Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Almuten Figuris



ALMUTEN FIGURIS


Na Astrologia clássica ou medieval, o cálculo do Almuten Figuris, que deriva da palavra árabe vitorioso, é um dos mais importantes, senão o mais importante, uma vez que representa a qualidade do Espírito particular, revelando os vários aspectos da vida, e em vários níveis, físico ou emocional.
O planeta que assume a posição de Almuten é aquele que tem o poder de exercer o domínio sobre a pessoa, e através dele talvez se possa alcançar o conhecimento e ser resgatado do próprio destino. Cabe aqui uma observação, esse almuten figuris seria aquele que nos faria ter uma reação de luta ou de fuga. Portanto, não se pode considerar que esse planeta seria benéfico no mapa.
Abraham Ben Ezra, em seu “Libro de los Juicios de las Estrellas”, fala da importância dos lugares da vida, que são: o Sol, a Lua, a lunação pré-natal, ou seja, a lunação anterior ao nascimento – SAN, o grau do ascendente e a parte da fortuna, e onde se deveria averiguar o planeta que tem mais poder sobre estes 5 lugares. Aquele que tiver mais força, será o regente da sua vida. Assim, o Almuten Figuris é aquele planeta que tem maior dignidade no mapa natal, sendo considerados como regentes apenas o Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, não sendo considerados os planetas exteriores: Urano, Netuno e Plutão.
Muitas vezes o almuten vai dar suporte e explicar sobre acontecimentos marcantes que estão linkados com algumas áreas do seu mapa, e que de outra forma você não encontra outra correspondência. Normalmente o almuten do mapa é aquele planeta que está domiciliado, ou seja, ocupando o signo que rege; mas é necessário fazer os cálculos porque podem haver dois planetas concorrendo a almuten figuris. Ao final soma-se os pontos e aquele planeta que tiver mais pontos é o Almuten Figuris do mapa.
O Almuten de qualquer grau do zodíaco é o planeta que tem a maior dignidade essencial naquele grau, e alguns graus podem ter mais do que um Almuten,. Por exemplo: se dois planetas estão igualmente dignificados naquele grau, ambos são Almuten do grau. O planeta que tem mais dignidades na cúspide de uma casa, é o almuten daquela casa.
Os signos podem ter regentes diurnos ou noturnos, portanto os Almutens podem variar para o mesmo grau do zodíaco, dependendo do mapa ser diurno ou noturno. Além disso, o mapa como um todo pode ter um Almuten, é o planeta mais poderoso, em termos de dignidades essenciais e acidentais no esquema do Céu, sendo referido como o senhor da genitura.
A dignidade acidental fortalece um planeta devido à sua posição, aspecto ou movimento favorável nos céus em um determinado tempo; não é nenhuma das dignidades essenciais devidas à posição zodiacal como descrita por Ptolomeu. Lilly cita alguns exemplos de dignidade acidental: quando o planeta está direto, veloz em movimento, angular, em trigono ou sextil com Júpiter ou Vênus etc. ou em conjunção com certas estrelas fixas notáveis.
Para definir o Almuten figuris, verifica-se o signo que é ocupado pelo Sol, a Lua, o ascendente, a roda da fortuna, e a Lua pré-natal (SAN), e atribui-se pontos (vide dignidades essenciais). O planeta que tiver mais pontos, é o almutem figuris.

ao planeta regente do signo, 5 pontos
ao planeta em exaltação no signo, 4 pontos
ao planeta regente da triplicidade, 3 pontos
ao planeta regente do termo, 2 pontos
ao planeta regente da face, 1 ponto

Aos regentes das casas atribui-se:
Casa 1 - 12 pontos
Casa 2 - 6 pontos
Casa 3 - 3 pontos
Casa 4 - 9 pontos
Casa 5 - 7 pontos
Casa 6 - 1 ponto
Casa 7 - 10 pontos
Casa 8 - 4 pontos
Casa 9 - 5 pontos
Casa 10 - 11 pontos
Casa 11 - 8 pontos
Casa 12 - 2 pontos
Na astrologia clássica ou medieval, a análise dos mapas não se detinha a dar uma aula de astrologia para quem procurasse um astrólogo, tipo: Júpiter está na casa ..., no signo... e significa... Isso era, e ainda é, uma definição que se pode ler em qualquer livro de astrologia. Em geral as pessoas procuravam um astrólogo para uma determinada questão e os planetas significadores do assunto e seus aspectos eram analisados.
O Almuten figuris, ou seja, aquele que tem maior dignidade sobre uma casa, assume um papel muito importante no julgamento, exigindo cálculos muito apurados, não permitindo uma abordagem superficial. Por exemplo, se alguém tem uma questão sobre casamento, o astrólogo vai pesquisar a casa 7. O almuten da casa 7, por sua natureza e localização no mapa, é que pode oferecer um julgamento mais preciso.

====================================================================




Tem uma boa explicação sobre o Almuten Figuris e outros neste video. Inclusive disponibiliza um site onde estabelece seu Almuten Figuris:

 http://af.cpptea.com/astrofox.php?dat=5



Um comentário:

  1. Meu Almuten figuris é em vênus. Meu vênus é em Capricornio está conjunto MC em sagitário. Minha Vênus faz quadratura com Plutão em Libra na 7. O que isso significa?

    ResponderExcluir