Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

DA QUADRUPLICIDADE (Cruzes, Ritmos ou Modalidades)





A Astrologia, além de identificar os signos através dos elementos da natureza; fogo, terra, ar e água, também divide os signos em outra disposição, que chamamos de “ritmo”. Essas disposições são determinadas pelo próprio traçado geométrico do Zodíaco, e chamamos de “triplicidades” a divisão por elemento, e “quadruplicidade”, a divisão por ritmo.
Existem três quadruplicidades e são divididas nos ritmos: cardinal, fixo e mutável e cada um dos doze signos possui um desses ritmos. Temos nas quadruplicidades a referência e identificação dos tipos básicos de atividades dos signos. Os ritmos são divididos em grupos de quatro signos para cada ritmo. Além de identificar o tipo de atividade eles nos indicam também a capacidade de adaptação às circunstâncias.

As qualidades (ou Ritmo) estão associadas ao início, meio e fim de cada estação do ano.

AS TRÊS QUADRUPLICIDADES



As manifestações rítmicas determinam as seguintes características:



CARDEAL (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio)
Esta qualidade representa o início de cada estação.

Os signos de Modo Cardinal correspondem à entrada nas Estações do Ano. E são eles Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio.


SIGNOS CARDINAIS são os das Casas ANGULARES

O início, a cruz cardinal (RELACIONAMENTO e INDEPENDÊNCIA) e a disponibilidade.
Os signos cardinais se caracterizam pela ação, a impressão de uma nova atitude e de um novo movimento, buscando um desafio. São signos com mais iniciativa que os demais. O Asc., Desc., MC e FC são pontos cardinais e signos cardinais são aqueles que dão impulso, começo, iniciativa, criatividade, projeto, idéia, origem às coisas, conferem atividade, energia, coragem, audácia, rapidez, espírito de pioneirismo, ambição, ardor, autenticidade, senso de direção e de prioridade. Mas também conferem irreflexão, despotismo, dispersão e orgulho. São eles um signo de cada elemento: Áries (fogo), Câncer (água), Libra (ar) e Capricórnio (terra).

1. Cardinal: signos de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio

Representa ação.

A energia cardinal simboliza começos, tal como a entrada de cada estação; E os signos cardinais também se apresentam assim. Seja o impulso de Carneiro, a associação de Caranguejo à fecundidade e maternidade, de Balança às relações ou de Capricórnio à vida social e à responsabilidade da carreira.


Por isso esses signos representam ambição, espírito empreendedor, pioneirismo, iniciativa e a vontade de buscar aquilo que se quer. Podem também ser apressados, imprudentes e dominadores. Esta qualidade representa a energia necessária para começarmos algo. A expressão: “se não tem tu, vai tu mesmo”, explica bem o que ela significa. Ela não espera. Faz acontecer, abrindo o seu próprio caminho.


Na energia ou expressão Cardinal existe uma tônica de Ação. De início e libertação da energia, é assim que esta vai operar.


CARDINAL


Pessoas com forte ênfase em signos Cardinais podem ter facilidade em iniciar projetos, é uma qualidade direcionada, de movimento.


A pessoa que nasce com a maioria dos planetas em signos cardinais tende a ser uma pessoa espontânea, que não descansa, age depressa e está sempre ansiosa para mudar de atividade. Tem facilidade para tirar vantagens das situações. Tem habilidades naturais para o comando e faz com que as coisas aconteçam. É uma organizadora.


Já as pessoas muito ligadas a ela podem ser muito ambiciosas. Estão sempre apressadas, fazendo um monte de coisas, mas não tendo tempo para aproveitar a vida. Também podem ter dificuldade de terminar o que começam.


A falta deste modo num mapa natal pode originar alguma ausência de iniciativa e um certo desânimo em alcançar em objetivos e manter as coisas em andamento. As pessoas pouco ligadas a esta qualidade, podem ser muito paradas, do tipo que gostam de empurrar os seus problemas para os outros. Se contentam com pouco, porque não gostam de esquentar a cabeça.


A pessoa sem planetas nos signos cardinais tem dificuldade em tirar vantagem das oportunidades ou não consegue perceber oportunidades.




FIXO (Touro, Leão, Escorpião e Aquário)
Esta qualidade representa o meio das estações.


SIGNOS FIXOS são os das Casas SUCEDENTES.
O meio, a cruz fixa (POSSE e PODER) e a entrega.

Os signos fixos se caracterizam pela preservação de sua atitude e de seu movimento inicial. São signos com mais convicção que os demais. São aqueles que são estáveis, que dão maior densidade à matéria, que conseguem as coisas devagar, que vão até o fim, que tem os pés no chão, conferem afirmação, lealdade, confiabilidade, prestígio, posição, bens, resolução, concretização, realização, concentração, reflexão e constância; mas também frieza, obstinação, teimosia, egoísmo, lentidão e apatia. São eles: Touro (terra), Leão (fogo), Escorpião (água) e Aquário (ar).
Quando o trabalho correspondente a estação correspondente está estabilizado, por isso representa lealdade, obstinação, determinação, força, constância, estabilidade, capacidade de se concentrar. Ela representa as qualidades necessárias para estabilizar, tudo o que começamos, a frase: “o apressado come cru”, nos dá uma idéia, do que esta qualidade age, ela vai com calma e lentamente vai conseguindo o que quer. Ela também busca a segurança. As pessoas pouco ligadas a ela podem ter grandes idéias, serem inteligentes e criativas, terem muita iniciativa, mas podem não concretizar, o que começam, ou alguém tem que terminar por elas. Já as pessoas muito apegadas a ela, são teimosas, egoístas e sofrem muito com as mudanças. Elas também se não forem ensinadas desde pequenos, a se porem em movimento atavés dos esportes ou realizando pequenas tarefas, podem se tornar mais preguiçosas, que as pessoas das outras qualidades, que tiveram a mesma falha na sua criação.

2. Fixa: signos de Touro, Leão, Escorpião e Aquário
Representa fixação.
São signos de reservas de energia, de acumulação, de "teimosia", de solidez, mas também de estruturação e consolidação de valores, da personalidade, de emoções ou de idéias.
Na energia ou expressão Fixa existe uma tônica de Concentração. É um modo que vai operar no sentido de manter a forma, de manter as reservas de energia, numa perspectiva interiorizada.

FIXA
Pessoas com forte ênfase em signos Fixos podem ter uma grande capacidade de concentração, serem "resistentes" e obstinados naquilo a que se propõem.
A pessoa que nasce com a maioria dos planetas em signos fixos tende a ser persistente, estável e se fixa em idéias ou atividades. Em geral, não gosta muito de mudanças.
A falta deste modo num mapa natal pode, por sua vez, originar alguma instabilidade e também incapacidade em fixar metas e propósitos, com uma certa tendência à dispersão.

Quando não possui planetas em signos fixos, a pessoa não consegue se fixar ou fazer planos a longo prazo e tem dificuldades de atingir objetivos. A vida é bastante errática.


MUTÁVEL (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes)
Esta qualidade representa o fim de cada estação.

Os signos de Modo Mutável correspondem ao final das Estações do Ano. E são eles Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.As casas relacionadas com os signos CARDEAIS são chamadas de CASAS ANGULARES.


SIGNOS MUTÁVEIS são os das Casas CADENTES

O fim, a cruz mutável (CONHECIMENTO e FINALIDADE) e o significado.
Já os signos mutáveis se caracterizam pela adaptabilidade. São signos mais flexíveis que os demais. São os signos elementos de transformação, transmutação, alteração, mudanças, sabedoria, entendimento, que dão ritmo as coisas, que tem um envolvimento com o próximo, confere também sensibilidade, flexibilidade, versatilidade, mutabilidade, percepção e adaptação. São os signos do doar-se, submeter-se, do ser usado e servir ao próximo. Mas também inconstância, inércia e depressão. São eles: Gêmeos (ar), Virgem (terra), Sagitário (fogo) e Peixes (água).

3. Mutável: signos de Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes
 
Representa mutabilidade

Quando é necessária uma adaptação da estação, que está terminando para a que está começando. O momento em que é preciso fazer a transição para a qualidade seguinte e para um novo ciclo. São signos adaptáveis, de uma certa dualidade, em que foi preciso compreender o ciclo que terminou para se iniciar o seguinte. Curiosamente são signos cujas figuras representam alguma dualidade.
 
Por isso ela representa adaptabilidade, flexibilidade, versatilidade, engenhosidade. A expressão: “na vida você tem, que aprender a se dobrar, senão você se quebra” é a essência do que essa qualidade representa. É graças a ela que nós conseguimos nos adaptar a mudanças na vida. Ela nos diz quando é a hora de ir a luta e começar (cardeal), e quando é hora de ficar (fixo).

As pessoas pouco afeitas a esta mutabilidade, tendem a percorrer uma só direção, uma só linha de comportamento, sem perceberem quando é a hora mais apropriada para mudar de rumo, podendo ser ou muito independentes (cardeal), ou teimosos (fixo).

Já pessoas muito ligadas a ela podem ser indecisas, incapazes de decidir um rumo para as suas vidas.

Podem ser muitos dependentes dos outros, inconstantes e irresponsáveis. Tendem a ser mentirosos e nos casos mais drásticos, podem se tornar criminosos (principalmente trambiqueiros), porque os valores morais, podem ser fracos (adaptáveis).
 
Os signos mutáveis também são chamados de signos comuns.
 
Na energia ou expressão mutável existe uma tônica de Síntese. É a integração dos dois modos que o precederam, para se fazer então a passagem para um novo ciclo. Daí operar a um nível de aprendizagem e compreensão.

MUTÁVEL

Pessoas com forte ênfase em signos Mutáveis podem ter uma grande capacidade em se adaptarem às circunstâncias, em assimilarem os processos e se necessário transformá-los.
 
A pessoa que nasce com a maioria dos planetas em signos mutáveis tende a ter muita capacidade de adaptação e ajustes na vida e está em constante mudança.

A falta deste modo num mapa natal pode, no entanto, mostrar pessoas que têm dificuldades em serem flexíveis. Pode existir, de algum modo, uma certa dificuldade de adaptação e compreensão.
 
Quando o nativo não possui planetas em signo mutável, há muita dificuldade em fazer qualquer tipo de mudança por menor que seja, ou de fazer ajustes. É uma pessoa inflexível e de idéia fixa.

As casas relacionadas com os signos FIXOS são chamadas de CASAS SUCEDENTES.
As casas relacionadas com os signos MUTÁVEIS são chamadas de CASAS CADENTES.

Nota: É fundamental ter em conta que cada pessoa não reúne apenas as qualidades do seu signo solar ou do elemento onde este se encontra. A dinâmica é apenas compreendida pelo todo, pelo mapa natal na sua totalidade, que pode enfatizar vários signos e assim mais do que um elemento. Não faz sentido, por exemplo, dizer que se é do signo Gémeos (Ar) e que por isso a pessoa não terá qualquer afinidade com pessoas do signo Capricórnio (Terra), como elementos reativos.
Outra questão a ter em conta é que os elementos são apenas uma parte do estudo da Astrologia, existem muitos outros fatores a ter em conta (aspectos, modos, etc), neste tipo de abordagem e em particular na chamada Astrologia Relacional.


Através do balanço das modalidades, na leitura de seu mapa, podemos saber se temos um equilíbrio entre atitude, convicção e flexibilidade, ou se você possui algum desses atributos em maior evidência que os demais.
Resumindo...

SIGNOS
POLARIDADE
QUADRUPLICIDADE
(Ritmos/Modalidades)
DISPOSIÇÃO
DAS CASAS
TRIPLICIDADE
(Elementos)
OUTRAS
CARACTERÍSTICAS

ÁRIES

Positivo (+)
(Criativo)
CARDEAL
(os ambiciosos)
Casa Angular
(A 1ª Casa do 1º Quadrante)

FOGO
(Volátil)
Pessoal
(Inspiração)
TOURO
Negativo (-)
(Receptivo)
FIXO
(os perseverantes)
Casa Sucedente
(A 2ª Casa do 1º Quadrante)

TERRA
(Sólido)
Pessoal
(Mente)
GÊMEOS
Positivo (+)
(Criativo)
MUTÁVEL
(os espertos)
Casa Cadente
(A 3ª Casa do 1º Quadrante)

AR
(Gasoso)
Pessoal
(Mente)
CÂNCER

Negativo (-)
(Receptivo)
CARDEAL
(os ambiciosos)
Casa Angular
(A 1ª Casa do 2º Quadrante)


ÁGUA
(Fluído)
Pessoal
(Sentimentos)
LEÃO
Positivo (+)
(Criativo)
FIXO
 (os perseverantes)
Casa Sucedente
(A 2ª Casa do 2º Quadrante)


FOGO
(Volátil)
Social
 (Inspiração)
VIRGEM
Negativo (-)
(Receptivo)
MUTÁVEL
(os espertos)
Casa Cadente
(A 3ª Casa do 2º Quadrante)

TERRA
(Sólido)
 Social
 (Compartilhar)
LIBRA
Positivo (+)
(Criativo)
CARDEAL
(os ambiciosos)
Casa Angular
(A 1ª Casa do 3º Quadrante)



AR
(Gasoso)
Social
(Compartilhar)
ESCORPIÃO
Negativo (-)
(Receptivo)
FIXO
(os perseverantes)

Casa Sucedente
(A 2ª Casa do 3º Quadrante)

ÁGUA
(Fluído)
Social
(Compartilhar)
SAGITÁRIO
Positivo (+)
(Criativo)
MUTÁVEL
(os espertos)
Casa Cadente
(A 3ª Casa do 3º Quadrante)

FOGO
(Volátil)
Universal
(Inspiração)
CAPRICÓRNIO
Negativo (-)
(Receptivo)
CARDEAL
(os ambiciosos)
Casa Angular
(A 1ª Casa do 4º Quadrante)


TERRA
(Sólido)
Universal
(Integração)
AQUÁRIO
Positivo (+)
(Criativo)
FIXO 
(os perseverantes)
Casa Sucedente
(A 2ª Casa do 4º Quadrante)

AR
(Gasoso)
Universal
(Integração)
PEIXES
Negativo (-)
(Receptivo)
MUTÁVEL
(os espertos)
Casa Cadente
(A 3ª Casa do 4º Quadrante)

ÁGUA
(Fluído)
Universal
(Integração)

Um comentário: