Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dos Signos Interceptados

Então, de meu ponto de vista, a partir de minhas observações e experiências no laboratório da vida, acredito que os Signos Interceptados têm sim um significado kármico, ou seja, são energias que não trabalhamos em outra existência, que devem ser – quando se puder fazê-lo – bastante analisada e explorada. Embora, de forma alguma acredito que sejam energias bloqueadas, porém, para mim, são energias que usamos exatamente de modo contrário, até que a maturidade e a compreensão nos auxiliem a uma sincera e autêntica auto-análise para possíveis mudanças.

Dilson Funaro - 23.10.1932, 6h45 - São Paulo, SP - 23s32, 46w37.
Dilson Funaro, ministro da Fazenda no governo Sarney, foi o "pai do Plano Cruzado",
 que acabou temporariamente com a inflação.
Em seu mapa, Áries e Libra são signos interceptados (não tocam nenhuma cúspide).
Já Urano e Sol são planetas confinados (estão em signos interceptados).

Na Astrologia Cármica os Signos Interceptados (o eixo interceptado) são visto como revelador de um setor da vida que foi negligenciado, não experimentado, de tal maneira que nesta vida se sente nele vazio, falta, ignorância, estranhamento. Ao mesmo tempo, a sua dinâmica imprevisível, solicita atenção porque além de sempre vibrar no fundo do setor da vida que corresponde a casa onde se encontre, pode surpreender quando é ativado.
Outros autores, como Robert Hand, afirmam que a interceptação não representa problema nem para a Casa nem para o Signo envolvido, e recomenda que não deve ser dada muita atenção a esta questão. Entretanto a maior parte dos astrólogos considera que pelo fato de serem maiores há ênfase nos assuntos das casas que contém signos interceptados.
O QUE SÃO E O QUE SIGNIFICAM:
Os 360 graus do zodíaco são divididos igualmente em 12 signos de 30 graus cada. Ele também é dividido em 12 "partes" ou casas, que no entanto, não são sempre de igual comprimento. Atente para a diferença entre signos e casas. Isto é muito importante!
Apenas no equador terrestre pode cada casa medir 30 graus, cobrindo 2 horas de tempo, já que no equador a "vista" do zodíaco é igual em todas as direções.
À medida que caminhamos ao norte ou ao sul a partir do equador, a vista muda. Devido a esta mudança de perspectiva, o número de graus nas casas é diferente, assim, mais de um signo pode ser encontrado em uma casa. Próximo aos pólos dois ou três signos podem estar dentro de uma casa, e é claro, o mesmo vai acontecer na casa oposta correspondente.
Assim, a interceptação ocorre quando um Eixo de Signos cabe, inteiro, dentro de um Eixo de Casas. Devido à inclinação do plano da elíptica, isto tem maior possibilidade de ocorrer nos Mapas calculados para Latitudes longe do equador; sobre essa faixa do globo, as Casas são praticamente iguais.
Ou seja, haverá outras casas com apenas alguns graus de extensão. Essa desigualdade é causada pela inclinação do eixo da terra quando ela orbita em torno do sol, e pela distância norte ou sul do equador, que "vê" a faixa dos signos de um determinado ângulo. Essa inclinação é maior no meio do verão e em meados do inverno; nos pólos há praticamente seis meses de dia e seis meses de noite. Por isso, temos os signos interceptados em muitos horóscopos.
Um signo está interceptado em uma casa quando ele não "toca" as cúspides em nenhum lado. Contudo, não há interceptação no zodíaco; isso só acontece no nosso ponto de vista da terra, mostrado no mapa.
Em termos de interpretação, esses dois Signos representam qualidades descoradas, mal tratadas ou recusadas no passado. Assim, nesta vida, exigirão um esforço de correção. Na busca de uma justificação para o fato, assume-se que essa "negligência" criou um KARMA que, agora, se apresenta.
Os efeitos da interceptação, astrologicamente, são:
- instabilidades ou conflitos.
- uma fastidiosa monotonia ou falta de plenitude.
- uma dificuldade em expressar a energia daqueles signos
- atrair pessoas deste signo nos assuntos da casa onde se encontre interceptado
- se comportar inesperadamente com as características do signo nos assuntos da casa onde se encontre
- viver conflitos, atritos entre a energia do signo interceptado e o signo da cúspide
- não ter acesso à energia do signo interceptado, sentir sua falta
- dificuldade de acesso aos planetas que se encontram no signo interceptado
Tudo isto – é claro - naqueles departamentos da vida relacionados pelas casas ocupadas pelos signos interceptados. Seria difícil para o nativo lidar com os problemas daquelas casas de uma maneira positiva, e estas áreas são portanto, áreas de lições particulares para o nativo, e os assuntos relacionados a essas casas seriam obrigações para trabalhar-se mais atentamente sobre elas.
As pessoas que possuem casas interceptadas em seus temas natais, precisam de mais cooperação e benefício daquelas que tem esses signos interceptados colocados naturalmente nas cúspides nos seus próprios mapas natais, pois os pontos fortes do mapa de uma pessoa tendem a neutralizar os pontos fracos encontrados nos outros.


SIGNOS INTERCEPTADOS – A CONEXÃO QUE CHEGA COM A MATURIDADE

"A amplitude das casas, em que signo começa ou termina vai depender além da data e lugar de nascimento, do sistema de casas que é utilizado no levantamento do mapa.

O dilema da interpretação do signo interceptado é que depende do sistema de casas usado para a construção do mapa. Assim num sistema de casas um signo pode estar interceptado e em outro sistema não. Por este motivo muitos astrólogos se resistem a dar interpretação ao signo interceptado, no entanto na prática usando o sistema topocêntrico tenho encontrado repercussão positiva ao interpretar o eixo dos signos interceptados.

Na região do Equador, os mapas natais possuem uma melhor distribuição do tamanho das casas, no entanto nos nascimentos ocorridos nas áreas próximas aos pólos norte e sul, essa distribuição, ou tamanho das casas, sofre alterações. Isso ocorre devido a inclinação do eixo da Terra em relação ao seu trajeto em torno do Sol.

Se chama signo interceptado, ao signo contido completamente numa casa, quer dizer a casa tem a cúspide num signo, contem o signo seguinte (o chamado interceptado), e finaliza no segundo signo após aquele em que tem a cúspide. Se um signo está interceptado, o seu oposto em relação ao centro do mapa, também estará.

Para um eixo interceptado, haverá outro, dentro do mesmo mapa, cujas casas tem a cúspide e o fim da casa no mesmo signo.

Cada signo mostra suas características na área da vida correspondente a casa que tem nele sua cúspide. Por exemplo: se tivermos Touro na cúspide da quarta casa, agiremos como taurinos quando os assuntos forem relacionados à família e ao lar. Assim sendo, em cada área da nossa vida experimentamos cada um dos doze signos do zodíaco.

Porém, quando há um eixo interceptado, isso não ocorre dessa forma. Os signos que não tocam nenhuma casa ficam como se estivessem desconectados, é mais difícil sentir suas características, não há ligação com a vida prática.

A não expressão dos atributos desses signos sugere uma dificuldade, e como tal, merece atenção.

No caso das interceptações, parece claro a necessidade de um esforço adicional para conectar e compreender as características dos signos envolvidos e, principalmente, a mensagem do eixo nessa condição.

Para Donald H. Yott, “Do ponto de vista esotérico, da reencarnação e do karma, um signo interceptado significa que deixamos de nos desenvolver ou de expandir, em outras existências por meio das qualidades desse signo, nas questões dessa casa. (...) Isso se evidencia na forma de um vazio em nossa vida, de alguma coisa que está faltando, algo oculto que parece que estamos procurando a apenas não podemos tocar.”

Pela minha experiência pessoal e de clientes com essa configuração, a conexão com as características gerais dos signos interceptados vêm ao longo do tempo, com o amadurecimento.

Inicialmente buscamos vivenciá-las através dos outros, através do estilo de literatura, cinema, artes que gostamos – sempre fora de nós mesmos. Com o passar dos anos, vamos aos poucos descobrindo e integrando seus atributos ao nosso Ser deixando-as florescer e se expressar. Isto diz respeito tanto as qualidades positivas como negativas dos signos em questão. E é interessante observar que o equilíbrio do eixo deve ser conquistado, pois se complementam.

Mas essa integração não vem facilmente, será necessária uma busca ativa. A necessidade de preencher um vazio, de conectar com sentimentos e expressões que percebemos longe de nós, não é nada fácil, mas à medida que a pessoa evolui e começa a compreender essa necessidade, seus motivos, o vazio, então os problemas começam a ser resolvidos. O tempo apenas nos pressiona a descobrir o que nos falta, mas encontra-las ou não, depende de nossos esforços exclusivamente. Em contrapartida, o eixo dos signos que possuem duas cúspides cada um, já indica um esforço fora do comum, pois cada um deles terá a influência em duas áreas do cotidiano, o que sobrecarrega os respectivos planetas regentes e relaciona mais fortemente, as casas envolvidas. Por exemplo: se Caranguejo possui as cúspides das casas 5 e 6, então seu planeta regente, a Lua, será responsável por ambas e, sob o enfoque do karma, o mau uso das energias desse signo nos assuntos da casa 5 (em outras existências) carregarão os problemas para a casa 6 (na atual existência). Talvez meus problemas de saúde (6) sejam ocasionados pela forma de lazer (5), ou a não utilização adequada da minha energia criativa (5) me cause problemas no trabalho (6).

Vale uma nota aqui de que o mau ou o bom uso das energias de um determinado signo ou planeta, refere-se ao ponto de vista do próprio Ser, o quanto ele aprendeu ou não com suas experiências, se evoluiu ou não dentro de seus próprios parâmetros enquanto entidade.

Uma outra consideração a fazer é com relação a planetas dentro de signos interceptados. A experiência que tenho é que, do mesmo modo que os signos, a energia desses planetas também é pouco sentida pelo indivíduo. Imagine uma vitrine de loja, onde você vê um artigo ali exposto, porém não pode tocá-lo, não pode senti-lo. Essa conexão ocorre mais tarde, com as progressões, quando o planeta passa a ser reconhecido em suas peculiaridades e pode então ser integrado ao Ser.

As situações mais difíceis são quando o Sol e a Lua estão nessa situação. Será maior a dificuldade do indivíduo para se conhecer e se reconhecer em suas ações e reações no dia-a-dia, saber quem é e o que sente. Nesse caso, a falta de conexão é, acima de tudo, consigo mesmo.

Os regentes dos signos interceptados também terão a sua ação reduzida.

A forma de trabalhar melhor a energia dos planetas que se encontram em signos interceptados é através das casas onde são regentes. Por exemplo, se o Sol está em Touro interceptado, seus atributos serão melhor trabalhados na casa onde Leão (seu signo natural) corta a cúspide. Se nesse caso for a casa 9, será possível vivenciar um Sol de casa 9 e não da casa onde ele está.

De qualquer forma, as pessoas com signos interceptados costumam superar-se e desenvolver-se além do normal devido ao esforço, mesmo que intuitivo, para resolver a interceptação."



Bem, aqui vai minha contribuição para vocês. Se você tem SIGNOS INTERCEPTADOS, me envie um email que analiso (vejo em que Casa e Signo) e te falo para ser confirmado.
ÁRIES/LIBRA INTERCEPTADOS
A interceptação no eixo Áries/Libra indica problemas para firmar sua personalidade, a identidade pessoal. A pessoa leva muito tempo para atingir o equilíbrio. A pessoa tem uma tendência a se esgotar tentando se impor. É “oito ou oitenta”. Precisa aprender a ser mais diplomata. Determinação você tem pra isso.
TOURO/ESCORPIÃO INTERCEPTADOS
A interceptação no eixo Touro/Escorpião indica problemas para buscar os recursos necessários a sobrevivência. Enquanto não aprender a “soltar” (materialmente falando) o pouco que tem, não vai ter segurança. Além de ter de desapegar-se geral. E ainda, não deve prejudicar os outros na calada, por não conseguir o que almeja. Tenacidade você tem pra isso.
GÊMEOS/SAGITÁRIO INTERCEPTADOS
A interceptação no eixo Gêmeos/Sagitário precisa evitar ficar se explicando. Porque haverá muitos mal entendidos em tua vida. E você desenvolverá a capacidade de mentir para desviar destes mal entendidos. Assim, precisa superar o silêncio e este seu jeito infantil de superar os problemas. Inteligência você tem pra isso.
CÂNCER/CAPRICÓRNIO INTERCEPTADOS
A interceptação no eixo Câncer/Capricórnio precisa aprender a lidar com medos inconscientes. A malícia será sempre sua companheira, até que aprenderá a confiar de fato nas pessoas, principalmente da família. Sensibilidade você tem pra isso.
LEÃO/AQUÁRIO INTERCEPTADOS
Na intercepção no eixo Leão/Aquário, precisa fazer amizades sinceras. Só assim, saberá ter idéias fraternas ou revolucionárias. Por outro lado, precisa também buscar algum interesse em artes. Caso contrário vai se tornar uma pessoa anti-social, deprimida e egoísta. Altivez você tem pra isso.
VIRGEM/PEIXES INTERCEPTADOS
A intercepção no eixo Virgem/Peixes precisam estar ao serviço do próximo e a desenvolverem e colocar em prática a compaixão pelo sofrimento dos outros. No entanto, perdem muito tempo tentando se organizar (são bagunceiras enquanto não soltam a interceptação), de forma que uma casa desorganizada é uma vida desorganizada. Piedade você tem pra isso.


 
CASAS E SIGNOS INTERCEPTADOS
(Por Marion)

Devido à inclinação do eixo da Terra e ao fato de o nosso planeta não ser uma esfera perfeita, muitas vezes há uma distorção no tamanho das Casas, à medida que avançamos para norte ou sul do Equador. Quando isso acontece, alguns signos ficam totalmente contidos dentro de uma Casa, isto é, o signo não aparece em nenhuma cúspide. Chamamos esse fenômeno de INTERCEPTAÇÃO. Em latitudes superiores a 50° norte ou sul, é possível a interceptação de dois ou mais signos dentro de uma Casa, ou dois pares de Casas com signos interceptados. Quando uma Casa contém um signo interceptado, o mesmo ocorre com a Casa oposta. A interceptação amplia o tamanho da Casa e assim complica as questões da mesma, por causa do maior número de signos envolvidos. Por exemplo, no horóscopo de Farrah Fawcett, o eixo quarta-décima Casas contém signos interceptados — Libra e Áries. Mercúrio (regente de Virgem) rege a cúspide da quarta Casa; Libra está interceptado e, portanto, Vênus é o coregente dessa Casa; Netuno está colocado nessa Casa. Para delinear a quarta Casa, todos esses fatores precisam ser considerados. Assim, pode-se ver que o delineamento de uma Casa contendo um signo interceptado pode tornar-se bastante complexo.
Com freqüência, o eixo de Casas contendo signos interceptados é o mais ativo do horóscopo. E, quase sempre, representa a maior Casa; contém o maior número de graus de uma cúspide a outra. Voltando novamente ao mapa de Farrah Fawcett, observe que a quarta Casa contém 8° de Virgem + 30° de Libra + um pouco mais que 2° de Escorpião = 40 +°. Compare com a segunda Casa, que contém pouco mais que 26°, inteiramente no signo de Leão.
Embora o significado de planetas em signos interceptados se tome mais sutil, sua força muitas vezes se toma mais poderosa. Um planeta interceptado, depois de adquirir impulso, não tolera interferências. É como se o planeta contido no signo interceptado estivesse cercado ou preso, até o indivíduo aprender a usar a força gerada pelo planeta; desse momento em diante, pode avançar a pleno vapor. Quando o Sol, a Lua, o regente do Ascendente ou o regente do signo interceptado também estão interceptados, o correto direcionamento daquela área da vida pode ser retardado. Por exemplo, no horóscopo de Farrah Fawcett, se descobríssemos Marte em Áries (que está interceptado) na décima Casa, seria muito mais difícil liberar as energias de Marte. Seria preciso resolver tensões e frustrações. O melhor caminho, em geral, é através da Casa regida pelo planeta.
Quando, no horóscopo, não há planetas nos signos interceptados, a própria Casa requer atenção.
No mapa de Farrah Fawcett, Netuno é o único planeta interceptado. Rege a décima Casa, do status e da profissão. Assim, uma forma de sair da interceptação é através da décima Casa. É claro que os aspectos de Netuno também precisam ser levados em conta.


<><> </><><> </>

SOL INTERCEPTADO

O Sol interceptado indica uma pessoa que sofre restrições, principalmente nos primeiros anos da vida. Essa pessoa precisa encontrar um lugar ou um campo especial na vida em que se sinta confortável e fique sozinha. Com freqüência existe a sensação de uma carência dentro de si; o indivíduo tem mais dificuldade em se relacionar com os outros. Em geral há um envolvimento pessoal com as questões relativas ao signo e à Casa do Sol; com dedicação e determinação, o indivíduo pode caminhar em linha reta para os seus objetivos.

Pessoas Ilustres: O assassino Lee Harvey Oswald é um exemplo de Sol interceptado, como também o pintor Vincent Van Gogh, o jogador de baseball Vida Blue e o primeiro-ministro Jawaharlal Nehru.


<><> </><><> </>

LUA INTERCEPTADA

A Lua interceptada indica uma intensificação emocional. A emocionalidade é acentuada, mas pode haver problemas de comunicação e às vezes até dificuldades no falar (para isso, é preciso haver confirmação de outros fatores do mapa). Existe um certo retraimento no nível emocional, com intensificação dos sentimentos de rejeição. Quando essa pessoa realmente se comunica emocionalmente, é capaz de ser muito eficiente e de fazer-se ouvir.

Pessoas Ilustres: A líder religiosa Mary Baker Eddy e a escritora Fanny Hurst têm a Lua interceptada. Também o comediante Lenny Bruce e a cantora Linda Ronstadt


<><> </><><> </>

MERCÚRIO INTERCEPTADO

Mercúrio interceptado indica que o processo de pensamento não é igual ao dos outros. Essa pessoa freqüentemente se sente incompreendida e em desacordo com os seus pares. Quando aprende a aceitar seus próprios conceitos, é admirada por seu dom de especialização intelectual. Existe grande capacidade de avaliação de valores.

Pessoas Ilustres: Alguns exemplos são os cientistas Louis Pasteur e Albert Einstein e o horticultor Luther Burbank. Outro exemplo é o maestro Arturo Toscanini.


<><> </><><> </>

VÊNUS INTERCEPTADO

Vênus interceptado indica que o indivíduo busca o amor de forma inteiramente pessoal; muitas vezes sua vida amorosa é mantida em segredo, inviolável e oculta, ou separada de todas as outras facetas da vida. A pessoa pode sentir que nunca experimentou o amor verdadeiro, pois seu conceito de amor é muito intenso e limitado. Um canal de vazão criativo é altamente benéfico.

Pessoas Ilustres: O ex-beatle John Lennon e o arquiteto Frank Lloyd Wright têm essa interceptação. O mesmo ocorre com o senador Ted Kennedy e o psicanalista Sigmund Freud.


<><> </><><> </>

MARTE INTERCEPTADO

Marte interceptado indica poder e energia intensos. Esse indivíduo precisa canalizar suas energias agressivas na direção de um objetivo claramente específico. Ele tem a capacidade de transformar tudo o que faz num triunfo pessoal.

Pessoas Ilustres: Alguns exemplos são o médium Peter Hurkos, o imperador Hirohito e a autora de livros de mistério Agatha Christie. Outro exemplo é a conferencista Helen Keller.

  
<><> </><><> </>

JÚPITER INTERCEPTADO

Júpiter interceptado pode indicar dificuldades no começo da vida e refreamento do entusiasmo natural. Essa pessoa possui um senso de valores totalmente pessoal. É capaz de tirar proveito das oportunidades que surgem de forma totalmente diferente dos seus contemporâneos.

Pessoas Ilustres: O general Erwin Rommel, o advogado dos consumidores Ralph Nader e o pediatra Benjamin Spock servem como bons exemplos, assim como o pintor Pablo Picasso.


<><> </><><> </>

SATURNO INTERCEPTADO

Saturno interceptado proporciona grande sensibilidade aos problemas dos outros e uma misteriosa aptidão para resolvê-los. Entretanto, as coisas que perturbam os outros raramente incomodam este indivíduo, que tende a encarar suas próprias dificuldades com fatalismo. Em qualquer lugar que Saturno esteja existe a tendência à limitação ou à concentração. É preciso que esse indivíduo desenvolva sua expressão externa, permitindo-lhe assumir riscos para atingir seus objetivos.

Pessoas Ilustres: Dois exemplos são o mágico Harry Houdini e o ator Dustin Hoffman. Também o escritor Hermann Hesse e a cantora Linda Ronstadt.

  
<><> </><><> </>

URANO INTERCEPTADO

Urano interceptado indica uma certa timidez de expressão, principalmente no que diz respeito à originalidade. Existe o medo do ridículo. Embora o indivíduo seja criativo e idealista, precisa vencer a sensibilidade que não o deixa expressar seu zelo humanitário.

Pessoas Ilustres: O assassino Charles Manson, a educadora Maria Montessori e o conselheiro da Casa Branca John Dean têm esse posicionamento. O mesmo acontece com a rainha Beatriz da Holanda.


<><> </><><> </>

NETUNO INTERCEPTADO

Netuno interceptado indica o desejo de evitar a liderança. Este é o indivíduo que prefere sentar-se no banco de trás e precisa ser estimulado a manifestar-se e afirmar-se. Caso contrário, pode tomar-se um ermitão, ou um sonhador totalmente introspectivo. Quando Netuno é angular, existe uma forte necessidade de buscar os outros, o que deve ser encorajado. Esse é um posicionamento muito bom para escritores, músicos ou qualquer pessoa que trabalhe sozinha.

Pessoas Ilustres: Os escritores Arthur Conan Doyle e Joseph Wambaugh e o compositor Igor Stravinsky têm Netuno interceptado, assim como a atriz Barbra Streisand.


<><> </><><> </>

PLUTÃO INTERCEPTADO

Plutão interceptado mostra que a motivação para a vida é diferente da dos outros. Com freqüência, a necessidade de ação desse indivíduo deriva de um sentimento grupal e de sua gigantesca necessidade de aprovação. A regeneração é muito importante; o indivíduo se sente profundamente obrigado a investigar a vida de maneira meticulosa e completa, no que deveria ser estimulado.

Pessoas Ilustres: Alguns exemplos são o socialista Karl Marx, o regente de orquestra Guy Lombardo e o jogador de baseball Stan Musial, assim como e diretor de cinema Sam Goldwyn.



CASAS DOBRADAS

Conforme a Tábua de Casas usada, a interceptação pode variar ou, em alguns casos, ser eliminada. Todos os mapas deste livro estão baseados na Tábua de Casas Koch. Sempre que há signos interceptados num horóscopo, você vai ver que dois conjuntos de Casas estão unidos, porque têm o mesmo signo em cúspides de Casas contíguas. No mapa de Farrah Fawcett, a segunda e a terceira Casas estão unidas, assim como a oitava e a nona. Os signos envolvidos são Leão e Aquário. No mapa de Hermann Fiasse, a sexta e a sétima, e a décima segunda e a primeira Casas estão tinidas, com Gêmeos e Sagitário, respectivamente, nas cúspides. As atividades de duas Casas que têm o mesmo signo nas cúspides se unem de várias formas. Os acontecimentos regidos pelas duas Casas tendem a fundir-se e entrelaçar-se:
 


<><> </><><> </>

CASA 1 e 2

Primeira com segunda. Essa pessoa conquista seu modo de vida, determina seus próprios valores, ou dá muita importância ao conforto material.

Pessoas Ilustres: A campeã de patinação Sonja Henie, o produtor de cinema Alfred Hitchcock têm essa junção, assim como o ator Marlon Brando.
 
<><> </><><> </>

CASA 2 e 3

Segunda com terceira. Essa pessoa lucra na área de transportes ou comunicações; seus valores podem ser influenciados por um dos irmãos, ou podem influenciá-lo; também é possível que faça negócios com um deles.

Pessoas Ilustres: a cantora Cher Bono e o escritor Leo Tolstoy, assim como a atriz Farrah Fawcett e o humorista Ogden Nash.
 
<><> </><><> </>

CASA 3 e 4

Terceira com quarta. Um dos irmãos pode assumir o lugar de um dos pais; a infância pode ter sido tumultuada, com muitas mudanças de escola, ou um dos irmãos pode vir a morar com o indivíduo. Aparentemente a expressão e a comunicação são mais fáceis em casa.

Pessoas Ilustres: Alguns exemplos são o procurador-geral Robert Kennedy, o pintor Vincent Van Gogh e o ator Orson Welles.
 
<><> </><><> </>

CASA 4 e 5

Quarta com quinta. Os filhos desse indivíduo sempre voltam para se aninhar em sua casa. Ele é muito criativo no ambiente do lar, e pode até ser um artesão trabalhando em casa.

Pessoas Ilustres: O escritor Henry Miller e o compositor Georg Friedrich Handel servem como exemplos, assim como o maestro Arturo Toscanini e a cantora Barbra Streisand.
 
<><> </><><> </>

CASA 5 e 6

Quinta com sexta. Essa pessoa trabalha numa área criativa, e através do trabalho presta serviços a pessoas jovens (como professor, por exemplo); também pode trabalhar com esportes ou ser treinador de algum time. Seu trabalho se transforma no seu primeiro amor.

Pessoas Ilustres: O escritor Joseph Wambaugh e o escultor Auguste Rodin têm esse posicionamento, assim como o jogador de baseball Vida Blue e a escritora cega Helen Keller.

<><> </><><> </>

CASA 6 e 7

Sexta com sétima. Essa pessoa trabalha com o cônjuge ou sócio, ou com o público em geral (freqüentemente na área de serviços). Seu trabalho pode estar relacionado com a lei.

Pessoas Ilustres: O ex-beatle Ringo Starr e o estadista Benjamin Disraeli têm esse posicionamento, assim como o esquiador Jean-Claude Killy e o futebolista Joe Namath.
 
<><> </><><> </>

CASA 7 e 8

Sétima com oitava. Essa pessoa pode ir longe na política, com o apoio (oitava) do público (sétima); pode formar uma sociedade de negócios ou receber uma herança através do parceiro.

Pessoas Ilustres: O líder trabalhista Walter Reuther e o satanista Aleister Crowley servem de exemplo, assim como o produtor Samuel Goldwyn.

<><> </><><> </>

CASA 8 e 9

Oitava com nona. A publicação e a escrita podem estar ligadas a novelas de mistério e sexo. O indivíduo pode ser um magnata ou especialista em finanças; pode ter grande afinidade com as questões psíquicas, místicas ou ocultas, ou ensinar nessas áreas.

Pessoas Ilustres: A evangelizadora Marjoe Gortner e os cientistas Enrico Fermi e Albert Einstein são alguns exemplos, assim como o estadista Jawaharlal Nehru.
 
<><> </><><> </>

CASA 9 e 10

Nona com décima. É possível que esse indivíduo faça muitas viagens ligadas a sua carreira. Educação ou lei podem desempenhar um papel significativo em seu trabalho; alternativamente, pode receber ajuda, em termos de carreira, de alguém (ou de um dos pais) nascido no exterior.

Pessoas Ilustres: O assassino Nathan Leopold e o primeiro-ministro Harold Wilson têm esse posicionamento, assim como o político Robert Kennedy e o pintor Vincent Van Gogh.
 
<><> </><><> </>

CASA 10 e 11

Décima com décima primeira. Amigos e relacionamentos sociais podem ser úteis a esse individuo em termos de emprego ou profissão; é possível que execute algum tipo de trabalho para o governo (muitas vezes na área militar ou política); em geral participa ativamente de grupos, como líder.

Pessoas Ilustres: O ex-vicepresidente Spiro Agnew e o ás da aviação Eddie Rickenbacker são exemplos, assim como o senador Ted Kennedy e a cantora Barbra Streisand.

<><> </><><> </>

CASA 11 e 12

Décima primeira com décima segunda. Esse indivíduo, com freqüência, é atraído para obras de caridade, ou para trabalhos na área de assistência e promoção social. Precisa dispor de algum tempo para si mesmo, caso contrário pode ficar confinado por causa de forças além do seu controle. Sente-se bem trabalhando nos bastidores.

Pessoas Ilustres: Os escritores Robert Louis Stevenson e James Joyce e o diretor de cinema Vittorio de Sica têm esse posicionamento, assim como o ditador Josef Stálin.
 
<><> </><><> </>

CASA 12 e 1

Décima segunda com primeira. Esse indivíduo possui muita força interior à sua disposição; é possível que precise burilar ou definir sua personalidade; também é possível que precise resolver problemas de timidez e introversão. Através do mau uso, pode tomar-se o seu pior inimigo.

Pessoas Ilustres: Alguns exemplos são o assassino Richard Loeb e o marechal-de-campo Hermann Goering, assim como a cantora Linda Ronstadt e o maestro Henry Mancini.



MAIS DOS SIGNOS E AS INTERCEPTAÇÕES:


<><> </><><> </>

Áries/Libra Interceptados
A interceptação no eixo Áries/Libra indica problemas no relacionamento com as outras pessoas, dificuldades no casamento ou com sócios e parceiros, que podem ser gerados caso não se disponha a conversar e dialogar, não ouvir os outros e tentar impor seus pontos de vista, que é o lado negativo de Áries. Outras vezes a pessoa renuncia a todas as decisões e se entrega à autoridade dos outros, que é o lado negativo de Libra. Oscilando, a pessoa se esgota em esforços inúteis.
Touro/Escorpião Interceptados
A interceptação no eixo Touro/Escorpião mostra um poderoso auto-interesse; a pessoa visa apenas para si o lucro, o dinheiro, o sexo e o poder. Ela não permite que os outros ganhem. Seu tormento é a indecisão entre a necessidade de acumular bens ou abrir mão de tudo. Essa polaridade em dois signos fixos indica uma falta de flexibilidade e adaptação. Na angústia de ser incapaz de se adaptar, a pessoa tenta tranquilizar-se tornando-se protetor do dinheiro. A pessoa precisa aprender a desapegar-se do que é material.
Gêmeos/Sagitário Interceptados
A interceptação no eixo Gêmeos/Sagitário traz graves problemas no campo do conhecimento e da comunicação. Há uma dificuldade em compreender os outros e de ser compreendido. A dificuldade pode estar na fala, na audição e nos modos de expressão. Ao tentar expressar-se diz coisas que não refletem seu pensamento. O silêncio negativo pode levar à incompreensão de suas idéias, seus sentimentos e crenças, por isso, precisa aprender a se comunicar de forma correta.
Câncer/Capricórnio Interceptados
A interceptação no eixo Câncer/Capricórnio mostra uma dificuldade em relação à segurança que pode proporcionar às crianças (Câncer) e a dificuldade em responsabilizar-se pela paternidade ou maternidade (Capricórnio). Geralmente mostra-se infantilizado com medo de não ter aceitação ou ternura nas relações sociais. Tende a buscar carinhos dos outros para encontrar uma sensação de segurança, ao invés de chegar ao ponto onde poderia se doar aos outros de forma altruísta. Vive com medo de se perder no seu emocional e na segurança social. Muitas vezes se sente incompreendido e inventa estórias para chamar a atenção, como as crianças. Ao mesmo tempo, se defende por trás de um muro de frieza, de avareza, que acaba por desencorajar aqueles que o amam. O relacionamento com os familiares é mais importante do que gostaria de admitir. Por isso, deveria aprender a aceitar e conviver com a família.
Leão/Aquário Interceptados
Na intercepção no eixo Leão/Aquário, a pessoa terá que enfrentar sua própria individualidade (Leão) e quando estiver seguro de si, poderá dar a sua amizade e proteção para o outro (Aquário). A maior extensão do conceito de amizade vai encorajá-la a tornar-se uma militante de idéias fraternas, amigáveis ou mesmo revolucionárias. A criatividade de Leão pode ser usada para encontrar novas formas de associação amigável e generosa. A interceptação dos signos Leão/Aquário indicam bloqueio da criatividade e da sociabilidade. Muitas vezes, atraída por idéias altruístas, tem dificuldade em colocá-las em prática na vida cotidiana.
Virgem/Peixes Interceptados
A intercepção no eixo Virgem/Peixes está relacionada ao serviço ao próximo - representado por Virgem, e a compaixão pelo sofrimento dos outros - representado por Peixes. As pessoas que tem esses signos interceptados podem ter que aprender a se dedicar inteiramente a serviço das misérias dos outros, desenvolvendo sua sensibilidade para o sofrimento alheio.
<><> </><><> </>

PLANETAS CONFINADOS
*Os planetas que estão dentro das Casas onde você têm Signos Interceptados.
SOL

Quando o Sol está confinado, a pessoa tem pouca iniciativa ou poucas metas de vida. Pode ser uma pessoa apática, de pouca vitalidade, desinteressada e alienada de si mesma. Se o Sol estiver em aspecto desarmônico com o ascendente, a pessoa não tem consciência do seu próprio corpo ou não conhece suas próprias reações. Se o Sol estiver em aspecto desarmônico com o descendente, a pessoa demonstra desinteresse pelos outros, ou tem pouca consciência da forma que ela afeta os outros.
LUA

Quando a Lua está confinada, a pessoa se apresenta isenta de emoções e reações. Tende a reprimir seus sentimentos e impressões. A pessoa pode permanecer imatura emocionalmente, sujeita a depressão e tendendo a se isolar dos outros. Existe dificuldade em identificar as próprias emoções e em se envolver emocionalmente. Pode ter uma personalidade descuidada consigo mesma ou com os outros, ou tornar-se compulsiva em cuidados. Pode não se nutrir adequadamente, tanto em termos fisicos, com pouca alimentação ou bulimia, ou o alimento não nutre, e a pessoa come compulsivamente.

Exemplos:

* Lua em Áries, explosiva e imediatista, precisa de atenção e cuidados a todo momento.
* Lua em Câncer, extremamente saudosa, lembranças do passado inesperados. A pessoa sente que precisa da família, de viver a afetividade com mais profundidade, no entanto não encontra tempo, ocasião, disposição para fazer acontecer o seu ideal de afetividade, familiaridade.
* Lua em Capricórnio, gera uma pessoa fria, arredia, fechada, manipuladora e compulsivamente controladora.

MERCÚRIO

Pode haver pensamentos obssessivos ou compulsivos. A pessoa não se sente compreendida em suas ideias ou não sabe expressar o que pensa. Pode haver dificuldade em se expressar, se comunicar, em se localizar e realizar trocas. Tende ainda a ter dificuldade em memorizar o que aprende, mas consegue aprender pela experiência. As relações com os irmãos, vizinhos ou na comunidade onde mora podem ser instáveis ou acontecer fatos inesperados.

VÊNUS

Indica carência afetiva ou tendência a manter amores secretos ou platônicos. Pode se apegar a coisas inúteis ou a coisas que não trazem satisfação. Também pode investir em aplicações que não trazem retorno ou até mesmo perder o que investiu. Nos relacionamentos pode se envolver com pessoas inadequadas, ama quem não pode retribuir seu amor. A pessoa não se valoriza, não sabe dar valor às coisas ou pode achar-se com valor demais. Relacionamentos instáveis ou inesperados.

MARTE

Sem motivos aparentes pode revoltar-se, agredir, reter um ódio que se transforma em agressão. Pode ter súbitos ataques de raiva, ira ou reações agressivas, atacar outras pessoas, mesmo desconhecidas, sem nenhum motivo aparente. Não sabe agir de modo correto ou não age, sendo completamente inerte. É um aspecto que pode indicar um coma profundo, dificuldade de decidir e dúvida sobre qual o caminho a seguir. A sexualidade pode ser diferente.

JÚPITER

Pode existir uma ganância capaz de atropelar todos, desprezando a boa conduta e ética. Ou pode sentir-se sem sorte, sem oportunidades, apático, triste, sem perspectivas, oprimido, descrente e cético. Não reconhece limites, extrapola. Num momento é comedido, em outro exagerado. Demonstra dificuldade de se integrar à lei e pode buscar caminhos alternativos e problemas transitórios de legalização. Viagens ao exterior podem ocorrer por impulso ou inesperadamente. Idealista, mas ingênuo e modesto em muitas áreas de sua vida.

SATURNO

É uma pessoa que tem constante pressa, não sabe aguardar o momento certo, não espera as coisas amadurecem além de não ter compromisso e responsabilidade. A falta de método e disciplina cria obstáculos. É uma pessoa fatalista, que pode ser limitada ou que não reconhece limites.

URANO

Existe medo das inovações, das mudanças e das coisas excêntricas. A lentidão para mudar ou evoluir pode submeter a pessoa a mudanças inesperadas.

NETUNO

Há uma desilusão sem motivo aparente. A pessoa é drasticamente realista, não acredita em nada, não sonha, não idealiza. Também pode perder-se nos vicios, ter doenças degenerativas ou não ter sensibilidade com coisas e pessoas.

PLUTÃO

Pode ser um tirano, um ditador, um controlador rígido de si e dos outros, com tendências homicidas, caso outras configurações confirmem. Tende a ter um profundo medo da morte ou se ocupa de assuntos relacionados com a morte.

Por Lúcia Belo

 
SIGNOS INTERCEPTADOS E PLANETAS CONFINADOS
Signos Interceptados e qualidades não desenvolvidas
Apesar de freqüentemente indicarem um certo desequilíbrio e conflitos, devido à falta de perspectiva que o ambiente oferece para manifestá-los, os signos interceptados não expressam, necessariamente, qualquer tipo de deficiência ou repressão, mas informam sobre qualidades não desenvolvidas, negligenciadas ou situações mal trabalhadas (para a Astrologia Kármica têm a ver com vidas passadas), apontando para atividades e comportamentos contrários à natureza ativa (dinâmica) do signo, tendo-se negligenciado as funções indicadas por esse setor. Podem criar frustrações devido à dificuldade de exteriorização desta atividade expressa pelo signo, especialmente se houver um planeta confinado. Geralmente as circunstâncias ou situações a ele relacionadas não são objetivas, nem facilmente percebidas. Os signos interceptados costumam retratar uma certa carência interna, algo que nos falta e nos incomoda e que estamos sempre procurando encontrar nos outros - o par de signos sofre um bloqueio tanto em nível de expressão quanto de percepção (que caracteriza a dificuldade de circulação do fluxo energético); as dificuldades partem das condições e situações externas (casas). É melhor se um dos signos estiver numa casa de sua Regência ou Co-Regência ou ainda de sua Exaltação; sendo pior em casas de seu Exílio ou Queda.
Se aparece um signo interceptado, haverá fatalmente duas cúspides de casas em um mesmo signo, compondo assim as "casas curtas" do mapa. Estas são interpretadas como sendo áreas em que o indivíduo presta menos atenção, ou podem ser indicadoras de estágios de desenvolvimento mais compacto, sintético, portanto de menor exigência para o desenvolvimento do indivíduo; a Astrologia Kármica diz que esses setores mais curtos foram bem vivenciados em vidas passadas.

Dilson Funaro - 23.10.1932, 6h45 - São Paulo, SP - 23s32, 46w37. Dilson Funaro, ministro da Fazenda no governo Sarney, foi o "pai do Plano Cruzado", que acabou temporariamente com a inflação. Em seu mapa, Áries e Libra são signos interceptados (não tocam nenhuma cúspide). Já Urano e Sol são planetas confinados (estão em signos interceptados).
Os astros localizados nos signos interceptados (dito planeta confinado ou interceptado - expresso pelo símbolo #) tornam-se mais auto-reprimidos, mas não deficitários, não conseguindo manifestar-se diretamente; parece que ficam "sem lugar", eles agem "fora do tempo". Expressam, através da casa em que se encontram, limitações e restrições impostas pelo meio ambiente ou por situações. A tendência é dispensar-se menor atenção ao signo interceptado e ao planeta confinado, de modo que os assuntos a eles relacionados ficam mal resolvidos. Costumeiramente, algumas das funções que o astro confinado representa são retardadas para fases posteriores da vida ou do desenvolvimento do nativo, podendo expressar também disfunções do desenvolvimento psicossomático.
Segundo a Astrologia Kármica, quando um planeta está confinado há limitações provenientes do passado; ele potencializa, principalmente através dos aspectos e dos trânsitos, a possibilidade de suprimir as limitações expressas pelo signo interceptado. Pode haver uma certa "espiritualização" da ação planetária ou suas funções tornam-se imaginárias, fugidias; ele adota um cunho um pouco netuniano.
Um planeta confinado (#) tem suas funções um pouco confusas, pois está numa casa que é subordinada a outro signo (o qual ocupa sua cúspide); para que ele se expresse melhor, é necessário que tenha algum aspecto (de preferência harmônico) com o regente do signo que ocupa a cúspide da casa em questão. É preciso verificar se por progressão esse planeta sai do confinamento, e indicar a data/idade, pois ela estabelece um período muito importante para o nativo em relação à função indicada pelo confinamento.
Uma situação particularmente complexa dá-se quando temos um astro simultaneamente retrógrado e confinado (# e R); neste caso, na maioria das vezes, além de a função ser interna (R), ela é menos consciente, obsessiva e, ocasionalmente, explosiva (#), provocando algum tipo de "obrigação", uma "responsabilidade" que ocorrerá com ou sem o nosso acordo. A impressão imediata que se pode ter dessa pessoa é que ela não desenvolveu os fatores relativos a esse astro (exemplo: Mercúrio R e # poderia ser caracterizado como um indivíduo que não saberia se comunicar e se expressar devidamente e que teria dificuldades no campo intelectivo/neural, podendo ser indicador de patologias ou excepcionalidades (no sentido de "exceção", ou seja, tanto o gênio quanto o deficiente mental).
As referências que encontrei sobre os Planetas Confinados são as seguintes:

SOL CONFINADO = A pessoa tenderá a ter pouca iniciativa própria ou a aproveitar mal a vida; dificuldades em expressar atitudes diferentes em meios diferentes (ou seja, de "representar" os papéis sociais com "personalidades" diferentes, segundo as funções relativas às condições do meio) - mostra-se sempre a mesma, e isso a torna vulnerável. Pode gerar uma sensação de vazio interno num indivíduo que têm poucas metas em relação à vida; uma pessoa com pouca vitalidade, apática e desinteressada pela vida; tem pouca força de vontade, ou tem muita, mas não a utiliza; pode ser um pouco alienada em relação a si mesma (um Ascendente desarmônico - ou seu Regente - revela uma pessoa que não se conhece direito, não conhece seu corpo e seus limites; um Descendente em mesma situação revela desinteresse ou pouca consciência acerca do que afeta a terceiros). Poderá ter uma personalidade mal estruturada.


MERCÚRIO CONFINADO = Sua capacidade de percepção e análise tenderá para o inconvencional ou original. Pode indicar presença de pensamentos obsessivos/compulsivos e a pessoa poderá sentir-se mal compreendida justamente por não saber se expressar devidamente e justificar suas idéias. Para esse nativo o aprendizado direto não surtirá bons efeitos, a experimentação é o ideal. Em geral não aceita suas próprias idéias, seus conceitos, suas decisões.


VÊNUS CONFINADO = Poderá haver amores secretos ou platônicos; valores e aquisições que só têm significado real para a própria pessoa (como coleções que não implicam nenhum retorno futuro); predisposto a forte carência afetiva. Apego a coisas inúteis ou a pessoas que não lhe trazem felicidades. Como indicador de matrimônio pode-se esperar uma relação sem reciprocidade de sentimento. Pode sentir que nunca experimentou o amor verdadeiro.


MARTE CONFINADO = Revoltas ou agressividade sem motivos deverão surgir repentinamente (na maioria das vezes ele irá acumular a raiva até que esta exploda, mas também pode vir a tornar-se ódio contido); súbitas reações agressivas são esperadas nesses casos. É uma pessoa que não sabe como agir, sendo inerte por natureza; não tem nenhum alvo em específico em sua vida.


JÚPITER CONFINADO = Poderá sentir-se oprimido, triste, sem perspectivas, descrente e cético. Poderá também achar que é uma pessoa com pouca "Sorte" e para a qual poucas oportunidades apareceram na vida. Se uma oportunidade lhe surge ele tenderá a agarrá-la com tamanha sede que será capaz de atropelar todas as normas de conduta e ética que achar que são inválidas (de acordo com as outras disposições do mapa).


SATURNO CONFINADO = Essa pessoa achará, certamente, que o tempo é seu inimigo, pois não sabe esperar e amadurecer o que faz. Carece de metodologia, de senso de responsabilidade e de conhecimento de seus próprios limites. Pode ser um fatalista.


URANO CONFINADO = Traz uma certa timidez de expressão, medo do ridículo, de inovar.

O czar russo Ivan, o Terrível, nascido em Moscou (55n45, 37e35) às 18h LMT do dia 25.8.1530, tinha Marte, Sol, Netuno e a Parte da Fortuna confinados em Virgem e Peixes, no eixo 1-7. A vida conturbada do czar ilustra bem a teoria. Ivan era sujeito a freqüentes crises místicas (Netuno confinado), tinha explosões imotivadas de violência e crueldade (Marte confinado) e uma personalidade oscilante e mal estruturada (Sol confinado).

Nota final: O autor gostaria de obter informações que possam complementar as indicações aqui expostas.
 Eduardo Rocchigiani
astrólogo - Salvador – Bahia
Através do Site: http://www.constelar.com.br




Aqui exponho um vídeo que considero PERFEITO.


 E este complementa:


























6 comentários:

  1. Muito bom, me ajudou bastante.
    Gratidão e um suave bater de asas.

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu não entendi muito bem pois parece que no meu mapa a maioria são interceptados.

    ResponderExcluir
  3. Marta, tenho signos interceptados mas tenho dúvida se é o eixo das casas 1- 7 ou das casas 2-8. Você disse que pode dar uma olhada e dizer qual é. Como faço para te mandar o meu mapa? Não encontrei teu email no blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho Leão na casa IV com Júpiter confinado, e Aquário na X. O que significa? Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom...seus artigos me ajudam demais. Paz e luz!

    ResponderExcluir
  6. Marta, que conteúdo maravilhoso, parabéns, muito esclarecedor! Fiquei com uma dúvida,quando você fala sobre "a forma de trabalhar melhor a energia dos planetas que se encontram em signos interceptados é através das casas onde são regentes". Eu tenho meu sol interceptado, na casa 11, regido por virgem, e marte também na casa 11, regido por virgem interceptado. Como faço pra trabalhar melhor essa energia?

    ResponderExcluir