Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

VERTEX (Ponto Leste)




É um ponto como se fosse um segundo descendente; áreas importantes na vida; indica grandes acontecimentos no ano tanto bom quanto ruim em um determinado relacionamento; o destino de um relacionamento; o amor e o ódio de uma relação; paixões a primeira vista; relacionamento para aprendizado; experiências de relacionamento; contato de opostos.

Também chamado de PONTO LESTE; é como se fosse um outro ascendente; é o ascendente equatorial, porque representa o ascendente se a pessoa tivesse nascido no Equador; estando na casa I a pessoa é auto centrada, é mais extrovertida, e estando na casa XII a pessoa é introspectiva.

Quando a pessoa se desvia do Nodo Norte, de seus propósitos, faz algo errado, acontece algo na saúde no meio ponto entre Saturno e Nodo Sul.



O eixo Vertex estimula a consciência cósmica, uma compreensão de que um indivíduo é parte integrante do Universo, e não apenas uma entidade, isolados em separado. Esta é uma realização muito importante e profundamente libertadora, mas muitas vezes pode exigir intensas experiências (agradáveis ?? e/ou desagradáveis) para despertar alguém para esse entendimento. Isso não significa que as pessoas sem planetas nos ângulos em relação ao Vertex não têm consciência cósmica, mas isso não significa que não há como um estímulo forte para desenvolver esta consciência nesta vida.



O eixo Vertex pode ser comparado a uma porta que dá acesso a outras realidades. Geralmente é muito enfatizada, com um planeta em conjunção (orb 8°), nas paradas de pessoas que têm essa capacidade. A porta é da natureza do signo e casa onde reside o Vertex e poderosamente enfatiza que o sinal, tornando-se, pelo menos, tão importante quanto a do Ascendente e MC.



Astrólogos muitas vezes têm Urano e/ou Netuno em estreito contato com o Vertex. Nosso próprio host, Noel Tyl, tem Vertex em Escorpião quindecile Urano na casa 11. Parece que ele estava destinado a re-descobrir este aspecto muito importante (o quindecile) e apresentá-lo para a comunidade astrológica.



Após a Vertex como guia para outras realidades abre a porta para medições aspecto sutil (harmônicos). Septile (7 harmônica) padrões de dar a capacidade de compreender outras realidades, a Vertex dá a capacidade de acessar outras realidades e por isso a combinação de um padrão septile e um planeta em conjunção com o Vertex é comum nos mapas natais de pessoas inspiradoras, videntes e mágicos . Uri Geller (20 de dezembro de 1946, 02h00, Tel Aviv, Palestina) tem Vertex em conjunção com Nodo Norte-Urano em Gêmeos em um padrão septile com Lua-Vênus-Júpiter-Saturno - certamente uma indicação clara de sua natureza excepcional e presentes eo extraordinário experiências em sua vida.



Pessoas intensamente criativa muitas vezes têm um planeta em conjunção com o eixo Vertex em conjunto com um aspecto (5 ª harmônica) quintil ou padrão.



Algumas pessoas têm um aspecto excepcional (9 harmônica) novile ou padrão ligado ao Vertex. Como a série novile de aspectos estão ligados a iniciação, essa combinação dá uma iniciação intensa durante esta vida. Ele também dá a capacidade de atuar como um iniciador para os outros.



PREVISÃO



Quando o Vertex e do planeta (s) que conjuga movimento ao aspecto exato pelo Arco Solar, períodos-chave são claramente marcadas na infância. Geralmente há um ano fez cruciais através de um grande evento, se houver também um trânsito ou acionar eclipse, ou através da descoberta interna de uma faceta inusitada à sua natureza. A partir de então, todos os trânsitos, progressões e arcos solares até este ponto é altamente sensível, embora nem todos irão trazer eventos no mundo exterior. O ano em que Arco Solar ou progressões reunir os Vertex e seu governante é também um período poderoso.



Trânsitos, Arcos Solares e progressões envolvendo a Vertex raramente têm um enorme efeito sobre aqueles que não têm planetas estimulando o ângulo natal Vertex. Ele pode apenas significar reunião aqueles que de alguma forma têm uma influência incomum em você, e muitas vezes apenas para a duração do trânsito ou direção.



No entanto, para aqueles com um Vertex natal destaque há geralmente um período poderoso do destino na vida que é projetado para despertar a pessoa para uma realidade mais ampla. Durante este período, o Vertex pode trazer eventos muito grande. Christopher Reeve (25 de setembro de 1952, 03:12 New York NY) tinha Vertex natal em conjunção com Quíron em Capricórnio na novile larga para seu descendente. O bi-natal novile entre o Vertex e Saturno (seu regente) descreveu a probabilidade de uma iniciação profunda nesta vida. Quando Vertex-Chiron movido por Arco Solar para seu descendente, e Saturno se mudou para sua novile Vertex, ele sofreu um acidente que o deixou paralítico do pescoço para baixo. Christopher Reeve tornou-se então uma força poderosa para a pesquisa com células-tronco que tem potencial para radicalmente melhorar a nossa capacidade de reparar lesões graves.



Geralmente há apenas um período poderoso do destino na vida, mas muitas ativações Vertex. Das outras vezes o Vertex é acionado geralmente indica conhecer pessoas, animais ou até mesmo computadores que têm uma profunda ou incomuns efeito duradouro.





O Eixo Vertex: A Doorway Especial



Pelo convidado astrólogo Alice McDermott



Alice McDermott é um eminente astrólogo australiano que, como Alice Portman, consultou e ensinou profissionalmente há 35 anos. Em 1984, ela recebeu seu Membro Profissional da Federação das Australian Astrólogos qualificação (PMFAA) e tornou-se um examinador para a FAA no 1986-1988. Ela falou pela primeira vez sobre a Vertex na Conferência Internacional FAA em 1986.



O falecido Edward L. Johndro (30 de janeiro de 1882, 12:30, Franklin Center, Canadá – Nó (Nodo lunar) em conjunção com Vertex Sul em Gêmeos) foi a primeira a apresentar o Vertex à consideração do mundo astrológico, cerca de 1976 e 1977. Ele argumentou que, se o ascendente foi determinada pela intersecção dos círculos Grande do Eclíptica e Horizon e o MC foi determinada pela interseção dos círculos Grande do Meridiano e Eclíptica, também deve haver um ponto muito sensível da energia no intersecção dos círculos Grande do Vertical Prime e da Eclíptica. Ele chamou o eixo ocidental deste ponto, a Vertex e do leste do anti-Vertex. Ele sentiu que o Vertex foi o eixo elétrico, o eixo do Ascendente magnético e o MC do eixo de gravidade em um mapa natal.



O falecido Charles Jayne of New York (09 de outubro de 1911, 10:53, Jenkintown, PA, - antiVertex em conjunção com Marte em Gêmeos) também deduziu que a Vertex foi um ponto muito importante em um mapa natal. Ele e seus alunos pesquisaram este mais longe e chegou à conclusão de que o eixo Vertex parecia descrever fatídica ou cármica encontros com os outros, que mudou completamente a vida das pessoas em causa. Ele sentiu que o ponto ocidental, a Vertex, foi o lado mais forte do eixo.



A primeira vez que descobriu o Vertex em torno de 1976-1977. Para explorar como funcionava eu?? ajustei os cálculos para o Hemisfério Sul e, em seguida, estudaram seus efeitos sobre os meus clientes quando foi ativado por trânsitos, progressões e arcos solares. Isso me deu um período de retorno de Saturno todo "hands on" de pesquisa com milhares de pessoas.



Minhas conclusões são as seguintes:



· O eixo Vertex não é um ponto especialmente forte em um mapa natal a menos que tenha um planeta ou Node conjunto ou em cerca de aspecto exato com ele.



· Se ele tem um planeta ou Node conjunção, que muitas vezes torna-se uma força sobre-equitação que faz a Vertex e que o planeta mais forte do que qualquer outra coisa no gráfico, incluindo um planeta em conjunção com o. Ascendente ou MC



· Se ele tem um planeta em aspecto fechá-la aumenta natureza que planeta, o seu signo e casa para um grau considerável, tornando o planeta um foco muito forte no gráfico.



· Um planeta em conjunção ou em uma situação próxima do aspecto exato para o Vertex tende a dar um destino específico e, muitas vezes intensa - algo que a pessoa é obrigada a fazer ou a experiência para o desenvolvimento maior da alma, ou deve fazer a fim de encontrar sentido na vida - ou ambos!



· Portanto, a estimulação Vertex pode ter um efeito quase compulsivo que substitui todas as outras considerações.





Também chamado de Ponto Leste, funciona como se fosse um outro ascendente. É o ascendente equatorial porque representa o ascendente se a pessoa tivesse nascido no Equador. Quando está na casa 1 a pessoa é auto centrada, é extrovertida; estando na casa 12 a pessoa é introspectiva.



O Vertex foi descoberto pelo americano Lorne Edward Johndro e segundo ele, todo corpo na terra teria um componente magnético e um componente eletrostático. Dessa forma, o mapa natal teria o ascendente tradicional, que é magnético, e outro ascendente elétrico, que é o Vertex. Isso explicaria a natureza dos seres humanos.



O ascendente tradicional, magnético, seria usado voluntariamente quando a pessoa utiliza os potenciais do seu signo ascendente para se posicionar no mundo e atrair experiências que dependem de sua vontade e razão.



O ascendente elétrico, o Vertex, é involuntário e atrai experiências à pessoa, independente de sua vontade ou razão.



Renzo Baldini (www.renzobaldini.it) no estudo apresentado no Congresso de Barcelona, destacou que o Vertex é o ascendente da nossa personalidade inconsciente, a identidade da nossa alma. Este enfoque explica porque para calcular o Vertex, o Fundo do Céu é tomado como Meio do Céu. Ele admite a possibilidade dos encontros do destino estarem ligados ao Vertex e acrescenta que o ponto pode servir para a análise de uma possível desordem de conduta assim como alguma psicopatologia. Porém não pretendo abordar esse aspecto porque foge do propósito deste estudo.



James Eshelman utiliza o Vertex nas Revoluções Solares que explicaria porque podemos nos encontrar numa situação caótica mesmo sem tê-la provocado voluntariamente. O Vertex é considerado o ângulo mais impessoal da carta, não consciente e involuntário, e tem relação com os encontros inevitáveis do destino, tipo atração fatal, que são mais estudados nas sinastrias amorosas. O Vertex tem conotação com a Casa 7 porque ele se refere a outras pessoas, encontros e associados que surgem inesperadamente em nossa vida e para a qual somos atraídos de uma forma irresistível.



Nas Sinastrias normalmente analisamos a atração que se dá entre duas pessoas pela posição: SOL – Sol com Lua; Sol com Vênus; Sol com Urano; Sol com Plutão LUA – Lua com Vênus; Lua com Urano; Lua com Netuno; Lua com Plutão VÊNUS – Vênus com Marte; Vênus com Urano; Vênus com Netuno; Vênus com Plutão. Através do ascendente de cada um e seus regentes interpretamos o amor e afeto entre o casal e através do descendente de cada um, analisamos o vínculo do relacionamento, a responsabilidade de um parceiro para com o outro. Daí podemos analisar todos os aspectos entre os ascendentes e descendentes e dos regentes entre si. O equilíbrio dos temperamentos é de acordo com os elementos, e a durabilidade do relacionamento é através dos aspectos de Saturno. Ao sobrepor os dois mapas encontramos como as energias atuam entre os parceiros. Esses aspectos aparecem também no mapa composto, que é quando criamos um único mapa do relacionamento.





O Vertex aparece nos mapas individuais, principalmente entre as casas 4 e 10 e funciona principalmente quando encontramos o Vertex de um em aspecto com um ponto ou planeta no mapa do outro. Por exemplo: Vertex do mapa 1 quadrado no mapa 2 ao Vertex, ascendente, aos planetas, inclusive os transpessoais, Casa 7 e Casa 10. O Anti-Vertex, que é o ponto oposto ao Vertex, tem conotação com a casa 1. Planetas em aspecto com o eixo Vertex - Anti-Vertex, são considerados altamente acentuados, porém sua manifestação ocorre de forma totalmente inconsciente.





Nos relacionamentos amorosos, a sensação é de reencontro; a atração é magnética, sexual e, principalmente, irresistível. E o mais importante, os padrões usuais de atração física, moral, intelectual, social e espiritual de um parceiro pelo outro, normalmente não combinam. São tipos de pessoas que nos atraem embora não tenham nenhuma característica que normalmente apreciamos ou sejam até mesmo contrárias. Esse primeiro encontro é de profunda emoção como se conhecessem.



A alma se sente em alegria como se fosse um reencontro de alguém a quem muito amou num passado distante. No entanto é sempre um relacionamento que encontra inúmeros impedimentos para sua concretização. Ou eles são muito jovens, ou há uma diferença de idade muito grande, ou um deles é casado etc. E mesmo que tentem desafiar os impedimentos para ficarem juntos, sempre ocorrerá algo do destino para separá-los.



Quando há prosseguimento do relacionamento, estando os dois desimpedidos para levá-lo adiante, sempre existe algo que os impede de se encontrar, como por exemplo, um defeito no carro, uma tempestade que inunda a cidade, um engarrafamento de transito, uma doença, um dos dois pode ser transferido de cidade ou de país devido a um trabalho ou estudo etc. E se um dos dois é casado e se divorcia para prosseguir o relacionamento, quando estão juntos, o relacionamento não dá certo.



Os encontros de Vertex também podem ocorrer nos relacionamentos familiares e com amigos, sem nenhuma conotação sexual, e quase sempre nos relacionamentos homossexuais. Os relacionamentos amorosos de Vertex podem ser comparados aos aspectos Vênus e Plutão, a diferença é que eles ocorrem entre pessoas que não tem esse aspecto no mapa, necessariamente.



Tratando os relacionamentos de Vertex como reencontros Kármicos pode-se dizer que o planeta em aspecto com o Vertex do outro simbolizam:



Sol - pai, marido, sogro ou um superior hierárquico

Lua - mãe, esposa, amigas, grupos, lar, casa e a família.

Mercúrio - irmãos, filhas, amante e amigas



Vênus - irmãs, filhas, amante e amigas

Marte - amantes ou parceiros sexuais.

Júpiter - tios, protetor ou curador

Saturno - avós, antepassados e velhos da família

Urano - amigos e parentes.

Plutão - médico, curandeiro, mago, pajé, padre, mestre, guru, dentista etc.



O Vertex nas casas astrológicas podem simbolizar o local onde se dará esse encontro, que tem relação com os assuntos da casa. Também é importante a localização do regente desta casa que complementa as situações:



Na 1a. casa: Numa situação em que estivesse se apresentando como ator, professor, palestrante etc



Na 2a. casa: Em locais onde estivesse tratando de valores e dinheiro etc.



Na 3a. casa: Em cursos, escolas, apresentado pelos irmãos ou vizinhos, ou é um vizinho, em um estúdio de tv, numa palestra, através da internet e meios de comunicação etc.



Na 4a. casa: Através de um encontro da família, ou dos pais, ou numa situação onde estivesse tratando de bens imobiliários, reforma ou construção de casa etc.



Na 5a. casa: Durante as férias ou em locais de divertimento, através de hobbies em comum, apresentado por um filho etc.



Na 6a. casa: No ambiente de trabalho, consultórios médicos e odontológicos, apresentado pelos tios ou pelo inquilino.



Na 7a. casa: Apresentado pelo marido ou esposa; pelo médico, dentista, terapeuta, sócio, advogado.



Na 8a. casa: Em locais de investimento, em um grupo de ocultismo; em funerárias ou durante um velório etc.



Na 9a. casa: apresentado por professor, um colega da faculdade, guia religioso, estrangeiro, professor de língua estrangeira, numa firma de importação e exportação, numa agência de viagens ou durante viagens, ou numa faculdade.



Na 10a. casa: apresentado por um chefe, um político, um grande empresário.



Na 11a. casa: apresentado por amigos, ou num grupo de estudo, ou através de enteados ou associação de classe.



Na 12a. casa: num ambiente hospitalar, asilo, creche, mosteiro e em locais onde se pratica ocultismo.



Na astrocartografia pode revelar um local que exerce grande atração para a pessoa ou onde pode ocorrer um encontro de Vertex. Algumas vezes a pessoa nem precisa ir àquele local pois algo ocorre inesperadamente que a coloca em contato com aquele ponto do Vertex.



Na revolução solar quando o ascendente da RS encontra o Vertex do ano, algo insólito acontece. Nos trânsitos, os aspectos de júpiter, saturno, urano, netuno e plutão ao Vertex, também revelam acontecimentos importantes e inesperados, algo que poderia ser traduzido como obras do destino. Porém é um ponto que depende ainda de muito estudo para comprovar sua atuação, embora em muitas situações que ocorrem, exista fortes ligações relacionadas ao Vertex.










VERTEX

Vertex - impulsos invonlutários da personalidade, quase sempre inconsciente. O ascendente elétrico.


VERTEX

É um ponto como se fosse um segundo descendente; áreas importantes na vida; indica grandes acontecimentos no ano tanto bom quanto ruim em um determinado relacionamento; o destino de um relacionamento; o amor e o ódio de uma relação; paixões a primeira vista; relacionamento para aprendizado; experiências de relacionamento; contato de opostos.

Também chamado de Ponto Leste; é como se fosse um outro ascendente; é o ascendente equatorial, porque representa o ascendente se a pessoa tivesse nascido no Equador; estando na casa I a pessoa é auto centrada, é mais extrovertida, e estando na casa XII a pessoa é introspectiva.

VERTEX

Celisa Beranger e Patrícia Schatz

O Vertex foi descoberto pelo americano Lorne Edward Johndro, e desenvolvido por seu seguidor Charles Jayne. Segundo Johndro, todo corpo esférico carregado, como nossa terra, teria um componente magnético e um componente eletrostático. Ele sugeriu claramente que há não um, mas dois ascendentes, um magnético e um elétrico. Johndro considerou o Vertex o ascendente elétrico, enquanto o ascendente tradicional seria o magnético.

Os dois ascendentes explicariam a natureza dupla do homem. o voluntário (Ascendente) e o involuntário (Vertex).

Jayne considerava o Vertex como o ângulo mais impessoal da carta: o mais factual, não consciente e involuntário que teria relação com os encontros do destino, sendo assim bastante estudado em Sinastrias. Por exemplo: a Vênus de uma pessoa em aspecto com o Vertex da outra poderá, indicar relacionamentos muito importantes.

Planetas em aspecto com o eixo Vertex - Anti-Vertex, são considerados altamente acentuados, porém sua manifestação ocorre de forma totalmente inconsciente.

O Vertex tem o colorido da casa 07, porque sua atuação estaria ligada a outras pessoas, encontros, e associações. O Anti-Vertex oposto ao Vertex teria analogia com a primeira casa astrológica.

O Italiano Renzo Baldini, no estudo que apresentou sobre o tema em 1997, colocou um enfoque curioso: o vertex nada mais é do que o Ascendente do nosso Fundo do Céu. Ou seja, o Ascendente da nossa personalidade inconsciente a identidade da nossa alma. Este enfoque se explica porque para calcular o Vertex, o Fundo do Céu é tomado como Meio do Céu.

Baldini, também admite a possibilidade dos encontros do destino, estarem ligados ao Vertex acrescenta entretanto que o ponto também pode individualizar a análise de uma possível desordem de conduta assim como alguma psicopatologia.

Astronomicamente o Vertex é o ponto de interseção da eclíptica - caminho aparente do Sol - com o primeiro vertical (o meridiano que liga o Zenith ao Nadir através do leste e oeste) a oeste. Este meridiano é perpendicular ao meridiano do observador . O ponto oposto ao Vertex, onde a eclíptica faz interseção a leste, é denominado Anti-Vertex, que é o ponto onde o primeiro vertical cruza a eclíptica a leste.

Para calcular o vertex, é preciso determinar primeiramente a co-latitude, o que é feito subtraindo a latitude do local nascimento de 90 graus. Nesse caso, passamos então a considerar o Fundo do Céu como o Meio do Céu.
Consultando uma Tábua de Casas, utilizando a co-latitude, encontramos o novo ascendente.
Por exemplo: para uma latitude de nascimento 40ºN; a co-latitude é 90 16º- 40º = 50ºN.
Para um Meio do Céu 11º 43' de Escorpião, o novo "Meio do Céu" é 11º 43' de Touro.

Também é possível encontrar o Vertex, usando um programa de computador com possibilidade de retificação. O mapa natal deverá ser calculado para a nova latitude e utilizar a retificação.

O Vertex localiza-se, normalmente, entre as casas 5 e 8, embora também possa ser encontrado, em alguns poucos casos nas Casas 4 ou 9.

Robert Hand, citou o Vertex em seu livro Horoscope Symbols, afirmando que muito ainda há de ser explicado a respeito do eixo Vertex - Anti-Vertex. Embora tendo examinado o eixo, mencionou não ter até a ocasião uma idéia clara quanto a sua utilização.

O Vertex também pode ser usado em técnicas. James Eshelman, o utiliza nas Revoluções Solares. Por exemplo: Marte em conjunção ao Vertex, em uma carta de Revolução Solar, poderia, explicar uma situação na qual a pessoa se encontra em meio a brigas e disputas, sem tê-las provocado voluntariamente.








VERTEX no SIGNO
- Como acontecem os relacionamentos;
- Qual o destino de um relacionamento;
- Como se dá o contato de opostos;
- Como se dá o amor e ódio de uma relação;
- Como se dá relacionamentos para aprendizado;
- Qual a possibilidade de paixão a primeira vista;
- Como se dá os encontros do destino;
- Como é o ascendente de nossa personalidade inconsciente e a identidade de nossa alma;
- Como “e se” poderá haver uma desordem de conduta ou uma psicopatologia;
- Como a pessoa vai se comportar involuntariamente.  
VERTEX em ÁRIES
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com algum estranho, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e esse estranho. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de suas idéias, sua coragem, força, determinação e independência. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas consigo mesmo, com sua identidade. Se comportará involuntariamente em diversos momentos de sua vida. Terá dificuldades com sua força de vontade.
VERTEX em TOURO
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com alguém que lhe proporcione recursos, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de paciência, tenacidade, capacidade de “fazer dinheiro” e dom artístico. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas de dinheiro. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados a dinheiro. Terá dificuldades com sua teimosia.
VERTEX em GÊMEOS
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com algum irmão, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre vocês. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de sua inteligência, sua versatilidade, capacidade de adaptação e suas idéias. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas com irmãos, vizinhos ou parentes próximos. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados a mente. Terá dificuldades com sua variação mental. Também com as mentiras.
VERTEX em CÂNCER
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com alguém da família, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de familiares, de sua segurança, seus senso de proteção e seu jeito acolhedor. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas de família. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados aos familiares. Terá dificuldades com a falsidade, a sua mania de se meter – e julgar as pessoas - na vida familiar, bem como, com possível preguiça.
VERTEX em LEÃO
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com algum dos filhos, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e um deles, ou ainda, com seus romances. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de sua generosidade, seu poder de comando e sua dramaticidade. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas de ego, ou ainda, problemas com o (s) filho (s). Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados aos filhos, a criatividade e aos prazeres pessoais. Terá dificuldades com seu orgulho, ou ainda,  com seu jeito de se achar  “o melhor”.
VERTEX em VIRGEM
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com alguém que conviva no seu lar ou um colega de trabalho, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essas pessoas. Você a nível inconsciente, se projeta a partir da capacidade de analise crítica, da organização, do método e da prudência. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas com subalternos ou alguém morando no seu lar. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados ao cotidiano. Terá dificuldades com suas críticas. Também com as mentiras.
VERTEX em LIBRA
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com alguém que tenha algum tipo de associação com você, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de equilíbrio, harmonia, discurso e beleza. Poderá haver psicopatologia advindo de problemas estéticos. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados aos outros. Terá dificuldades com seu “senso de justiça” e com a falsidade.
VERTEX em ESCORPIÃO
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com alguém que lhe proporcione recursos, ou ainda, com um parceiro (a), talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir da capacidade de ser verdadeiro, profundo e misterioso. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas profundos, talvez vinculados a traições. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados a dinheiro alheio, ao parceiro ou ao ocultismo. Terá dificuldades com sua mania de inconscientemente “colocar o dedo na ferida” alheia e em ser radical, podendo ser cruel.
VERTEX em SAGITÁRIO
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com alguém que tenha uma filosofia de vida que lhe agrade, ou ainda, com algum colega da faculdade, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de seu alto astral, otimismo e honestidade. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas filosóficos, religiosos ou políticos. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados a maneira de viver. Terá dificuldades com sua irresponsabilidade, bem como, com sua moleza ou com seu jeito alcoviteiro.
VERTEX em CAPRICÓRNIO
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com alguém que lhe auxilie na sua carreira, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de responsabilidade, austeridade, planejamento e seriedade. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas de status. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados ao pai, ou ainda, a carreira. Terá dificuldades com seu jeito materialista, com sua avareza ou ainda, com seu jeito de ficar amostrando tudo o que tem, o que conquistou, querendo aprovação.
VERTEX em AQUÁRIO
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com alguém que lhe auxilie em algum projeto, ou ainda, com um amigo (a), talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de sua capacidade de ser renovador, imprevisível e original. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas com a sociedade. Talvez não seja visto da forma como gostaria. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados a grupos, ou ainda, a amizade. Terá dificuldades com seu jeito excêntrico, com seu caráter rebelde ou ainda, com sua liberdade que beira a libertinagem. Também com as mentiras que serão deliberadas.
VERTEX em PEIXES
Você pode inconscientemente se envolver, de repente, com alguém carente, a quem você ajudou, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir da sensibilidade, idealismo e seu jeito romântico Poderá psicopatologias advindo de problemas de osmose, onde você se vê com o problema do outro. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados as instituições, aos desvalidos, ou ainda, aos sonhos. Terá dificuldades com seu jeito masoquista, sempre se fazendo de vítima, com a mentira  e com possível estado de ira.








VERTEX na CASA
- Onde acontecem os relacionamentos;
- Onde se decide o destino de um relacionamento;
- Onde se dá o contato de opostos;
- Onde se dá o amor e ódio de uma relação;
- Onde se dá relacionamentos para aprendizado;
- Onde há possibilidade de paixão a primeira vista;
- Onde se dá os encontros do destino;
- Onde é o ascendente de nossa personalidade inconsciente e a identidade de nossa alma;
- Onde “e se” poderá haver uma desordem de conduta ou uma psicopatologia;
- Onde a pessoa vai se comportar involuntariamente.  
VERTEX na CASA 04
Você pode se envolver, de repente, com alguém da família, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e os seus. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de sua família. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas de família. Se comportará involuntariamente dentro da família.
VERTEX na CASA 05
Você se envolverá inconscientemente com algum dos filhos. Mas, vai te trazer aprendizado. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e os seus filhos. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de seus filhos. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas com filhos. Se comportará involuntariamente com os filhos.
VERTEX na CASA 06
Você se envolverá inconscientemente com algum trabalho ou com alguma pessoa vinculada ao seu trabalho. Mas, vai te trazer aprendizado. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e os seus chefes ou subalternos. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de seus colegas de trabalho. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas com a profissão. Se comportará involuntariamente no trabalho.
VERTEX na CASA 07
Você se envolverá inconscientemente com algum cunhado. Mas, vai te trazer aprendizado. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e o seu parceiro (a). Você a nível inconsciente, se projeta a partir de seu marido (ou esposa). Poderá haver problemas mentais advindo de problemas com o casamento ou com sócios. Se comportará involuntariamente com os outros, com o parceiro (a) ou com o sócio.
VERTEX na CASA 08
Você se envolverá inconscientemente com seu marido (esposa). Mas, vai te trazer aprendizado. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e seu marido (esposa). Você a nível inconsciente, se projeta a partir dele (a). Poderá haver problemas mentais advindo de problemas com o parceiro (a), talvez traição. Comportar-se-á involuntariamente no relacionamento. Tendência involuntária de assumir e/ou administrar os recursos alheios.
VERTEX na CASA 09
Você se envolverá inconscientemente com algum estrangeiro ou colega de faculdade. Mas, vai te trazer aprendizado. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e ele. Você a nível inconsciente, se projeta a partir dele ou de seu ”ideal de ser”. Poderá haver problemas mentais advindo de problemas filosóficos ou com alguém do exterior, ou ainda, algum colega de faculdade. Se comportará involuntariamente com amigos feitos no estrangeiro ou na faculdade.








VERTEX e os ASPECTOS
Aspectos Positivos de Vertex Ø O Ascendente da nossa personalidade inconsciente faz as projeções exatas; a identidade da nossa alma é cristalina. Aspectos Negativos de Vertex Ø Somos de algum modo e demonstramos outra coisa. A relação “Ser e Parecer” está distorcida.
Vertex-ASC Ø Em aspecto positivo, ligação inconsciente com algum estranho, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e esse estranho. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de suas idéias, sua coragem, força, determinação e independência. Se comportará involuntariamente em diversos momentos de sua vida. Em aspecto negativo, muitas discussões e até agressão envolvendo um estranho, por quem você se apaixonou. Será dependente involuntariamente. Haverá conflito interno, questões filosóficas do tipo “quem sou?”, podendo vir a ser tornar psicopatológico. Sua capacidade de ação fica anulada. Fica destituído de força de vontade. Fim de vida com possível rejeição.
Vertex-MC Ø Em aspecto positivo, ligação inconsciente com alguém que lhe auxilie na sua carreira, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de responsabilidade, austeridade, planejamento e seriedade. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados ao pai, ou ainda, a carreira. Terá dificuldades com seu jeito materialista, com sua avareza ou ainda, com seu jeito de ficar amostrando tudo o que tem, o que conquistou, querendo aprovação. Em aspecto negativo, poderá haver problemas mentais advindo de problemas ou falta de status. Materialismo radical. Insegurança e exibição. Fim de vida com possível solidão.
Vertex-SOLØ Em aspecto positivo, ligação inconsciente com algum dos filhos ou com o pai, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e um deles, ou ainda, com seus romances. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de sua generosidade, seu poder de comando e sua dramaticidade. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados aos filhos, a criatividade e aos prazeres pessoais. Terá dificuldades com seu orgulho, ou ainda,  com seu jeito de se achar  “o melhor”. Em aspecto negativo, poderá haver problemas mentais advindo de problemas de ego, ou ainda, problemas com o(s) filho(s), pai ou pessoas influentes. Fim de vida com possível estado de depressão.
Vertex-LUA Ø Em aspecto positivo, ligação inconsciente com a mãe, talvez por destino, mas vai aprender muito. Haverá conflitos – amor e ódio – entre você e ela. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de familiares, de sua segurança, seus senso de proteção e seu jeito acolhedor. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados aos familiares. Em aspecto negativo, poderá haver problemas mentais advindo de problemas de família. terá sérias dificuldades com a falsidade, a sua mania de se meter – e julgar as pessoas - na vida familiar, bem como, com possível preguiça. Fim de vida com possível abandono ou loucura.
Vertex-MERCÚRIO Ø Em aspecto positivo, ligação inconsciente com o irmão. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre vocês. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de sua inteligência, sua versatilidade, capacidade de adaptação e suas idéias. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados à mente ou  com irmãos.  Em aspecto negativo, poderá haver problemas mentais advindo de problemas com irmãos, vizinhos ou parentes próximos. Terá dificuldades com sua variação mental. Também com as mentiras.
Vertex-VÊNUS Ø Em aspecto positivo, projeta virtudes inconscientes. Ligação inconsciente com as mulheres em geral, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essas pessoas. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de paciência, harmonia, tenacidade, capacidade de “fazer dinheiro” e dom artístico. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados a dinheiro ou a beleza. Em aspecto negativo, poderá haver psicopatologias advindo de problemas de dinheiro ou estéticos. Terá muitas dificuldades com sua teimosia, falsidade e fofoca.
Vertex-MARTE Ø Em aspecto positivo, ligação inconsciente com os homens em geral, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e esses homens. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de suas idéias, sua coragem, força, determinação e independência. Se comportará involuntariamente em diversos momentos de sua vida. Em aspecto negativo, muitas discussões e até agressão envolvendo homens, por quem você se apaixonou inconscientemente. Será dependente involuntariamente. Haverá conflito interno, questões filosóficas do tipo “quem sou?”, podendo vir a ser tornar psicopatológico. Sua energia fica anulada, podendo ter problemas de saúde. Fica destituído de força de vontade, garra e atitude.
Vertex-JÚPITER Ø Em aspecto positivo, ligação inconsciente com estrangeiros, com alguém que tenha uma filosofia de vida que lhe agrade, ou ainda, com algum colega da faculdade, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Poderá ganhar na loteria. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de seu alto astral, otimismo e honestidade. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados à maneira de viver. Sua expansão o faz se exibir inconscientemente. Interesse pela cultura de religiões, filosofias e assuntos em geral permeiam sua vida, mas sua preguiça pode empatar tais conhecimentos.  Em aspecto negativo, poderá haver problemas mentais advindo de problemas filosóficos, religiosos ou políticos. Sua ambição o fará querer ter lucro com seu conhecimento. Planeja um projeto que inconscientemente tem requinte para ser valorizado e dar lucros. Poderá ir à ruína com jogos. Terá muitas dificuldades com sua irresponsabilidade, bem como, com sua moleza ou com seu jeito alcoviteiro.
Vertex-SATURNO Ø Em aspecto positivo, ligação inconsciente com o pai ou com alguém que lhe auxilie na sua carreira, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Durante muito tempo haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de responsabilidade, austeridade, planejamento e seriedade. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados ao pai, ou ainda, a carreira. Em aspecto negativo, poderá haver psicopatologias advindo de problemas de status. Terá muitas dificuldades com seu jeito materialista, com sua avareza ou ainda, com seu jeito de ficar amostrando tudo o que tem, o que conquistou, querendo aprovação.  Fim de vida solitário (a).
Vertex-URANO Ø Mudanças inconscientes. Em aspecto positivo, ligação inconsciente com os amigos ou com alguém que lhe auxilie em algum projeto, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Você a nível inconsciente, se projeta a partir de sua capacidade de ser renovador, imprevisível e original. Involuntariamente, muitas mudanças ocorrerão em sua aparência ou modo de ser. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados a grupos, ou ainda, a amizade. Em aspecto negativo, poderá haver psicopatologias advinda de problemas com a sociedade. Talvez a sociedade o rejeite ou não entenda sua forma de ser. Terá dificuldades com seu jeito excêntrico, com seu caráter rebelde ou ainda, com sua liberdade que tende a beirar a libertinagem. Também com as mentiras que serão deliberadas. 
Vertex-NETUNO Ø Em aspecto positivo, ligação inconsciente com os mais necessitados, com alguém carente, a quem você ajudou, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir da sensibilidade, idealismo e seu jeito romântico. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados às instituições, aos desvalidos, ou ainda, aos sonhos. Em aspecto negativo, poderá ter alguma psicopatologia, do tipo mitomania, neuroses em geral, advinda de problemas de osmose, onde você se vê com o problema do outro. Dificuldade de assimilar a realidade. Raciocínio nebuloso. Terá dificuldades com seu jeito masoquista, sempre se fazendo de vítima e com a mentira, que são fantasiosas. 
Vertex-PLUTÃO Ø Em aspecto positivo, autoconhecimento involuntário, psíquico. Ligação inconsciente com o poder, com a cura ou ainda, com alguém que lhe proporcione recursos, ou mesmo, com um parceiro (a), talvez por destino, mas, vai aprender muito. Haverá muitos conflitos – amor e ódio - entre você e essa pessoa. Você a nível inconsciente, se projeta a partir da capacidade de ser verdadeiro, profundo e misterioso. Se comportará involuntariamente em diversos assuntos relacionados a dinheiro alheio, ao parceiro ou ao ocultismo. Em aspecto negativo, poderá haver psicopatologias advinda de problemas profundos, talvez vinculados a traições ou criados por você – ressentimentos, mágoas profundas. Porém, com regeneração e recuperação. Terá muitas dificuldades com sua mania de “colocar o dedo na ferida” alheia e em ser radical, podendo ser cruel. 
Vertex-QUÍRON Ø Em bom aspecto, talvez sua ferida o leve ao autoaperfeiçoamento. Em aspecto menos favorável, você vai atrapalhar suas mudanças auxiliando excessivamente os outros.
Vertex-LILITH Ø Ligação inconsciente com a sexualidade, vai aprender muito com isso. Em aspecto positivo; inconscientemente vai buscar a espiritualidade. Energia sexual controlada. Projetará de forma inconsciente um magnetismo e mediunidade poderosa.
Em aspecto negativo, haverá conflitos – amor e ódio – em relação às pessoas da Casa onde Lilith se encontra. Ego infantil exacerbado. Promiscuidade. O indivíduo inconscientemente não se liga a espiritualidade e involuntariamente vai se afastar disso. Infantilidade medíocre ou atrairá pessoas assim. Criação de karma.
Vertex-FORTUNA Ø Em aspecto positivo, ligação inconsciente com o karma. O movimento será leve, quase imperceptível, relacionado a uma relação de amor e ódio. Em aspecto negativo, tormentos com a velocidade do movimento kármico. O karma está ligado à relação de amor e ódio. Tendência a se sentir mal em alguns ambientes. Ficará inquieto.
Vertex-CERES Ø Em aspecto positivo vai projetar inconscientemente com determinação sua vontade de auxiliar ao próximo, talvez por destino, mas, vai aprender muito. Concentra-se inconscientemente no trabalho. Em aspecto negativo, não terá a iniciativa necessária para realizar o projeto, por causa de um estranho por quem vai se apaixonar e terá uma relação de amor e ódio. E de forma egocêntrica, vai mudar de plano. Um atordoamento ou dependência inconsciente vai abalar sua saúde para trabalhar, inclusive em casa.
Vertex-PALLAS Ø Em aspecto positivo, tendência a não ter vícios. Poderá inconscientemente formar pequenos grupos. Terá talentos para resolver pequenos incômodos da vida cotidiana. Demonstrará suas virtudes e equilíbrio que é a maior dessas, pois que pesa, mede e pondera tudo. Projeta virtudes inconscientes. Ligação inconsciente com os relacionamentos em geral. Projeta talento para artesanato e invenções que facilitem a vida cotidiana. Tendência a equilibra sua vontade com a vontade do outro, sem competição. Aliará sabedoria com a prática da vida. Coloca as relações e o casamento cada um em seu lugar. Terá capacidade de tomar decisões justas. Se comprometirá inconscientemente com seus objetivos e com quem você ama. Atingirá a maturidade nos relacionamentos. Por mais que parecemos indiferentes aos outros, por ter dificuldades de criar vínculos, ainda assim, procura anular suas deficiências em prol dos relacionamentos. Tendência a ser luminosos e igualitários. Importar-se-á com as pessoas e a ajuda ao próximo. Tendência a estudos e a saber unificar a atividade a razão, com vista a máxima eficácia com o menor esforço. Saberá se defender. Será guerreiro e estratégico, com talentos e criatividade. Em aspecto negativo, projetamos inconscientemente leviandade, omissão e talento para fofoca. Fingimos um grau de integração, identificação e participação nos pequenos núcleos sociais que nos cercam; nos tornamos descontrolado, injusto e falso. Desequilíbrio inconsciente entre atividade, razão e emoção. Seus relacionamentos serão instintivos. Tendências a vícios em geral. Psicopatologias mentais.
Vertex-JUNO Ø Em aspecto positivo, casamento por impulso. Inconscientemente terá um caráter competitivo. Possessividade e ciúme controlado inconscientemente. Controle inconsciente da vingança. Involuntariamente defensor de causas justas. Compromisso com as pessoas em geral. Projeta a esposa inconscientemente (P/homens). Filhos receptivos (P/mulheres). Em aspecto negativo Ø Várias uniões inconscientes na tentativa de acertar; Temperamento inconsciente competitivo radical, possessivo e ciumento. Vingativo. Defende as causas nem sempre justas. Inconscientemente egoísta. Faz qualquer coisa por aquisição de bens. Esposa inconscientemente alheia ao marido (Para homens) e filhos inconscientemente desligados (Para mulheres).
Vertex-VESTA Ø Em aspecto positivo projetará a nível inconsciente compaixão e hospitalidade no auxílio ao próximo, principalmente na visão dos filhos. Inconscientemente se concentrará física e mentalmente nas obrigações. Autodisciplina em todo trabalho iniciado marcará sua maturidade. Em aspecto negativo, sua maneira inconsciente de se projetar vai incomodar sua família. Excessivo autocontrole nos trabalhos iniciados e em sua projeção marcará sua maturidade. Agressividade inconsciente  com a família.
Vertex-NODO NORTE Ø Em aspecto positivo vai projetar inconscientemente seu propósito na vida. Vai se sentir muito bem cada vez que se aproximar desse propósito. Em aspecto negativo, terá dificuldades em desenvolver faculdades que desencadeiem o seu desenvolvimento;  acontecerão situações inevitáveis que atordoarão.
Vertex-NODO SUL Ø Em aspecto positivo, pensamentos, idéias, hábitos, eventos e atitudes do passado podem beneficia-lo no futuro; Inconscientemente conhece seu ponto vulnerável. Em aspecto negativo, modelos arraigados do passado vão dificultar seu futuro. Acomoda-se em seu passado de forma que não se permite ficar vulnerável.
Vertex-TERRA Ø Em bom aspecto, inconscientemente pode proceder a uma reforma dentária ou uma plástica estética, por exemplo. Mudanças em si mesmo podem ocorrer inconscientemente, talvez na maneira de ser. Em aspecto menos favorável, inconscientemente você vai atrapalhar suas mudanças, seja por preguiça ou falta de condições.



9 comentários:

  1. E pra quem tem o vertex conjunção a Éris em Áries?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo, obrigada por compartilhar com nós essas informações, adoro esse blog encontro sempre informações profundas e úteis .

    ResponderExcluir
  3. Desculpem-me, hoje vi que nao ativei a notificacao desta page.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. "Na astrocartografia pode revelar um local que exerce grande atração para a pessoa ou onde pode ocorrer um encontro de Vertex. Algumas vezes a pessoa nem precisa ir àquele local pois algo ocorre inesperadamente que a coloca em contato com aquele ponto do Vertex."

    Essa parte dita aqui também significa que se por exemplo eu acho um mapa relocado meu de um lugar onde minha Vênus que está com o Nodo Norte(em exata conjunção em. Leão no final da casa 6 entrando na 7 no mapa natal) se junta numa conjunção exata com meu Vertex(que passa de Gêmeos no final da casa 4 entrando na 5 para)Leão na casa 8?

    Isso me traz sensualidade e encontros sexuais com pessoas desse lugar ou nele e também causa "tensão sexual" em pessoas desse lugar por mim inconscientemente? O que causa em geral essa colocação Vênus-Nodo Norte-Vertex em Leão na casa 8?

    E num segundo caso de um mapa relocado onde meu Sol em gêmeos na 5 conjunta exatamente o Vertex (que está no mapa natal com o Vertex a 18 graus de distância de uma conjunção exata)?

    Agradeço por tudo, é sempre bom aprender coisas que tragam desenvolvimento pessoal!❤❤❤

    ResponderExcluir