Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dos Aspectos Principais



DOS ASPECTOS

Também, é muito importante ver os aspectos entre os planetas.

Em astrologia entendemos por aspectos (ou angulações) as distâncias angulares (distâncias em graus, minutos e segundos de arco), entre os planetas e pontos importantes. Então dá-se o nome de aspecto a certas distâncias críticas verificadas entre um planeta e outro, entre os planetas e o ascendente ou o MC, e os nodos lunares. Ou seja, ASPECTOS que se formam conforme a distância dos planetas entre si.


As Orbes por exemplo: Os aspectos não precisam ser exatos, podem apresentar uma variação de alguns graus a mais ou a menos. Chama-se orbe a zona de influência que permite que um aspecto produza efeito. Existem muitas opiniões a respeito do número de graus que um aspecto


Sempre ao analisar-se um aspecto entre planetas, em Mapas Natais, deve-se levar em consideração os signos e as casas em que os planetas estão situados, principalmente verificando-se suas dignidades: domicílio, exílio e queda. Mas isso é pra depois.

Outra coisa... Um planeta fazendo muitos aspectos com outros planetas pode ser o dominante do mapa. Por exemplo, um planeta fazendo oposição a um grupo de planetas é considerado o dominante.

Quanto ao Sol e a Lua - O Sol é muito importante, qualquer que seja sua situação, seu dispositor, seus aspectos e sua casa regente. Assim é necessário analisar.


Os chamados maus aspectos (inarmônicos, desfavoráveis ou maléficos) indicam obstáculos e dificuldades que deverão ser vencidos...
 

Todos os aspectos, mesmo os desafiadores, podem ser trabalhados e neutralizados, trazendo boa saúde para o indivíduo.
 

Os aspectos unem a energia de um planeta ou ponto do mapa à de outro planeta ou ponto, permitindo que estes dois pontos ou planetas se manifestem em conjunto.

Os ângulos usados como aspectos se originam da divisão dos 360 graus do círculo do zodíaco por números inteiros: 1,2,3,4,5,6,7,8 e 9.
 

Segundo Hand, o simbolismo do aspecto resultante da divisão corresponderá ao simbolismo do número que o dividiu e este simbolismo empregado é o dos antigos pitagoristas e dos cabalistas.

Os aspectos utilizados para verificar problemas de saúde são a conjunção, asemiquadratura, a quadratura, a sesquiquadratura, a oposição e o quincúncio, pois são considerados aspectos em desarmonia ou de desafio. A sextilha (sextil) e o trígono são aspectos harmoniosos que podem neutralizar ou equilibrar um aspecto difícil quando partindo do mesmo planeta (por exemplo, Sol quadratura a Netuno e ao mesmo tempo Sol trígono a Saturno).


Segue Tabela dos Aspectos... (Principais), mas naturalmente não estão todos aí, pois que são muitos...



ASPECTOS
SÍMBOLOS
DISTÂNCIA
SIGNIFICADO
ASPECTOS MAIORES (PRINCIPAIS)
CONJUNÇÃO
De 0 à 8 graus

Conjunção ® Representa uma mistura de duas energias que agem simultaneamente. A conjunção é considerada harmoniosa quando dois planetas têm afinidade entre si e desfavorável quando os planetas possuem natureza diferente. Por exemplo, Lua e Saturno possuem naturezas diferentes; logo, estariam em desarmonia. Já Lua e Vênus, de naturezas semelhantes, estariam em harmonia.

É uma junção de forças vibratórias. Ajudam ou desafiam. Este aspecto mescla as características de dois planetas, ou intensifica quando junto ao Asc e MC. O aspecto é considerado até 10º de distância.
Ocorre quando 2 ou mais planetas estão localizados dentro de um intervalo de 5 a 10 graus.
Quando isso ocorre os planetas são desafiados a funcionar juntos em equipe.
OPOSIÇÃO
Com 180 graus (180º)

Oposição ® Aspecto de 180 graus de arco entre os planetas. Orbe de 5 graus. Indica um desequilíbrio como em uma gangorra. Um dos planetas é mais forte que o outro, criando conflitos e problemas de saúde.

Quando dois planetas estão a 180 graus na órbita. Mostram a necessidade de equilibrar diferentes polaridades. Somente quando superarmos a dualidade teremos resolvido o desafio.
Significa o conflito que vem de fora, do meio exterior, entre nós e o meio ambiente, tensão, sempre a pessoa vê o problema.
QUADRATURA
Com 90 graus (90º)

Quadratura ® Aspecto de 90 graus de arco entre os planetas. Orbe de 5 graus. A quadratura materializa os problemas de saúde indicados pelos planetas e signos envolvidos. Indica também que partes do corpo fazem mais esforço.

Dois planetas estão dentro de um ângulo de cerca de 90 graus na órbita.
Podem representar conflitos de intenções.
Este aspecto significa um conflito interno, uma luta interna muito grande, são desafios, às vezes a pessoa que possui este aspecto não "vê" o que acontece.
TRÍGONO
Com 120 graus (120º)



Trígono ® Aspecto de 120 graus de arco entre os planetas. Orbe de 5 graus. Aspecto harmonioso que pode trazer sorte mas também inibição, passividade e preguiça.

Quando dois planetas estão a 120 graus na órbita. Os planetas em geral neste aspecto oferecem auxílio recíproco. Ë um aspecto muito positivo.
É um aspecto suave que trazemos de vidas passadas, são créditos obtidos em outras existências, comodidade. Significa que uma área encontra-se aberta, plena, absoluta em relação a outra área, o fluxo é abundante, pois o canal é grande e livre.
SEXTIL
Com 60 graus (60º)

SEXTIL ® Aspecto de 60 graus de arco entre os planetas. Orbe de 3 graus. O sextil é considerado um aspecto estimulante, de oportunidades.

Dois ou mais planetas que se alojem dentro de um angulo de cerca de 60 graus.
Esses planetas envolvidos se auxiliam mutuamente, exigindo de nós participação adequada.
Este aspecto confere mais ação entre os planetas envolvidos.
ASPECTOS MÉDIOS
SEMI-SEXTIL
Com 30 graus (30º)
SEMI-SEXTIL ® Aspecto de 30 graus de arco entre os planetas. Orbe de 1,5 grau. Ver quincúncio.

Alguns astrólogos usam o termo inconjunção, para tratar tanto do quincúncio - 150º como do semi-sextil - 30°. Ambos parecem funcionar de maneira semelhante. Podemos tratá-los como um desequilíbrio, um comportamento contraditório, como por exemplo, agimos de maneira diferente em situações semelhantes; ou focalizamos muito a nossa atenção numa área e reprimimos outra; ou temos exagerado interesse em um assunto, em detrimento de outros necessários.
QUINCÚNCIO
Com 150 graus (150º)
QUINCÚNCIO ® Karma começando ou acabando.

Aspecto de 150 graus de arco entre os planetas. Orbe de 3 graus.
Segundo Nauman, este é o aspecto mais importante para indicar se há tendências para saúde fraca. Em nível psicológico, indica que a pessoa não consegue entrar em contato consigo mesma ou com as suas necessidades ou emoções reprimidas. Há um desequilíbrio de excesso ou de inibição, uma autolimitação que provoca acúmulo de energia exagerado durante um longo espaço de tempo e que, necessariamente, terá de ser liberado de maneira drástica ou na forma de doença física ou psíquica.

O quincúnce (150°) é a mistura de um sextil (60°) + quadratura (90° ou um trigono (120°) + semisextil (30°).

Dois planetas em quincúnce operam em casas diferentes para objetivos que não se conciliam e geram tensão. Muitas vezes exige desistência ou anulação de um dos interesses e indica que um ajuste ou acordo deve ser feito. Pode ser comparado a duas pessoas tentando se comunicar em idiomas diferentes, ou seja, eles não entendem a energia um do outro. Ou quando se mistura lazer com trabalho.
ASPECTOS MENORES
SEMIQUADRATURA
Com 45 graus (45º)
SEMIQUADRATURA ® (360° dividido em 8 partes)

Aspecto de 45 graus de arco entre os planetas. Orbe de 2 graus. Este é um aspecto que, mesmo estando em desarmonia, tende a dar oportunidades de ação. De qualquer forma, faz com que o nativo se irrite com facilidade.
Sesquiquadratura

Aspecto de 135 graus de arco entre os planetas. Orbe de 2 graus.

Esforço para adequar-se a dois objetivos diferentes ou ruptura/desistência. Surgem situações ou personagens que desafiam. Pode se manifestar de forma ativa tanto quanto uma quadratura. A semiquadratura é a metade de uma quadratura (90 : 2 = 45°) e ocorre em signos e casas que podem ser compatíveis ou incompatíveis. Então pode-se prever que causará danos dependendo de sua combinação.
No mapa natal é um aspecto tenso que exige atitude, definição e enfrentar desafios. As energias dos planetas tem dificuldade de se misturar e tendem a agir independentemente exigindo conciliação que gere um estágio mais amplo. Ela é mais forte quando os planetas estão em signos contíguos ou quando as naturezas dos planetas são incompatíveis. A semiquadratura (45°) crescente ou aplicativa, ou seja, dois planetas se aproximando, é análoga a 15º de touro. Nela, você quer ir em frente, adquirir valores novos, mas algo muito forte dentro de você tenta lhe puxar para trás. Você se propõe a algo que será bom para você, mas algo desvia seu caminho. Sempre existe algo que vai te impelir a quebrar promessas ou impedir que você tome novas iniciativas.
SESQUIQUADRATURA
Com 135 graus (135º)
SESQUIQUADRATURA ® Soma da quadratura 90° + semiquadratura 45°

A sesquiquadratura (uma quadratura mais uma semiquadratura), segundoTierney, produz desarmonia e representa uma tendência a reagir de formaexagerada a conflitos pequenos. A sensação de não conseguir controlar assituações provoca raiva e ressentimento.

Reavaliação ou esforço para adequar-se - A sesquiquadratura é uma quadratura e meia (90° + 45°). A semiquadratura (45º) e a sesquiquadratura (135º) são aspectos que causam irritabilidade, embora atuem de forma magnética, estimulando à ação. Por vezes a ação da semiquadratura dá-se apenas no plano mental, enquanto que na sesquiquadratura o impulso é maior.
A sesquiquadratura é um aspecto tenso, dissonante., desafiante (orbe 2º) em um mapa natal. Pode ser interpretado como a semiquadratura, momento de crise que exige atitude, possível recaída, dúvida, vacilação. Nos trânsitos significa ajustes, reavaliação, aparecimento dos primeiros resultados, fatos recém-surgidos, o empurrão final, tornar as coisas irreversíveis, desafios à realidade. Obtenção dos primeiros resultados, pessoas conjunturais no desenlace, definições.
Na sesquiquadratura (135°) minguante ou separativa, ou seja, dois planetas se distanciando, análoga a 15º de escorpião, a vida pede que você se aprofunde, transforme, para que não haja a necessidade de ocorrer uma perda. Ou seja, ou você muda ou você muda.
Na sesquiquadratura (135°) crescente ou aplicativa, ou seja, dois planetas se aproximando, é análoga a 15º de leão, você tem que provar que é capaz. É hora de mostrar seu talento e habilidade, tem que mostrar que é capaz.
QUINTIL
Com 72 graus (72º)
QUINTIL ® Quintil – (360° dividido em 5 partes) - Orbe 2° - Revela talento criativo, compulsão para criar, uma vontade compulsiva por se realizar e brilhar desenvolvendo a dom da estratégia e a capacidade de embriagar ou cativar. É um aspecto tenso, desafiador mas mostra talento e magnetismo. O quintil se obtém ao dividir a 360° por 5. Forma o pentagrama ou a estrela de 5 pontas. Se relaciona com desafios, com a auto-estima em relação às energias dos planetas e dos signos envolvidos. Pode manifestar-se como uma vontade compulsiva por se realizar e brilhar desenvolvendo a dom da estratégia e a capacidade de embriagar ou cativar. Pode ser considerado também o Biquintil 144º (72º x 2); Triquintil 216º (72º x 3), só que os atributos serão mais conscientes. Devem ser avaliados quando se pesquisa sobre a carreira profissional, habilidades e talentos.
BIQUINTIL
Com 144 graus (144º)
BIQUINTIL ® Análogo ao quintil 72° x 2 = 144- Talentos criativos – compulsão para criar.







 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário