Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Do Planeta TERRA


O planeta Terra, onde vivemos, é o 3o planeta por ordem de afastamento do Sol, tendo como distância média cerca de 149.597.871 km. Esta distância é utilizada como uma medida que os astrônomos frequentemente utilizam para as distâncias dentro do Sistema Solar e a que dão o nome de Unidade Astronômica, UA.

Seu diâmetro no equador é de 12.756 km sendo o maior dos 4 planetas rochosos do Sistema Solar, dado que Mercúrio, Vênus e Marte, também estes planetas rochosos, têm os seus diâmetros inferiores ao diâmetro da Terra. A densidade do nosso planeta é de 5,515 g/cm3 fazendo com que também seja o mais denso do Sistema Solar.

A Terra demora 23 horas, 56 minutos e 4 segundos a dar uma rotação sobre si próprio. O eixo de rotação tem uma inclinação de 23,5º relativamente à perpendicular do plano da orbita, senda esta inclinação a causadora das estações do ano. Relativamente à translação, demora 365 dias 6 horas e 9 minutos a dar uma volta ao Sol.

A atmosfera terrestre é constituída essencialmente por cerca de 78% de azoto (ou nitrogênio), 21% de oxigênio e 1% de árgon.

A atmosfera é dividida em várias camadas, sendo que as dimensões de cada uma delas variam em função do local e das estações do ano. As camadas são (de superfície para as regiões mais altas): troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

O monte mais alto da Terra, o monte Everest, tem cerca de 8.800 metros de altitude, enquanto que o ponto de maior profundidade fica debaixo das águas do oceano Pacífico, na fossa das Marianas, a 10.900 km abaixo da superfície da água.

O planeta Terra tem um satélite natural, a nossa bem conhecida Lua.

Existe ainda um outro corpo celeste que interage com a orbita terrestre, é o asteróide 3753 Cruithne, que apesar de não ser propriamente um segundo satélite é um corpo que é influenciado pelo sistema Terra-Lua.


Bem, vejamos no Mapa de cada um de nós...



A TERRA está no mesmo grau e em oposição ao SOL em qualquer Mapa, sendo o SOL a Realização Interior e a TERRA a REALIZAÇÃO EXTERIOR.


Interessante notar que ninguém consegue se realizar na vida, sem abrir mão de uma ou outra. Poderíamos dizer que aqui dá para falarmos nos aspectos espirituais e materiais da vida. Mas sem dúvida, pode-se tentar equilibrar os dois, mas ainda assim a REALIZAÇÃO (Sol = Interior e Terra = Exterior) não será plena.


Curiosamente, é comum os Astrólogos não darem atenção a Terra. Mas penso que se é o planeta em que vivemos, não devemos dispensá-lo.



Há muitas controvérsias em relação a este considerado “pequeno” ponto de nosso Mapa.



A TERRA, como falei, é posicionada na carta astrológica exatamente no grau oposto ao Sol e para interpretação, representa algo que precisamos concretizar, digo, realizar na Terra. Em outras palavras, repito, enquanto o Sol é a realização interior, a Terra é a realização exterior.



Obs.: É muito complexo sabermos de antemão o que exatamente uma pessoa tem de realizar exteriormente. O que se pode fazer é “dar dicas” da área; de comportamento.



Por exemplo: O SIGNO nos diz “Como vamos concretizar algo”, “Como se dá essa realização exterior”, enquanto a CASA vai nos informar “Onde vamos concretizar algo”, “Onde se dá essa realização exterior”.




  



 

TERRA nos SIGNOS
(O símbolo da Terra é uma esfera com uma cruz no meio)
Terra em ÁRIES
Deverá concretizar algo com franqueza, coragem, iniciativa, independência e determinação. Conte com o próprio auxílio, ou seja, só você pode ajudar a você na realização desse projeto, embora seja possível contar com um relacionamento. É preciso ser menos impulsivo, agressivo e egoísta, para que sua generosidade faça a coisa acontecer.
Talvez alguma cirurgia plástica, ou reforma dentária, de modo que a maneira como é visto será renovada. Também pode ser um relacionamento, ou uma sociedade.

Terra em TOURO







Deverá concretizar algo – tal como “ganhar dinheiro” - com o trabalho, com paciência, equilíbrio e escrúpulo. Conte com o auxílio dos recursos de seu parceiro (ou avós). No entanto, deverá evitar o comportamento genioso, a preguiça e o materialismo.


Terra em GÊMEOS
Deverá concretizar algo na área da comunicação, principalmente, aprender a falar, sobretudo, o que sente. De qualquer forma vai adquirir estudos, muitos pensamentos, ou ainda, o ambiente em que vive vai te ajudar. Contudo, precisará usar de inteligência para isso. Pau para toda obra, você vai ajudar muito aos seus e aos outros em geral. Será adaptável diante das oscilações de sua vida. Poderá contar com irmãos, cunhados ou vizinhos para se soltar, ou ainda, com amigos estrangeiros. No entanto, deverá evitar a inquietação, a inconstância e a insegurança.

  
Terra em CÂNCER
Deverá concretizar algo com o sentimento, calma e sentido de proteção. Talvez construir uma casa; ou uma família; ou ainda, ser mãe (ou pai), também existe a hipótese de concretizar dotes culinários. Porém, deve evitar ser sarcástico, falso, sinuoso.



Terra em LEÃO
Deverá concretizar algo – que pode ser “fazer um filho” - com criatividade, expressão e determinação. Conte com o auxílio de alguém com quem tenha um romance, com algum amigo (a) ou mesmo com o (s) filho (s). É preciso ser menos egoísta e inflexível, para que sua generosidade faça a coisa acontecer.




Terra em VIRGEM
Deverá concretizar algo com trabalho, discriminação, organização e método. Conte com o auxílio de uma boa capacidade de análise e das pessoas que convivem com você. É preciso ser menos crítico e covarde, para que seu perfeccionismo faça a coisa acontecer, para que algo se realize. Deve averiguar criteriosamente e servir – ou cumprir o karma - para realizar e se realizar.




Terra em LIBRA
Deverá concretizar algo com equilíbrio, justiça, beleza e harmonia. Conte com o auxílio de parceiros ou sócios.
Talvez seja um casamento; ou uma sociedade. Ou ainda, alguma carreira ligada a direito. Ou simplesmente, fazer justiça com alguém. Também, pode ser algo na área da estética, como uma cirurgia plástica por exemplo.


Terra em ESCORPIÃO
Deverá concretizar algo com emoção, magnetismo e sensualidade. Talvez seja com o sexo. De qualquer forma contará com o auxílio do parceiro. No entanto, evite a desconfiança, o controle e a radicalidade.



Terra em SAGITÁRIO
Deverá concretizar algo com alegria, de forma direta, confiante e honesta. Conte com o auxílio de cunhados ou irmãos. Talvez possa ser uma viagem ao estrangeiro, ou simplesmente a conclusão de uma faculdade. E ainda, tendência ao sacerdócio. De qualquer maneira deve evitar a impaciência, irresponsabilidade, inconstância, tagarelice,... Seu gênio e/ou sua maneira brusca podem atrapalhar na realização.


Terra em CAPRICÓRNIO
Deverá concretizar algo com disciplina e sabedoria. Conte com o auxílio de pessoas influentes, ou ainda, com ajuda do pai. De qualquer forma na última fase da vida que isso tende a acontecer. Possivelmente, tomará conta de sua família, com responsabilidade. Poderá sustentar sua família.



Terra em AQUÁRIO
Deverá concretizar algo social, com inteligência e humanismo. Talvez seja a criação de um grupo, ou simplesmente a concretização de uma meta. De qualquer maneira contará com o auxílio dos amigos. Mas, deve evitar excesso de excentricidade, egocentrismo e pessimismo.




Terra em PEIXES
Deverá concretizar algo com compaixão, compreensão e idealismo. Conte com o auxílio de sua intuição. É preciso ser menos confuso e indefinido, para que sua imaginação faça a coisa acontecer, para que o sonho se realize. Deve se sacrificar para realizar. Talvez seja a própria evolução.




 

TERRA nas CASAS

 


TERRA na CASA 1 - Possivelmente no seu corpo físico, uma reforma dentária, uma plástica estética ou coisa assim. Em sua identidade, personalidade, maneira de ser e estar no mundo. Ou ainda, poderá auxiliar um parceiro.
TERRA na Casa 2 - Possivelmente usará seus próprios recursos, ou ainda, arrecadará recursos no que quer que concretize. Tendência a usar sua criatividade para ganhar dinheiro. Denota a capacidade individual, isso é, a tenacidade, paciência e muito trabalho de observar os elementos da realidade com vistas à sua utilização de modo prático e proveitoso.

TERRA na Casa 3 - Possivelmente realizará alguma coisa na área de estudos. Contará com o auxílio de irmãos ou mesmo ajudará aos irmãos nos estudos. Também poderá realizar alguma coisa no ou para o meio ambiente.

 
TERRA na Casa 4 - Usará a sensibilidade e as ilusões para concretizar algo, dando algum tipo de segurança. Possivelmente na sua família. Ou ainda, comprará um imóvel para a família ou com a família.

TERRA na Casa 5 - Possivelmente vai utilizar de alguma forma de arte. Ou ainda, vai ter filhos. De qualquer forma sua generosidade e sua capacidade criativa vai lhe orientar, tanto em relação a filhos, como em relação a algum hobby ligado as artes.

TERRA na Casa 6 - Possivelmente vai arrumar um emprego que deve levar a vida toda. Ou ainda, vai buscar a saúde a qualquer custo. Ou simplesmente vai ter um animal de estimação, podendo ser exótico.

TERRA na Casa 7 - Sem dúvida, você concretizará um casamento, ou, outro tipo de relacionamento, como sociedade, parceria, etc. Possivelmente haverá mudanças na vida a partir de tal relacionamento. Ou ainda, a concretização está vinculada ao marido, ou sócio, ou parceiro. Tendência a se transformar por conta do parceiro. Possibilidade de cirurgia estética.

TERRA na Casa 8 - Possivelmente vai receber uma herança. De qualquer forma, tua realização não depende de você.

TERRA na Casa 9 - Possivelmente usará sua intuição para realizar algo. Que pode ser dentro de religiões, filosofias de vida, línguas, assuntos estrangeiros ou viagens ao estrangeiro. Parece tratar-se de algo transcendental.  Ou ainda, expansão espiritual. A busca de evolução para realização exterior e interior. Algo que lhe trará a paz.

TERRA na Casa 10 - Possivelmente vai ter status, mesmo sem fama ou poder. Os aspectos com Saturno é que dirão as medidas que deverão ser tomadas.

TERRA na Casa 11 - Possivelmente usará sua originalidade, inventividade e capacidade de reforma para realizar algo. Que pode ser dentro da sociedade em que vive, num grupo, numa instituição. Poderá contar com o auxílio de amigos, ou conforme os aspectos ser atrapalhado por estes. Deverá ser humanitário, inteligente, independente, respeitador das diferenças, vanguardista e desapegado. De qualquer forma evite o egocentrismo, a indiferença, a dispersão, a mentira e a inveja.

TERRA na Casa 12 - Possivelmente o auxílio ao próximo será uma determinante. Assim sendo, é possível que o nativo opte em ficar em exílio ou confinado até a realização de tal projeto. O “ofício sagrado” (sacrifício) pelos demais, deve acompanhar a compaixão absoluta.
 
Dos ASPECTOS com a TERRA

Quanto aos Aspetos, podemos dizer que todo e qualquer ASPECTO que forem feitos com o SOL no Mapa Natal, como na Revolução Solar, serão contrários em relação à TERRA. Exceto em Quadratura, que são iguais.







Exemplo:


SOL em CONJUNÇÃO com um planeta
=
TERRA em OPOSIÇÃO com o mesmo planeta
SOL em OPOSIÇÃO
=
TERRA em CONJUNÇÃO
SOL em QUADRATURA
=
TERRA em QUADRATURA
SOL em SEMIQUADRATURA
=
TERRA em SESQUIQUADRATURA
SOL em SESQUIQUADRATURA
=
TERRA em SEMIQUADRATURA
SOL em TRÍGONO
=
TERRA em SEXTIL
SOL em SEXTIL
=
TERRA em TRÍGONO
SOL em SEMISEXTIL
=
TERRA em QUINCÚNCIO
SOL em QUINCÚNCIO
=
TERRA em SEMISEXTIL
 
TERRA e os Aspectos POSITIVOS vai concretizar algo tranquilamente; A realização exterior se dará.

TERRA e os Aspectos NEGATIVOS te concede a concretização de algo, porém, levará muito tempo. Ou ainda, não conseguirá concretizar algo, não ficando realizada exteriormente.
 
 
BREVE SIGNIFICADO DOS ASPECTOS

 








TERRA-Ascendente Ø Em bom aspecto, talvez uma reforma dentária ou uma plástica estética. Em aspecto menos favorável, você vai atrapalhar suas mudanças, seja por preguiça ou falta de condições.

TERRA-MC Ø Em bom aspecto, talvez atenda a um “chamado”, ou ainda, poderá encontrar a vocação. Em aspecto menos favorável, pessoas influentes o atrapalharão. Vai levar muito tempo para descobrir a vocação.

TERRA-Lua Ø Em bom aspecto, talvez uma sensibilidade extra o auxiliará, ou ainda, a mãe. Em aspecto menos favorável, suas emoções vão lhe atrapalhar ou ainda, sua mãe vai lhe atrapalhar.

TERRA-Mercúrio Ø Em bom aspecto, talvez as suas palavras o auxiliarão. Em aspecto menos favorável, você vai falar demais. Ou ainda, seus irmãos o atrapalharão, podendo ser também parentes próximos ou os vizinhos.

TERRA-Vênus Ø Em bom aspecto, talvez as virtudes o beneficiarão; mulheres o auxiliarão. Em aspecto menos favorável, inimigas vão lhe atrapalhar, ou ainda, a preguiça.

TERRA-Marte Ø Em bom aspecto, talvez você tenha muita energia para concretizar algo. Em aspecto menos favorável, você vai ter inimigos temíveis, ou ainda, uma doença ou cirurgia pode atrasar seus planos.

TERRA-Júpiter Ø Em bom aspecto, talvez a sorte (possivelmente em algum jogo) o favoreça a realizar algo. Em aspecto menos favorável, você vai atrapalhar seus planos com algum defeito seu. Ou ainda, um estrangeiro o atrapalhará ou “coisas estranhas” o dificultará a realização exterior.

TERRA-Saturno Ø Em bom aspecto, talvez com o tempo e a experiência você alcance seu objetivo. Em aspecto menos favorável, talvez seu pai (ou mãe) vai limitá-lo, de forma que muitas dificuldades surgirão. Deve desvincular-se dos pais para que a realização exterior se dê.

TERRA-Urano Ø Em bom aspecto, talvez uma reforma ou mudança de residência possa acontecer, assim colaborando para realização de seu projeto. Poderá obter a realização exterior com originalidade e independência. Em aspecto menos favorável, os amigos vão te atrapalhar a realização de seus objetivos. Sua rebeldia gratuita vai dificultar muito a concretização de teu projeto

TERRA-Netuno Ø Em bom aspecto, talvez uma modificação surja dentro de você que vai fazer a diferença. Em aspecto menos favorável, você vai se iludir. Ou ainda, pode se drogar ou sustentar qualquer vício.

TERRA-Plutão Ø Em bom aspecto, talvez uma ruptura radical venha te colocar no caminho da realização. A realização exterior depende do autoconhecimento. Em aspecto menos favorável, você vai ficar angustiado pela escassez de mudanças. Teme atitudes radicais.

  
TERRA-Nodo Norte Ø Em bom aspecto, usará pensamentos, idéias, hábitos e atitudes do passado (imediato ou anterior a essa vida) para concretizar algo. Se libertará de comportamentos arraigados para a realização exterior. Apreenderá o desconhecido e buscará a Deus para a realização de seu projeto. Em aspecto menos favorável, somente se expandirá, na medida em que for sabendo lidar com seu ponto vulnerável. Comportamentos arraigados vão dificultar a realização de seu projeto. Muitas confusões mentais o atormentarão que podem te levar ao desequilíbrio.

TERRA-Nodo Sul Ø Em bom aspecto, talvez experiências passadas o auxiliarão ao cumprimento de sua realização. Em aspecto menos favorável, você vai atrapalhar sua realização com comportamentos arraigados.

TERRA-Quíron Ø Em bom aspecto, talvez sua ferida o leve ao autoaperfeiçoamento. Em aspecto menos favorável, você vai atrapalhar suas mudanças auxiliando excessivamente os outros.

TERRA-Fortuna Ø Em bom aspecto, talvez sua missão seja cumprida. Em aspecto menos favorável, você vai atrasar o cumprimento de sua missão.

TERRA-Lilith Ø Em bom aspecto, talvez você sublime o instinto, e junto com este o ego. Seu lado infantil o auxiliará. Em aspecto menos favorável, você vai atrapalhar sua evolução com seu instinto primitivo.

TERRA-Ceres Ø Em bom aspecto deverá fazer algum projeto que auxilie ao próximo. “Mão na massa” concentre-se na força física nas obrigações em geral. Em aspecto menos favorável, terá dificuldades de formalizar o projeto. Não terá força física para cumprir suas obrigações.

TERRA-Pallas Ø Em aspectos positivos, assumindo compromissos, principalmente, o senso de justiça e sabedoria espiritual aliada à prática da vida vão lhe facilitar a concretização, ou melhor, a realização exterior. Em aspectos negativos, desequilíbrio entre atividade, razão e emoção vão atrapalhar a concretização de algo. Muitas viciações, que devem ser transformadas em virtudes. Falta ou omissão, em relação ao senso de justiça. O nativo preocupa-se com os relacionamentos, deixando “pra depois” o resto. Tendência a se tornar leviano e fofoqueiro.

TERRA-Juno Ø Em aspectos positivos, o casamento te dará bases para realização de seu projeto. Defensor de causas justas de forma que auxiliará a concretização de algo. Compromisso com a humanidade. Auxílio da esposa (Para homens). Filhos receptivos (Para mulheres). Em aspecto negativo, as várias uniões atrapalharão a concretização do projeto. O instinto de vingança o prejudicará em muito. Defensor de causas nem sempre justas e o egoísmo vão dificultar a realização exterior.  Esposa alheia ao marido (Para homens) e filhos desligados (Para mulheres).

TERRA-Vesta Ø Em aspectos positivos, proteção da casa e dos familiares. Autodisciplina e autocontrole na realização de algo. Canaliza sua energia agressiva para espiritualidade na concretização da realização exterior. Tendência a pequenos rituais em casa. Compaixão e hospitalidade com a família devendo se estender para a humanidade. Em aspectos negativos, o nativo não protege os familiares e nem se importa com sua casa. Falta de concentração, disciplina e controle para realização exterior. Perca de fé, vez por outra. Agressividade com os familiares. Falta de compaixão e hospitalidade com membros da família, atrapalhando a concretização da realização exterior.

TERRA-Vertex Ø Em bom aspecto, inconscientemente pode proceder a uma reforma dentária ou uma plástica estética, por exemplo. Mudanças em si mesmo podem ocorrer inconscientemente, talvez na maneira de ser. Em aspecto menos favorável, inconscientemente você vai atrapalhar suas mudanças, seja por preguiça ou falta de condições.


Por Martha Cibelli




2 comentários: