Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

domingo, 20 de março de 2011

Mudança na Data dos Signos?


PELA INCLUSÃO DE UM NOVO SIGNO




Devem ter visto na mídia que está havendo uma discussão sobre incluir uma constelação no zodíaco.


O Zodíaco é definido pelos Astrólogos de acordo com a posição do sol no dia em que a pessoa nasceu. Ele é visto como um ciclo dividido em 12 partes iguais, ou seja, um ano. A divisão foi convencionada milenarmente, já que a medição do Zodíaco se dá de acordo com os padrões da Antiga Babilônia, onde este foi estudado e desenvolvido. O ciclo seria iniciado com o equinócio de primavera no Hemisfério Norte.


Não acredito que a esta altura isso possa ser aceitável. Isso seria, por exemplo, negar as características natas de um nativo de Escorpião, tendo em vista que segundo a posição desta constelação (Ophiuchus ou Serpentário), que fica “passeando” - há muitos anos - entre Escorpião e Sagitário. Embora estejamos num ano regido por Mercúrio (Asclépio, Esculápio,... = Mercúrio na mitologia grega e romana), e penso, porque será que esta idéia somente reapareceu agora e tão amplamente divulgada? A partir deste questionamento suspendo qualquer juízo de valor.


A afirmação dada pelo astrônomo Parke Kunkle teve grande repercussão pelo mundo. O assunto chegou a estar entre os mais comentados do Twitter, além de ter rendido pauta aos principais jornais e revistas do mundo.

Tudo isso porque o astrônomo Parke Kunkle, anda ganhando espaço na mídia ao defender que as mudanças no alinhamento da Terra podem ter alterado as datas de muitos signos do zodíaco. E não é só isso, o mesmo astrônomo defende que exista um novo signo na área. Segundo ele, quem nasceu entre os dias 29/11 a 17/12 é regido por um tal de Ophiuchus.


Ophiuchus, seria uma nova constelação que há um bom tempo consta dos zodíacos alternativos. Para Parke Kunkle, conforme a Terra e o Sol se movimentam, os signos mudam. Mas será que isso tem realmente influência astrológica? Bem, segundo a Astrológa Barbara Abramo, as mudanças no alinhamento da Terra não influenciam a astrologia convencional.

Por outro lado, eu respeito todo profissional, mas acho que este astrônomo – e não Astrólogo - em questão (Parker Kunkle), astrônomo do Planetário de Minnesota, nos Estados Unidos, AFIRMOU (anti-filósofico) que os astrólogos estariam estabelecendo os signos de forma ERRADA.

Ok, que segundo o cientista, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês devido à ação gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra. Ele diz ainda que os astrólogos ignoram a constelação de Serpentário. Sendo assim, um 13º signo deveria existir. A partir desta afirmação, o considero, no mínimo, primário. Nota-se que em nada conhece a Astrologia.

Imaginem, com essa hipotética mudança, algumas pessoas de Touro de repente tornariam-se de Áries, eu incluisve, uns nascidos sob o signo de Virgem virariam Leoninos, e assim por diante. Surgiu até um novo signo, o Ophiuchus, ou Serpentário. Depois veio a explicação de que só os nascidos após 2009 é que seriam influenciados pelas novas definições. Aí, acho até que haja alguma probabilidade.



Abaixo segue a Tabela de Signos caso este absurdo prevalecesse:






¦Áries: de 18 de abril a 13 de maio
¦Touro: de 13 de maio a 21 de junho
¦Gêmeos: de 21 de junho a 20 de julho
¦Câncer: de 20 de julho a 10 de agosto
¦Leão: de 10 de agosto a 16 de setembro
¦Virgem: de 16 de setembro a 30 de outubro
¦Libra: de 30 de outubro a 23 de novembro
¦Escorpião: de 23 a 29 de novembro
¦Serpentário: de 29 de novembro a 17 de dezembro
¦Sagitário: de 17 de dezembro a 20 de janeiro
¦Capricórnio: de 20 de janeiro a 16 de fevereiro
¦Aquário: de 16 de fevereiro a 11 de março
¦Peixes: 11 de março a 18 de abril


Francamente, a esta altura do campeonato é um absurdo que do alto do saber acadêmico de que se gabam os astrônomos possa continuar sendo reeditado o mesmo erro a respeito do zodíaco.


Os signos são medidas referências do tempo e espaço por onde ocorre o movimento de nosso sistema solar. Começa este zodíaco no lugar que se chama de ponto vernal, quando a Terra recebe iguais horas de dia e de noite.

A tentativa de confundir signos e constelações ou é motivada por má intenção de espalhar brasa ou é por pura ignorância mesmo (daquele que ignora), o que é absurdo considerando que a informação provém de um meio acadêmico.

Ao mesmo tempo, incluir a constelação de Ophiucus no zodíaco tampouco leva em conta que enquanto as outras 12 constelações seguem harmonicamente o movimento proposto pelo zodíaco, de leste a oeste, dita constelação a corta de norte a sul. Ou seja, nunca faria parte do zodíaco, apenas o atravessa, como outras constelações o fazem também.

Sem falar, que uma mudança deste nível ia afetar muitos conhecimentos metafísicos (Cabalah; Alquimia; Diversos Tratados de Magia; além de outros). E me pergunto até onde isso iria?

A porta-voz da Federação Americana de Astrologia, Shelley Ackerman, tranquiliza os leitores de horóscopo: os signos não mudam.

A opinião de um astrônomo brasileiro:

“Uma coisa é diferente da outra; o astrônomo usa constelação zodiacal que eram 12, e são 13 desde 1927, quando as constelações foram delimitadas. Os astrólogos usam signos zodiacais que ainda são 12 e que correspondem a diferentes constelações em conseqüência do deslocamento das constelações que existiam desde a época Ptolomeu, quando foram fundadas as bases da astrologia. Não se deve confundir constelações zodiacais. De época em época surge essa discussão que não tem muito sentido. Não sei por que esse astrônomo Parke Kunkle da Sociedade Planetária de Minnesota resolveu levar a questão agora. Não será a falta de assunto? Ou desejo de se promover? Não se deve confundir astrologia com astronomia”. Ronaldo Mourão, astrônomo.



Enfim,...


Quanto a Ophiuchus (ou Serpentário):

Ophiuchus, o Serpentário, é uma constelação localizada no hemisfério sul. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Ophiuchi. Representa-se o serpentário como um homem segurando a Serpente, que fica dividida em duas partes no céu, Serpens Caput e Serpens Cauda, sendo mesmo assim contadas como uma única constelação.

Ophiuchi, uma estrela muito fraca, é parte de uma classe incomum conhecida como "novas recorrentes", cujo brilho aumenta em intervalos irregulares, centenas de vezes em poucos dias.


A Estrela de Barnard, a quinta estrela mais próxima do Sol, também está nesta constelação.


Outro sistema que faz parte da constelação é o 36 Ophiuchi. Suas constelações vizinhas são Hercules, Serpens Caput, Libra, Scorpius, Sagittarius, Serpens Cauda e Aquila.



As constelações definidas no céu tem como base as 48 constelações descritas no Almagesto, de Ptolomeu. As suas fronteiras precisas, entretando, só foram definidas em 1930, no primeiro congresso internacional da União Astronômica Internacional, órgão máximo da Astronomia Mundial.


Segundo estas fronteiras, Serpentário cruza a eclíptica, entre Escorpião e Sagitário, sendo portanto uma constelação zodiacal.

A definição da faixa do zodíaco, de utilidade limitada na ciência da Astronomia (onde o conceito de plano da eclíptica é mais relevante), é central na atividade divinatória (outra afirmação absurda) conhecida como Astrologia. Por este motivo, um debate se segue desde 1930, periodicamente ressurgindo na mídia, sobre um décimo-terceiro signo astrológico. A discussão é amplamente ignorada por outros astrônomos e comunidade científica.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ophiuchus



Porém, de fato, há uma certa concordância com o que esta constelação representa para atual transição planetária:

Notem bem, a 13ª Constelação – Ophiuchus – (Serpentarius, titular da serpente de sabedoria, cura e espiritualidade). Segundo alguns “trabalhadores da Luz”, por volta de 2012, estaremos no caminho do 13º sinal, “Ophiuchus”. É importante no nosso posicionamento no centro da Galáxia e da precessão dos Equinócios. Ou seja, o planeta Terra vai entrar em uma nova órbita até 2012, de um ciclo de 13000 anos.

Este acontecimento também é conhecido como “tempo do Jaguar”.

Ophiuchus está situado entre Escorpião (Eliminação de tudo que não serve mais - Transformação) e Sagitário (Expansão e liberdade) sobre o Zodíaco.

Listado na constelação Ptolomeu’s, costumava ser um dos sinais de domingo, do elemento Fogo.

Ophiuchus traz escondido o sinal de que vai trazer renovação e muita transformação ao planeta Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário