Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Astrologia Kármica




Quando nascemos, já temos uma bagagem (exceto se somos “espíritos novos”, o que é muito raro). Ou seja, tudo que fizemos – ou deixamos fazer em nossa última vida fica escrito “num livro cósmico”, que a partir deste “Arquivo Akásico” nossa próxima existência vai se delineando.



É preciso esclarecer que toda Astrologia é kármica, desde que se admita que os positivos ou negativos mostrados no mapa astral natal, não são heranças genéticas; que deve haver algum motivo para que alguns sejam tão bem aquinhoados pela sorte, enquanto outros deserdados por ela tanto materialmente quanto espiritualmente. Este motivo chama-se KARMA.



No Oriente, a prática astrológica sempre esteve ligada às idéias da reencarnação e do karma. Temos que abrir um parênteses aqui para explicar a noção de karma. A idéia que os ocidentais tem do karma é de algo negativo quando, na verdade, karma é equilíbrio, polaridade, a contrapartida de uma ação.



Tal como na lei mecânica de Newton – “a cada ação corresponde uma reação igual e em sentido contrário”. O karma é neutro!



Vai depender da natureza da ação: se boa ou má. A tradição astrológica ocidental, firmada a partir dos escritos de Ptolomeu, Kepler e Mrin de Villefranche, para citar os mais significativos, desenvolveu-se centrada nos acontecimentos, nos eventos exteriores da vida humana e não em suas causas.



Foi apenas no fim do século XIX, que os pioneiros ocidentais da astrologia esotérica – teósofos, antropósofos e rosacruzes – foram beber nas águas da tradição hindu e budista. Entre eles, estava o inglês Alan Leo.



Segundo Leo, a astrologia, sem os antigos ensinamentos referentes à reencarnação e ao karma, careceria de valor permanente, seria mesmo inútil em auxiliar o homem a lançar uma luz sobre os problemas das desigualdades da vida humana.



É claro que se pode estudar astrologia sem levar em conta essas idéias, mas, é como estudar o corpo humano como se fosse apenas uma máquina, sem avaliar o quanto a parte emocional e psicológica influenciam esse maravilhoso mecanismo.



Os orientais procuram agir de modo a evitar criar o karma negativo e, consequentemente, reencarnações humilhantes e dolorosas. Alcançar um estágio elevado de evolução espiritual onde não seja mais preciso reencarnar-se, é o objetivo de suas vidas.



Paramahansa Yogananda, um dos primeiros mestres indianos a expor suas idéias no ocidente, diz acerca da astrologia que, uma criança nasce num dia e numa hora em que os raios celestes estão em harmonia matemática com o seu karma individual.



Seu horóscopo é um retrato desafiador que revela o seu passado inalterável e os seus prováveis resultados futuros. Diz ele ainda que: as sementes do karma passado não podem germinar se forem queimadas no divino fogo da sabedoria e quanto mais profunda for a compreensão do homem, mais ele influenciará o universo e menos será afetado pelo fluxo dos fenômenos.



O Mapa natal, portanto, mostra o uso devido ou indevido que fizemos de nossos talentos no passado, fruto de nossa liberdade, de nosso livre arbítrio.



Não podemos culpar as estrelas...



Para o astrólogo de orientação esotérica, importa saber como utilizamos nossos recursos, não quem fomos em vidas anteriores. Vários fatores, entre outros, os planetas posicionados nas casas de água, ou em signos tidos como kármicos, as retrogradações e interceptações, aspectos entre planetas pessoais e superiores, os nodos lunares, etc., fornecem algumas pistas...



Que essa revelação não seja nunca desencorajadora, mas, ao contrário, um sinal de que se começa a trilhar o caminho do autoconhecimento.




A ESTRELA DOS MAGOS

  

Uma alma só encarna na matéria
quando existe uma harmonia matemática
entre o cosmo e o seu karma pessoal...”



Existem 7 períodos planetários, ou melhor de cronocracia planetária.
Cronocracia é o período de governo exercido por cada planeta sobre determinado período de tempo. Tudo começa a partir do regente do Asc. da Revolução Solar do ano em questão, que vai nos informar o ponto de partida. Usa-se os dias. Essa cronocracia funciona muito mais no íntimo da pessoa, do que efetivamente no nível concreto.



 








Número 7: Sol – domingo – 53 dias
Número 1: Vênus – sexta-feira – 33 dias
Número 2: Mercúrio – quarta-feira – 57 dias
Número 3: Lua – segunda-feira – 71 dias
Número 4: Saturno – sábado – 85 dias
Número 5: Júpiter – quinta-feira – 30 dias
Número 6: Marte – terça-feira – 36 dias


Para se saber qual planeta que rege um determinado horário de um dia, dividi-se por 12 avos o espaço de tempo entre a hora que o Sol nasce e a hora que o Sol se põe. Exemplo:

Qual é o planeta que rege o horário de 13 horas de um sábado?

Sendo que neste dia o Sol nasceu as 6 horas e partindo do sábado da Estrela dos Magos, temos:

Sábado 6 hs, Saturno 7 hs, Júpiter 8 hs, Marte 9 hs, Sol 10 hs, Vênus 11 hs, Mercúrio 12 hs, Lua 13 hs, Saturno 14 hs, Júpiter etc.


Então o planeta que rege as 13 horas deste sábado é Saturno.
Para a noite é usado no sentido anti-horário.





Atribuídas aos antigos caldeus, as Horas Planetárias encerram mistérios sobre a vida psíquica da humanidade de Deus e do  planeta Terra. É por meio delas que se determinou os grandes e pequenos ciclos do tempo por meio das Leis de Correspondências.


O menor ciclo do planeta é um dia, baseado no movimento que a Terra faz no seu próprio eixo (rotação). Este período é dividido em quatro estações conhecidas como manhã, tarde, noite e madrugada. Pela Lei de Correspondência este ciclo se repete nas quatro estações e, por conseguinte, nas quatro idades do planeta. Atualmente a humanidade finaliza a Idade de Ferro, segundo as tradições ocidentais ou Kaly Yuga, segundo as tradições orientais.

   

<><> <><>

 

Essas tais Idades são também representadas no livro do profeta Daniel onde ele descreve a humanidade em forma de uma estátua conforme sonhada pelo rei babilônico Nabucodonossor:  “A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços, de prata; o seu ventre e as suas coxas, de cobre; as pernas, de ferro; os seus pés, em parte de ferro e em parte de barro.Livro de Daniel


O dia também é dividido em 7 pares de horas diurnas e noturnas, conforme os pares de energias básicas do universo. Esta divisão corresponde as Sete Horas Planetárias, que repetem em Sete Dias da Semana… até as Sete Eras e por fim as Sete grandes Épocas.  As sete horas planetárias são por correspondência iguais aos Sete Períodos de manifestação da consciência ou os Sete Dias da Criação.


 
  
A manifestação das horas planetárias se dá na ordem de materialização da vida iniciando por Saturno seguindo numa espiral passando por  Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua, repetindo todo ciclo até o fim do dia.

Os quatro livros de ocultismo escritos pelo mago Cornelius Agrippa descrevem com minuciosidade o uso das horas planetárias.



O programa ChronosXP está disponível para quem deseja ter as horas planetárias no computador. O programa é Open Source GNU/GPL ou seja é um programa livre:

*Existem também programas  de horas planetárias para celulares e smartphones.



6 comentários:

  1. Grande ato de doação e amor a humanidade através deste Blog.Parabéns e obrigada.Com tua contribuição a humanidade irá caminhar em direção a uma Nova Era: a Era do autoconhecimento.
    Laura Suzana Weber de Lemos

    ResponderExcluir
  2. Muitissimo obrigada, Laura.
    Que maravilha que gostou.
    Fiz para todso aproveitarem o máximo.
    Sabemos que Autoconhecimento é TUDO!

    ResponderExcluir
  3. Olá Martha, tudo bem?
    Encontrei seu blog "por acaso" na net e gostei muito mesmo.Gostaria de saber se você me permite citar seu blog no meu, no link "Quem eu indico".
    Meu blog é www.encontrosculturaisml.blogspot.com.
    Sou natural da cidade de São Leopoldo, próximo a Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Beijos no coração,
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia pode divulgar onde e como quiser, minha linda!
      Eu é que agradeço.
      Beijos no seu coração tb.

      Excluir
  4. Olá Martha Cibelli!
    Palavras não traduzem a minha gratidão por receber esta sua doação de conhecimentos e tempo!!
    Forte abraço
    Akemi

    ResponderExcluir
  5. Estou muito feliz e surpresa com a qualidade e profundidade dos textos que vejo aqui. Parabéns!

    ResponderExcluir