Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Astrologia Médica III (Leão - Virgem - Libra)

LEÃO b

Data Base: 23 de julho a 22 de agosto


Frase: "Eu posso"
Verbo: fazer
Palavra:
Natureza básica: líder
Polaridade: masculino, positivo, yang
Quadruplicidade: fixo (criação ou ação determinada e persistente)
Elemento: Fogo
Tipo do elemento: é o fogo da lareira, a chama, a luz
Regente: Sol
Metal: ouro
Símbolo de Leão:
b (o coração com suas duas metades)

Anatomia e estrutura: dorso, região escapular, coração, coluna vertebral, valvas


cardíacas, bainha de mielina, mediastino

Ossos: vértebras dorsais

Músculos: longo do tórax, grande dorsal, semi-espinhal do tórax, espinhal, ileocostal, serrátil superior e posterior, rombóide maior e rombóide menor, músculo cardíaco

Artérias: aorta, coronária direita, coronária esquerda, descendente anterior, circunflexa, artérias pulmonares

Veias: cava inferior, cava superior e coronárias

Funções secundárias do signo: energia, vitalidade



Patologias ou tendências:



1. Doenças infecciosas graves - Leão está relacionado ao elemento Fogo, que pode aumentar a temperatura do corpo, o fogo relaciona-se com influências externas como infecção. O Sol, regente do signo, tende a excessos, como febre alta.

2. Angina pectoris; infarto do miocárdio - Leão e o elemento Fogo regem o coração favorecendo problemas no órgão. O Sol, regente do signo, gera tendência a excessos como o acúmulo de placas de gordura nos vasos.

3. Cardiomegalia - O elemento Fogo gera tendência à dilatação do coração.

4. Miocardite - Leão e o elemento Fogo regem o coração favorecendo problemas no órgão. O regente do signo gera tendência a excessos como a inflamação do músculo cardíaco.

5. Hipertensão arterial - Leão e o elemento Fogo regem o coração que impulsiona o sangue nas artérias. O Sol, regente do signo, gera tendência a excessos, como o aumento da pressão arterial.

6. Meningite tuberculosa - Leão relaciona-se com a parte das meninges que protegem o tronco cerebral, as principais afetadas neste tipo de meningite. O Fogo, elemento do signo, possibilita doenças infecciosas com febre, acometendo o alto do corpo como a cabeça.

7. Vasculites - Leão relaciona-se com o coração e este, por sua vez, com os vasos sangüíneos. O Fogo gera tendência a doenças com componente inflamatório como as vasculites.

8. Febre vespertina - O signo relacionado ao Fogo tende a aumentar a temperatura do corpo.

9. Sudorese noturna - Leão é relacionado ao coração e o suor é o fluido do coração, na concepção da medicina tradicional chinesa.



Características da personalidade:

O signo de Leão representa a luz, o centro, a hierarquia, o convencional, a aristocracia, a nobreza, o público, a autoconfiança, a dignidade. O leonino é uma pessoa com forte liderança, com tendência a exercer poder e ter fascínio pelo próprio eu. Não faz esforço para ser singular, único, tem plena consciência de si e de seu brilho. Gosta de estar em evidência, costuma ser perseverante, é persistente para conseguir terminar aquilo que começou a fazer, é teimoso.

Leão é muito egoísta, de um egoísmo diferente do infantil Áries (que tende a ser sozinho e individualista). O egoísmo de Leão é querer gente à sua volta para ser o centro do círculo. Precisa de platéias, de reconhecimento. Quer que as coisas se ordenem em torno, quer comandar e liderar. É central, gregário, comanda no centro.

O leonino gosta de prestar favores para mostrar que é superior e, ao contrário, não se sente à vontade ao receber favores. Costuma não aceitar ordens, pois isso mexe com sua dignidade. Prefere receber pedidos para então executar a tarefa. Quer aparecer, mostrarsta tus e, como possui autoconfiança em excesso, costuma ir além daquilo que pode fazer.

O signo de Leão está relacionado ao teatro e assim o nativo pode ter talento dramático extraordinário, ser teatral, criativo. Representa de verdade qualquer coisa, basta ser provocado.

Há dois tipos de leoninos:


1. O idealista, cuja ação é idealizada.

2. O instintivo animal de temperamento físico forte, viril, voltado para o aspecto material, que necessita exercer a liderança, o poder. A tendência para um desses tipos vai depender do nível de consciência que o leonino tem de si.

Expressão positiva do signo: capacidade de recuperação, coragem para assumir responsabilidade, lealdade, cuida de quem necessita de ajuda, gosta de se divertir, tem prestígio, é brincalhão, afetuoso, ardente, apaixonado, generoso, benevolente, magnânimo, digno



Expressão negativa: vaidoso (a vaidade é o seu calcanhar-de-aquiles, adora ser elogiado), colérico, narcisista, tendência ao paternalismo, indulgente com filhos (Leão está ligado à casa 5), desejo exagerado de poder e de ser a "vedete", dominador, ditatorial, pomposo, exibicionista.



LEÃO
PATOLOGIAS
ERVAS
Doenças infecciosas graves
Ruibarbo (Rheum palmatum), Coptis (Coptis chinensis), Equinácea (Echinacea purpurea), Ísatis (Isatis tinctoria)
Angina pectoris
Crátego (Crataegus oxyacantha), Salva-vermelha (Salv ia miltiorrhiza), Açafrão-verdadeiro (Crocus sativus)
Infarto do miocárdio
Crátego (Crataegus oxyacantha), Salva-vermelha (Salvia miltiorrhiza), Arnica (Arnica montaria)
Cardiomegalia
Digitalis (Digitalis purpurea), Ginseng (Panax ginseng), Selo-de-salomão (Polygonatum odoratum)
Miocardite
Crátego (Crataegus oxyacantha), Salva-vermelha (Salvia miltiorrhiza), Selo-de-salomão (Polygonatum odoratum)
Hipertensão arterial
Erva-férrea (Prunella vulgaris), Umbaúba (Cecropia
peltata), Erva-de-passarinho (Viscum rubrum)
Meningite tuberculosa
Erva-férrea (Prunella vulgaris), Selo-de-salomão
(Polygonatum odoratum), Musgo (Cetraria islandica)
Vasculite
Ísatis (Isatis tinctoria), Salva-vermelha (Salvia miltiorrhiza), Erva-de-passarinho (Viscum rubrum), Erva-férrea (Prunella vulgaris)
Febre vespertina
Selo-de-salomão (Polygonatum odoratum), Orquídea (Dendrobium nobile), Erva-de-passarinho (Viscum rubrum)
Sudorese noturna
Salva (Salvia officinalis), Raízes do arroz (Oryza sativa), Selo-de-salomão (Polygonatum odoratum)


VIRGEM c

Data Base: 23 de agosto a 22 de setembro
Frase: "Eu analiso"
Verbo: servir
Palavra: serviço
Natureza básica: crítico, artesão
Polaridade: feminino, negativo, yin
Quadruplicidade: mutável (flexibilidade e adaptabilidade do que foi criado)
Elemento: Terra (inércia tensa)
Tipo do elemento: terra da colheita, o armazenamento da semente
Regente: Mercúrio
Metal: mercúrio
Símbolo de Virgem: c(um movimento circular para dentro de si mesmo, um movimento da agressividade para dentro, interiorizado, ou um intestino cheio de voltas que funciona fazendo triagem e escolhendo alimentos, eliminando o que não é necessário, representa a limpeza do organismo, a escolha, a eliminação, a classificação e a ordenação)
Anatomia e estrutura: musculatura esquelética do tronco, parede abdominal, baço, pâncreas, jejuno, epíploo
Ossos: ossos do carpo
Músculos: oblíquo interno do abdome, oblíquo externo do abdome, transverso do abdome, reto abdominal, piramidal
Artérias: gástrica esquerda, gástrica direita, mesentérica superior, mesentérica inferior
Veias: porta, hepática, umbilical, mesentérica superior e inferior
Funções secundárias do signo: hormônios insulina e glicogênio, metabolismo de carboidratos, movimento peristáltico e liberação dos sucos necessários às diversas fases da digestão, assimilação de alimentos (uma das funções do elemento Terra é a sustentação dos órgãos abdominais)

Patologias ou tendências:
 
1. Diabetes melito - Virgem relaciona-se ao pâncreas e o elemento Terra domina os processos metabólicos digestivos, como a absorção da glicose proveniente dos alimentos. O planeta regente deste signo predispõe a desequilíbrios, como a falta da insulina que ocorre no diabetes.
2. Hipoglicemia - Outro desequilíbrio favorecido pelo regente deste signo é o excesso de insulina que ocorre na hipoglicemia.
3. Dispepsias inespecíficas - Virgem relaciona-se com o jejuno e com os sucos digestivos, e o elemento Terra domina os processos de transformação como a digestão. Aspectos afetando a energia de Virgem vão prejudicar a digestão.
4. Parasitoses intestinais - Virgem relaciona-se com o intestino delgado e com o processo digestivo, onde se hospedam os vermes. O elemento Terra propicia a contaminação oral por água e por alimentos com ovos e cistos dos vermes.
5. Cólicas intestinais - Virgem domina os processos digestivos. O elemento Terra relaciona-se com a ingestão por via oral de alimentos e água contaminados. Quando a digestão não é bem-feita ou a flora intestinal está povoada por bactérias patogênicas, há excessiva fermentação no intestino, produzindo cólicas. O planeta Mercúrio favorece os espasmos intestinais.
6. Febre tifóide - Virgem relaciona-se com o intestino delgado, e o elemento Terra relaciona-se com a ingestão de alimentos contaminados por bactérias patogênicas.
7. Apendicite aguda - O signo se relaciona com o intestino delgado, no fim do qual está o apêndice. O elemento Terra predispõe a estagnação dos alimentos, que se depositam no apêndice causando inflamação.
8. Desnutrição - Virgem relaciona-se com os processos digestivos; se o processo digestivo fica desequilibrado, a absorção dos alimentos é afetada, prejudicando a nutrição.
9. Síndrome de má absorção - Virgem relaciona-se com os processos digestivos, e o regente do signo propicia desequilíbrios. Se o processo digestivo se altera, a absorção dos alimentos é afetada, e os alimentos deixam de ser absorvidos, saindo nas fezes.
10. Ansiedade - Virgem causa pensamentos excessivos; o planeta Mercúrio causa uma tendência ao desequilíbrio emocional e o elemento Terra gera preocupação, que é a base de estados ansiosos.
11. Neurose obsessiva - O signo gera racionalização excessiva. O elemento Terra causa tendência à centralização das preocupações em temas específicos, causando a obsessão e prejudicando o equilíbrio emocional.
12. Leucorréia crônica - O elemento Terra se relaciona com a umidade, que pode gerar infecções crônicas das mucosas; e o desequilíbrio dos hormônios femininos pode gerar leucorréia.

Características da personalidade:

Virgem representa a reflexão, a especulação, o pensar como o processo racional da comunicação. A intelectualização impera neste signo, onde o mental/racional implica o distanciamento do lado instintivo/sensorial. É o pensamento em oposição ao instinto. O virginiano está voltado para o concreto, para a multiplicidade dos detalhes, do mundo das normas, das regras, das listagens. O instinto agressivo é calculado e se canaliza através da análise crítica, do pensamento e da palavra. A recusa do instinto é a base desta personalidade afastada do sensorial, pois o pensamento e o intelecto o cortam através do ato pensado, do raciocínio, da análise e da ironia. Este nativo pensa demais e adia o relacionamento afetivo; há muito virginiano celibatário. No ato de gostar ele se reserva, pensa em termos materiais (signo de Terra). É ordenado, frio, sem muita emoção.
O nativo de Virgem pode possuir uma tendência a reter ou a soltar, à prisão de ventre ou ao desarranjo. Ou ele é avaro e econômico ou gasta demais. Ou seja, tem todos os problemas da fase anal mal elaborada, chegando a ser obsessivo-compulsivo. O signo está ligado à saúde, ao cuidado com a limpeza e pode levar à hipocondria. A palavra "higiene" em grego significa saúde, que para o nativo deste signo pode chegar à neurose e ao medo. O intestino poderá refletir o nível interno psíquico do virginiano.
Virgem é o signo do bom senso, da praticidade, da lógica, da precisão, do método e da organização, e o nativo pode não ter muita intuição (Peixes, signo oposto no zodíaco, é o signo de intuição). Representa a eficiência e o desejo de reconhecimento, a modéstia e a humildade com tendências a se colocar num nível abaixo de suas qualidades. Distancia-se da glória. Ao mesmo tempo, a pessoa deste signo é muito individualista, eficiente, tem consciência profissional, é talhada para cooperar e servir, mesmo quando está em evidência. É a eminência parda que não quer ser vista, que retrai sua individualidade porque é tímida. É uma pessoa capaz de levar a cabo as tarefas iniciadas pelos outros, é devotada sem esperar reconhecimento. Costuma ser uma pessoa honesta, escrupulosa e perfeccionista.
A pessoa do signo pode ter atitudes contraditórias nas diversas áreas, possuir uma grande ambivalência como, por exemplo, ser polida em certas ocasiões e muito grosseira em outras, ser muito pontual no trabalho e não aparecer em encontros amorosos, pode ser organizada em casa e caótica no trabalho.

Expressão positiva do signo: discreto, aplicado, metódico, organizado, adaptável a pessoas e a condições diversas, discernimento, talento para análise do exato

Expressão negativa: hipocondria, timidez, egoísmo (ego-centrado), espírito detalhista demais, falta de audácia, dúvida obsessiva, ironia, sarcasmo, conformismo, excesso de autocrítica, materialismo, irresolução, sem confiança em si.

VIRGEM
PATOLOGIAS
ERVAS
Diabetes melito
Pata-de-vaca (Bauhinia forficata), Cajueiro
(Anacardium occidentale), Carqueja (Bacharis trimera)
Hipoglicemia
Inhame (Dioscorea dodecaneura), Carqueja
(Bacharis trimera), Beterraba (Beta vulgaris)
Dispepsias inespecíficas
Alho (Allium sativum), Louro (Laurus nobilis), Carqueja (Bacharis trimera), Alcaravia (Carum carvi)
Parasitoses intestinais
Alho (Allium sativum), Semente de abóbora (Cucurbita pepo), Casca de romã (Punica granatum), Cinamomo (Melia azederach)
Cólicas intestinais
Açafrão (Curcuma longa), Lúpulo (Humulus lupulus), Louro (Laurus nobilis), Alcaravia (Carum carvi), Canela (Cinnamomum cassia)
Febre tiróide
Ruibarbo (Rheum palmatum), Erva-grossa
(Elephantopus scaber), Cinamomo (Melia
azederach)
Apendicite aguda
Ruibarbo (Rheum palmatum), Erva-grossa
(Elephantopus scaber), Alho (Allium sativum)
Desnutrição
Alho (Allium sativum), Inhame (Dioscorea
dodecaneura), Babosa (Aloe vera)
Síndrome de má absorção
Inhame (Dioscorea dodecaneura), Lágrimas-de-
nossa-senhora (Coix lacrima-jobi), Barbatimão
(Stryphnodendron sp), Gengibre (Zingiber officinale)
Ansiedade
Açafrão (Curcuma longa), Lúpulo (Humulus lupulus), Alfazema (Lavandula officinalis)
Neurose obsessiva
Açafrão (Curcuma longa), Lúpulo (Humulus lupulus), Alfazema (Lavandula officinalis), Ginseng (Panax ginseng)
Leucorréia crônica
Calêndula (Calendula officinalis), Inhame (Dioscorea dodecaneura), Lágrimas-de-nossa-senhora (Coix  lacryma jobi), Barbatimão (Stryphnodendron sp)

 
LIBRA d
Data Base: 23 de setembro a 22 de outubro
Frase: "Eu equilibro"
Verbo: moderar
Palavra: harmonia
Natureza básica: diplomata, moderador
Polaridade: masculino, positivo, yang
Quadruplicidade: cardinal
Elemento: Ar
Tipo do elemento: ar da relação a dois
Regente: Vênus
Metal: cobre
Símbolo de Libra: d(um prato ou uma balança que representa uma eterna busca de equilíbrio, a tendência a fazer a união dos opostos, o casamento, as núpcias)
Anatomia e estrutura: sistema pielocalicial,* bexiga, próstata, gânglios parassimpáticos do plexo sacral, gânglios simpáticos lombares, pelve, sigmóide e ovários; vias biliares
Ossos: vértebras lombares
Músculos: quadrado lombar, lombossacro, ileocostal lombar, intertransversais lombares, eretor da espinha, multífidos
Artérias: supra-renais superior, média e inferior, renais esquerda e direita, artérias lombares, aorta abdominal
Veias: renais, lombares
Funções secundárias do signo: eliminação de toxinas, metabolismo basal, controle vasomotor

Patologias ou tendências:

1. Lombalgia crônica - Libra relaciona-se com ossos e músculos da região lombar. Vênus, regente do signo, provoca tendência à deficiência, como o enfraquecimento desta região, levando ao desenvolvimento de dor crônica.
2. Cistite - Libra relaciona-se com a bexiga, e a inflamação nas mucosas causa cistite.
3. Pielonefrite - Libra se relaciona com as vias urinárias, e Vênus, regente de Libra, gera tendência à inflamação na mucosa das vias urinárias.

* Sistema que compreende os cálices e os túbulos renais

4. Insuficiência renal - As deficiências provocadas pelo regente do signo provocam a redução das funções do rim, gerando insuficiência renal.
5. Litíase renal - O signo se relaciona com o rim, onde se formam os cálculos. O elemento Ar favorece a evaporação, concentrando a urina e, com isso, a precipitação dos cristais que vão formar o cálculo.
6. Retenção urinária - O signo se relaciona com o rim e seu regente Vênus gera tendência ao acúmulo de fluidos.
7. Edema - Libra se relaciona com o rim e a insuficiência renal gera edema.
8. Diabetes melito - Diabetes é uma doença que depende de fatores hereditários e, segundo várias escolas tradicionais da medicina, é determinado pelo rim. Vênus, regente do signo, provoca deficiências, particularmente a glandular.
9. Diarréia bacilar - Libra se relaciona com o sigmóide, local de maior agressão bacteriana. O regente do signo gera tendência à inflamação nas mucosas.
10. Vulvovaginite e leucorréias - Libra se relaciona com a região pélvica onde estão os órgãos reprodutores. Seu regente se relaciona com os órgãos da reprodução e favorece inflamações nas mucosas
11. Obesidade - Libra relaciona-se com o metabolismo basal que, quando está baixo, facilita ganho ponderai por acúmulo de gordura no corpo. Vênus, regente do signo, é um planeta de natureza feminina, o que facilita o acúmulo de matéria.

Características da personalidade:

Regido por Vênus, Libra é o signo da beleza, da elegância, da estética, da diplomacia e da necessidade de se relacionar a dois. Possui senso de justiça, vive em busca do equilíbrio e qualquer coisa pode desequilibrá-lo. Assim, a pessoa deste signo vive num mundo à procura de harmonia, cores pastel e nada que fira sua sensibilidade. Idéia e norma são palavras librianas. Seus valores são mais ser do que ter e domina pelo poder de atração.
É um signo de iniciar atividades, mas toma iniciativa de maneira sutil, refinada, sem que os outros percebam, procurando a cooperação dos outros para não se sentir só no que vai fazer.
Raramente expressa a emoção da raiva, espera muito tempo para colocar a raiva para fora, pois analisa muito os dois lados da questão. Não tem firmeza, vontade e tende a se omitir, podendo chegar à hipocrisia. Adia a decisão e a ação, pode se acomodar, mas adia porque quer encontrar a ação perfeita para agir da melhor forma possível. Para o libriano é difícil tomar decisões, pois isso o coloca em uma dualidade entre agradar o outro ou não. Necessita de
agradar os dois lados e, assim, tem capacidade diplomática.
Sendo um signo de Ar, Libra procura o conhecimento, novas idéias e estimulação mental. Analisa a sociedade à sua volta, e os relacionamentos humanos são de seu interesse. A tendência do libriano é no sentido da cooperação, de estabelecer a união, o equilíbrio, a conciliação, a harmonia, a paz, a comunicação ou a troca. O prazer sensorial é menos importante do que o prazer estético. Sente necessidade de agradar, possui leveza, sensibilidade artística. Seus objetivos costumam ser de atrair, agradar, dar conforto, cultivar a arte.

Expressão positiva do signo: sensibilidade, refinamento, paz, simpatia, capacidade associativa, capacidade afetiva, polidez, elegância, senso estático, cortesia
Expressão negativa: indolência, omissão, falta de vontade, procura do caminho mais fácil.


LIBRA
PATOLOGIAS
ERVAS
Lombalgia crônica
Canela (Cinnamomum cassia), Chapéu-de-couro
(Echinodorus macrophyllum), Erva-de-passarinho (Viscum rubrum)
Cistite
Transagem (Plantago major), Chapéu-de-couro
(Echinodorus macrophyllum), Cravo-dos-jardins (Dianthus caryophyllus)
Pielonefrite
Transagem (Plantago major), Chapéu-de-couro
(Echinodorus macrophyllum), Cravo dos jardins
(Dianthus caryophyllus)
Glomerulonefrite
Árvore-dos-pagodes (Sophora flavescens), Cabelo-de-milho (Zea mays), Amoreira-branca (Morus alho)
Insuficiência renal
Poria (Poria cocos), Chapéu-de-couro (Echinodorus macrophyllum), Gengibre (Zingiber officinale)
Litíase renal
Cravo-dos-jardins (Dianthus caryophyllus),
Quebra-pedra (Phyllanthus niruri), Taboa (Typha latifolia)
Retenção urinária
Poria (Poria cocos), Chapéu-de-couro (Echinodorus macrophyllum), Cabelo-de-milho (Zea Mays)
Edema
Poria (Poria cocos), Chapéu-de-couro (Echinodorus macrophyllum), Cabelo-de-milho (Zea mays), Cravo-dos-jardins (Dianthus caryophyllus), Quebra-pedra (Phyllanthus niruri), Transagem (Plantago major)
Diabetes melito
Poria (Poria cocos), Pata-de-vaca (Bauhinia
forficata), Abajeru (Crysobalanus icaco)
Diarréia bacilar
Árvore-dos-pagodes (Sophora flavescens), Barbatimão (Striphnodendron sp), Transagem (plantago major)
Vulvovaginite e leucorréias
Calêndula (Calendula officinalis), Barbatimão
(Striphnodendron sp), Árvore-dos-pagodes
(Sophora flavescens)
Obesidade
Transagem (Plantago major), Espirulina
(Spirulina maxima),Poria (Poria cocos)


Continua... Astrologia Médica IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário