Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Do Retorno Planetário




É quando um planeta retorna a posição de nascimento.


TABELA DE RETORNOS PLANETÁRIOS
PLANETAS
PERÍODOS PLANETÁRIOS
LUA
PESSOAL
Mensal. A cada cerca de 29 dias, há um Retorno de nossa Lua Pessoal, isto é, quando a Lua se encontra no signo zodiacal e/ou signo lunar, correspondente ao nosso nascimento. Este período varia entre 22 a 30 dias, pois que, a Lua se desloca – em média – treze graus e onze segundos (13011”), em direção leste sobre sua trajetória orbital. Sendo a duração da Lunação completa (passagem da Lua por todas as FASES), compreendida em cerca de 29 dias, 12 horas e 44 minutos... permanecendo em cada signo, cerca de 2 a 4 dias por mês.
MERCÚRIO
PESSOAL
A cada cerca de 87 dias e 9 horas (88 dias), ou melhor, cerca de 3 meses, ou ainda, a cada estação, há um Retorno de Mercúrio, quando este planeta completa sua volta no zodíaco, e, volta a se posicionar no signo que se encontrava no dia do nosso nascimento. Portanto, há quatro Retornos por ano. Cerca de 1 ano volta ao Signo Natal, e a posição natal a cerca de 6 anos.
VÊNUS
PESSOAL
A cerca de 225 dias, ou, às vezes, 244 dias e 16 horas aproximadamente, ou seja, à cada 7 a 8 meses – quase um ano – há um retorno de Vênus, quando este volta a se posicionar no mesmo signo que se encontrava no nascimento. A cerca de 1 ano volta ao signo Natal, e, 8 anos é o período em que Vênus volta a mesma posição do Signo Natal.
SOL
PESSOAL
A cada ano (aniversário), há um Retorno Solar. O Sol percorre a Eclíptica – faixa sideral - em um ano, e, portanto, leva um mês em cada signo zodiacal. A cerca de 1 ano, o Sol retorna ao Signo Natal.
MARTE
PESSOAL
Bianual. A cerca de 686 dias e 23 horas (aproximadamente 22 meses e/ou quase 2 anos), há um Retorno de Marte Pessoal. Ou seja, a cerca de 2 anos volta ao Signo Natal e volta à posição do Signo Natal, em 15 anos e 16 dias.
JÚPITER
INTERMEDIÁRIO
Leva, aproximadamente, um ano para atravessar um signo ou casa zodiacal, e 12 anos para completar o Ciclo. Precisa de 12 anos, menos 1 mês e 2 dias, para percorrer todos os signos; demora-se num signo 361 dias; num decanato, 120 dias. Volta à mesma posição do Mapa Natal, depois de cada 83 anos.
SATURNO
INTERMEDIÁRIO
Possui um Ciclo mais rápido, pois, este planeta leva somente dois anos e meio, aproximadamente para atravessar um signo ou casa e, portanto, 28 à 30 anos (29 anos e 187 dias) para alcançar a mesma posição do nascimento. Ou, precisa de 29 anos e cinco meses para percorrer todos os doze signos; permanece num signo 2 anos, 5 meses e 13 dias; num decanato, 9 meses e 24 dias. Os principais trânsitos de Saturno que são estudados são as oposições e os retornos, conforme abaixo; as quadraturas (‘crescentes’, aproximadamente aos 7, 37 e 66 anos; as ‘decrescentes’ aos 22, 51,5 e 80 anos) devem ser encaradas como períodos intermediários entre os outros trânsitos, representando, de qualquer forma, períodos críticos e de desafios das responsabilidades pessoais.
QUÍRON
INTERMEDIÁRIO
A órbita de Quíron ao redor do Sol se completa entre 49 e 51 anos.
O ciclo de Quíron na historia dos trânsitos no Mapa Natal refere-se ao ciclo de Quíron em QUADRATURA consigo mesmo; depois em  sua própria OPOSIÇÃO à posição natal, sua QUADRATURA SUPERIOR(Terceira Quadratura), e no Retorno de Quíron por volta dos 50 anos de  idade. Possui um ciclo alternado, mas seu primeiro retorno é aos 50 anos.
URANO
COLETIVO
84 anos.
Urano tem seu Ciclo de 7 anos para transitar por um signo ou casa astrológica. De modo que leva cerca de 84 anos, que é a idade que experimentamos o seu Retorno. Existem, no entanto, aspectos deste planeta que nos influencia diretamente, tais como, Urano em QUADRATURA com Urano, que ocorre entre as idades de 19 a 21 anos e o segundo aspecto, senão o mais importante no Ciclo de Urano é o MEIO-RETORNO (Quando Urano faz OPOSIÇÃO a sua posição no Mapa Natal), que ocorre a qualquer momento entre o final dos 30 anos e o início dos 40 anos.
NETUNO
COLETIVO
165 anos.
Netuno também se movimenta muito vagarosamente, mudando de signo a cada 14 anos, e, por isto raramente irá se mover mais do que cinco ou mesmo seis signos ou casas ao longo de uma existência. O principal aspecto que Netuno forma durante seu longo ciclo é a QUADRATURA com o Netuno Natal, que costuma ocorrer entre o inicio e/ou meio dos 40 anos.
PLUTÃO
COLETIVO
248 anos.
Cerca de um pouco mais de 247 anos e 250 dias, Plutão, devido ao fato de se movimentar extremamente devagar e de um modo um pouco irregular, levando de 10 a 30 anos para atravessar um signo, é impossível a qualquer pessoa vivenciar um Ciclo completo deste minúsculo planeta. Durante uma existência, ele transita por apenas dois ou três signos. Entretanto, o movimento de Plutão de uma casa para outra, significa um período da vida essencialmente transformador. Os aspectos formados por Plutão, enquanto em trânsito, devem ser observados com muito cuidado, pois que, nenhum outro planeta é capaz de causar tanta devastação ou trauma, quando funcionando negativamente.
NODOS LUNARES
PESSOAL
18,5 anos.
A conjunção do Nodo transitando com sua colocação natal. O Nodo leva dezoito anos e meio para viajar em torno do zodíaco.
Nota: Os principais aspectos de uma vida são, sem dúvida, os Retornos de Saturno (O primeiro e mais importante por volta dos 29 anos - possui um ciclo natural de sete anos dentro do ciclo completo de 28 anos), Urano em Oposição Urano (Por volta dos 39 anos - Urano forma uma quadratura consigo mesmo aos 21 anos de idade, uma oposição entre 39 e 42, uma outra quadratura aos 63, e retorna aproximadamente aos 84 anos); Plutão em Quadratura com Plutão (Dependendo do seu trajeto elíptico, Plutão também pode formar uma quadratura consigo mesmo durante a vida do indivíduo); Netuno em Quadratura com Netuno (Netuno forma uma quadratura consigo mesmo aos 42 anos de idade) e finalmente os Retornos de Quíron (sendo o primeiro o mais importante). Assim como, o eixo nodal da Lua (Nodos Lunares) possui um ciclo natural de 18 anos. É claro que existem outros ciclos planetários que influenciam esse processo evolutivo natural.


Isso ocorre porque os três principais trânsitos da vida (Saturno, Urano e Quíron) regem a progressão de crescimento dos quatro planos da realidade que cada fase da vida luta por dominar. Os planos são o físico, o emocional ou astral, o mental e o da alma. Esses planos de existência nos preparam para a alta consciência espiritual regida pelos planetas exteriores. Se evitarmos o trabalho com cada um destes trânsitos, começamos a morrer naquele ponto.

Durante esses ciclos naturais, as forças evolutivas relativas ao futuro são aceleradas com relação às condições representadas pelo passado. As forças evolutivas representadas pelo passado definem a realidade total do momento, tanto individual quanto coletivamente. A criação é um processo contínuo de nascimento, morte e renascimento. Podemos observar esse processo evolutivo natural ao nosso redor — desde a mudança das estações ao sistema solar e ao universo sem fim. Portanto, não deve ser tão surpreendente julgar que todos nós fazemos parte desse processo. Compreender o passado é compreender o momento. Este entendimento deixa espaço para escolhas positivas com relação aos nossos futuros individuais e coletivos.

O inconsciente coletivo é Netuno. A mente coletiva é Urano. A necessidade coletiva (Netuno) que reflete o impulso evolutivo (Plutão) se traduz em novos pensamentos ou idéias que são refletidas dentro de cada indivíduo (Urano). Grupos coletivos de pessoas se sintonizam com esses pensamentos ou idéias evolutivos dando origem, para melhor ou para pior, a mudanças coletivas.


GRANDES CONJUNÇÕES E CICLOS PLANETÁRIOS



Cada planeta tem seu movimento especial, formando um final de ciclo quando retorna ao seu ponto de partida, e aí começa um novo ciclo. Todo começo de ciclo equivale a uma conjunção, ou retorno. Um sexto do ciclo equivale a um sextil, um quarto de ciclo corresponde à quadratura, um terço do ciclo corresponde ao trígono, e o meio-ciclo é a oposição.

Cada vez que um planeta completa uma órbita sobre si mesmo, fazendo seu retorno, amadurece seu comportamento. O retorno de Júpiter dura 12 anos, enquanto o de Saturno dura em média 28 a 30 anos. O ascendente e o Meio-do-Céu também fazem suas próprias revoluções (retornos) a cada 24 horas. Isso tem como colorário o fato de que amadurecemos diariamente a nossa maneira de projetar e concretizar nossas expectativas e objetivos de vida.

Todos esses pontos em movimento (planetas, Asc., MC) além de terem seus retornos, quando fazem conjunção com suas posições originais no mapa, também fazem outros aspectos – sêxteis, quadraturas, trígonos e oposições[12] – trazendo mais fluência ou obstáculos aos assuntos envolvidos.

As conjunções são aspectos muito intensos caracterizados pela posição em mesmo grau do zodíaco de dois corpos celestes, considerando-se as orbes utilizadas, em torno de 10º. As conjunções que ocorrem no Céu Astrológico entre Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, têm uma importância diferenciada nos Mapas Pessoais, e em Astrologia Mundial. Essas são as chamadas Grandes Conjunções, que marcam inícios importantes de ciclos planetários.

Para esses posicionamentos marca-se o momento do seu exato aspecto no céu, bem como sua localização nos mapas individuais (especialmente em conjunção nas cúspides ou planetas radicais), com orbe de 5º. Esse mesmo procedimento pode ser feito em mapas de cidades e países (Astrologia Mundial). Para mapas pessoais são mais sentidas as conjunções que ocorrem em tempo mais curto de ocorrência, como as Grandes Conjunções de Marte e Júpiter, e até mesmo Saturno.


Veremos os aspectos mais a frente...









Nenhum comentário:

Postar um comentário