Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

sábado, 15 de julho de 2017

Os Florais de Bach e a Astrologia


Astrologia e os Florais de Bach

No método de cura de Bach existem trinta e oito remédios. De início havia apenas doze. Bach descobriu os doze remédios entre os anos de 1928 e 1932. Os doze remédios são descritos num panfleto publicado logo após essa descoberta. O trabalho que Bach desenvolveu com as flores foi incentivado pela sua convicção de que a Humanidade como um todo era composta de doze tipos de grupos definidos. Cada indivíduo pertence a um desses grupos, tendo em comum diferentes traços de caráter, de personalidade e de temperamento. De acordo com Bach, os membros de cada grupo são claramente reconhecíveis pelo seu comportamento, suas atitudes e sua expressão. Bach também observou que esses vários tipos se tornavam especialmente evidentes quando estavam doentes.


Edward Bach
Médico Inglês


Em vez de tratar a doença, Bach passou a tratar a personalidade, a índole e o temperamento dos seus pacientes. Inspirado pelas suas observações, voltou-se â pesquisa dos estados de ânimo demonstrados pelos doze tipos diferentes, e descobriu que existiam doze estados mentais principais:

1. Medo
2. Temor
3. Tortura mental ou preocupação
4. Indecisão
5. Indiferença ou enfado
6. Dúvida ou desânimo
7. Excesso de preocupação com os outros
8. Fraqueza
9. Falta de confiança em si mesmo
10.Impaciência
11.Excesso de entusiasmo
12.Orgulho ou insociabilidade

Esses doze estados mentais correspondem aos doze remédios que Bach buscava. Os doze signos do Zodíaco correspondem aos doze remédios, uma vez que cada tipo de signo apresenta uma fraqueza que pode ser superada à medida que evoluímos.


É interessante notar que Bach contava com sua intuição no processo de descoberta e preparação de suas essências florais. Não fazia experiências "científicas". Ele sintonizava-se com a ordem arquetípica que dita as leis naturais e que, de fato, rege os processos naturais. Calculo que a divisão que fez da Humanidade em doze tipos não foi uma classificação arbitrária nem uma coincidência no sentido coloquial.4 Foi, sim, uma coincidência, na compreensão arquetípica da palavra, que levou à atenção do leitor ocultista ou astrólogo a emergência significativa dos números doze e sete em todas as classificações de Edward Bach. Dizer que Bach favorecia esses sistemas numéricos arquetípicos em seu trabalho torna-se evidente: os doze tipos da Humanidade, os doze remédios ou curas florais, os doze principais estados mentais. Também devemos observar os sete títulos sob os quais, mais tarde, Bach agrupou suas trinta e oito essências. No seu livro Heal Thyself, Bach enumerou aquilo que acreditava serem as principais e verdadeiras doenças do homem: o orgulho, a crueldade, o ódio, o amor-próprio, a ignorância, a instabilidade e a gula. Aqui novamente, o número sete. Mesmo antes de se dedicar exclusivamente ao trabalho com flores, quando ainda trabalhava como bacteriologista, Bach tornou-se conhecido pelos Nosódios de Bach. Esses sete nosódios (vacinas) — em uso ainda hoje — são administrados por via oral para combater a grande variedade de organismos presentes no intestino. Essas variedades foram classificadas por Bach; e ele também deu nomes aos sete grupos de bacilos que constituem os sete grupos principais!

0 significado dessa classificação não foi de nenhuma forma diluído pelo fato de, mais tarde, Bach ter acrescentado mais vinte e seis remédios.




Agora vou disponibilizar – abaixo - o conhecimento maçônico de Bach sobre cada um dos signos do zodíaco.

Alguns astrólogos talvez prefiram considerar os remédios em termos de polaridades, o que é uma forma astrológica comum. As polaridades são as seguintes:


Áries/Impatiens ................................Libra/Scleranthus
Touro/Gentian .................................Escorpião/Chicory
Gêmeos/Cerato ................................Sagitário/Agrimony
Câncer/Clematis ..............................Capricórnio/Mimulus
Leão/Vervain ...................................Aquário/Water Violet
Virgem/Centaury .............................Peixes/Rock Rose


A classificação por polaridade serve para introduzir os doze remédios no simbolismo astrológico de polaridade entre opostos. Talvez você também queira considerar os remédios na sua triplicidade e quadruplicidade.


🐏ÁRIES

IMPATIENS (Impatiens glandulifera)

Como sugere o nome deste remédio floral, as pessoas deste tipo sofrem de impaciência e irritabilidade. De pensamento e ação rápidos, entendem as idéias novas com maior presteza do que a maioria das pessoas, e logo se impacientam com os que não conseguem acompanhá-los. Preferem trabalhar sozinhos, sem embaraços, seguindo seu próprio ritmo. Nada acontece com a rapidez necessária para satisfazer esses tipos impacientes. Ficam zangados quando são "derrubados" por qualquer doença (e "derrubados" é o termo certo porque estão sempre correndo), ressentindo sua intromissão e exigindo cura rápida. Recusam-se a atender o pedido que a própria Natureza lhes faz de diminuir o passo. Não tendo disciplina nem controle de si mesmos, ten-dem a se acidentar. Invariavelmente, enveredam por caminhos onde os anjos não ousam pisar.
Raras vezes sutis, os tipos Impatiens podem ser ríspidos e mal-humorados. Temem a frustração, porque esta acaba por exauri-los. O medo da frustração pode estar na origem da preferência por trabalharem sozinhos, o que talvez seja melhor porque, quando as coisas não funcionam, jogam a culpa em outra pessoa. Um senso exagerado de independência muitas vezes os deixa sós e solitários em outras áreas. Alienam as pessoas com seus repentes, com suas acusações e com sua natureza
antipática. Não são líderes por intenção — como são os tipos Vervain — figurando mais como pioneiros.
O tipo Impatiens construtivo é uma pessoa capaz que usa de decisão firme; costuma ser brilhante. Esse tipo pode ser líder por meio do exemplo; é o primeiro que se movimenta e sabe fazer as coisas. O tipo Impatiens construtivo coloca-se à frente do que está sendo feito e não põe a culpa nos outros quando comete erros ou falhas pessoais. Quando seus ideais mais elevados são ativados, ele demonstra ter auto-controle e auto-suficiência.

^
ÁRIES
Cardinal — Fogo

Um estudo deste signo esclarecerá o tipo de Impatiens. Se Touro aparece como um objeto imóvel, Áries, por sua vez, é uma força irresistível. O glifo de Áries descreve o evento da estação da Primavera. Embora apresentando dois chifres de carneiro em crescimento ascendente, poderia também ser interpretado como a primeira fonte da primavera brotando da terra — ou então a primeira flor. Áries, o carneiro, é o ascendente do Zodíaco natural, aparecendo como o primeiro signo. Sua natureza é cardinal de Fogo, indicando grande energia, que o seu nativo possui em abundância. Muitas vezes essa energia é mal empregada e pouco duradoura, o que todavia não deve preocupar, porque a energia de Áries é de impulso e não para ser sustentada.
Como primeiro signo do Zodíaco, Áries é o mais primitivo. De acordo com uma outra descrição não derrogatória, Áries é o signo do não-saber, ou seja, da ignorância. Não é coincidência o fato de celebrarmos o "Dia da Mentira" em 19 de abril. O ponto de evolução de Áries se dá no nível de reconhecimento pessoal egocêntrico. Existe em Áries uma característica essencialmente infantil, uma inocência, que porém não é necessariamente sinônimo de virtude. Áries pode ser uma criança muito levada. Esta personalidade petulante é ilustrada nas epopéias gregas como o deus da guerra (Ares), conhecido dos romanos como Marte e dos astrólogos como o regente do signo do carneiro. As palavras-chave deste signo são: "Eu sou." Parece que o nativo de Áries não pode evitar; ele precisa, ele tem de se colocar em primeiro lugar. Audacioso, e tão impossível de orientar como o é o Touro de empurrar, a pessoa de Áries é autenticamente corajosa, e também irreprimível. Em geral não tem malícia, preferindo a abordagem direta: mim Áries, você Jane. São homens e mulheres de ação; fazem. E, se você conseguir seguir o ritmo do ariano, ele será certamente grande companheiro.

LIBRA

SCLERANTHUS (Scleranthus annuus)

O tipo que necessita de Scleranthus sofre de indecisão. É hesitante e inseguro, facilmente desequilibrado e confuso. Não consegue resolver o que tem de fazer. Seu comportamento pessoal brinca de "gangorra" entre extremos de mentalização e disposição e, não sendo muito resistente, está sujeito ao esgotamento nervoso. Muitas vezes sofre de náuseas ou vertigem. Quietos e pacíficos por natureza, na sua indecisão não procuram aconselhar-se, como faria o tipo Cerato. Nem é tão facilmente confundido diante de inúmeras possibilidades de uma só vez. A indecisão aparece mesmo quando se confrontam com duas alternativas apenas. Incapazes de tomar decisões, chegam eventualmente a uma escolha seguindo o seu próprio critério. É provável que demorem para fazê-lo, o que os faz tenderem à procrastinação, não pelo medo das conseqüências (como o tipo Mimulus) mas pela própria indecisão.
Falta-lhes concentração; eles parecem também não ter convicções; é o tipo "mole", o que ocorre seja porque realmente enxerga os dois lados da questão, e quer ser imparcial, seja porque quer manter sua popularidade, aliás uma premente necessidade do tipo Scleranthus.
Os tipos construtivos de Scleranthus são calmos e seguros em suas decisões. Têm confiança na própria capacidade de saber quando, e se, qualquer decisão é realmente necessária. Judiciosos, equilibrados, mo-derados, refletem externamente a harmonia que sentem por dentro. Justas e íntegras, estas pessoas são procuradas e respeitadas pelos conselhos que dão- Os tipos construtivos de Scleranthus são aqueles que encontraram o Tao.


d
LIBRA
Cardinal — Ar

Um estudo deste signo esclarecerá melhor o tipo Scleranthus. Libra é o sétimo signo do Zodíaco natural, em oposição a Áries. É o ponto que marca a metade da roda do Zodíaco, o caminho astrológico simbólico que cada alma deve percorrer. Seu início marca o Outono, ou o Equinócio de Outono. Como foi observado na parte em que foram descritos Chicory/Escorpião,o Outono [fall], ou o seu Equinócio, também marca a queda [fall] de Adão no Éden. Visto nesse contexto, compreende-se Libra como sendo o ponto do não-retorno, sobre o qual a Humanidade se mantêm equilibrada no caminho da evolução que leva a Aquário. Oscilando com freqüência entre a progressão e a regressão pessoais,1 bem no ponto do meio, os seres humanos estilo eqüidistantes de suas origens e de suas eventuais metas. Como o signo de libra fica no ponto mais distante das duas extremidades, os seres humanos caíram num estado de ignorância no que se refere à verdadeira natureza dos dois extremos. Em conseqüência, os librianos tendem a se sentir desesperadamente afastados tanto do Criador como do seu destino pessoal. A opção de prosseguir ê dificultada ainda mais pela presença de Escorpião (oitavo signo subseqüente a libra) cuja presença bloqueia o caminho causando medo e estrangulando as aspirações de libra. Não é de se espantar que o símbolo deste signo seja a balança, pois neste ponto todas as coisas estão na balança.
O problema do equilíbrio identifica o motivo da preocupação principal de libra: pesar as alternativas e tomar a decisão certa. "Eu equilibro" são as palavras-chave deste signo, e para a personalidade de Libra isto significa fazê-lo com total eqüidade. O que não é fácil, e Libra quase sempre é perseguido pelo fantasma da indecisão, como já foi sugerido pela referência ao signo como sendo o tipo Scleranthus. Assim mesmo, libra geralmente continua aceitando o desafio lançado à sua capacidade de árbitro justo, escolhendo posições que exigem comprovação de excelência, como a de um magistrado ou de um diplomata. Os librianos têm um senso inato de eqüidade e justiça, e uma inteligência excepcional, dos quais se orgulham bastante. Neste signo, freqüentemente encontramos pessoas letradas e instruídas que amam a literatura (podemos detectar aí facilmente a origem da palavra library, ["biblioteca" em inglês] e gostam de escrever; libra já produziu um bom número de gigantes das letras. Sendo um signo cardinal de Ar, a inteligência penetrante de Libra certamente é um adversário à altura de seus signos pares do Ar, Gêmeos e Aquário. Segue-se que os nativos deste signo são igualmente eloqüentes.
De fala suave e amiga, os librianos predispõem-se às interações sociais nas quais gostam de cooperar. Amam a harmonia em todos os níveis (amam também a música) e, às vezes, é a sua atitude de "paz a qualquer preço" que os faz parecer indecisos. Este é o signo do casamento, e o forte impulso de libra para o casamento é reforçado ain-da mais pelo seu planeta regente, Vênus, a deusa do amor. Para libra, compartilhar é natural e, sendo signo oposto de Áries, a abordagem "eu sou" de Áries se inverte em Libra para expressar "nós somos". O glifo para libra, geralmente representado como uma versão modificada da balança, também pode ser visto neste mesmo relacionamento: como Áries é o sol nascente (a ascendência do ego) o glifo para Libra pode ser visto como o sol poente, mostrando a vontade de libra de pôr de lado os impulsos do seu ego, para compartilhar.

O glifo de libra pode ser visto sob outro contexto ainda — o da justiça mais perfeita à qual a espécie está sujeita. Que é, naturalmente, a justiça de Deus, na nossa experiência entendida como karma. A ciência define o karma como causa e efeito, e substitui as noções antigas de uma justiça celestial ou divina pelas modernas leis impessoais da improbabilidade. Embora desejemos evitar explicações complexas de princípios estatísticos, é interessante notar a extraordinária semelhança entre o glifo de Libra e o que é conhecido na estatística como curva normal de distribuição. Os símbolos são idênticos, tanto no desenho como no significado. Essa curva, também conhecida como curva normal de probabilidade, é a explicação que o cientista dá para o modo pelo qual grande parte dos eventos são distribuídos pelo mundo. Essa curva em forma de sino, tal como aparece num gráfico, descreve o meio-termo: o periódico e infalível resultado daquilo que o cientista atribuiria ao acaso é o que libra revela como o justo desígnio da Natureza, ou a expressão de uma justiça maior. Quando envolve os assuntos e as ações de pessoas, essa justiça passa a ser "karma" — o que semeares, colherás! No final, tudo volta para você. Em termos astrológicos, não é difícil compreender isso quando consideramos que Saturno (o planeta do karma) é exaltado quando se situa no signo de Libra.
Devido sua posição no Zodíaco, libra é o signo que melhor exemplifica o paradoxo. Seu glifo também é usado como símbolo matemático significando a "diferença entre". Por meio da incorporação dos métodos librianos de comparação e moderação, conseguimos afinal chegar verdadeira sabedoria.

1. As palavras progressão e regressão não são usadas no sentido astrológico das definições aqui apresentadas, mas se referem ao progresso evolutivo da alma.

 

🐂 TOURO

GENTIAN (Gentiana amarella)

O temperamento do tipo que necessita de Gentian geralmente é negativo. Estas pessoas quase sempre são tomadas pela depressão e a melancolia; desanimam com facilidade. Teimosas e de atitudes firmes, são difíceis de curar quando doentes devido ao seu negativismo diante da vida. Imaginam-se herdeiros ou vítimas de quaisquer doenças ou males, e no que diz respeito ao seu estado de saúde, são suscetíveis à mínima sugestão negativa. Falta-lhes a fé, e muitas são surpreendidas falando das dificuldades e dos obstáculos que encontram na vida como "vontade de Deus". Apesar disso, desconfiam de qualquer bem que lhes chegue; só acreditam na "má sorte", duvidando das boas coisas da vida. Estão sempre inventando desculpas pata abandonar as coisas que estão fazendo ou se queixar delas. São materialistas, bem como literalistas na sua compreensão das coisas, podendo permanecer totalmente inconscientes ou alheias às influências invisíveis e ás forças causais que dirigem e modelam suas próprias vidas. Não conseguem captar a relação que existe entre as coisas, e tendem a atravessar cegamente os seus dias — se é que de fato se movem — pois seu temperamento é resistente, e permite que a inércia leve a melhor, ficando cada vez mais imobilizadas. Dão a impressão de serem preguiçosas,. porém, é mais provável que tenham medo de tentar algo de novo.
Uma fé inabalável no poder e nas leis da Natureza faz com que tipo Gentian construtivo seja uma verdadeira rocha de resolução e
de determinação. Devido à virtude da fé, podem representar grande conforto para outras pessoas, dando exemplos pessoais de resistência e de força espiritual. Sua atitude firme e seus esforços constantes fazem deles a inspiração diária dos que com eles convivem.

_
TOURO
Fixo — Terra

Um estudo deste signo oferece uma boa perspectiva do tipo Gentian. Touro é fixo e é da terra, o que diz muito da sua personalidade, pois não há ninguém mais obstinado do que os nascidos sob a influência de Touro.
Para evitar que o leitor imagine que, tal qual o seu símbolo bovino, este signo não possui a mínima graça, lembre-se que o planeta regente de Touro é o fino e delicado planeta Vênus (ao menos até o dia em que a Astrologia concorde em reconhecer que é a própria Terra que rege este signo). Vênus transmite à personalidade do Touro uma apreciação da forma e um amor pela beleza física. Forma-matéria — é a área específica de Touro; este signo é a matriz, o arquiteto do Zodíaco. Ás características pessoais dos nascidos em Touro refletem essa energia nas suas definições de valores práticos e materiais. Devagar, mas sempre, essas pessoas são construtores imperturbáveis.
A segurança e o valor são metas prioritárias de Touro. Essas necessidades fazem com que sejam especialmente gananciosos e resistentes à mudança. Embora se considere que os valores de Touro quase sempre envolvem dinheiro, não devemos nos esquecer que este é um dos signos religiosos. Os anseios espirituais são expressos como um conjunto de valores bem definidos, mesmo exagerados, envolvendo leis de conduta e um profundo sentido de moralidade. É interessante lembrar que Touro era o principal signo do Velho Testamento na religião hebraica.
O que é especialmente verdade quanto ao Torah (O Pentateuco: Os cinco livros de Moisés, começando com o Gênese), até hoje considerado exclusivamente "A Lei". A palavra Torah encontra sua origem no nome Taurus.




ESCORPIÃO

CHICORY (Cichorium intybus)

As pessoas que necessitam de Chicory bloqueiam o impulso para extravasar seu amor incondicional. Quando essa energia é atraída para dentro, as forças do amor, da energia e da sabedoria, que normalmente fluem livremente para fora, tornam-se perigosas e poderão acabar se expressando em forma de preocupação egoísta concêntrica pelo poder, ou por qualquer tipo de cobiça.
Os tipos Chicory são ciumentos e possessivos. Tentam manter as pessoas a quem querem bem em estado de constante dependência (às vezes até em sujeição). Sempre numa atmosfera de crítica, tentam controlar e dirigir a vida dos outros. Os tipos Chicory poderiam ser comparados a supermães que colocam a ambição que têm para seus filhos bem acima do amor que sentem por eles. Em seu próprio interesse, jogam com a simpatia e o sentido de obrigação dos demais. Quando contrariados em seus desejos ou pretensões, passam rapidamente a representar o papel de mártires, chegando a valer-se da própria doença para prender os outros pelo sentimento ou em servidão. Diferem do tipo Centaury, pois o martírio do Centaury é suportado estoicamente, enquanto o martírio do tipo Chicory existe para ser ostentado, a doença é escolhida pelo impacto dramático que provoca. Não é de se admirar que é o tipo Centaury que, muitas vezes, passa a ser vitima dos métodos de dominância do tipo Chicory. O tipo Chicory também apela para o tipo Rock Rose, pois o medo de ser abandonado e isolado deixa-o
totalmente dependente. O tipo Cerato (que pode estar se debatendo sem encontrar uma direção) ou o tipo Scleranthus (que sofre as dores de uma grande incerteza) são também alvo do tipo Chicory , que parece se importar com a felicidade e bem-estar de seus semelhantes, mas na verdade está apenas pensando e agindo de forma egoísta. Os tipos Chicory são como harpias — podem também ser cobradores inescrupulosos que levam até as últimas conseqüências sua insistência em receber o dízimo que julgam ser-lhes devido.
Por trás dessa avidez natural do tipo Chicory existe uma necessidade de ser compreendido. Ele teme a dependência e, por isso, procura sempre levar a melhor. Enquanto os tipos Agrimony anseiam pelo companheirismo de seus semelhantes, os tipos Chicory procuram uma companhia porque têm pavor de não serem notados. Guardam em si o forte desejo de serem importantes e, por isso, gostam de companhias que alimentam seus desejos.
Quando envolvidos numa "causa", os tipos Chicory construtivos mostram-se grandes abnegados. São líderes pelo exemplo, jamais pedindo para alguém fazer algo que eles mesmos não fariam. Podem ser ilimitados em seus esforços para "fazer as coisas direito” para os outros. Neste papel, representam Espártaco — defensor dos fracos e oprimidos. Com muita coragem, transformam seu gosto pela briga numa causa louvável. Sua habilidade para sondar as fraquezas dos outros faz deles inexoráveis inimigos do mal. Protestam contra os vilões e levantam-se em leal defesa do inocente.

e

ESCORPIÃO
Fixo — Água

Um estudo deste signo propiciará uma boa perspectiva do tipo Chicory. Escorpião é o oitavo signo do Zodíaco. Foi personificado, pelos hebreus antigos, como Dan, "uma serpente no caminho (Zodíaco) que morde as patas traseiras do cavalo e faz cair para trás o cavaleiro".1 Isso mostra a tendência escorpiana de solapar o progresso da alma aspirante, atingindo os calcanhares do signo de Sagitário. O cavaleiro representa a natureza mais elevada do homem que Escorpião tenta derrubar mexendo com sua natureza inferior, que é o cavalo em que está montado (o centauro é metade cavalo, metade homem). Aqui a serpente quer a queda da alma, da mesma forma que instrumentou a queda de Adão no Jardim do Éden. Este é um tema que. se repete em todas as lendas astrológicas e religiosas: Escorpião como o abismo de tentação no caminho da alma, e a serpente como o próprio Tentador. Segundo uma visão astrológica, a "queda" da Humanidade (Libra, equinócio do Outono) é agora o que separa Escorpião (o ato criativo) de sua concepção pura ou imaculada (Virgem, a virgem); e é interessante imaginar que, em algum momento do passado, esses dois signos pudessem ter sido unidos — note a semelhança de seus glifos — assim como Adão era unido a Eva até que ela fosse tirada de dentro dele. Trata-se de uma simbologia forte, ocultando um grande mistério que persiste neste que é o mais misterioso entre os signos do Zodíaco.
O que fica claro nas lendas é que Escorpião representa uma força estagnada, buscando a posse do Poder da Verdade, para não permitir que ele passe adiante. Sem esta interferência, o Poder da Verdade seria transmitida livremente pelos raios do Sol a toda a Humanidade. Escorpião é o Lúcifer do Paraíso Perdido de Milton que, para se vangloriar, diz que "é melhor reinar no inferno do que servir no Paraíso". De que outra maneira poderíamos explicar a reputação maléfica deste signo provocante? Mesmo seus planetas regentes se incluem entre os de mais difícil compreensão, do ponto de vista da astrologia. Marte é conhecido como regente da guerra, e Plutão como &pátria dos mortos ou seu vigia. Escorpião apresenta também a Mitologia do desafio invejoso às divindades, e a história da tentação do homem. Foi Escorpião que fez disparar os cavalos que puxavam a biga do Sol quando o menino Faeton, tomado pela insensatez, tentou um dia dirigi-los. (Isso define outro papel de Escorpião como o "espertalhão" que abusa dos tolos, à espera de se lançar sobre o desavisado que ousa assumir uma posição para a qual não está realmente qualificado; da mesma forma que, vestido de Morte, em geral ele nos pega desprevenidos. Como tudo isso poderia nos levar a longas divagações sobre Escorpião como signo de retribuição, apenas mencionamos o assunto.) Este ato mesquinho resultou em devastadoras queimadas em todo o norte da África, que se transformou num árido deserto — assim continua a lenda — demonstrando o antagonismo inato de Escorpião em relação à autoridade (está em quadratura com Leão) incluindo o próprio Criador, simbolizado pelo regente de Leão, o Sol. Tal o Judas do Novo Testamento, Escorpião está disposto a trair o Filho de Deus (o Sol) apenas por trinta moedas de prata, e assim reinar durante os trinta dias de um mês lunar (a prata é o metal da Lua).
Escorpião é um signo fixo de Água e sugere não só pântanos e lagoas estagnados, mas também o gelo que, como o escorpião terreno, derrete diante do sol e de seu calor, como a serpente que se encolhe diante da face de Deus. Não obstante, se nada houver de realmente maligno, devemos buscar em nosso íntimo um sentimento de "simpatia pelo diabo" e tentar entender que a presença de Escorpião no Universo é vital e necessária.
O que as lendas em geral não revelam é que Escorpião realmente é o signo da redenção e da salvação. É a sede da transformação. Só depois de ser testada é que a nossa verdadeira natureza se revela — a nós mesmos bem como a Deus. Isso explica por que muitos acreditam que Deus incumbiu Lúcifer de se fazer adversário da Humanidade como aparece no Livro de Jó. Os grandes pecadores tomam-se os grandes santos, ao menos de acordo com as escrituras. Um cenário idêntico está por trás da lenda de Fausto. Escrito pelo poeta alemão Goethe, Fausto é o perfeito Escorpião que, tendo sobrevivido à tentação (apesar de ter vendido sua alma ao diabo), é, afinal, redimido e transportado até o Paraíso por um coro de anjos. O próprio Lúcifer um dia foi anjo no Paraíso, diz a Bíblia, e um dia voltará a ser anjo de novo.
Finalmente, o que temos é uma apreciação da tarefa de Escorpião como o Eliminador. Tal como a morte, Escorpião elimina o excesso populacional de todas as espécies, recolhendo o que já não tem serventia. Pode
parecer muito duro, mas é bastante descritivo, pois Escorpião rege os órgãos de eliminação do corpo humano.2 Escorpião é também o vingador, mas não totalmente fora da lei. Na Qabalah dos hebreus, Daath é descrito como a invisível Sefirah (o aspecto de Deus). Não é mostrado nos diagramas da Árvore da Vida, mas entende-se que ele se alonga sobre o abismo diante do Triângulo Superno, através do qual todas as almas devem passar para se tornarem um com o Divino. Tal como acontece no rio Stix, através do qual se concede passagem para o mundo do Além. A morte, seja qual for o sentido e o uso do termo, é uma condição prévia necessária para atingir uma existência mais plena. Ao morrer, rasga-se o Véu do Templo e o Filho do Homem, o homem interior, é ressuscitado.
Com esta poderosa força motivando o caráter, não é de se surpreender que as pessoas nascidas em Escorpião apresentem, em geral, uma mistura de respeito e reserva. Naturalmente reticentes, esses indivíduos nunca se revelam e, portanto, são difíceis de compreender. Claramente delineado nas personalidades de Escorpião, existe um poder penetrante de discernimento, aliado a uma vontade implacável que, quando desperta, combina a paixão com a resistência para criar uma determinação ferrenha, que em geral é irresistível.
1.       Gênese, 49:17, da Versão padrão revisada da Bíblia.

2.    Note que Escorpião rege a eliminação e, se não nos livrássemos dos resíduos do nosso corpo, seríamos mortos — literalmente tragados e afogados — pelos nossos próprios resíduos ou neles.



GÊMEOS

CERATO (Ceratostigma wilmottiana

As pessoas que necessitam de Cerato não confiam em si mesmas, nem sabem julgar a si próprias. Por essa razão, e por ansiarem vorazmente por informações sobre qualquer assunto, estão sempre se aconselhando com terceiros. Não duvidam de nenhuma opinião que lhes é apresentada e, por isso, são indivíduos sempre mal-orientados! Ironicamente, os tipos de Cerato são pessoas bem informadas e têm uma inteligência viva e opiniões definidas. Simplesmente duvidam das próprias opções e habilidades. Sempre seguindo os conselhos dos outros, acabam tomando atitudes tolas e ingênuas — agindo contrariamente ao seu próprio critério. Tentarão tudo o que lhes aconselharem ou recomendarem, devido a sua natural curiosidade e necessidade de diversificação, bem como à sua falta de confiança.
Inconstantes, tagarelas e dotados de pouca concentração, os tipos de Cerato conseguem exaurir os que os cercam com infindáveis perguntas em busca de aconselhamento. Esta característica de personalidade parece indicar falta de convicção. E muitas vezes isso é verdade. Eles temem a "cobrança", e esse temor é responsável pela hesitação nervosa. Na melhor das hipóteses, falta-lhes continuidade de pensamento e ação.
Os tipos de Cerato admiram as pessoas que têm opinião própria (ou que entendem a mente do próprio tipo de Cerato!). Sentem-se atraídos pelas pessoas que mostram força de vontade e domínio de si próprias, como os tipos Vervain ou Water Violet. Os tipos Cerato admiram as pessoas confiantes e otimistas (o tipo Agrimony) ou que se motivam a si próprias (o tipo Impatiens) — tanto assim que acabam por imitá-los. Essa facilidade pua imitar confunde as outras pessoas, pois o tipo de Cerato, como camaleão, tende a reproduzir as características comportamentais da última pessoa com quem teve contato.
Semelhante ao tipo Centaury, a personalidade de Cerato aprecia as convenções: considera importante manter sempre a "correção" de suas atitudes. As convenções prestam ao tipo de Cerato a confiança do "assim é que deve ser". Ele está do lado certo, tomando a decisão certa. As convenções dão-lhe uma identidade e um propósito, servindo como, defesa contra o medo do desconhecido. O tipo de Cerato difere do tipo de Centaury que não tem força de vontade: o Cerato sabe quem é, e sua individualidade dá-lhe o direito de, quando bem lhe aprouver, descartar essas convenções que tanto respeita, revoltar-se contra elas ou ostentá-las — o que o tipo Centaury jamais pensaria em fazer. Também, inversamente, o tipo de Cerato sente-se mais atraído pela novidade, não se preocupando em servir aos outros.
O tipo construtivo de Cerato mostra uma confiança serena. Como a coruja, mantém uma dignidade e uma sabedoria que transcendem a sua idade. E muito intuitivo. Não conta somente com o que dizem as outras pessoas, mas busca seus conselhos no próprio interior ou nas alturas. Confiando na sua mente e na sua habilidade, sabe julgar com acerto; é compreensivo e capaz; e, em geral, sai-se bem, independentemente das circunstancias.


`
GÊMEOS
Mutável — Ar

Um estudo deste signo propiciará a perspectiva do tipo de Cerato. Gêmeos é o terceiro signo do Zodíaco. A combinação do elemento Ar com a natureza mutável faz com que este signo seja o signo do movimento e dos fenômenos. O Ar simboliza a inteligência e imprime no geminiano uma natureza estudiosa. As palavras-chave deste signo são "eu penso". Os geminianos estão sempre pensando. Como Virgem, Gêmeos é regido pelo planeta Mercúrio, e o signo está imbuído do brilho celestial de Mercúrio, embora de forma diferente de Virgem. O símbolo do caduceu para Gêmeos representa mais apropriadamente o bastão de Aarão — o Aarão do Velho Testamento, que era a voz de seu irmão Moisés intercedendo nos assuntos de grande importância para Israel, tal a sua eloqüência. De fato, os geminianos têm o dom da fala, demonstrando mais tato do que os sagitarianos. E, embora sejam menos coerentes e confiáveis que os virginianos, também são menos teimosos em suas opiniões. Espontâneos, interessantes, bastante imprevisíveis e, na juventude, especialmente traquinas, sua falta de disciplina é o resultado de seus interesses diversificados. Não querem perder nada. Sofrem do tipo de consciência crônica que mais se faz notar no tipo de Cerato.
Na China, o signo de Gêmeos é conhecido como o signo do macaco, devido à sua irrequietude, sua grande curiosidade e sua natureza imitativa. No Ocidente, é conhecido como Gêmeos. O símbolo do signo infere certa dualidade. Muitas vezes tendo duas opiniões, às vezes revelando astutamente "duas caras", os geminianos também têm facilidade de poder fazer duas coisas ao mesmo tempo, ou de estar ao mesmo tempo em dois lugares. Talvez só pareça ser assim, pois essas pessoas possuem mentes extraordinárias (duas vezes a capacidade cerebral média?) que os coloca entre os gigantes em qualquer campo. Altamente sociáveis, os geminianos também simbolizam a necessidade geminiana de sempre se fazerem acompanhar. Não são tão amantes da liberdade quanto se
possa pensar, e se você olhar de perto, verá que os geminianos realmente não são pessoas solitárias.

SAGITÁRIO

AGRIMONY (Agrimonia eupatoria)

As pessoas que precisam de Agrimony transmitem uma sensação da bonomia que, na verdade, não é mais do que um disfarce para acobertar uma mente tumultuada. Na aparência, parecem despreocupadas, mas essa despreocupação é usada como fachada para esconder seus problemas interiores, raramente discutidos. Os tipos de Agrimony amam a paz e não argumentam. Têm ótimo senso de humor, e por isso constituem boa companhia. Na verdade, desejam o companheirismo e o buscam no intuito de fugir de seus problemas e esquecê-los. Embora sejam altamente independentes, eles não gostam de ficar sozinhos.

Seu senso de humor muitas vezes é usado para dar pouca importância ao desconforto e às preocupações — especialmente no tocante à doença. Todavia, essas pessoas são, de fato, bastante nervosas e mantêm-se em constante estado de ansiedade com relação ao futuro, temendo a possibilidade de contrair uma doença que poderia restringir suas atividades. Temem todo tipo de restrição; amam as emoções, as aventuras. Tendem a passar por períodos de grande desassossego. Podem até recorrer ao álcool, às drogas, aos jogos de azar ou a outros comportamentos abusivos, para diminuir ou afastar preocupações interiores.
O tipo Agrimony construtivo é o verdadeiro otimista. Corajoso, alegre, de boa índole, é capaz de sorrir frente à desgraça. Leva sua preocupação na brincadeira porque sabe o que realmente vai perdurar na sua vida. São pessoas pacíficas por excelência — alegram o coração de todos os que com eles convivem. Com seu entusiasmo natural, os tipos Agrimony construtivos são expansivos e amantes da liberdade. Sabem como fazer as pessoas "saírem de si mesmas", melhorando suas perspectivas de vida. O lema de Agrimony é "Olá, amigo! Que bom encontrar você!"

Nenhuma das sugestões relacionadas com as intuições numéricas ou arquetípicas de Bach surpreenderão o leitor que sabe que Bach era maçom.


f
SAGITÁRIO
Mutável — Fogo

Um estudo deste signo propiciará uma valiosa descoberta do tipo Agrimony. Representado pelo Centauro (metade superior homem/metade inferior cavalo), Sagitário é o nono signo do Zodíaco. Por ser este um signo mutável de fogo, combina qualidades que explicam o temperamento caprichoso (embora adaptável), entusiasta (embora desenfreado) daqueles que nascem sob a sua influência. Em outras palavras, com a mesma facilidade que a chama mutável de inspiração se acende no Centauro, ela também se extingue, o que talvez pode não ser muito óbvio para o observador comum, porque o sagitariano disfarça sempre, usando seu humor e sua bravata. Os tipos de Sagitário precisam de encorajamento muito mais freqüentemente do que deixam transparecer. O remédio Agrimony fornece, de uma forma mais natural, o estímulo necessário.

Geralmente, os sagitarianos são cordiais, extrovertidos e aparentemente otimistas em todas as circunstâncias. São, afinal, tipos esportivos e muito independentes, agindo de acordo com seus próprios ins-tintos, raramente seguindo qualquer conselho que lhes seja dado. Com grandes aspirações na sua perspectiva de vida, anseiam pela variedade em suas experiências. Na juventude, tendem à procrastinação. Podem ser bastante irresponsáveis e sem tato, mas nunca deliberadamente cruéis. A menos que estejamos discutindo um sagitariano de aspecto muito negativo podemos antecipar que, a seu tempo, a experiência de vida levá-lo-á à maturidade, para então tomar manifesto seu inato amor â filosofia. O sagitariano evoluído mantém um profundo sentimento religioso interior, e muitos deles se envolvem intensamente em assuntos eclesiásticos. De repente, o jovem revoltado toma-se o grande esteio da comunidade, o que é descrito pela imagem dicotômica do centauro — ilustrando o triunfo final das aspirações humanas sobre a natureza animal. Sagitário também é o Arqueiro, e sua flecha aponta o caminho "reto e estreito" do iniciado que busca uma consciência superior. O Caminho da Flecha constitui essencialmente uma referência cabalística, e é significativo o fato de Sagitário ser apenas o nono signo, sendo que a flecha que ele segura ainda tem de ser disparada. Ela está apontada diretamente para cima e para a frente, em direção aos três últimos signos, que refletem o Triângulo Superno da Árvore da Vida, o aspecto mais elevado da consciência de Deus.

De acordo com a Mitologia, o centauro Quíron foi um grande mestre; e o tipo de Sagitário gosta de fazer pregações e ensinar, seja o assunto a religião ou cavalos de corrida. Uma personagem de ficção que representa fielmente esta necessidade sagitariana de, acima de tudo, conseguir respeito pelas suas opiniões, é o professor Henry Higgins, personagem da peça Pigmalião de Shaw, e conhecido através do musical My Fair Lady. Outro sagitariano de ficção seria o "velho Fezziwig" de A Christmas Carol, de Dickens. Sua autêntica generosidade não tinha limites, mesmo diante de uma situação econômica precária.

*Um quadro natal muito negativo seria aquele em que predominam aspectos não complementares entre os planetas (quadraturas, oposições e certas conjunções). Tais aspectos caiam atrito e, conseqüentemente, padrões não-construtivos de energia e de comportamento.


CÂNCER

CLEMATIS (Clematis vitalba)

O próprio Bach descreveu as pessoas deste grupo como indivíduos de olhar distante — indiferentes, sonolentos, sensíveis aos sons, de um aspecto pálido que indica falta de vitalidade.
Vivendo mais voltados para a própria mente e para os seus sonhos, as pessoas que precisam de Clematis se encontram, de fato, em estado mental de indiferença. Pouco atentos, preocupados com os próprios pensamentos, retraem-se para dentro de um mundo de irrealidades e fantasias — como um caranguejo na sua concha — diante de qualquer ameaça de desconforto ou de dor. Pouco fazem para se livrar das doenças ou de circunstâncias infelizes. Sendo extremamente sensíveis, preferem se retrair. E, embora eles sintam profundamente, parecem incapazes de mostrar que se importam — pois têm pavor de sua própria vulnerabilidade. Podem tornar-se peritos em resistência passiva.
Os tipos Clematis preferem a solidão. Por conveniência, apagam seus problemas da memória — e a si mesmos da realidade — para aliviar o peso das circunstâncias do momento. Sentem-se melhor vivendo no passado, enquanto anseiam pelo futuro. Como seria de se prever, falta-lhes ambição e direcionamento. Bach notou que esse tipo precisa de mais horas de sono do que o normal. O que é outro recurso comportamental usado para escapar das situações do momento.
Os tipos construtivos de Clematis dedicam-se a atividades sociais diversificadas e demonstram um interesse ativo pelo mundo ao seu redor. São receptivos e atenciosos, e podem ser extremamente criativos e versáteis.
Encantadores, previdentes e não combativos, também se tomam populares devido à sua habilidade de prever o que os outros sentem. Dotados de um sexto sentido quanto ao que o público deseja, têm grande sucesso em empreendimentos artísticos e comerciais. Diligentes, humanitários e práticos, os tipos Clematis muitas vezes se acharão envolvidos em atividades beneficentes que auxiliam e trazem proveito para a Humanidade. São empreendedores e ativos, capazes de expressar ou dramatizar seus sentimentos mais íntimos. Chegam mesmo a fazê-lo em prol de outras pessoas menos expressivas do que eles. A memória desenvolve grande potencial de retenção, acrescentando um sentido histórico e de lealdade. Essas pessoas podem ser muito sinceras e ter sentimentos e pensamentos muito profundos.


a
CÂNCER
Cardinal — Água

Um estudo deste signo propiciará uma maior e melhor perspectiva do tipo Clematis. Câncer é o quarto signo do Zodíaco natural, e é um signo cardeal de Água, combinação esta que favorece uma atividade emocional turbulenta e constante, parecida com o mar revolto, sendo as marés de ambas devidamente influenciadas pela Lua, regente de Câncer.
Câncer, o caranguejo, de acordo com a lenda, foi recompensado pela Divindade Mãe, Hera, com um lugar nos céus em retribuição pela lealdade que Câncer lhe demonstrou prestando assistência à sua amiga, a Hidra, atacada por Hércules. Um brio tenaz e um senso de fidelidade, junto com o desejo de defender os desamparados, são qualidades preciosas das pessoas nascidas em Câncer. O caranguejo, que se desfaz da sua primeira carapaça trocando-a por uma segunda, sempre foi símbolo do processo que envolve o nascimento e o renascimento. De acordo com os egípcios antigos, Câncer é a mansão celestial da alma cujo anseio é o lar. Os cancerianos amam o lar e a família, seja a família em que nasceram ou a que eles mesmos formaram. Uma profunda necessidade de segurança emocional motiva os tipos de Câncer, que sempre buscarão a segurança com grande tenacidade. Os cancerianos vivem no sentimento, às vezes a um ponto onde a aguda sensibilidade aos seus anseios interiores excluem tudo o mais. Não é de surpreender o fato de que os cancerianos, no íntimo, temem "perder o controle". São facilmente magoados e tendem a sentir pena de si mesmos.
Ás pessoas mais evoluídas que sofrem a influência do signo de Câncer aprendem em conseqüência que os efeitos de males passados podem ser afastados se tomarmos a firme resolução de fazê-lo. Não obstante, muitos cancerianos preferem continuar sentimentais. Amam sua intimidade, são bondosos, altamente imaginativos, e seus lares e corações são refúgios seguros para os amigos e a família. Os cancerianos alimentam e prezam tudo o que lhes é pessoalmente caro, tendo por isso uma sensibilidade inata para qualquer potencial, o que seria de se esperar de indivíduos regidos pelo signo-mãe do Zodíaco.

CAPRICÓRNIO

MIMULUS (Mimulus guttatus)

O tipo que necessita de Mimulus sofre de medos de origem conhecida. Esses medos são do tipo inoportuno — medos que chegam devagar mas permanecem e se alimentam de inseguranças causadas por experiências passadas, que solapam qualquer vontade de melhora pes. soai. Os medos geralmente têm relação com eventos mundiais ou assuntos materiais, pois o tipo Mimulus procura segurança pessoal e status nessas áreas.
Os tipos Mimulus podem ser muito desconfiados. Fazem parte do grupo de pessoas que se afastam de seus pares, embora não gostem de ficar sozinhos porque consideram o fato de estar só como sinônimo de serem ignorados. Não aceitam a idéia de não serem reconhecidos, mas a imagem muito delicada de si mesmos que alimentam faz com que se sintam inseguros na presença de outras pessoas, especialmente pessoas
de nível social superior. Mimulus questiona suas próprias fraquezas, não gostando de pensar que, de alguma forma, está se revelando. Sentimentos de inferioridade impulsionam suas realizações. O tempo pode empurrá-lo para a frente ou paralisá-lo, pelo medo da perda, medo da pobreza, medo de não ser apreciado.
Pessoas do tipo Mimulus não têm calor humano nem senso de humor. Levam a vida — e a si próprios — muito seriamente. Querem ser respeitados, ou considerados profundos e excepcionais. Quando contrariados, podem ser inescrupulosos -- só por causa de seu medo — seja ele real ou imaginário. Anseiam pela posse de uma autoconfiança espontânea como a do tipo Impatiens, ou de uma compostura do tipo Water Violet. O tipo Mimulus quase sempre usa de delongas, não por indecisão, como acontece com o tipo Scleranthus, mas porque teme o resultado de tudo o que tenta fazer. O tipo Mimulus sabe o que quer e vive em constante medo de não consegui-lo. De modo diverso do tipo Gentian, Mimulus se recusa a abandonar o campo.
Os tipos Mimulus construtivos enfrentam qualquer desafio, escalando sua "montanha" de forma calma e condigna. Fazem as coisas com determinação, são capazes de grandes empreendimentos durante longo tempo. Aprenderam, pela experiência, que a justiça existe em toda parte e para todos. Sabem que todos nós recebemos exatamente o que merecemos. São dotados de grande integridade; não sentem medo. Confiam implicitamente na grande lei de compensação, que é a causa e o efeito.

g
CAPRICÓRNIO
Cardinal — Terra

Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco natural. É regido pelo planeta Saturno, que contribui para a sua reputação de frio, calculista, mesquinho de espírito. O signo simboliza uma personalidade séria, reservada e sóbria, o que não implica total falta de senso de humor. O capricorniano tende mais ao satírico, pela sua visão distorcida em relação à vida.
O símbolo de Capricórnio é a cabra, muitas vezes descrita como cabra do mar. Concluímos que esse emblema duplo é uma referência à adaptabilidade dupla de Capricórnio tanto à terra quanto ao mar, isto é, são pessoas com muitos recursos e sabem como sobreviver. Um símbolo mais sensível de Capricórnio é o unicórnio, que define suas realizações mais elevadas e a evolução dessa influência. Pessoas deste signo são o exemplo da cabra montanhesa de passos firmes que percorre seu caminho com determinação, ultrapassando todos os obstáculos, indo sempre em frente e para cima. Fica claro que os capricornianos são ambiciosos. Também são disciplinados e confiáveis e, embora jamais corram os riscos que um ariano poderia enfrentar, assim mesmo impõem-se com grande persistência nas suas ações. Capricórnio é um signo cardinal da Terra, e por isso o capricorniano busca sucesso material com uma determinação raramente demonstrada por qualquer outro interesse ou atividade. Aprecia uma boa estratégia e deseja o comando executivo. Esta atitude, sem dúvida, favorece o desenvolvimento de traços de egoísmo. Em A Christmas Carol, de Charles Dickens, a personagem de Ebenezer Scrooge, apesar de ser ficção e, portanto, exagerada, é provavelmente um dos melhores exemplos de ambição desmedida do capricorniano. Tomando-se rígido e mesquinho, miserável e pessimista, Scrooge fecha-se a qualquer sentimento de entusiasmo e de alegria na sua busca por dinheiro. O caráter de frieza de Capricórnio nunca foi tão bem descrito numa personalidade. Porém, até mesmo o Scrooge foi transformado pelo espírito de Natal — um lembrete a todo capricorniano que, no conceito de generosidade, há muito mais do que uma simples troca de mercadorias. Se Scrooge era um legítimo tipo capricorniano na véspera do Natal, devemos nos lembrar também de dar crédito ao signo de Capricórnio pelo comportamento construtivo de Scrooge ao acordar na manhã seguinte, depois de ter descoberto, como disse Fausto, que "A idade não nos toma infantis, como dizem, mas ela vem nos encontrar transformados em verdadeiras crianças, mesmo quando estamos mais velhos". Como em todos os capricornianos, havia no Scrooge, uma natureza alegre e despreocupada — uma natureza à espera de liberação. Não é coincidência que a época de Natal visita Capricórnio no dia 25 de dezembro, como o espírito de Natal visitou Scrooge. O capricorniano, quando espiritualmente inspirado, demonstra uma integridade nobre e confiável que dignifica a sua vida pessoal, bem como a vida das pessoas de seu convívio.


LEÃO

VERVAIN (Verbena officinalis)

Bach tinha o seguinte a dizer sobre as pessoas que precisam de Vervain: "Elas têm o entusiasmo e o estímulo de quem possui grande sabedoria, e um desejo ardente de trazer todos os demais para o seu próprio estado, porém esse entusiasmo poderá criar obstáculos sua causa. Vervain é o remédio contra o esforço em demasia. Ensina-nos que é sendo e não fazendo que as grandes obras são realizadas".1 Este tipo sofre de um excesso de entusiasmo extenuante e de grande tensão provocados pelo excesso de esforço. São defensores da justiça e podem facilmente cair no fanatismo de suas convicções — ou enlouquecer na busca do poder absoluto. São pessoas com muita determinação, e com propósitos e opiniões firmes. Demonstram grande coragem diante do perigo ou da adversidade. Pressionam a todos os que os cercam com seu tipo especial de entusiasmo. Gostam de liderar e dirigir, e acham mesmo que são os "escolhidos". Falta ao tipo Vervain um pouco de humildade. Estão sempre tentando transformar o mundo (ao passo que os tipos Clematis se preocupam mais com o seu mundo interior), e impressionar os outros com a importância e a sinceridade de suas crenças e ações. Os tipos Vervain não toleram a mediocridade, tampouco aceitam a afronta de quem possa ousar questionar suas idéias ou suas razões. Por isso, são atraídos facilmente para uma discussão. Por serem realmente sinceros, em geral não percebem como podem ser prepotentes.
As pessoas construtivas de Vervain controlam com brio suas paixões pessoais e seu mundo interior. Fazem justiça às demais pessoas elogiando-as, sem que com isso se sintam atingidas na sua própria confiabilidade ou prestígio. Respeitam os conselhos dos mais sábios e dos mais eficientes, pois realmente conhecem suas próprias limitações. Como o gato, conhecem a medida exata de força ou de energia que precisam usar em cada ação. Como o sol, são constantes e inesgotáveis, e também podem assumir e ocupar, de forma grandiosa, uma posição de primeira importância.


             b

LEÃO
Fixo – Fogo


O estudo deste signo oferecerá a perspectiva do tipo Vervain. Considere o Sol como a descrição ideal dos tipos construtivos de Vervain. O Sol é o planeta regente de Leão, quinto signo do Zodíaco. Como o Sol, Leão tem uma natureza fixa de fogo e, portanto, de espírito e aspirações constantes. Sob esta influência, pode-se esperar de Leão um enorme orgulho. O leão animal, símbolo do Leão astrológico, personifica essa característica. O símbolo também nos leva aos grandes potenciais de liderança das pessoas nascidas sob este signo.
Um domínio é essencial à felicidade de qualquer Leão. Dominar aquilo que é exclusivamente seu é o seu maior desejo. Ele procura ser o centro de atenção e está no auge quando pode mostrar sua capacidade de organização — naturalmente, sendo ele próprio o cabeça do empreendimento! Não é de se surpreender que siga uma orientação baseada na família, cujos membros invariavelmente estão às voltas com as doses alternadas, ora magnânimas ou ditatoriais, do generoso Leão. Quando não são relegados à posição de pouco mais do que meros vassalos, seus filhos e sua companheira (ou companheiro) são sempre o motivo de seu grande orgulho leonino e alvos de sua generosidade extravagante, e isso não é simples exibicionismo! Os leoninos mostram uma tendência para a representação dramática ou para o teatro; são atores muito especiais — em qualquer palco da vida. A natureza do Leão é inabalavelmente fiel àqueles a quem ama. Leão governa o coração; e as afeições de Leão quase sempre são constantes e românticas, embora perturbadas pelo excesso de ciúme. No aspecto negativo, o impulso de Leão é de convencimento e pretensão; o leonino chega a ser ridiculamente pomposo e artificial, além de ser cruelmente intolerante e dogmático.
É interessante considerar o Leão em relação ao seu signo oposto — Aquário. Estes dois signos são polaridades da mesma força celestial e estão drasticamente ligados ao esquema da evolução humana. São os filhos bem-aventurados de Jacó, chamados Judá (Leão) e José (Aquário) no Velho Testamento. Na escatologia, Leão é o Filho de Deus; Aquário, o Filho do Homem. Segue-se, portanto que, tendo os deuses feito os homens, os homens serão como os deuses. Esta é a promessa de Deus, implícita na compreensão esotérica da Bíblia.1
Portanto, como um tandem, esses dois signos — Leão e Aquário — abrigam o espírito, ou aquilo que conhecemos como o verdadeiro ego de cada homem ou mulher, que comanda o caráter e a personalidade, e mesmo a alma. Leão é Aquário são dois signos fixos (os outros dois são Touro e Escorpião), e todos os quatro são conhecidos na Astrologia esotérica como signos da serpente, porque significam a grande, porém secreta sabedoria representada na estrutura da esfinge: corpo de touro (Touro), patas e cauda de leão (Leão), asas de águia (Escorpião) e uma face humana (Aquário). Foi esta a visão do profeta Ezequiel.2
Não sendo, de per si, um dos signos mais religiosos ou de significado devocional, o papel de Leão neste esquema quádruplo celestial é o de incorporar o princípio magnífico da Autoridade Divina. Este simbolismo manifesta-se na sociedade — ou no corpo político, como é conhecido — e no conjunto de leis que regem a Igreja e o Governo, sendo o aparato de pompa e de cerimonial que fazem parte de ambos uma expressão da influência de Leão. Mesmo no glifo do signo detectamos essa intenção, pois o símbolo tem aparecido como símbolo secreto do antigo sacerdócio do Egito.
De acordo com esse simbolismo, os leoninos carregam consigo essa herança de privilégio. Eles se consideram o ponto central de tudo, enquanto o aquariano se destaca pela solicitude que marca a sua atuação. O perigo inerente dessa atitude inconsciente é mais bem expressa no ditado: "O poder absoluto corrompe irrestritamente." O poder destruidor da força solar não controlada é dramatizada na história de Faetonte e a biga do Sol que ilustrava a natureza escorpiana. Visto sob o prisma de Leão, foi a excessiva auto-estima do jovem Faetonte que o levou a brincar levianamente com uma força tão grande. Tornando-se com isso vulnerável tentação (o Escorpião), ele perdeu o controle, com conseqüências desastrosas para o mundo. As qualidades especiais de habilidade e personalidade concedidas como privilégio ao tipo leonino devem ser usadas para o bem comum, ou serão derrubadas, como o foi a biga do Sol.. O que Deus deu a um só de seus servos será negado por aqueles que, de fato, só se submetem a Deus. Em outras palavras: se os poucos privilegiados não aceitarem servir á maioria, a maioria oferecerá esses poucos privilegiados como sacrifício a Deus. O atual período da história pode estar pedindo aos leoninos maior flexibilidade e mais ajustes, pois estamos próximos da Idade de Aquário, quando o privilégio e o reconhecimento divino, antes exclusivos, serão concedidos a todos.

* Ver Gênese, 1:26-27; 6-2; também João, 10:34; Salmos, 82-6; e Deuteronômio, 14:1. Da Versão padrão revisada da Bíblia.


1. Philip M. Chancellor: Handbook of the Bach Flower Remedies, C.W. Daniel Co., Ltd., Saffron Walden, Inglaterra, e Keats Publishing, New Canaan, CT., 1971,p.192.

2. Ver Ezequiel,1:10, da Versão padrão revisada da Bíblia.

AQUÁRIO

WATER VIOLET (Hottonia palustris)

O tipo que precisa de Water Violet mostra uma natureza profunda e reservada, que o mantém a certa distância dos demais. São pessoas orgulhosas que se sentem superiores. Dotados de grande equilíbrio, podem também ser desdenhosos ou condescendentes, agindo de uma forma que infere mais a não-aprovação que a autocracia. Não interferem em assuntos relativos a outras pessoas, nem toleram a interferência dos outros nos seus assuntos particulares. "Viva e deixe viver" — é o lema do tipo Water Violet. Observadores argutos da natureza e da condição humana, preferem manter-se à distância para não serem culpados de tirania ou de abuso do poder. A verdade é que esse tipo teme o envolvimento, preferindo assumir uma atitude de total desligamento como sua escolha no caminho da vida. Embora sejam pessoas gentis, falta-lhes um toque pessoal de intimidade na ação e na conduta. Gostam de estar a sós porque se sentem auto-suficientes e satisfeitos consigo mesmos. Da mesma forma que o tipo de Agrimony, o tipo Water Violet também ama a sua liberdade e é ainda mais independente e altamente individualista.
O tipo Water Violet tem muitos talentos e é bastante criativo. Tende à rigidez, tanto do corpo como da mente, rigidez esta que reflete sua inflexibilidade, sua força de vontade e seu brio. Como o tipo Vervain, o Water Violet sente-se o "eleito" ou o escolhido, mas é orgulhoso demais ou por demais convencido para tentar provar sua teoria. Esse tipo não sente nenhuma vontade de explicar nem de se justificar; tampouco de convencer alguém acerca de seus próprios pontos de vista. Apesar de sua indiferença, no íntimo anseiam por serem reconhecidos e considerados únicos e especiais. Basicamente, são auto-suficientes e confiam em si mesmos, sem nenhum temor íntimo de uma possível frustração, temor este que instiga freneticamente o tipo Impatiens. O tipo Water Violet é reservado, tranqüilo e muito paciente. Suporta as mágoas e as tristezas em silêncio devido a sua natureza altiva e arredia. Esta reserva pode ser responsável pelo seu afastamento em relação a seus pares, e pelo conseqüente desperdício de seu notável talento. Quando isso acontece, esses indivíduos se intimidam, passando grande parte da vida em amarga solidão.
Uma habilidade e uma inteligência superiores marcam os tipos construtivos de Water Violet. São altruístas e capazes de prestar grandes serviços em favor da Humanidade, e é bem provável que seu trabalho neste sentido seja feito em silêncio, sem nenhuma pretensão. nem ostentação ou exibicionismo mas sim por motivos puramente filantrópicos. Respeitam, acima de tudo, a integridade do indivíduo e sentem de fato que cada pessoa tem o direito de evoluir a seu modo, buscando seu próprio caminho. Podem constituir exemplos vivos da auto-realização, usando uma filosofia de amor e de desapego — semelhante à "sublime indiferença" do hindu ou do budista. "O homem espiritual não é nem muito íntimo nem muito reservado no seu relacionamento", disse o filósofo chinês Chuang Tzu, e essas palavras explicam o conceito do tipo construtivo de Water Violet. Eles têm dignidade, equilíbrio, e uma tranqüilidade que irradia calma e quietude a todos os que o cercam.

h
AQUÁRIO
Fixo — Ar


Um estudo deste signo oferecerá uma perspectiva valiosa do tipo Water Violet. O signo de Aquário apresenta expressões humanas mais variadas do que qualquer outro, e provavelmente seja o mais diversificado e versátil.
As características do tipo Water Violet certamente fazem parte deste signo. Os aquarianos são muito independentes e altruístas, além de serem extraordinariamente inventivos e originais. É verdade que se orgulham bastante desta característica pessoal de singularidade. Em geral, seu orgulho é bem desenvolvido, porém raramente assumem a forma arrogante que pode acontecer no caso do leonino. (Mas também o aquariano não é tão fervoroso e categórico quanto o leonino nas suas afeições.) Aquário também compartilha, com seu signo oposto, o dom da liderança. Esta qualidade difere no fato de que Lao adora liderar por determinação, e Aquário raramente será confiante ou decidido o suficiente para isso. E, o que é mais importante, os aquarianos são bem mais versáteis do que os leoninos e preferem liderar pelo exemplo.
A reputação do aquariano é baseada na sua inteligência brilhante e no seu papel de "verdadeiro humanitário". As palavras-chave do aquariano são "eu sei", e geralmente sabe mesmo! Este é o signo dos gênios e, da mesma forma, o seu planeta regente, urano, é o planeta dos gênios. O signo é, por natureza, fixo de ar, sugerindo grandes poderes de concentração. A impressionante intuição da influência de Urano aliada inteligência do aquariano coloca este signo num ponto acima dos outros signos de ar (Gêmeos e Libra). O ar fixo também sugere que o reino de Aquário é o próprio céu. De fato, o nome de seu regente, Urano, é usado como sinônimo da palavra céu.

É precisamente essa inteligência especial que marca Aquário como o regente do futuro. Os aquarianos vivem no futuro, quando os meros mortais devem se contentar com o passado e o presente. Para a próxima era chamada de Aquário, recebemos a promessa de que a Humanidade realizará suas expectativas e seus ideais mais elevados. Já dissemos (ver Leão/ Vervain pág. 46) que Aquário é o Filho do Homem; portanto, podemos esperar para a grande era de Aquário a produção dos melhores exemplos da Humanidade. Traduzido, Urano significa "luz dos tempos", e o aquariano quase sempre é apresentado como um mensageiro do porvir. Um exemplo seria João Batista que introduziu o ritual de batismo pela água e, ao fazer isto em nome do Senhor, falou da vinda do Messias. É interessante comparar o papel de João com o símbolo de Aquário — o Aguadeiro. A água é uma outra representação de sabedoria, que Aquário faz jorrar livremente de sua jarra sobre toda a Humanidade. Este signo é um dos quatro signos da serpente, mencionada anteriormente. O glifo de Aquário representa uma grande sabedoria porque tanto o signo da serpente como o elemento Água estão representados por duas linhas ondulantes. A resposta de Aquário força da sabedoria é muito diferente quando comparada ao tipo de Escorpião, pois este usaria a força que a verdade tem em seu próprio proveito. De forma diferente dos outros signos fixos, Aquário é representado por serpentes gêmeas para comprovar, perante os três primeiros signos, a superioridade da sua compreensão e sabedoria. A relação do papel de Aquário como benfeitor da Humanidade e como dispensador da sabedoria (Água) ê ainda confirmada pelo Cristo, que caracteriza seus apóstolos como "o sal da terra", agentes que atraíam e levavam "as águas da verdade", tendo sido encarregados de difundir essas verdades por todo o mundo. (O sal comum é uma substância que corresponde a Aquário; na homeopatia, o Natrum Muriaticum está incluído na farmacopéia dos preparados de sais tissulares.) Aquário, o signo da sabedoria, precede Peixes, signo da verdadeira fé; porque, como foi ensinado pelos agnósticos, a verdadeira crença deve ser baseada na verdadeira sabedoria.
Outra referência bíblica â natureza aquariana envolve o filho muito amado de Jacó, José. Seus onze irmãos, tomados de inveja porque José era o favorito do pai, e porque tinha o dom de fazer profecias de eventos que via em seus sonhos, conspiraram para vendê-lo como escravo. Sendo o mais novo, José foi facilmente enganado pelos irmãos, pois ele os amava e confiava neles. Sua vida foi poupada graças á intervenção de Ruben, o mais velho (que simboliza o signo de compaixão de Peixes). José foi vendido aos egípcios mas não antes que lhe fosse roubado o manto de muitas cores, feito pelo seu pai Jacó (o Sol) para que estivesse sempre envolto nas cores do arco-íris, assim como a luz difusa do Sol, refratando-se através da umidade, acaba enfeitando o céu aquariano. (O arco-íris é a "dádiva" do sol ao céu — Aquário — para agradecer o fluxo generoso e desinteressado de suas águas.)
O amor de José pelos seus irmãos perdurou até o fim. Quando se encontraram novamente, José retribuiu a traição com compaixão e proteção. As Escrituras nos contam que em assim o amor do Filho do Homem pela Humanidade. Encontramos o relato da vida de José no Gênese. A imagem do Filho do Homem é repetida em outras alegorias do Velho e do Novo Testamento.
Continuando nossa história, José é feito governador do Egito graças aos seus poderes de profecia. Ele interpreta os sonhos do Faraó como profecias de sete anos de fartura e, depois, de sete anos de carestia; com essa previsão, ele consegue salvar o Egito da fome. Mais uma vez os poderes da intuição psíquica são mencionados como parte da natureza aquariana, propiciando mais uma interpretação deste glifo: dois raios relampejantes levando informação num momento de intuição que nunca poderia ser captado pela simples inteligência ou lógica. Quase sempre os aquarianos "sabem", sem saber como.
Tudo o que foi descrito acima, naturalmente, constitui apenas a "boa nova", como se diz. Muitos aquarianos demonstram bem menos estas qualidades arquetípicas. Podem ser imprevisíveis e excêntricos ao ponto de serem bizarros. E, além de serem declaradamente rebeldes, os aquarianos também podem ser destrutivos a um ponto estarrecedor. A energia nuclear e a radioatividade são governadas por Urano, regente de Aquário. Sem controle, o Aquário uraniano torna-se uma força violenta — semelhante às tempestades elétricas associadas a este signo. Urano é o planeta dos cataclismas. É também o signo da ilegalidade, como está personificado pelo aquariano atípico, Genghis Khan. O que nos leva a concluir que o co-regente de Aquário, Saturno (reconhecido como o único regente de Capricórnio), é exatamente o agente cauteloso e responsável, amigo da lei, necessário para manter sob controle o lado uraniano de Aquário. Saturno contribui para a natureza séria e estudiosa que se nota neste signo, o que freqüentemente leva o tipo aquariano a extremos de solidão e melancolia.
De forma mais construtiva, a disposição saturnina de Aquário sustenta aquele ar de "sublime indiferença" mencionado. em relação ao tipo Water Violet. A frase "O mundo é o meu país, minha religião ê fazer o bem", proferida pelo aquariano Thomas Paine, expressa muito bem a filosofia deste signo.


VIRGEM

CENTAURY (Centaurium umbellatum)

As pessoas que necessitam de Centaury mostram uma falta de vontade que os toma vítimas fáceis de imposições ou de exploração — chegando mesmo ao ponto de servidão. Faltando-lhes uma individualidade definida, os tipos Centaury são encabulados e tímidos. Na sua ansiedade exagerada, fazem tudo para agradar e são facilmente manipuladas e dominados. Chegam a ser dóceis, até mesmo submissos. São facilmente usados por aproveitadores, pois têm dificuldade de dizer "não", e quase sempre as pessoas lhes impõem trabalhos de forma abusiva devido a sua boa vontade em servir. Apesar da facilidade de se cansar fisicamente, têm a mente alerta e ativa.
Os tipos Centaury encontram dificuldade para defender suas posições. São facilmente influenciados. Os conselhos fortuitos aumentam e distorcem ainda mais sua pouca individualidade. Para essas pessoas, a vida pode ser um nunca acabar de tarefas e detalhes mundanos. Falta-lhes a imaginação. Elas não conseguem usufruir de nenhuma espécie de alegria na vida, fixando-se demais nas suas obrigações (que podem tomar a forma de servidão à família ou aos pais). Poderão dedicar-se a um chefe pouco simpático ou trabalhar para um patrão antipático. Quase sempre sacrificam suas próprias aspirações e desejos para cuidar de outra pessoa. Tendem, portanto, à abnegação, até mesmo ao martírio, o que pode tomar a forma de doença suportada de forma impassível (ou mesmo de hipocondria). Amantes das convenções, deixam que as coisas simplesmente aconteçam quando se trata de conduzir suas próprias vidas. Também amantes da etiqueta, desagrada-lhes discutir, e jamais pensariam em "fazer uma cena".
O tipo Centaury construtivo sabe como — e a quem — servir. Fazem-no de forma calma, eficiente, em silêncio e com discrição. São judiciosos, tanto no que se refere aos seus esforços em favor dos outros quanto em questões de caráter pessoal. Participam da coletividade — mas nunca serão vítimas dela — optando pela sua própria individualidade e sua missão na vida. Por isso são respeitados como conselheiros sensatos e como pessoas sinceramente confiáveis.

c
VIRGEM
Mutável — Terra

Um estudo deste signo propiciará a perspectiva do tipo Centaury. Virgem é o sexto signo do Zodíaco. A imagem do signo é a virgem, que define adequadamente a natureza modesta e digna dos nascidos sob este signo. O virginiano mostra virtude na sua conduta, às vezes chegando até à repressão. Trata-se de um signo religioso que expressa sua natureza na necessidade de servir. O virginiano poderá ser excelente enfermeiro/a, uma profissão que permite ajudar os outros e mostrar eficiência. Possuindo um forte senso de detalhe e poder de discriminação apurada, o virginiano é meticuloso e prático. As palavras de George Bernard Shaw, "O amor pela economia é a raiz de todas as virtudes", poderiam ser o lema deste signo. Virgem é, com certeza, materialista e exigente. A mente do virginiano atua da mesma forma que o seu corpo físico, digerindo e assimilando.
O desejo de ser "certinho" toma o virginiano convencional demais. Muito seguro na rotina, perdendo muitas vezes com isso a magia
da vida (embora a deseje ardentemente), o virginiano talvez nunca chegue a compreender que na rotina não há magia. A visão que o virginiano tem da vida permanece "microscópica", enquanto que a do sagitariano é "telescópica". O virginiano é sincero e confiam'. Os símbolos astrológicos descrevem-no de forma exata — a época de Virgem é a época da colheita. Virgem significa o pão que, junto com os peixes de seu signo oposto, Peixes, é tudo o que é necessário para alimentar a multidão. O símbolo do caduceu é a expressão do planeta regente de Virgem (Mercúrio) quando se manifesta neste signo. Ë reconhecido como o símbolo de cura do médico, o bastão de Esculápio. O virginiano é o "bom pão" como "esteio de vida" (caduceu), e os que nascem neste signo são os puros e os fiéis.
PEIXES


ROCK ROSE (Helianthemum nummularium)

Em geral, prescreve-se Rock Rose para casos de emergência ou para crises violentas de terror; como remédio, é o principal item da famosa combinação de cinco flores de Bach chamada Rescue Remedy [Remédio Socorro]. Não obstante ser o terror para o qual se prescreve Rock Rose do tipo agudo, algumas pessoas sofrem do efeito cumulativo e de uma sensibilidade marcante para este tipo de ataque. Essas são as pessoas que representam o tipo Rock Rose.
Esse tipo toma-se facilmente vítima do tenor. Muitas vezes também é alvo de abuso, ou de crises de pânico. As pessoas deste tipo oferecem campo propício para todas as formas de neuroses, sendo sempre passíveis de serem atingidas por doenças da psique. Bem diferente do medo de Mimulus, o medo do tipo Rock Rose é criado pelo fantasma do desconhecido escondido no seu subconsciente ou emboscado na psique. O medo profundo causa perturbações psicológicas, disfunções metabólicas e total esgotamento glandular, geralmente das glândulas supra-renais ou da tireóide. As pessoas que precisam de Rock Rose estão literalmente em estado de choque por tudo o que presenciaram na vida.
São pessoas de aspecto pálido, não lânguidos, como o tipo Clematis, mas de uma palidez provocada pelos temores que as afligem. Em geral, têm os pés frios; a maxila fica endurecida de tensão. A expressão facial, sempre com os olhos bem abertos (pode-se mesmo dizer esbugalhados, o que é causado por constantes problemas de vista, especialmente pela miopia) não traz o aspecto de surpresa, mas sim de uma máscara congelada pelo terror. Muitas vezes, os tipos Rock Rose sofrem de paranóia ou de neuroses. Sentem-se ameaçados por pesadelos; tossem e ofegam freqüentemente, como se estivessem sendo sufocados por ansiedades invisíveis. Ë comum usar o Rock Rose como remédio para aliviar crises asmáticas.
Nos tipos Rock Rose nota-se falta de confiança em si mesmos. São pessoas com insuficiência energética e de força de ação, pois já se esgotaram tentando controlar seus temores crônicos, que não querem admitir. Quando os temores não são admitidos, acabam se manifestando de outras maneiras, seja como profundo desespero ou como crises de choro que acontecem sem razão aparente. Ironicamente, a necessidade de se afirmarem como pessoas de fato sensíveis parece fomentar essas condições adversas que, por sua vez, deixam suas vítimas ¬totalmente vulneráveis a vibrações ambientais externas que acabam por transformá-las em esponjas emocionais. No tipo Rock Rose, o terror em si passa a ser uma entidade que cria o terror do terror. Sua maior preocupação é a possibilidade de serem isolados ou abandonados. Levam consigo, sempre, uma sensação de perda total, agindo muitas vezes como se estivessem longe do mundo, o que pode explicar a sua forma de abordagem evasiva quando se trata de assuntos materiais ou mundanos.
Pessoas construtivas do tipo Rock Rose praticam a verdadeira empatia. São totalmente abnegadas, sempre prontas a se sacrificarem pelos outros, amando porque a natureza do Amor é amar. Fazem o bem pelo Bem. "Pão lançado água" é a filosofa de suas vidas. Nas palavras do poeta, "Pelas mãos de criaturas como essas é que Deus fala, e por trás de seus olhos Ele sorri para a Terra"1 São altruístas autênticos, mas de uma forma consciente, verdadeiramente espiritual. Encontram-se entre os elementos mais evoluídos da Humanidade.

i
PEIXES
Mutável — Água

Um estudo deste signo propiciará outra perspectiva do tipo Rock Rose. Peixes é o décimo segundo e o último signo do Zodíaco natural, vindo depois de Aquário e antes de Áries. Talvez (com a possível exceção de Escorpião) não haja personalidade astrológica mais difícil de compreender do que a de Peixes. Isto parece fazer parte de sua natureza de signo mutável de Água; os piscianos são sempre acusados de serem camaleões, pois costumam assumir as características da personalidade da última pessoa com quem conversaram. Como Ruben, um dos doze filhos de Jacó, de quem se diz "... foste jorrado como água (por Aquário); não cresças…”2 Peixes — o signo da dissipação — nunca parece juntar os seus pedaços. As pessoas sob sua influência geralmente não possuem nem força de vontade, nem ambição, a tal ponto que sua identidade pessoal passa a ser de pouca importância. É possível que isso aconteça porque os piscianos procuram identificar-se com algo maior do que eles. Peixes (juntamente com Touro, Virgem e Sagitário) é um signo de religião que se expressa através de profunda devoção e abnegação. Como sinal de Fé, declarada pelas suas palavras-chave, "eu creio", o símbolo de Peixes (os peixes) foi adotado pelo Cristianismo. Jacó também disse de Ruben, "És minha força, e o princípio da minha dor", o que descreve perfeitamente o dilema de Peixes: dois peixes nadando em direções opostas. Há que fazer uma escolha entre as aspirações mais elevadas e os desejos sensuais, ao que, em geral, o pisciano comum responde de forma confusa. Peixes carrega em si um enorme poder de compaixão; sensível a tudo e não somente ao conhecido, como acontece com o canceriano. Esta ausência de egoísmo é nele tão marcante que muitas vezes confunde: passa-se a suspeitar que é motivada pela indecisão dos piscianos que nunca parecem saber o que querem. Fica evidente que essas pessoas precisam expressar sua sensibilidade, mesmo que doa.
Quanto ao lado sensual, deixe-nos dizer que, na queda, nenhum signo do Zodíaco chega a ser tão dissoluto quanto o pisciano. Sua falta de resolução pode ser tão absoluta que ele acaba se tornando escravo de qualquer um de seus hábitos pessoais, o que o arrasta inexoravelmente a um comportamento irregular, desordenado e desleixado.
Para o pisciano, sempre haverá uma escolha: entre amante romântico ou otário, místico devoto ou alucinado errante, entre nadar contra a corrente ou ser levado por ela. Hamlet, falando em nome de seus pares, disse-o muito bem: "Ser ou não ser: eis a questão!".
1. De O Profeta, de Kahlil Gibran.
2. Gênese, 49:4, segundo a versão Douay da Bíblia.

DEFINIÇÃO DO REMÉDIO DE MANUTENÇÃO


Os Remédios Florais de Bach são usados para curar pela ação da essência do remédio sobre o caráter, a personalidade e a mente do paciente. Ao combinar os doze remédios com a Astrologia, podemos determinar um Remédio Astrológico de Manutenção de Bach, que atuará da mesma forma que o conhecido Rescue Remedy. Para os leitores que não conhecem este remédio, explicamos que ele consiste em cinco essênciasCherry Plum, Clematis, Impatiens, Rock Rose e Star of Bethlehem. Apenas três dessas essências usadas no Rescue Remedy fazem parte dos doze remédios de Bach. O Rescue Remedy foi criado como um composto omnivalente para o tratamento de choques e emergências. É amplamente usado pelos seguidores do método de Bach e costumam estar sempre à mão em todos os lares de orientação holística, tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido.
O Remédio de Manutenção, que seria obtido astrologicamente, é um composto personalizado que atende às condições de personalidade, caráter e disposição, sendo diagnosticado por um exame do mapa do nascimento. Não é considerado de emergência (como o Rescue Remedy), pois seu valor depende de uso constante e prolongado. O Remédio de Manutenção (que chamaremos a partir de agora de RM) não elimina o uso de outros remédios quando ocorre uma doença aguda, ou mesmo uma indisposição passageira que pede a sua utilização. O RM é um complemento inspirado na Astrologia para o indivíduo a quem é prescrito. É um antídoto pessoal que também pode ser considerado um elixir personalizado.
O método pelo qual se estabelece um RM pessoal baseia-se nas técnicas astrológicas que pedem apenas noções básicas de astrologia. A informação pode ser definida depois do levantamento do quadro astrológico. Para tal, será necessário indicar o dia, o mês e o ano de nascimento, bem como a hora e o lugar. Não será necessário anotar especificamente a natureza dos planetas — seja ela benéfica ou não — ao se estabelecer o diagnóstico usando esse método. Apenas os signos do planeta são importantes. Os remédios florais são omniabrangentes no seu efeito, tendo capacidade igual para dissipar, ou aliviar, as condições negativas, enquanto favorece e encoraja as condições de natureza construtiva. O RM cuidará dos trânsitos difíceis ou dos aspectos natais estressantes que envolvem os planetas que formam a base do remédio, no mesmo tempo que constituem um fator de proteção em relação a eles.


Três coisas precisam ser feitas para determinar o RM. Primeiro, procure o signo em que estão o Sol, a Lua e o Ascendente; em seguida, veja quais os planetas localizados na primeira Casa, e confira, então, as respectivas localizações dos signos para Mercúrio e Saturno. Vamos falar de forma um pouco mais detalhada, pois o procedimento é Mo simples que precisamos tomar cuidado!
Os fatores mais importantes no quadro natal são as posições do Sol, da Lua e do Ascendente, pois estes influem na personalidade. Problemas de relacionamento entre esses três fatores de personalidade causam problemas interiores no indivíduo, como todo astrólogo sabe. As posições. são tão importantes que as características dos signos que envolvem essas localizações serão um problema para o nativo. Por exemplo, uma pessoa nascida com o Ascendente em Áries pode ter alguns dos problemas ligados ao Sol de Áries. A primeira coisa a fazer será determinar quais os signos envolvidos com o Sol, com a Lua e com o Ascendente. Consideremos alguns exemplos: uma pessoa com o Sol de Capricórnio, a Lua de Leão, e Libra em ascensão precisaria de Mimulus para Capricórnio, Vervain para Leão e Scleranthus para Libra. Se alguém nasceu com o Sol em Virgem, a Lua em Virgem e o Ascendente em Touro, as essências florais necessárias seriam Centaury para Virgem e Gentian para Touro. A essência de Virgem é usada apenas uma vez.



Em seguida, procuramos o planeta regente do Ascendente. O planeta regente é determinado pelo planeta que rege o signo. Marte rege Áries, Vênus rege Touro, Mercúrio rege Gêmeos, e assim por diante. (Ver Tabela 2 para a lista completa.) Você precisa saber em que signo está o planeta que rege o Ascendente. Por exemplo, se Vênus é o regente de um Ascendente em Touro, e Vênus está em Virgem, o remédio seria Centaury — para Virgem. Após determinar o regente do Ascendente e a localização do signo, procure em seguida se há planetas na primeira Casa que não estejam no mesmo signo do Ascendente. Se houver um planeta nessas condições, coloque o remédio na sua lista. Voltando ao nosso exemplo anterior, se for Touro o signo no Ascendente, Gêmeos talvez esteja regendo uma parte da primeira Casa (do Ascendente). Se na primeira Casa houver também um planeta em Gêmeos, o respectivo remédio deverá ser incluído da mesma forma. Por exemplo, com um Ascendente em Touro, o planeta Marte talvez esteja na primeira Casa no signo de Gêmeos. Neste caso, você também incluiria o remédio de Gêmeos.





Por último, procure a posição de Mercúrio e de Saturno. Mercúrio indica o padrão de pensamento, fator importante no que se refere ao estado mental para o qual os Remédios de Bach são usados. Saturno indica uma área delicada ou sensível do Horóscopo, e é interpretada tradicionalmente como símbolo de temor ou de alguma carência. Saturno também pode indicar fraquezas naturais relacionadas com a saúde, e assim o uso dos Remédios de Bach para o auxilio da posição natal de Saturno poderá aliviar alguns problemas. Por essas razões, é importante anotar os signos de Mercúrio e de Saturno.






 
Como você pode ver, determinar um RM é um processo tão simples que basta um conhecimento elementar de astrologia para fazê-lo. Tenho a certeza que era assim que Bach — um terapeuta de grande simplicidade — gostaria que fosse. Se o processo parece simples demais para os astrólogos que recorrem a matemáticas complicadas feitas por programação de computador, considere o que Bach disse de seus remédios florais. Suas palavras podem ser aplicadas também ao diagnóstico astrológico:
Não deixe que a simplicidade do método impeça que você o use, pois você descobrirá que, quanto mais se estender em suas pesquisas, mais compreenderá a simplicidade de toda a Criação.

Caso você queira conservar o preparado por mais tempo, provavelmente irá precisar de um conservante. Pode-se usar álcool. Bach dava preferência ao brandy.

Por exemplo, o cliente precisaria de Rock Rose, Agrimony, e Clematis, Vervain e Centaury. Duas gotas de cada essência seriam tiradas dos vários frascos de estoque que você comprou. As gotas são todas adicionadas à água de fonte que você colocou no seu vidro de dosagem de 30m1. Lembre-se, é aconselhável encher o vidro de água só até a metade, adicionar as gotas necessárias de cada essência e então completar o restante do frasco com mais água. Lembre-se também que, se resolver usar um conservante, deverá ter espaço no vidro para incluí-lo. Uma colher de chá de brandy ou de álcool será o suficiente para conservar o seu RM.





Uma Palavra de Precaução

O Remédio de Manutenção não deve ser considerado uma cura milagrosa e o fim dos maiores problemas médicos. Se assim fosse, estaríamos esquecendo as intenções de Bach com relação aos seus remédios florais. O que o RM pode fazer, no sentido construtivo, é modificar a resposta do paciente às energias do seu quadro natal, fazendo com que uma cura emocional e espiritual ocorra interiormente. Os astrólogos e os médicos não curam. Apenas o paciente e Deus têm domínio sobre a cura. Os remédios florais não curam mais do que as drogas.





Quanto aos outros florais, tendo em vista que são 38, não expus aqui por não ser pertinente a este blog. Mas, segue uma pequena tabela – que peguei na net - abaixo para quem quiser saber um pouco mais sobre o tema.






Enfim, julguei muito interessante e aqui está para vocês. Bom proveito.






“As doenças reais e básicas no homem são certos defeitos como o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade e a ambição... tais defeitos é que constituem a verdadeira doença... e a continuidade desses defeitos se persistirmos neles... é o que ocasiona no corpo os efeitos prejudiciais que conhecemos como enfermidades.”

Edward Bach


*Extraído de “A Astrologia e os Remédios Florais do Dr. Bach – Os Doze Remédios do Zodíaco”; Peter Damian – Editora Pensamento –SP; 1986.






Nenhum comentário:

Postar um comentário