Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dos Planetas sem Aspectos


DOS PLANETAS SEM ASPECTOS

Não é comum encontrar em mapas um planeta sem aspectos, mas acontece. Por sem aspectos devemos considerar a ausência de qualquer aspecto considerando não só os Aspectos Maiores ou Ptolomaicos (Conjunção, Oposição, Quadratura, Trígono e Sextil), como os Médios (Semi-Sextil e Quincúncio) e os Menores ( Semi-Quadratura e Sesqui-Quadratura).

Dentre os planetas Sol e Lua sem aspectos são os mais difíceis. Morin de Villefranche em sua "Teoria das Determinações", cita que o planeta sem aspectos "pressagia qualquer coisa de insólito ou extraordinário com relação aos significados da Casa em que se localiza".

Nas palavras de Elói Dumón "...é um indicador de características pessoais ou de uma condição de difícil integração com o resto da personalidade".

Segundo Tierney, um planeta sem aspecto pode dar mostras de expressar-se de maneira autônoma e seu impulso é concentrado em um só propósito. O planeta sem aspecto tende a experimentar um isolamento ao ocupar-se de seus princípios fundamentais.

É importante destacar o trabalho de Geoffrey Dean sobre o assunto. Dean rechaçou uma antiga idéia de que os planetas sem aspecto funcionariam como notas mudas. Ele concluiu que este planeta se expressa veementemente embora de modo descontrolado. Nas suas palavras "o princípio de um planeta sem aspecto tende a acender e apagar, sem meio termo " podendo funcionar como "tudo ou nada. Assim, é difícil avaliar sua força".

Thirza Escobar também estudou o assunto e confirmou que sua influência é extraordinária ainda que sem controle.

Doris Hebel o descreveu como "diferente, errático".

Esta mesma característica é enfatizada no trabalho de Eugene Moore sobre o tema. Ele descreve o planeta sem aspecto com uma conotação uraniana, ou seja, com um componente de imprevisibilidade e genialidade.

Fatores como Trânsitos, Progressões, Lunações, Eclipses, angularidade na Revolução Solar e o Mapa Diário o mobilizam mas não são os únicos que disparam sua natureza intempestiva.

Por vezes, na análise de um mapa podemos observar que existem planetas que não formam aspectos maiores ou ptolomaicos (conjunção, oposição, quadratura, trígono e sextil) com outros planetas ou com pontos significativos do mapa, como por exemplo, as casas angulares, o ascendente e o descendente, o fundo e o meio do céu, ou com a cúspide de outras casas astrológicos, os nódos lunares, etc.

Na realidade considera-se que um planeta não forma aspectos, sobretudo se não se aplica no mapa a outros planetas ou pontos significativos através dos aspectos maiores. No entanto uma análise mais refinada pode levar-nos à descoberta de muitos aspectos considerados “médios e menores” que são igualmente relevantes. Podemos nos deparar com outros aspectos menores igualmente importantes na análise da expressão e projeção do mapa no cosmos.

Pode tornar-se difícil perceber que tipo de energia um planeta sem qualquer aspecto pode sugerir, mas, para que a tarefa seja mais produtiva, é fundamental analisar se o planeta está num signo onde tenha domicilio ou exaltação, e neste caso, sua energia se expressará de uma forma mais adequada às características do signo que rege. Do mesmo modo, o fato de estar em exílio ou queda transmite informação relevante quanto ao modo como a sua energia fluirá e a casa onde o planeta isolado se encontra permitirá saber qual o palco da sua atuação. No entanto, ainda que um planeta não tenha aspectos, ele pode ser ativado por trânsito, progressão, revolução, eclipses ou lunações ajudando-o a expressar as suas potencialidades e promessas.


SOL SEM ASPECTOS pode indicar uma estrutura psicológica frágil e com dificuldades de realização pessoal. Pode oscilar entre momentos de entusiasmo e desânimo ou pode ser ego centrado e sem qualquer interesse em interagir socialmente.
Lua sem aspectos - A lua revela o modo como integramos as emoções e os afetos; representa também o instinto, o passado, o ambiente familiar. Quando a lua não forma aspectos, indica dificuldades em relacionar-se afetivamente, podendo ser frio e distante, correndo assim o risco de perder um dos aspectos mais importantes da vida e mergulhar na solidão.

MERCÚRIO SEM ASPECTOS - Mercúrio representa a capacidade de raciocínio, a mente e a comunicação. Quando não há aspectos no mapa indica que todo o processo do pensamento é separado do resto do tema, ou seja, de si mesmo. A mente separa-se das emoções num processo incessante de análise e reflexão.

VÊNUS SEM ASPECTOS significa uma pessoa desligada ou auto-suficiente, perseguindo as suas metas e objetivos sem necessidade de partilhar com os outros os diversos aspectos da sua personalidade. Pode ter uma grande necessidade de dar e receber afeto, mas tem consciência que nada é suficientemente gratificante para superar o seu sentimento de solidão.

MARTE SEM ASPECTOS - Marte simboliza impulso, ação e iniciativa. Quando não apresenta aspectos significa que pode agir isoladamente de uma forma ativa e infatigável. Podem classificar-se neste grupo os exploradores e os pioneiros, caso existam aspectos no mapa que confirme.

JÚPITER SEM ASPECTOS revela que forma precocemente as suas próprias crenças e imagens mentais. Deste modo, talvez seja difícil a assimilação de experiências e valores exteriores; também crescer e expandir-se, independentemente dos costumes e valores sociais.

SATURNO SEM ASPECTOS indica que o sentido da responsabilidade e do dever podem levar a sentir a vida como um mar de provações e dificuldades, já que tem que lutar de forma intensa para alcançar os seus objetivos. O sentimento de culpa pode estar presente e pode ser vítima dos seus próprios valores morais e éticos devido às imposições do superego.

URANO SEM ASPECTOS indica que existe um potencial irreverente e vanguardista ao nível da relação individual/coletivo, que poderá ou não manifestar-se plenamente favorecendo ambas as partes.

NETUNO SEM ASPECTOS revela que pode apresentar dificuldades em desenvolver o seu lado mais sensível e espiritual.

PLUTÃO SEM ASPECTOS é indicação de um potencial de transformação e renovação dos desejos face às emoções coletivas, que só poderão manifestar-se plenamente mais tarde na vida.

Um comentário:

  1. Minha dúvida é em relação aos planetas sem aspectos na sinastria, por exemplo, quando o vênus de um não tem aspectos com o marte do outro e vice-versa. O que significa?

    ResponderExcluir