Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Trânsitos de NETUNO



 
RETORNO:

165 anos.
Netuno também se movimenta muito vagarosamente, mudando de signo a cada 14 anos, e, por isto raramente irá se mover mais do que cinco ou mesmo seis signos ou casas ao longo de uma existência. O principal aspecto que Netuno forma durante seu longo ciclo é a QUADRATURA com o Netuno Natal, que costuma ocorrer entre o inicio e/ou meio dos 40 anos.
NETUNO E SEUS ASPECTOS MAIS SIGNIFICATIVOS
NETUNO em QUADRATURA com NETUNO
Entre 40 e 43 anos
No caso de Netuno, como ele demora cerca de 14 anos para percorrer cada signo, uma pessoa que viver 80 anos viverá seu trânsito, aqui no Brasil, provavelmente em 5 ou 6 Casas (setores), ou seja, “percorrendo” no máximo metade do seu mapa natal; já no caso de Plutão, como seu percurso é mais variado, devido à sua órbita excêntrica (de 13 a 32 anos por signo), uma pessoa que viver 80 anos viverá seu trânsito, provavelmente apenas em 5 casas, talvez parte da sexta.
Mas é aí que está a parte interessante desta questão. Como nós astrólogos sabemos que Netuno e Plutão, em boa parte do século passado ficaram em sêxtil, verificamos que as pessoas nascidas a partir de 1.930 foram (e eventualmente estão sendo) marcadas pela presença desses planetas, desde Virgem até Aquário (Netuno) e de Câncer a Sagitário (Plutão), o que configura então um tipo de influência em mais de uma geração (considerada a cada 30 anos). É por isso que muitos falam “a geração de Plutão em Leão” (nascidos de 1940 a 1958)”, “de Plutão em Virgem” (nascidos de 1958 a 1972), “de Plutão em Libra” (nascidos de 1972 a 1984).
É claro que cada uma dessas “gerações” teve conotações diferentes trazidas por Netuno, mas um estudo mais aprofundado requereria um espaço maior do que o de um artigo como este...
Falando de outro ponto de vista, é fácil de se ver, num mapa natal, que os trânsitos mais marcantes desses planetas, ao longo da maior parte da vida adulta de uma pessoa, “marca” predominantemente um quadrante do mapa natal, do que resulta que, numa primeira “vista d’olhos” num mapa, podemos detectar onde (em que setores) sua influência predomina(rá): por exemplo, uma pessoa que tem tido tais trânsitos destacados nas Casas 4, 5 e 6, teve, tem tido ou terá mais salientes os setores da família/ segurança emocional (4), auto-estima/filhos/criatividade/ paixões (5) e trabalho/serviço/saúde (6).
Ressalto ainda o fato de que a turma que nasceu em torno de 1961/62, -- e que portanto esteve ou está "enfrentando" a oposição de Urano – ao nascer teve Netuno em Escorpião e Plutão em Virgem, em sêxtil, o que significa que todos vieram com habilidade para perseguir valores espirituais, enfrentar a batalha entre os desejos materiais e os espirituais, dando mais valor à regeneração do que à estagnação e podendo, portanto, desempenhar um papel transformativo no mundo, através de um poder discriminativo maior e dando importância à saúde no sentido amplo – ou partindo para a fuga em direção às drogas, ao “easy way out”.
Quem nasceu em 1961 (exceto em novembro), ou até 9 de agosto de 1962, teve ainda Urano em Leão e teve a oposição recentemente. Urano em Leão ressente a autoridade, transmite a necessidade da liberdade de expressão individual, da criatividade individual; tal turma (de um modo geral) sente revolta contra os padrões estabelecidos, mas precisa entender que isso não basta, que é preciso oferecer alternativas que representem uma melhoria para o sistema, e que será somente através de esforços combinados que se poderá restaurar a sinceridade de propósitos, a honestidade e a responsabilidade moral, a todos os níveis do poder público.
É claro que a posição no mapa natal de cada um depende da posição do Ascendente, podendo tais planetas caírem em qualquer quadrante. Entretanto, abstraída essa questão, e considerando as posições genéricas citadas desses três planetas chamados “exteriores”, eu diria que é uma turma forte, que agora, com Plutão transitando Sagitário, pode desempenhar um papel importante na luta por valores justos, corretos, honestos, -- e contra a corrupção em qualquer nível (desculpem a repetição).
Como diz Martin Schulman (autor de diversos livros, dentre os quais uma série chamada “Astrologia kármica”), “você é o que você pensa, tendo se tornado o que pensou”, ou ainda, como diz o autor inglês A. R. Orage, “ o seu nível de ser atrai a sua vida”.
Não é muito comum que as pessoas aceitem essas afirmações, razão por que um dos principais fenômenos na vida, as mudanças (ou mesmo as transformações), encontram grande resistência por parte daquelas que não se confrontam com elas e, conseqüentemente, ficam condicionadas a ter muitos imprevistos e decepções.
Viver com sabedoria implica saber observar, interpretar, compreender e lidar satisfatoriamente com os fatos e acontecimentos, de forma que os desafios e as mudanças ou transformações pelos quais temos de passar representem realmente desafios e lições, e não castigos em nossas vidas; assim, quem vive com sabedoria caminha na direção de uma vida mais responsável, intensa e significativa, do ponto de vista interior de uma pessoa que compreende que a evolução interior (espiritual) é o fator mais importante de uma vida com significado.
 
Em conseqüencia, é claro que tudo isso depende da consciência de cada um, já que viver com consciência significa ter consciência das conseqüências dos próprios atos. Para os menos concernidos, pode parecer uma vida chata e monótona, mas para os mais concernidos, é uma vida de tranqüilidade interior, em que a pessoa vive em paz consigo mesma, -- pois, após seu amadurecimento interior, que é o resultado da confrontação dos desafios como vetores de mudanças, -- já dissolveu as culpas do passado e as inquietudes representadas pelo futuro, liberando-se portanto das “amarras” do tempo e do karma.
Como disse um crítico a respeito de um filme, recentemente, “os acontecimentos são mais ou menos os mesmos para a maior parte das pessoas, mas o ‘como’ cada um os vive varia bastante”, -- e eu acrescento: porque depende de cada um, de sua consciência e sabedoria, de seu nível de ser.
Trago agora outro ponto de vista, para transmitir que o exercício do livre arbítrio, -- tão discutido, porque tão pouco compreendido, -- não é tão simples, porque primeiro, implica consciência e sabedoria, segundo, porque implica escolhas ao longo da vida. Não é possível cada um de nós viver todas as experiências humanas, nem mesmo aquelas que estão indicadas no mapa astral (que representa um “campo de possibilidades”, não um destino), devendo cada pessoa, perante acontecimentos possíveis, exercer o livre arbítrio para, em cada situação, viver o que lhe parece melhor e mais adequado para si mesma, naquela determinada situação e, de preferência, tendo como referência o objetivo que quer alcançar para si em termos de realização pessoal (interior) – o que quer que isso signifique para ela.
Por outro lado, por mais que as pessoas se acomodem em suas vidas, a dinâmica das energias sutis as fará sentir um vazio ou uma inquietude interior. É a partir desse enfoque que podemos afirmar que a Astrologia pode servir de ferramenta, para que a pessoa, utilizando o próprio mapa astral, desenvolva o autoconhecimento e se prepare adequadamente para os desafios e as mudanças ou transformações que estão indicadas em sua vida (as energias sutis representadas aqui também pelos corpos celestes, inclusive com seus ciclos). 
Marco Aurélio T. Fernandes


Por volta de 42 anos, Netuno estará fazendo quadratura (ângulo 90 graus) com o seu posicionamento natal. Pode ser uma fase de certa confusão. Também começa a haver um evidente despertar espiritual, que a pessoa pode atender ou não, de um modo que possivelmente não aconteceu antes dessa idade, ou não com a compreensão que esta quadratura irá trazer. Quando a pessoa não avança em direção a valores mais espiritualizados, esta, porém, pode ser uma fase de forte desilusão com a vida material, com perguntas do tipo ‘era isso mesmo que eu queria?’. O efeito de Netuno, ao passar pelas casas, é tornar aquele assunto mais flexível. Então não é de se surpreender que uma quadratura Netuno-Netuno exija que você coloque sua vida em bases mais sutis e busque conhecer também a realidade invisível por detrás da realidade material. Com a passagem de Netuno nas casas, a rigidez e as certezas arrogantes são dissolvidas. A quadratura de Netuno ao seu posicionamento natal será um momento especial de se tornar mais flexível e criativo perante a vida.


Trânsito de Netuno
Netuno simboliza o Princípio da sensibilidade maior: a casa onde ele está transitando em seu Mapa tende a mostrar a área de sua vida em que você está ganhando em sensibilidade, telepatia e mediunidade, de forma negativa pode estar sentindo vazio existencial, desânimo, confusão, preguiça, incertezas, escapismo, apatia, talvez profundamente insatisfeito com o que vem vivendo neste setor. A forma positiva de encontrar uma saída é se abrir a uma nova maneira de viver o amor e a espiritualidade, ou as artes de forma mais compassiva, compreensiva, doadora e amorosa, as vezes trabalhando o requinte e os detalhes de sensibilidade.

Os trânsitos de Netuno dinamizam a sensibilidade, capacidade de amar e espiritualidade. Netuno pode provocar confusão, ilusão, engano e diluição.
Ele pode demorar até 11 anos numa casa e seus aspectos duram quase 4 anos (orbe 5 graus).
Netuno dá uma volta completa no zodíaco em 169 anos, e demora num signo ou casa em torno de 13 a 15 anos.
O trânsito de Netuno pelo mapa natal é uma oportunidade para ir trabalhando o desenvolvimento da sensibilidade, amorosidade e espiritualidade. A casa pela que o planeta Netuno transita no mapa natal revela em que assuntos da vida da pessoa se manifestará sua energia e seus atributos.
Desde que Netuno se encontra a 5º da cúspide da casa já iniciará a manifestar sua presença na casa. Ao chegar na conjunção com a cúspide se mostrará, em princípio na sua máxima força.
Devido a sutileza e amplitude da sua energia esta casa e seus assuntos poderão ser embriagados pelos encantos dos mistérios e poderes de Netuno. Netuno rege o que está além dos sentidos e das definições. Ele exige ser canalizado através do amor, da arte ou da espiritualidade, quando isto não se consegue, pode reinar a confusão e a perda.
É um grande privilégio usufruir da informação de saber por onde Netuno está transitando no mapa natal, saber em que casa está, quando vai ativar um planeta natal, cúspide de casa e os pontos especiais do mapa. Acostumo a colocar em foco o planeta, ou ponto especial do mapa a que Netuno se esteja aproximando quando ainda estiver a 10º do aspecto maior.
Os assuntos que Netuno ativa exigem ser tratados com muita sensibilidade e atenção. Netuno exige flexibilidade, sensibilidade, amplitude, amorosidade. Nos assuntos dessa casa a pessoa é convidada a canalizar sua sensibilidade com maestria e a estar disposta a lidar com o desconhecido e o não mensurável.
Netuno ativa o inconsciente, o invisível, e os canais de comunicação do coração e a alma.
Netuno no seu trânsito pelo mapa vai expandindo o potencial místico, espiritual e artístico da pessoa, a favor da transcendência e constante re-significação, mostrando quais os prováveis caminhos de realização deste potencial e os melhores momentos para fazer determinados investimentos e ações.

A casa pela que transita Netuno é submetida ao encantamento, a embriaguez ou a hipersensibilidade, por isso seus assuntos aparentam estar envolvidos por véus e nuvens que não permitem de primeira vista serem focados com clareza e objetividade. Assim a pessoa, pode o desconhecer o que está acontecendo até se atrapalhar com enganos e ilusões ou adotar uma postura atenta e receptiva para perceber o que Netuno está querendo mostrar e onde ele está agindo.
Netuno pode mostrar também potencialidades e possibilidades para o serviço incondicional, humanitário e a prática da amorosidade e a virtude. Nos assuntos desta a casa a pessoa poderá sentir vontade de se doar, ate sacrificar a favor do interesse coletivo ou de outras pessoas.
É também nesta casa onde podemos esperar um auxílio da nada, onde podemos nos iludir esperando soluções encantadas ou onde se pode idealizar e fazer uma imagem encantada das pessoas.
Nesta casa pode se ter uma tendência a idealizar, sonhar, se abrir ao desconhecido, se diluir no todo maior, seguir o canto da sereia, sucumbir a encantamentos. Assim nesta casa também poderá se viver o engano, a ilusão, a projeção, a confusão, o papel de vítima e a perda.
Para uma compreensão mais profunda estude onde está colocado o regente da casa pela que Netuno estiver transitando e sua relação angular com Netuno. Assim como a situação astrológica dos planetas presentes na casa, e os planetas natais que Netuno por aspecto irá ativar.
Quando Netuno transita por uma casa sensibiliza seus assuntos, dilui rigidez, mostra outros ângulos, torna mais flexível e adaptável. Podem acontecer também enganos, equívocos, traições, tudo dependerá da consciência, sensibilidade e espiritualidade da pessoa. A pessoa fica mais vulnerável, sensível e aberta a expandir seus limites e perceber o lado mágico, artístico e espiritual da vida.

• Netuno em trânsito pelos signos
• Netuno em trânsito pelas casas
• Aspectos de Netuno em trânsito com planetas natais

Netuno em trânsito com o Ascendente

"O Bodhisattva Avalokiteshvara profundamente imerso em prajña paramita compreendeu que os cinco skandhas são vazios; transcendendo todo sofrimento. Ó Shariputra, forma não difere de vazio; vazio não difere de forma. Forma é, na verdade, vazio. Vazio é, na verdade, forma. O mesmo acontece com sensação, percepção, ação e consciência.
Ó Shariputra, o vazio é a natureza de todos os fenômenos: não podem ser criados nem destruídos, maculados nem purificados, aumentados nem diminuídos.
Sendo assim, no vazio não existe forma, sensação, percepção, ação nem consciência; Nem olho, ouvido, nariz, língua, corpo nem mente; forma, som, odor, paladar, tato nem objeto do pensamento; nem campo da consciência.
Não existe ignorância, nem o fim da ignorância; não existe velhice e morte, nem o fim da velhice e da morte.
Não existe sofrimento, causa, cessação, nem caminho; nem sabedoria nem nada para alcançar.
Não havendo nada para alcançar, o Bodhisattva que vive o prajña paramita não tem preocupação, nem obstáculo.
Sem preocupação ou obstáculo, não há medo.
Alheio a confusão e delírio, assim, alcança o nirvana.
Budas do passado, presente e futuro, também vivem o prajña paramita para atingir a suprema iluminação.
Assim, deve-se saber que o prajña paramita é o grande mantra, o mantra da iluminação, o supremo entre todos os mantras.
É inigualável e capaz de liberar todos os sofrimentos.
Isto é verdadeiro e não falso, assim proclama o mantra do prajña paramita, dizendo:
 Gate, gate, paragate, parasamgate, bodhi svaha
Sutra do Coração" 
Por Hector Othon

Sobre NETUNO

Netuno fica aproximadamente treze anos em um signo, e isso torna sua energia impessoal, ou seja, não atua no indivíduo, mas sim no coletivo.
Suas vibrações são impressas nas gerações, e podemos perceber essas vibrações nos movimentos de busca de ideais coletivos registrados pela história.
Ele nos traz a energia que usamos para nos unirmos com o todo, para nos dissolvermos e para buscarmos a união universal e a espiritualização. Ele nos motiva a buscar o imaginário, o místico e a compaixão universal.
Convida-nos a expressar nosso ideal de coletividade. O setor que Netuno se localiza em nosso mapa recebe essa energia meio difusa, meio confusa e espiritualizadora.
Alí, ele traz uma necessidade de fantasia, uma necessidade de dissolução, de se fundir com o universo, mas também pode trazer muita idealização e alguma desilusão.
Descoberto em 1846, Galle observa o planeta Netuno previsto pelos cálculos de Le Verrier...
Netuno é a conexão com a outra realidade, o contato com Deus, a benevolência, o contato com as coisas sutis, a psicologia, a filosofia cristã, o perdoar, o ser caridoso, as doenças psicossomáticas, a identificação com o sofrimento, a introspecção.
Neptuno (no Brasil, Netuno) é o oitavo planeta a partir do Sol, e o gigante gasoso mais afastado no nosso Sistema Solar. Netuno recebeu o nome do deus romano dos mares.
Orbitando tão longe do Sol, Netuno recebe muito pouco calor. A sua temperatura superficial média é de - 218°C. No entanto, o planeta parece ter uma fonte interna de calor...
Pensa-se que isto se deve ao calor restante, gerado pela matéria em queda durante o nascimento do planeta, que agora erradia pelo espaço fora.
A atmosfera de Netuno tem as mais altas velocidades de ventos no sistema solar, que são acima de 2000 km/h; acredita-se que os ventos são amplificados por este fluxo interno de calor...
Analogicamente representa clarividência, clariaudiência, telepatia, intuição, ilusão, revelação, dissolução, inconsciente coletivo, poderes paranormais, os sonhos, a espiritualidade, o misticismo, o romântico, o fora do tempo no passado, o engano, a decepção, a falta de objetividade, o altruísmo sem recompensa, dedicação irrestrita, a magia, a loucura, o envolvimento com drogas, o delírio, a capacidade de perdoar e ser humilde, o afeto, o desejo, o amor, a compaixão, a fantasia, a imaginação, os ideais espirituais, a caridade, a relação com o Oriente, a confusão, a inspiração, o consciente do inconsciente, a criatividade e a capacidade artística.
Netuno é a oitava superior de Vênus; onde a espiritualidade, o altruísmo sem recompensa e a dedicação irrestrita representam Netuno; e o amor possessivo, o amor terreno e a atração afetiva representam Vênus.

Ano Netuniano: 59.743 dias.
Período de Rotação: 15 horas.
Diâmetro: 44.579 km.
Distância do Sol: 4.500 milhões de km.
Deslocamento diário no zodíaco: 0º 0’ 24” por dia.
Revolução zodiacal: 169 anos.
Permanência média em cada signo: 13 anos, 6 meses e 23 horas.
Característica: Quente – úmido, magnético, bissexual, sensível, excitável e estéril.
Tarôt: A Torre.
Mitologia: A Ira de Possêidon.
Personificação: O mágico, o louco, o mar, os oceanos, as sereias e seu canto, as drogas, o drogado, o bêbado, os místicos, os religiosos, os artistas e os médiuns.
Saúde: Atua sobre o sistema nervoso em geral, principalmente sobre o tálamo, uma estrutura situada no cérebro que desempenha um papel fundamental na transmissão de estímulos que saem dos órgãos sensoriais e aí chegam. O sistema linfático e os pés.
Signo: Peixes.

Netuno nos Signos:

Netuno em Áries: Avanços nos conceitos religiosos.
Netuno em Libra: Modelo estético de geração, ótimo músico e cantor.
Netuno em Escorpião: Capacidade de transformar, alquimia, espiritualidade, esqueça de ser um músico. Essa geração tem um ideal de profunda intensidade emocional. Tem um jeito intenso e apaixonado de manifestar seu ideal coletivo, buscando espiritualizar e universalizar novas formas de questionar, de transformar, de regenerar e de viver a sexualidade humana.


Netuno em Escorpião

25/12/1955 a 12/03/ 1956 - 20/10/1956 a 16/06/1957  
06/08/1957 a 04/01/1970 - 04/05/1970 a 06/11/1970


Netuno em Escorpião no coletivo, sugere:

·   no período em que Netuno estava em Escorpião (dez de 1955 a nov de 1970) reina um astral que convidava ao amor, à paz, à entrega. O ocidente descobre o Amor Livre, via-se como sonho, ideal, a entrega, a vivência livre do sexo. Nunca se fez tanto sexo no ocidente. Do oriente se divulga o sexo sagrado, tântrico.
·  aparecem vários mestres do amor no ocidente
·  no ambiente cientifico iniciam-se estudos profundo dos mistérios da alma.
· desenvolvimento da psicologia e terapias diversas. Pesquisas do sonho, da fantasia, da imaginação.
·   divulgação das religiões, da magia, bruxaria, pajelança, xamanismo.
·    grandes festivais culturais. Iniciam-se os grandes concertos musicais com milhares de pessoas - ano 1968.
·    contaminação através do amor, das drogas
·    desenvolvimento da telepatia profunda. Paranormalidade.


Netuno natal em Escorpião, sugere:

·    mediunidade
·     telepatia
·     sonhos e fantasias envolvendo relacionamentos pessoais
·     capta o oculto ou escondido com facilidade.
·     incita ao amor incondicional no relacionamento



Netuno em Sagitário: Dissolução de seitas religiosas, propostas místicas, movimentos religiosos e dissolução de velhas leis.
Netuno em Capricórnio: Pessoas descompromissadas em relação ao sistema social.

Netuno nas Casas:

Netuno em qualquer casa: São pessoas sensíveis, sensitivas, permeáveis energeticamente, confusas e nebulosas e tem o dom de iludir-se a si próprio.


Netuno Natal na Casa I - A primeira casa corresponde ao setor mais pessoal, aquilo com que a pessoa se identifica e faz questão de preservar.

A pessoa com Netuno nesta casa significa que no momento do nascimento Netuno estava apontando no Leste, Oriente do local de nascimento. Netuno como senhor do Leste ganha poder na estruturação da personalidade.

Netuno é um planeta transpessoal que liga no canal maior do amor, sensibilidade, espiritualidade, enquanto o Ascendente corresponde ao lado mais pessoal, ao jeito primeiro de se responder, agir, ser. A pessoa com Netuno no Ascendente vive o desafio de ver a si mesma a partir do prisma netuniano, e assim a doação, a hipersensibilidade, o amor, a contemplação, a embriaguez sempre a acompanham.

Esta sensibilidade extrema (Netuno) no âmago (casa I), cria um estilo de ser receptivo, passivo, aparentando a pessoa estar sempre embriagada de sua própria sensibilidade.

Seu primeiro movimento diante um estímulo é regido pelos atributos de Netuno, assim tende a deixar de lado questões pessoais a favor dos outros, ambiente e coletivo.

Esta pessoa é sensível ao ambiente em que se encontra e às pessoas com quem se relaciona. É uma espécie de esponja que tudo capta, por isso deve aprender a se proteger e a fechar o corpo. Recomenda-se tomar banho de água fria sempre no final de banho quente. Usar alfazema e se proteger ou aprender a lidar com ambientes e pessoas carregadas de negatividade.

Pode gerar um ideal de doação, romantismo, serviço, dedicação a causas maiores.

Pode construir expectativas elevadas de si e dos outros e viver sonhando e se iludindo.

Intuitivo, sensível, e criativo é bom desde cedo na sua vida desenvolver seus talentos artísticos. Talento especial para lidar com imagens e visualização. A sua personalidade camaleônica a pode transformar em um excelente ator ou artista.

Deve aprender a orientar sua vida segundo sua intuição e sensibilidade. Ela tem o chamado faro para o caminho do Belo e da Virtude.

Netuno natal na casa I, sugere:

·   mediunidade.
·   sensibilidade especial para captar o ambiente e as pessoas
·   talento artístico
·   humanitarista, sensível à situação dos menos favorecidos
·   espiritualista, tolerante, amoroso
·   embriaguez astral
·   rejeição a álcool e drogas
      

É bom se proteger vivendo em ambientes belos, onde reine o bom gosto e tudo o que de bom oferece este mundo, nada melhor que a Natureza e um jeito de viver simples mas iluminado por sabedoria, amor e beleza.


Netuno Natal na casa IV: Existe uma possibilidade de haver goteiras, vazamentos e problemas de encanamento onde a pessoa residir.

Netuno na casa da família, as origens, os antepassados manifesta-se com força especial devido ao caráter emocional desta casa. Os assuntos já bem emocionais da casa IV serão amplificados pela lente de sensibilidade de Netuno natal. Assim tudo o vivido no ambiente familiar impressionará profundamente a pessoa com muito elemento subjetivo. A pessoa terá que fincar bem os pés no chão para poder ter uma relação mais objetiva com seus familiares e os assuntos familiares.
A pessoa tem uma relação telepática especial com seus familiares e especialmente a mãe.
O mundo emocional e familiar é visto como um mundo encantado que povoa seu imaginário e fantasias de forma intensa. Netuno pode se manifestar para a pessoa por vários ângulos: A família pode ser vista como espiritualizada, de artistas, como pessoas perdidas, confusas, cheias de manias e vícios ou tudo ao mesmo tempo. Entre a pessoa e seus familiares os véus e encantamentos de Netuno criam a mais sofisticada leitura e visão das pessoas e o que se vive. A pessoa deverá se esforçar para conseguir perceber a seus familiares livres de suas projeções. A pessoa deverá se dispor a escutar e receber seus familiares com muita paciência e dedicação.
A pessoa pode sentir que a família lhe exige muita doação e dedicação e pode se sentir vítima ou usada. Pode se sentir também carente por não receber todo o carinho e atenção que gostaria. Ela pode sentir que o amor entre os familiares deveria ser incondicional, puro, sublime e idealizar como deveriam se comportar seus familiares, assim o mais provável é que se desiluda e decepcionei e tenha que trabalhar as conseqüências destas feridas emocionais. É para ela muito desafiador entrar em contato com os lados negativos ou egoístas dos familiares.
A pessoa pode optar quando adulta por uma nova família onde possa viver sua sensibilidade especial e assim entrar por exemplo numa seita ou grupo que estejam unidos por elementos netunianos, seja espiritualidade, religião, artes, ou drogas e confusão.
Em seu lar, busca um refúgio e um lugar onde possa exercer sua criatividade e imaginação.
É aconselhável a pessoa desenvolver sua sensibilidade artística e espiritualidade, assim como fazer questão de terapias que o ajudem a processar seu profundo e amplo mundo emocional.
A pessoa do lado positivo pode desenvolver o amor incondicional com seus familiares e ganhar o amor e carinho de todos. É bom que a casa desta pessoa seja tipo um templo, onde tudo seja cuidado com carinho, reine a beleza, a boa música e os valores mais elevados.

Netuno na casa V: Levando em consideração as palavras-chave de cada elemento, Netuno - inspiração e casa V - criatividade, podemos deduzir, em poucas palavras, que há indicação de uma pessoa com profunda inspiração que lhe dá grande capacidade criativa. Confere ainda uma não visão clara do amor.
Netuno na casa VI: Confere diagnósticos confusos, nunca se sabe ao certo o que a pessoa tem na saúde, indicando cura através de qualquer coisa espiritual que fizer.
Netuno na casa VIII: Dificuldade de se relacionar, sexo ilusório e confuso, grande capacidade psíquica e rápida intuição.
Netuno na casa XII: Visões, a pessoa tem um espírito velho e pode ser um alcoólatra.

Netuno e os Aspectos mais importantes:

Netuno em sêxtil e trígono com o ascendente: Indica ações baseadas na inspiração. Predispõe a auxílios providênciais, confere grande sensibilidade, percepção e imaginação, dons proféticos e gosto pelo litoral.
Netuno em quadratura e oposição com o ascendente: Indica mediunidade negativa, passividade, além de problemas com tóxicos, anestesias e remédios. Indica também enganos e fraudes.
Netuno em sêxtil e trígono com o MC: Favorece o desempenho profissional através da inspiração e da imaginação. Confere tendências religiosas e filantrópicas, e predispõe a atividades místicas e intuitivas.
Netuno em quadratura e oposição com o MC: Indica vacilação na determinação profissional e de objetivos profissionais. Indica ainda transtornos, perdas, desenganos e fraudes na profissão.
Netuno em conjunção com Plutão: Pode conduzir à desarmonia entre os anseios de ação e reação, e a realização da ação em si.
Netuno em sêxtil e trígono com Plutão: Proporciona uma tendência geral ao misticismo, faculdade de clarividência e intuição. Idealismo em termos criativos e sentimentais. Aspirações em conhecer e criar projetos e colocar em prática o que considera essencial ao ideal humanitário; projetos aventureiros e utópicos de grande estilo; transformação e evolução de conceitos espirituais ou místicos.
Netuno em quadratura e oposição com Plutão: Indica uma situação em que a tendência mística das pessoas entram em conflito com os costumes mais triviais e práticos. Tendência a uma luta oculta entre ideologias contrárias; inspiração bloqueada ou perturbada pelo subconsciente; subconsciente envolvido de forma negativa, nebulosa ou confusa. Podem se sentir sozinhos numa multidão e pouco compreendidos por seus companheiros.


NETUNO EM 2011

Ao longo deste 2011 veremos Netuno ingressar no signo de Peixes. Ainda não será o ingresso definitivo, mas ele passará tempo o suficiente no primeiro grau pisciano para que possamos sentir ao que ele veio e para que precisaremos nos preparar a partir de 2012, quando ele estará definitivamente neste signo mutável. Veja na tabela abaixo a movimentação de netuno neste ano e também os principais aspectos que ele recebe dos planetas rápidos:


Se você tem os 5 últimos graus dos signos fixos (Aquário, Leão, Escorpião e Touro) muito ativados no seu mapa seja por planetas ou por ângulos, este ano não tem muita novidade: Segue o trânsito de netuno em tensão com os mesmos pontos. Mas este é o último ano, falta pouco pra terminar o suplício. Ainda que na maioria das vezes os trânsitos Netunianos tenham um efeito essencialmente psicológico, mesmo assim eles podem causar estrago. Em geral a pessoa se recusa a aceitar uma mudança. E uma mudança, em termos netunianos, se processa de forma muito lenta e sutil. A sensação pra quem vive um trânsito tenso é a de que mudaram os móveis do seu quarto de lugar enquanto ela estava dormindo. Ela não quer acreditar que as coisas mudaram, mas a mudança estava se processando ali, diante dos seus olhos: ela é quem não quis enxergar. Por isso as vezes a pessoa tem a sensação de que está enlouquecendo: Não é bem isso. Se encarar os fatos, verá que não existe loucura nenhuma.

Para os que tem a parte final dos signos de Libra e Gêmeos, esta fase é boa, um momento de inspiração, criatividade e lucidez em meio a uma multidão de pessoas cegas: Você tem a oportunidade de se aproveitar desta situação cômoda, que é a de enxergar a realidade quando todos focam na ilusão.

Este primeiro ingresso no signo de Peixes serve de alerta para quem tem a parte inicial dos signos mutáveis muito ativada em seu mapa: Em breve será você quem terá de lidar com as sutilezas netunianas. neste primeiro momento, você não sente um impacto importante, as coisas se desenrolarão mesmo é ao longo dos próximos anos. Entenda este momento que vai de Abril a Julho como uma "volta de apresentação", em 2012 as coisas serão mais intensas.
Em breve você verá no blog textos que tratarão em detalhes de Netuno, seus significados e sua mudança de signo que se processará em Abril de 2011.


Um comentário:

  1. Li que netuno, na casa 7, seria um resgate carmico... na verdade, foi um texto bem triste, dizia ser a casa da solidão e se houvesse casamento, com traição ja que veria pra resgate e divida carmica. pergunto então, o planeta qndo retrogrado, tem algo que possamos fazer para melhorar nossa passagem?! floral, cristal?!

    ResponderExcluir