. A infância, seus fantasmas e suas descobertas marcam-no muitas vezes definitivamente. Um pouco passivo, às vezes vegetativo, ao mesmo tempo nômade e sedentário, sonha com a evasão que às vezes realiza; mas a necessidade de segurança, a imagem do "atracadouro" é uma idéia fixa.

É terno, vulnerável e possui uma notável força de inércia. Sensível, deseja segurança, cauteloso. Precisa de base para trabalhar. Leal à família, espírito maternal, inclusive nos homens. A casa é seu céu, mesmo que raramente esteja lá. Move-se em círculos em vez de diretamente. Tenacidade, defende seus direitos. Senso de publicidade.

Protege-se, astuto e manipulador, memória formidável, não esquece o menor detalhe. Gosta de estar rodeado de pessoas e de condições harmoniosas. Reação emocional, reflete sentimentos, mas, não perde o senso de realidade.

Possessivo, sentimental, imaginativo, adapta-se a qualquer ambiente e às mudanças. Se a lua estiver em signos mutáveis, pode ser distraída por vários interesses. Sensibilidade estomacal, comumente coloca mão na barriga. Problemas de pele com muito sol, úlcera, gastrite, problemas digestivos.

Precisa de apoio emocional.

Ele jamais confia em estranhos, e há certas coisas que nem seus melhores amigos conhecem. É preciso muito tempo e muita paciência para conhecê-lo de verdade. Pode ser namorador e inconstante, mas também sabe ser sensível e leal. Quando ele estiver triste e ansioso, você pode ter vontade de abraçá-lo e afastar sua melancolia. Quando revelar sua mente intuitiva e perspicaz, você o contemplará com admiração.

Você vai descobrir que ele é um romântico sonhador e no entanto é sensato e prático. Procure entendê-lo. Não são mudanças de personalidade. São apenas mudanças lunares que passam por ele hoje, e desaparecem amanhã. Durante e entre cada um desses estados de espírito, ele é fiel a si mesmo.

Apesar das alterações de expressão em suas feições, sua natureza jamais se desvia de seu modelo básico. Embora ele possa se mostrar rude e distraído, seu coração é sempre terno e afetuoso, e tão cheio de sentimento, que comumente o faz sentir-se vulnerável demais.

Uma união inadequada que, ao homem médio, causaria apenas algumas semanas de tristezas, pode ser um desastre para ele. Quando algo o separa de uma companheira de quem ele se permitiu aproximar, ele pode ficar amargurado durante muitos anos.

É naturalmente tímido, mas uma vez que tenha a certeza de poder avançar, não será repelido com facilidade. Sabe representar o papel de amante romântico com muita arte. Depois que se declarou, e tem esperança da conquista, da noite para o dia sua timidez dará lugar à tenacidade, e você se verá cortejada por um homem ardente, que não aceitará um não como resposta a qualquer pedido que tenha em mente.

Em matéria de paternidade, devido à mesma natureza carinhosa, delicada, compassiva e compreensiva pela qual você se apaixonou, ele será um ótimo pai. Terá paciência infinita com os filhos e se interessará de verdade por um dedo machucado, um brinquedo quebrado ou uma dor de dentes.

Ele terá muito orgulho dos filhos e será um ardente protetor das filhas. Quando eles forem pequenos, ele será o maior pai que se possa imaginar. No entanto, a adolescência pode provocar uma certa agitação. Ele gostaria que seus queridos se apoiassem nele para sempre, e quando mostram sinais de independência, ele pode, por algum tempo, se mostrar ranzinza, ao se rebelar contra o desejo dos filhos em viver as experiências do mundo.



**************************************************************************
**************************************************************************
Elaborado e divulgado pelo espaço Astrologia_autoconhecimento
**************************************************************************


O futuro não precisa mais de revoluções.
O futuro precisa de um novo experimento que ainda não foi tentado.
Embora tenham existido rebeldes há milênios de anos,
eles continuam sozinhos, individuais.
Talvez ainda não fosse a hora deles.
Mas agora não só é hora, como, se não nos apressarmos,
Já não haverá mais tempo.
Ou o ser humano desaparecerá
Ou um novo homem com uma nova visão aparecerá sobre a Terra.
Ele será um rebelde.
Osho







Nenhum comentário:

Postar um comentário