Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dos Elementos (ou TRIPLICIDADE)



Bem, vamos estampar aqui os fatores principais em Astrologia que são as qualidades (modalidades - quadruplicidade),  os elementos (triplicidade).
Os quatros elementos são necessários para o nosso desenvolvimento como seres humanos. Temos que aprender a nos desenvolver nessas quatro direções. Quando os elementos estão em harmonia, o que chamamos de realidade, está em equilíbrio. Caso contrário, como o fogo, causa incêndios, a terra, terremotos, o ar, terríveis ventanias e a água, inundações, assim a nossa realidade pode ser um ambiente inóspito, sendo algo difícil de se suportar.



OS QUATRO ELEMENTOS

A astrologia é baseada nos quatro elementos do universo: Ar, Terra, Fogo e Água, cada qual representando um aspecto da natureza humana.
Cada um dos quatro elementos é representado por três signos, formando assim quatro trígonos. Utilizar a magia dos quatro elementos é, simplesmente, seguir as leis e os acessórios fornecidos pela Mãe-Terra...

A astrologia é a leitura da linguagem simbólica da energia criadora que se manifesta na natureza. Os quatro elementos, representam diferentes formas de expressão dessa energia e são os construtores invisíveis das estruturas da vida.

Cada elemento é, portanto, um tipo básico de consciência ou atividade que opera em cada indivíduo. Cada pessoa responde a essa influência de um modo particular, conforme o modelo básico que corresponde ao seu mapa de nascimento.

O balanço dos elementos permite identificar se essas quatro forças do universo estão equilibradas ou desbalanceadas na psique das pessoas.

Dizemos que a divisão por elemento é o agrupamento de signos por TRIPLICIDADES, ou seja, temos três signos para cada um dos quatro elementos; e sabemos que a triplicidade lida com as tendências de temperamento.


Portanto temos na TRIPLICIDADE de Fogo os signos:



– O elemento FOGO traz a iniciativa, o entusiasmo e a expressividade. Elemento da natureza que simboliza o poder regenerador, a purificação, a destruição necessária para o renascimento. Fascina o homem desde a antiguidade, foi venerado por muitos povos e está presente em quase todas as cerimônias iniciáticas. Relaciona-se ao sol e à luz.

ÁRIES – impulsividade, pioneirismo, iniciativa e empreendimento.
LEÃO – criatividade, nobreza e auto-expressão.
SAGITÁRIO – busca do conhecimento, idealismo, fé e sabedoria.


Então, Carneiro, Leão e Sagitário pertencem ao elemento Fogo.

(São signos de expressão da identidade, vitais, enérgicos, de entusiasmo).



Os SIGNOS DE FOGO estão associados à função intuição e representam a energia vital. Os indivíduos costumam ser positivos, agressivos, ardentes, criativos. O simbolismo do fogo indica uma necessidade básica de expansão, relacionada com a aceitação de desafios, as decisões e iniciativas. Estes signos têm um forte conteúdo de autoconfiança, vitalidade, otimismo e coragem.



Vimos que os SIGNOS DE FOGO são: Carneiro (Áries), Leão e Sagitário.



Caracterizam-se por uma atitude comum de Extroversão, de Dinamismo, de Afirmação de identidade. O fogo impõe-se pela vitalidade, pela capacidade de irradiar, de espalhar a "centelha" intensa e calorosamente.



- Pessoas com Excesso de Fogo no seu mapa natal têm tendência a afirmar-se, a envolverem-se ativamente, a partirem de "cabeça" para os acontecimentos, com uma dinâmica impulsiva e, por vezes, precipitada. Uma tendência que pode também originar alguns excessos, inclusive um certo autoritarismo e vontade de terem o domínio das situações.

O excesso de fogo confere ao nativo capacidade de conseguir atingir tudo o que está à sua volta, mostra também uma pessoa muito afetiva, mas para poder tomar uma decisão, precisa se acalmar e colocar as idéias em ordem; procure ter mais tranquilidade.



- A Ausência de Fogo, por sua vez, pode indicar falta de iniciativa, pouco alento. Uma atitude demasiado passiva e por vezes propícia à "depressão" e acomodação na vida. Uma dificuldade em se envolverem com as coisas, pela própria inibição da auto-expressão, resultante de uma potencial falta de confiança a que a escassez de fogo pode induzir. Dificuldades associadas à ação/iniciativa, dificuldade na auto-expressão, passividade, apatia, falta de confiança/pessimismo, dificuldade em nos envolvermos com as coisas.

A falta de fogo implica em carência de brilho e um desequilíbrio da identidade.

Palavras-chave: Autoritário, egocêntrico, excessivo, impulsivo, irrealista, com excesso de otimismo, fanático, dominador, afirmativo, subjetivo, apaixonado, entusiasta, caloroso, direto, espontâneo, criativo, idealista, expansivo, intenso, enérgico, otimista, confiante, independente, ardente, intenso...



Compensações para a falta do elemento: Marte num signo de fogo (em especial Carneiro); Marte em posição focal (conjunto a um ângulo: Asc, FC, Desc, MC); Marte numa casa de Fogo ou como regente de uma casa de fogo do mapa; Marte conjunto ao Sol, Júpiter ou Lua; Júpiter em Sagitário ou uma ênfase do modo cardinal no mapa.



FOGO

O fogo representa a luz da inteligência, da intuição, da espiritualidade, é energia radiante, fonte de calor, luz e expansão. Num plano positivista o elemento fogo confere ao nativo gosto por esportes, maior direcionamento, também tem “jogo de cintura”, é magnético, alegre, cheio de energia; e num nível negativista ele pode ser antipático, sofrer de solidão e possuir uma ambição desregrada.

É também um elemento do tipo quente e seco. Exatamente como sua expressão na natureza, os indivíduos que tem ênfase nesse elemento são exuberantes, ardentes, apaixonados, brilhantes e esquentados. Sua energia vital flui espontaneamente, surgindo de uma forma dinâmica, criativa e voluntariosa.

Esta auto-expressão de caráter é fundamental para as pessoas de fogo. Para estes indivíduos, a vida é um infinito mar de possibilidades a explorar sem fronteiras e sem limites. Na vontade e na consequente afirmação da vida, estes signos tendem a seguir em frente, libertados de cada momento do passado, seja ele qual for.

Capaz de inspirar, conduzir e apoiar os outros, é aí que se encontra todo o seu carisma. Possuem uma fé inabalável na generosidade do destino, jogando com a vida, dinheiro e emoções muitas vezes de uma forma irrefletida, sem avaliar as consequências dos seus atos.

Tem o hábito de exagerar em seu comportamento, dramatizando situações mesmo quando sozinhos, e que precisam deste colorido e das suas fantasias para se sentirem vivos. Se por ventura entram em contato com a monotonia da vida, são capazes de entrar em pânico.

No seu lado sombrio, o fogo é por demais auto-centrado, tornando-se insensível à condição do outro, o orgulho e a vaidade dificultam em muito o reconhecimento dos seus erros e frustrações. Sofrem com febres altas, doenças agudas e enfarte.

Esse elemento confere aos signos de Áries (luta), Leão (brilho) e Sagitário (filosofia): criatividade, brilho, vontade, energia, inspiração, iluminação interior, entusiasmo, impulsividade, atitudes menos pensadas, respeito, praticidade, ambição, inteligência, intelectualidade e ação.

Na magia, quando se quer atingir a elevação espiritual, acende-se uma vela para as salamandras, senhoras do fogo, pois são elas que levam o nosso recado ao reino angelical.

Representação: O fogo, as salamandras, o verão, a cor vermelha.
Casas zodiacais: I, V e IX. É o triângulo da Vida.
Plano de Vida: Espiritual, intuição.


Na TRIPLICIDADE de Terra temos os signos:


– O elemento TERRA traz a estabilidade, a praticidade e o contato com a realidade. É o oposto do céu e está associada à força feminina e a tudo o que é misterioso. Representa o concreto, o real e em muitas culturas, relaciona-se à “Grande Mãe”, fonte dos alimentos e da vida.



TOURO – conservação, resistência e sustentação.
VIRGEM – análise, e crítica, método e organização, conhecimento prático.
CAPRICÓRNIO – concretização, disciplina, tenacidade, prudência e realização material.


Então, Touro, Virgem e Capricórnio pertencem ao elemento Terra.

(São signos de expressão "física"/concreta, de valores, de construção, de acumulação).



Os SIGNOS DE TERRA estão associados à função sensação. Os indivíduos costumam ter habilidade no uso e na administração dos recursos materiais e financeiros. Sintonizam com a realidade material e atuam de maneira prática e concreta. O simbolismo da Terra indica senso prático, atividades produtivas, métodos de trabalho e organização administrativa. Estes signos estão diretamente ligados às necessidades do corpo. São práticos, estáveis e leais.



Os SIGNOS DE TERRA são: Touro, Virgem e Capricórnio (ou Cabra).



Caracterizam-se por uma atitude comum de Estrutura e Segurança, do lado prático e objectivo da vida. A terra impõe-se pela capacidade de concretizar e funcionalizar, com base nos "cinco sentidos", mas sobretudo no lado palpável das coisas.



- Pessoas com Excesso de Terra no seu mapa natal podem ter tendência a apegarem-se demasiado aos valores concretos, a terem uma visão excessivamente pragmática da vida. Com particular ênfase naquilo que podem construir ou ter. Nos extremos podem apresentar um excessivo apego, seja à matéria (materialismo), seja às ideias (teimosia, tradicionalismo, conservadorismo) ou às emoções (possessividade). Excessiva possessividade, apego à matéria, teimosia, excesso de criticismo, excesso de ambição, fria, conservadora, tradicionalista, materialista, excesso de exigência.



O excesso de terra em um tema provoca materialismo, preguiça, rotina, rigidez, frieza, irritação, solidão, ambição; e o excesso de ordem atrapalham um pouco a sensibilidade e a criatividade. Se solte mais e desperte seus sentimentos profundos.



- A Ausência de Terra num mapa natal pode indiciar falta de sentido prático, uma certa dificuldade em lidar com o plano mais concreto e material da vida, originando atitudes pouco realistas. Uma situação que num sentido mais exagerado pode conduzir a uma atitude de pouca produtividade, pela incapacidade de passar da ideia à forma, ou mesmo de desapego. Dificuldade em passar da ideia à forma, não produtividade, pouco realismo, desapego.



Palavras-chave: Objetiva, pragmática, realista, estável, conservadora, estruturante, sentido prático, procura segurança, possessiva, produtiva, concretizadora, materialista, determinada, paciente, teimosa, metódica, persistente, estável.



Compensações para a falta do elemento: Saturno num signo de Terra (em especial Capricórnio); Saturno focal (conjunto a um ângulo); Saturno numa casa de Terra ou como regente de uma dessas casas; Saturno conjunto ao Sol, Mercúrio ou Marte; Mercúrio em Virgem; Vénus em Touro; ou uma ênfase do modo fixo.



TERRA

A terra representa o mundo material e objetivo, com temperamento frio e seco e com característica coesiva. É comum aos indivíduos deste elemento um contato estreito com os sentidos físicos e com a realidade material. Seu universo precisa de direção e utilidade, pois tem um forte senso de dever.

A natureza construtiva dos signos de terra, é direcionada para a praticidade: ocupam-se com tudo aquilo que é tangível, pragmático e sólido. Seu enfoque básico é a funcionalidade das coisas. Gostam de física e matemática.

Norteado pelas sensações, deixa as considerações teóricas e intuições para segundo plano. Esta atitude acaba por restringi-los, pois lhes dá uma visão estreita, presa ao mundo das formas, o que anula qualquer outra maneira de compreensão da realidade. Por serem cautelosos tudo o que empreendem é minuciosamente calculado e organizado. São dignos de confiança, amantes da ordem e precisão.

O tipo terra sente-se a vontade com o seu corpo, sabendo expressar sem dificuldades seus desejos físicos. O difícil para estes signos é manter separados os sentimentos dos processos corporais, perdendo muito da sua intimidade psíquica. Esta é uma característica que só existe nestes signos, isto é, a inclusão do corpo em quase toda a experiência psíquica.

Sua medida de valor baseia-se no grau de rendimentos que se traduz materialmente, seja sobre a forma de posses ou da consideração geral. Com isso tornam-se muitas vezes escravo de uma rotina maçante, tendo medo de perder os pés do chão.

Este elemento confere aos signos de Touro, Virgem e Capricórnio: persistência, durabilidade, paciência, realismo, praticidade, materialização, dinheiro, o poupar e a realização.

Na magia, quando se busca acentuar o lado prático e explorar a prosperidade, é costume oferecer uma pedra ou uma maçã aos gnomos, os senhores da terra, ou duendes, pois eles estão neste elemento e ajudam a conseguir dinheiro e bens materiais.

Representação: A Terra, o inverno, a cor marrom.
Casas zodiacais: II, VI e X.
Plano de Vida: Ação, densidade, eu faço, eu realizo, eu somatizo.





Na TRIPLICIDADE do Ar temos os signos:


– O elemento AR traz o pensamento racional, a intelectualidade e a sociabilidade. Elemento da natureza que simboliza a instabilidade, a mutação constante e o movimento. Representa a força masculina, está relacionado ao pensamento e à comunicação.



GÊMEOS – curiosidade, inteligência e comunicação.
LIBRA – sociabilidade, relacionamentos, casamento e acordos.
AQUÁRIO – inventividade, ideais, consciência coletiva e visão de futuro.

Então, Gêmeos, Balança e Aquário pertencem ao elemento Ar.


(São signos de expressão relacional, de compreensão, de partilhas conceptuais).


Os SIGNOS DE AR estão associados à função Pensamento. Os indivíduos costumam manifestar fortes aptidões mentais e intelectuais. Possuem capacidade para abstrair da realidade material os elementos necessários para a formação de conceitos e para criar estruturas mentais de compreensão do mundo. O simbolismo do Ar indica a troca de informações e acumulação de conhecimento.



Caracterizam-se por uma Atitude comum Mental. Existe uma tónica do lado cerebral, numa perspectiva da vida mais conceitual/intelectual. A necessidade "comunicativa" do ar conduz assim também a uma necessidade social/relacional, de troca, o que faz com que os três signos de ar partilhem também uma forte componente relacional e cooperativa.



- Pessoas com Excesso de Ar nos seus mapas podem ser extremamente "aéreas". Podem inclusive ser um pouco superficiais, saltando mentalmente de um lado para o outro. Não aprofundando os assuntos. Um elemento que em excesso, e face à tónica mental, pode levar a um alheamento das emoções e desta forma a algum distanciamento e frieza.

Excesso de Ar: Superficialidade, excesso comunicação, frieza, distanciamento, hiper-actividade, perder-se no mundo das ideias.

O excesso de ar confere ao nativo muitas idéias, comunicação estimulada, mas pouca ação. Relaxe mais seu lado racional e estimule mais as energias interiores.



- A Ausência de Ar num mapa pode, por sua vez, indicar algumas dificuldades de comunicação, ou mesmo de se relacionar, provocando um certo isolamento da pessoa. A aprendizagem pode também ser lenta, devido à carência do elemento mais 'cerebral'. Como ainda ter dificuldade em compreender os pontos de vista dos outros.

Necessidade de reinterpretar o que é dito, dificuldades em interligar conhecimentos, um certo grau de isolamento.



A falta de ar implica em: faculdades mentais e sensoriais prejudiciais, e as emoções prevalecendo. Confere solidão, falta de liberdade, sempre quer ficar sozinho e não conversa muito. Pode provocar falta de ar e bronquite.



Palavras-chave: Objetivo, mental/intelectual, comunicativo, distanciado, instável, leve/aéreo, componente social, cooperativo, indeciso, irrealista, nervoso, curioso, sintético.



Compensações para a falta do elemento: Mercúrio num signo de ar (em especial Gémeos); Mercúrio focal (conjunto a um ângulo); Mercúrio numa casa de ar ou como regente de uma dessas casas; Mercúrio em Virgem; Mercúrio conjunto ao Sol, a Urano ou Vénus; Vénus em Balança; ou uma ênfase do modo mutável.



AR – “O pensamento tanto pode te defender, como pode te matar...”

O ar representa o mundo do pensamento, do intelecto, da razão e simboliza o mundo das ideias e das palavras. Do lado positivo é extremamente simpático, totalmente adaptável e social e tem muito “jogo de cintura”, agora, do lado negativo não é prático e não tem direcionamento.

Astrologicamente, o ar é também um elemento positivo e masculino, do tipo sanguíneo, expansivo, quente e úmido, cuja função é estimular as trocas com o meio ambiente, a comunicação e a expressão. Os signos de ar são os mais sociáveis e tem a habilidade para se afastar da experiência mais concreta, o que lhes dá a visão de perspectiva sobre o mundo e as pessoas. São por isso ótimos companheiros e amigos. Necessitam partilhar as experiências da vida e são ávidos por todo estímulo intelectual ou cultural, adaptando-se rapidamente as novas situações.

A nível pessoal raramente demonstram seus sentimentos mais íntimos, são vistos como pessoas frias ou indiferentes, que racionalizam seus sentimentos e não gostam de excessos emocionais. Precisam entender e questionar tudo, esquivam-se de formas de pensamentos toscas, ou primitivas.

Na vida social e profissional, os tipos aéreos são atraídos por atividades na área da comunicação, pois são versáteis, curiosos e originais. Sua grande identificação é com a informação rápida. Essas características lhe possibilitam uma eterna jovialidade.

Dentre todos os elementos, o ar é o mais civilizado, curiosamente são os únicos cujos símbolos gráficos não são representados por animais e sim por figuras humanas, ou objetos criados pela mão humana.

O elemento ar é a ponte entre a matéria e o espírito. E este elemento confere aos signos de Gêmeos, Libra e Aquário: idéias, fala, comunicação, capacidade intelectual, inteligência, entender os conceitos abstratos.

Na magia, quando se quer maior capacidade de raciocínio e eloquência, é usual acender um incenso para os silfos, senhores do ar, pois, estes ajudam a desenvolver os pensamentos.

Representação: O ar, silfos, fúrias, furacões, o assopro, as espadas, a primavera, a cor amarela.
Casas zodiacais: III, VII e XI.
Plano de Vida: Mental, intelecto.


Na TRIPLICIDADE de Água temos os signos:



– O elemento ÁGUA traz a sensibilidade, a emotividade e a empatia. Elemento da natureza apontado como o princípio de todas as coisas. Representa a purificação, a regeneração, a profundeza e o infinito. Em quase todas as culturas, a água aparece como símbolo da força feminina e da emoção, associada à fertilidade e à vida. No aspecto negativo, a água simboliza a destruição.


CÂNCER – receptividade, nutrição, família (herança genética), proteção e emotividade.
ESCORPIÃO – determinação, profundidade e intensidade, segurança emocional e interiorização.
PEIXES – psiquismo, devoção, compaixão, fé, e o inconsciente coletivo.


Os SIGNOS DE ÁGUA são: Caranguejo (Câncer), Escorpião e Peixes.



Então, Caranguejo, Escorpião e Peixes pertencem ao elemento Água.

(São signos de expressão emocional, de interiorização, de reserva).



Os SIGNOS DE ÁGUA estão associados à função Sentimento. Os indivíduos costumam manifestar bastante sensibilidade e intuição. Possuem grande capacidade de sintonizar com as necessidades emocionais mais profundas de si próprios e dos outros. O simbolismo da Água indica adaptabilidade à forma, sensibilidade e capacidade para lidar com os aspectos psíquicos da vida e do ambiente à sua volta. Estes signos têm um forte conteúdo de introspecção, de impressionabilidade; são emotivos, receptivos e profundos.



Caracterizam-se por uma Postura mais Subjectiva e Pessoal. Em comum têm a vivência emocional, o que os pode tornar receptivos e com uma atitude mais empática na vida. A água é predominantemente passiva e nos três signos onde surge tanto pode apresentar-se como elemento nutridor ou como receptáculo (de emoções, afetos).



- Pessoas com Excesso de Água no seu mapa podem, no entanto, perder-se no mundo das emoções. Tendo dificuldades em distinguir o que real e prático de um mundo de ilusões e fantasias criadas por elas próprias. O que pode implicar uma excessiva identificação com as próprias emoções e um lado depressivo e obsessivo. Tendência a identificar-se em demasia com as próprias emoções, introversão, depressão, paranóia, obsessividade, viver no mundo da fantasia e ilusão, tendência para controlar emocionalmente os outros ou ser controlado.



O excesso de água provoca sentimentos que fluem desordenadamente, a pessoa é muito emotiva, tem muita sensibilidade e sensações; tente equilibrar-se em suas energias interiores e em seus conflitos emocionais.

- A Ausência de Água num mapa natal pode originar dificuldades em entender as emoções, em ser-se receptivo aos outros. Pode conduzir a uma postura excessivamente analítica e fria, provocando um certo distanciamento. Os processos mais imaginativos e sonhadores podem de certa forma estar esvaziados, existindo assim dificuldade em compreender para além do que é concreto. Necessidade de controle, falta de empatia e capacidade de perceber os sentimentos do outro.



A ausência de água carece da capacidade de sentir profunda e intuitivamente, carece de sensibilidade, as emoções são controladas, não demonstram seu estado de espírito.



Palavras-chave: Subjetivo/pessoal, emotividade, sensibilidade, intuição, instabilidade, vulnerabilidade, romantismo, saudosismo, empatia, compaixão, reserva, intimismo, inspiração, imaginação, sonho, passividade, dependência, necessidade de proteger e ser protegido, capacidade para alimentar os outros.



Compensações para a falta do elemento: Lua num signo de água; Lua numa casa de água ou como regente do signo a ocupar uma dessas casas (em especial a quarta casa); Lua em posição focal (conjunta a um ângulo); Lua conjunta ao Sol, Netuno ou Plutão; ênfase no modo mutável.



ÁGUA

A água representa o sentimento e o mundo das emoções, é fluente e tem temperamento linfático, e é do tipo frio e úmido. Num plano positivo a água confere intuição, profundidade, simpatia, adaptação, emotividade, sociabilidade, romantismo e num plano negativo timidez, introspecção e um exagero emocional.

No conhecimento astrológico a água representa também a vida instintiva, íntima e subjetiva. Pessoas cujos mapas tem ênfase nesse elemento falam a língua do coração e por isso são muitas vezes irracionais, permeáveis e mesmo imprevisíveis. Suas atitudes frequentemente infantis, são como crianças que esperam do mundo respostas sentimentais de aprovação e afeto.

Os signos de água são os mais enigmáticos do zodíaco. Receptivos, envolvem-se profundamente nos relacionamentos pessoais, pois sabem “mergulhar” na intimidade do outro. Sua noção da realidade dependem daquilo que podem sentir, o que os tornam aptos a grandes decepções amorosas.

Em nome da paixão e da entrega, os tipos de água absorvem tanto o parceiro que terminam por paralisá-lo, sendo notadamente o elemento que desconhece os limites na relação amorosa. De temperamento sensível e intuitivo, possuem uma imaginação criativa e deliciam-se com suas próprias fantasias.

Na vida social são afáveis e cordiais e não tem receio de expor suas fraquezas. Tornam-se cativantes porque, mais que ninguém, os signos de água captam as necessidades dos outros, sem fazer julgamentos ou discriminações.

Este elemento confere aos signos de Câncer, Escorpião e Peixes: intuição, sentimentos, sensibilidade, emoção, mediunidade. Todos os sinos de água são signos cármicos.

Na magia, quando se quer encontrar novos rumos para o amor ou atingir equilíbrio emocional, costuma-se oferecer uma vasilha com água para as ondinas, senhoras da água; as sereias e mantras também fazem parte deste elemento, elas ajudam no amor e na intuição.

Representação: A água, o outono, a cor azul.
Casas zodiacais: IV, VIII e XII. É o triângulo do Destino.
Plano de Vida: Desejo, psique, emoção, sentimento.



Os signos podem basicamente ser de quatro tipos: FOGO, TERRA, AR ou ÁGUA.



O FOGO está associado, nas suas qualidades primitivas, ao Quente e Seco. É uma energia de exteriorização e tensa. É puramente Yang, de expressão ativa ou masculina.



A TERRA está associada, nas suas qualidades primitivas, ao Frio e ao Seco. É uma energia de contração e tensa. É moderadamente Yin, de expressão passiva ou feminina.



O AR está associado, nas suas qualidades primitivas, ao Quente e Húmido. É uma energia de exteriorização, mas receptiva. É moderadamente Yang, de expressão positiva e masculina.



A ÁGUA está associada, nas suas qualidades primitivas, ao Frio e Húmido. É uma energia de contração, mas receptiva. É puramente Yin, de expressão passiva ou feminina.



Assim podemos constatar, desde logo, algumas semelhanças e diferenças entre os elementos.



Na base energética de cada um deles o Fogo e o Ar são Quentes (Exteriorização) e a Terra e a Água são ambas Frias (Receptivas).



Dos quatro elementos reparamos que Fogo e Água não tem qualquer afinidade, são contrários, bem como a Terra e o Ar, com qualidades primitivas completamente distintas. Já o Fogo e a Terra encontram alguns pontos de contato - são ambos Secos (expressão tensa) -, bem como o Ar e a Água - ambos Húmidos (expressão receptiva).



Nesta divisão podemos então agrupar os elementos da seguinte forma:



Relação fluente: Fogo (Quente e Seco) e Ar (Quente e Húmido); ambos expansivos.
Relação fluente: Terra (Fria e Seca) e Água (Fria e Húmida); ambas receptivas.
Relação moderadamente fluente: Fogo (Quente e Seco) e Terra (Fria e Seca); ambos tensos.
Relação moderadamente fluente: Ar (Quente e Húmido) e Água (Fria e Húmida); ambos receptivos.
Relação reativa: Fogo (Quente e Seco) e Água (Fria e Húmida); sem familiaridade.
Relação reativa: Terra (Fria e Seca) e Ar (Quente e Húmido); sem familiaridade.



Na compreensão da Astrologia é assim fundamental conhecer a dinâmica energética de cada elemento, para então ser possível também entender os signos, as suas diferenças ou os seus pontos de contacto, tendo em conta que cada um deles reúne características de um elemento. E isto sabendo que em Astrologia cada um dos signos pertence a um dos quatro elementos.



As casas relacionadas aos signos de FOGO são chamadas de CASAS DA VIDA.
As casas relacionadas aos signos de TERRA são chamadas de CASAS DOS BENS MATERIAIS.
As casas relacionadas aos signos de AR são chamadas de CASAS DOS RELACIONAMENTOS.
As casas relacionadas aos signos de ÁGUA são chamadas de CASAS DAS CONCLUSÕES.



 

Nas casas de ÁGUA, ou seja, no Triângulo de ÁGUA:

Quando o passado (casa IV) busca o futuro (casa X) passando pelo tu (casa VII), há uma morte (separar-se do passado), uma transformação, uma iniciação, pois é necessário passar pela (casa VIII).

Quando o passado (casa IV) busca o futuro (casa X) passando pelo eu (casa I), há um reconhecimento da própria essência, do projeto de vida e consequentemente, uma iluminação, um resgate do que jazia oculto no inconsciente, um maior conhecimento de si mesmo, pois é necessário passar pela (casa XII).


Nas casas de TERRA, ou seja no Trígono de TERRA:

Quando o futuro (casa X) se realiza passando pelo eu (casa I), o que se obtém é o senso de valor que se atribui às coisas e a si mesmo, nesse caminho se adquire auto-estima, que é a capacidade que se tem de estimar, avaliar quanto se vale, pois foi necessário passar pela (casa II).

Quando o futuro (casa X) se realiza passando pelo filtro do tu (casa VII), o que se obtém é trabalho, disciplina, método, pois foi necessário passar pela (casa VI).

O signo onde está o Sol significa que a consciência está sintonizada e portanto, é um canal aberto de passagem de uma dada natureza de energia representado pelo signo.

Não há bons ou maus signos, assim como não há bons ou maus aspectos e ainda mapas bons ou maus. Nascemos em perfeita harmonia e sintonia com a natureza, de um dado momento no tempo e espaço. Somos como uma célula que nasce com uma determinada função dentro de um tecido orgânico.

Nossos sofrimentos e frustrações não são devidos ao nosso mapa, mas a nossa pouca ou nenhuma compreensão do que somos e a de que iremos ser e de como podemos realizar nosso ser em plenitude.

O horóscopo não diz em que nível uma pessoa está, o tema mostra potencialidades, mas só por ele não podemos saber como e em que nível alguém está atualizando estas potencialidades. Qualquer pessoa é sempre mais importante que seu horóscopo.

Horóscopos semelhantes poderão indicar uma essencialidade comum, mas não uma mesma realidade. Um exemplo disto é sem dúvida os temas de Chaplin e Hitler. 


PRINCÍPIOS DE ENERGIA
As duas manifestações cinéticas, calor e frio (são ambos ativos), e as duas manifestações estáticas, umidade e secura, são as expressões materiais das formas cósmicas, ou os quatro princípios da energia. Estas manifestações são os componentes dos elementos, em combinações variáveis.
Qualidades primitivas dos elementos:
Quente – Verão, época da colheita, adolescente, energia, entusiasmo, paixão, euforia, cores fortes e brilhantes, alegria, vibração, temperamento mais expansivo, fase energética, exalta, expande, dinamiza, exterioriza, é violento, é aonde a água evapora.
Frio – Inverno, introspecção, retração, lutar pela sobrevivência, isolamento, sem comunicação, temperamento mais realista, distanciamento, tristeza, melancolia, morte, as cores cinza e preta, tudo que confere idéia de fim, o último movimento, a rigidez, o pessimismo, concentra, interioriza, cristaliza, condensa, contrai, retém. Enquanto que o seco e o úmido são ambos passivos.
Úmido – Primavera, sociabilidade, fertilidade, renascimento, água + calor: vida, pré disposição, temperatura mais quente, entra em contato com o próximo, temperamento pessoal mais sensível, emotivo, sonhador, intuitivo, época do plantio, criança, começo, misturar, movimento de transição, uni, associa, liga, é flexível, adaptável, vitalizante.
Seco – Outono, mais objetivo, maturidade ou meia idade, irritação, ser áspero, não ser simpático, pessoa objetiva, direta, se prepara para algo mais pesado adiante, movimento de transição, isola, absorve, estabiliza, realiza, particulariza, é elástico e individualista, não se associa.
O AR se compõe de: calor e umidade. A TERRA se compõe dos fatores: frio e seco. O FOGO resulta da combinação dos princípios: quente e seco. A ÁGUA é a combinação dos princípios: úmido e frio.
 

Para exemplificar um balanço de elementos vamos entender o que acontece com uma pessoa que possui muitos planetas em signos de fogo. Isso implica que essa pessoa possui um desequilíbrio dos elementos devido ao excesso de fogo. E isso traz consequências para a formação psíquica dessa pessoa, fazendo com que ela tenha um excesso de energia vital que traz exageros na auto-confiança, no entusiasmo e na individualidade, podendo ser uma pessoa egoísta, vaidosa, egocêntrica, sem tato, extravagante e auto-indulgente.
Nota: no pensamento taoísta chinês, os elementos da natureza podem ser classificados em 5 tipos: metal, madeira, terra, água e fogo. Esses cinco elementos não são somente os materiais aos quais os nomes se referem, mas correspondem à metáforas e símbolos para descrever como as coisas interagem e se relacionam umas com as outras.
Direção, cor e nota musical correspondentes aos 5 elementos (respectivamente): 1 Madeira (leste, verde, mi), 2 Fogo (sul, vermelho, sol), 3 Metal (oeste, branco, ré), 4 Água (norte, preto, lá) e 5 Terra (centro, amarelo, dó).

 





Quantidade de ELEMENTOS em um Mapa natal


Para se descobrir no geral qual é o elemento que o indivíduo mais tem e qual ele não tem, para ser trabalhado e se direcionar a este fim, segue uma tabela onde o Sol, a Lua e o Asc. valem 3 pontos; Mercúrio, Vênus e Marte valem 2 pontos e os outros planetas valem 1 ponto cada. No final a soma tem que dar 20 pontos, só assim terá certeza de que a conta estará certa.




Cardinal
Fixo
Mutável
AR
TERRA
FOGO
ÁGUA
Sol







Lua







Ascendente







Mercúrio







Vênus







Marte







Júpiter







Saturno







Urano







Netuno







Plutão










A COMBINAÇÃO DOS ELEMENTOS:

Fogo (quente e seco) + Ar (quente e úmido): esporte, vibração, artista no geral, artista corporal, cantores, não tem disciplina, são quentes.
Fogo (quente e seco) + Água (úmido e frio): um lado quer entusiasmo e o outro quer isolamento.
Fogo (quente e seco) + Terra (frio e seco): administrador, ambição, empresário, político, a praticidade da Terra mais o entusiasmo de conquista, objetividade.
Água (úmido e frio) + Ar (quente e úmido): flexibilidade, intuição, romantismo, idealista, escritores, músicos, criatividade, artes plásticas.
Água (úmido e seco) + Terra (frio e seco): introspecção, pessoa fechada, fria, medicina, contador, engenheiro, arquiteto, coisas técnicas.

 


8 comentários:

  1. Muito útil e interessante. Obrigado pela publicação.
    edi

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Te agradeço, imensamente. Que Deus possa lhe abençoar por isto.

    ResponderExcluir
  3. A COMBINAÇÃO DOS ELEMENTOS:

    Fogo (quente e seco) + Ar (quente e úmido): esporte, vibração, artista no geral, artista corporal, cantores, não tem disciplina, são quentes.
    Fogo (quente e seco) + Água (úmido e frio): um lado quer entusiasmo e o outro quer isolamento.
    Fogo (quente e seco) + Terra (frio e seco): administrador, ambição, empresário, político, a praticidade da Terra mais o entusiasmo de conquista, objetividade.
    Água (úmido e frio) + Ar (quente e úmido): flexibilidade, intuição, romantismo, idealista, escritores, músicos, criatividade, artes plásticas.
    Água (úmido e seco) + Terra (frio e seco): introspecção, pessoa fechada, fria, medicina, contador, engenheiro, arquiteto, coisas técnicas.


    Faltou Ar + Terra

    ResponderExcluir
  4. A COMBINAÇÃO DOS ELEMENTOS:

    Fogo (quente e seco) + Ar (quente e úmido): esporte, vibração, artista no geral, artista corporal, cantores, não tem disciplina, são quentes.
    Fogo (quente e seco) + Água (úmido e frio): um lado quer entusiasmo e o outro quer isolamento.
    Fogo (quente e seco) + Terra (frio e seco): administrador, ambição, empresário, político, a praticidade da Terra mais o entusiasmo de conquista, objetividade.
    Água (úmido e frio) + Ar (quente e úmido): flexibilidade, intuição, romantismo, idealista, escritores, músicos, criatividade, artes plásticas.
    Água (úmido e seco) + Terra (frio e seco): introspecção, pessoa fechada, fria, medicina, contador, engenheiro, arquiteto, coisas técnicas.


    Faltou Ar + Terra

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo excelente artigo. Muito completo e bem escrito.

    Fogo (quente e seco) + Água (úmido e frio): um lado quer entusiasmo e o outro quer isolamento.

    Como resolver esse aparente paradoxo? Não vi nenhuma indicação de profissão para essa combinação. Pode me ajudar com isso?

    Grato!

    ResponderExcluir
  6. olha ...! muito agradecida ! entao de posse deste conhecimento eu posso fazer algo para me equilibrar..? florais de bach ou ser menos emotiva , controlar as emocoes ou ser mais comunicativa ? é isso?
    realmente nos leva a mudança o conhecimento. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, minha linda. Veja https://astrologiaautoconhecimento.blogspot.com.br/2017/07/os-florais-de-bach-e-astrologia.html

      Excluir