Aqui encontrarão um resumo da ASTROLOGIA MÉDICA e algumas interpretações bastante úteis. Considero este texto fundamental em Astrologia, pois que assim, conhecerão as possibilidades para cada um dos signos, de forma que é uma informação “preventiva”.
Vamos lá...
As Plantas, Os Signos e Os Planetas
A Utilização das Plantas Medicinais na Astrologia Médica
(Por Ana Bandeira de Carvalho)
HISTÓRICO
Através dos séculos a medicina tradicional almejou ser uma ciência global da saúde do ser humano, considerando a psique, o corpo e o comportamento constituintes de um todo indivisível. Sendo assim, o estado de um indivíduo seria um complexo irrepetível tanto na saúde quanto na doença. Toda doença, além de única, é vista como um fenômeno estranho ao homem, ou seja,incompatível com a fisiologia: presume a existência de um agente responsável pelas modificações patológicas. A "etiologia", ou a "procura da causa", precisa ser estudada para se poder neutralizar a doença. Ruggero Bacone, no século XII, defendia a idéia de que para se descobrir a etiologia de uma doença, e assim saná-la, o conhecimento da medicina deveria ser integrado com saberes de vários povos, com o conhecimento da astrologia, da alquimia e com a experiência prática.
De acordo com a medicina tradicional, o homem se espelha na natureza. Isto quer dizer que ele utiliza a si mesmo e as categorias do próprio corpo para compreender o mundo que o circunda. O homem seria o reflexo reduzido deste mundo, o microcosmo; e o mundo, o macrocosmo ou universo em sua globalidade. Daí a correlação do homem com os planetas. Para a medicina tradicional, o importante era verificar que o gênero humano estava sujeito às mesmas leis que regiam a vida dos astros e os fenômenos da Terra. Se as leis eram as mesmas, seria possível compreender o homem estudando os astros e compreender os astros estudando o homem. A doença também possuiria identidade passível de ser analisada, pois responderia às mesmas leis. Sob esse ponto de vista, temos: o clima determinado pelos astros e pela Terra, o homem determinado pelas suas qualidades e condições de vida e a doença determinada pelas mudanças violentas e excessivas.
A astrologia era confiado não somente o diagnóstico, mas sobretudo o prognóstico das doenças. Não era considerada uma ciência autônoma; era empregada como recurso interpretativo mas não absoluto. Permitia uma classificação dos medicamentos (ervas e fármacos), e distinguia e relacionava as várias funções do corpo de acordo com os astros e as constelações.
Segundo se tem conhecimento, a astrologia começou a se desenvolver no século III a.C. entre os caldeus. Uma carta celeste mostrando a influência das estrelas sobre o corpo humano foi encontrada no túmulo de Ramsés, e nela estava escrito que o médico deveria ter conhecimento de astrologia para mostrar tendências e fazer prognósticos. Da Caldéia, esta ciência se difundiu rapidamente pela Grécia, onde encontrou terreno fértil para seu desenvolvimento junto com a filosofia naturalista e a matemática.
A astrologia, como parte da ciência médica, foi formalizada nos escritos de Hermes Trismegisto, nome que os gregos deram ao deus egípcio Thot. Os gregos sistematizaram a astrologia e deram as nomenclaturas que foram depois difundidas no mundo romano. Os mais conhecidos que estudaram e desenvolveram a astrologia foram Horapollon, Ptolomeu em Tetrabiblos e em Al magest e Hipócrates em Corpus Ipocraticum, 77 livros que descrevem as leis da natureza e da biologia do corpo humano. O grego Dioscoride define a medicina tradicional como sendo uma estreita relação entre ervas, astros e estações do ano.
Em Roma, a astrologia tinha o objetivo de prever o futuro dos imperadores. Durante a desintegração do Império Romano, a astrologia perdeu prestígio e passou a ser considerada superstição, sofrendo perseguição da Igreja Católica. A figura mais eficaz, entre as pessoas envolvidas na tentativa de acabar com a astrologia, foi Santo Agostinho de Hispona (354-430). Ele considerava esta prática uma forma de magia e de invocação de espíritos malignos.
Os árabes, no Norte da África e no Mediterrâneo, foram os responsáveis pela continuidade dos estudos astrológicos: eles deram à astrologia um importante lugar na medicina na época alexandrino-romana e criaram uma nova ciência, a "Matematica Sciencia", que tinha como base uma série de cálculos sobre a lua e os planetas e sobre o zodíaco com as doze constelações. A posição dos planetas era de grande importância no zodíaco, seus graus eram medidos e os aspectos formados receberam nomes, que até hoje são utilizados, como oposição, quadratura, trígono etc. Os árabes traduziram os inúmeros tratados médico-astrológicos alexandrino-romanos, entre os quais os mais famosos são: a Sphaira de Demócrito, o Astronomikon de Marco Manilio (século I d.C.) e os oito livros do Mathesis Libri VIII de Julius Firmicus Maternus (século IV d.C.) sobre a teoria da astrologia, considerada a obra mais completa e definitiva no mundo clássico e de grande influência na astrologia do Renascimento. Abu Maachar (805-885), um dos mais conhecidos astrólogos árabes, escreveu o tratado Introductorium in Astronomiam, que também influenciou a astrologia européia.
Na Idade Média, houve grande discussão a respeito da classificação da astrologia, ora tida como ciência, ora como adivinhação proibida. São Tomás de Aquino (circa dien 1225-1274) aceitava a astrologia desde que fossem excluídos seus elementos de necromancia. Os estudos da astrologia, considerada uma disciplina importante, ganharam cadeiras em escolas famosas da Europa, como a Universidade de Bolonha desde o ano de 1125. Sisto IX e Julio II estão entre os vários papas que adotaram esta prática.
Durante o Renascimento, um estudioso e grande conhecedor da astrologia foi Marsilio Ficino. Ele traduziu as obras de Psellus, Porphirius e Proclo, autores que escreveram sobre a relação entre os astros e os medicamentos. Foi muito influenciado pela obra de Firmicus e passou seus conhecimentos para seu discípulo Pico della Mirandola e este, por sua vez, para Cornelius Agrippa e Paracelso. Esta é uma época em que a astrologia era também instrumento de predição, carregada de fatalismo, pois "o destino estava escrito". A obra mais importante sobre predição é de Luca Guarica, a Opera Omnia. Outro astrólogo famoso nesta época foi o médico e vidente Michel de Notredame, o Nostradamus, responsável pelas predições a respeito dos reis da França na época de Catarina de Médici.
Com o advento do pensamento científico na Europa, em meados do século XVII, a astrologia deixou de ser considerada importante na medicina e entrou em declínio. No século XIX, a partir de Madame Blavatsky, fundadora da teosofia, há uma volta no interesse pela astrologia e despontam estudiosos como Alan Leo, Edgar Cayce, Carl G. Jung. Planetas novos, invisíveis a olho nu, foram descobertos, mudando muitos conceitos antigos: Urano na época da Revolução Francesa, Netuno em 1846, na época do desenvolvimento da anestesia, e Plutão em 1930, na época das primeiras tentativas de se utilizar a energia nuclear.
Hoje a astrologia está menos voltada para uma ótica fatalista e mais orientada para o estudo de fatores psicológicos e para a sincronicidade. O astrólogo mostra tendências mais do que um destino, mostra que há uma correspondência entre o que acontece dentro da pessoa e o que sucede a ela, chama atenção para o livre-arbítrio e para o fato de que o destino não está selado.
A astrologia médica é muito vasta. O objetivo deste livro não é ensinar a fazer um mapa astral ou a interpretá-lo, mas tentar estudar alguns aspectos médicos e psicológicos da astrologia. Este livro parte da análise dos vários elementos do mapa e correlaciona-os com as ervas, oferecendo aos estudiosos da astrologia mais uma fonte de saber e aos médicos e outros profissionais da saúde mais uma possibilidade de compreender a doença e as novas alternativas de diagnóstico e cura.
Como a astrologia não possui um sistema próprio de explicação da fisiologia corporal e utiliza uma linguagem simbólica, foi necessário utilizaros conhecimentos de uma escola da medicina tradicional. Desta forma é possível uma compreensão clara e aprofundada da relação dos astros com a fisiopatologia das doenças.* Foi escolhida a medicina tradicional chinesa por apresentar um sistema bem organizado, por estabelecer uma relação do homem e seus desequilíbrios com o macrocosmos.
A partir da fisiopatologia então serão feitas relações com outras formas de tratamento como a fitoterapia.
AS ERVAS
As qualidades curativas das ervas estavam associadas aos planetas e diversas formas de análise dessas associações foram efetuadas para dizer qual planeta ou signo regia uma determinada erva. Poderia se associar uma erva ao planeta ou signo através da estação do ano em que a erva nascia, ou através da qualidade curativa da planta que correspondia à parte do corpo regida pelo planeta. Por exemplo, Saturno representa os ossos, e uma planta que curava males de ossos, como artrite, seria regida por Saturno.
Outro fator importante em relação à planta era o dia da semana em que esta era colhida, o que influenciava fortemente a cura. Cada dia da semana tem o nome de um planeta; assim, uma planta para artrite deveria ser colhida no dia de Saturno, sábado.
* Fisiopatologia é o mecanismo pelo qual a pessoa fica doente.
Na tabela a seguir é possível visualizar como Culpeper utilizava as ervas.
ERVA | PLANETA | SIGNO | INDICAÇÃO |
Brionia | Áries | cãibras, purificação | |
Ranúnculo | Áries | para espremer pústulas | |
Madressilva | Áries | estado bilioso | |
Urtiga | Áries | pleurisia; garganta irritada | |
Anêmona | Marte | deixa a cabeça leve | |
Cardo-santo | Marte | Áries | aumenta as qualidades atrativas do homem |
Ruibarbo | Áries | laxante suave | |
Araca | Touro | inchaço da garganta | |
Gnafálio | Touro | caxumba e angina | |
Morango | Touro | afecções e catarro na garganta | |
Zisnaga-das-searas | Vênus | Touro | afrodisíaco |
Pervinca | Touro | histeria, pesadelos | |
Tomilho | Touro | rouquidão | |
Favas | Touro | estanca o sangue de um corte | |
Sabugueiro | veneno de cobra, queimadura de sol. | ||
Marroio-negro | Gêmeos | mordida de cão raivoso, histeria e hipocondria | |
Dulcamara | Mercúrio | Gêmeos | para afastar feitiços, e toda e qualquer enfermidade súbita |
Feno-grego | Gêmeos | descongestionante dos peitos e do pulmão | |
Inulina | Gêmeos | tuberculose; combate as febres | |
Aneto | Mercúrio | Gêmeos | fortalece o cérebro |
Cenoura | Gêmeos | auxilia a concepção | |
Samambaia | Gêmeos | baço intumescido; bom ungüento para cortes ou ferroadas | |
Pé-de-lebre | Gêmeos | diarréias ou disenterias | |
Alfazema | Gêmeos | dor de cabeça e de dentes | |
Linho | Câncer | inflamações, tumores, moléstias do peito e pulmões | |
Ácoro-bastado | Câncer | tônico estomacal | |
Agrião | Câncer | limpa o sangue na primavera | |
Amor-de-hortelã | Câncer | limpa o sangue e prepara-o para a mudança de estação | |
Beldroega | Câncer | paralisa os fluxos quentes e violentos do ventre | |
Branca-ursina | Câncer | para clisteres e prisão de ventre | |
Papoula (branca ou de ópio) | Câncer | narcótico; analgésico; provoca o sono | |
Língua-de-serpente | Câncer | melhora a percepção, o juízo, a memória; possui virtudes retentivas e digestivas | |
Pepinos | Lua | estômago ácido; clareia a pele (esfregando com rodelas de pepino) | |
Esclareia | Câncer | aquece o estômago; provoca a sensualidade; para vista enfraquecida | |
Alfeneiro | Câncer | bocas machucadas; tratamentos de feridas | |
Saxífraga | Câncer | fraqueza estomacal; cãibras; convulsões | |
Louro | Leão | resfriados; reumatismos | |
Quelidônia | Leão | hemorróidas | |
Nozes | Leão | dores e inflamações nos ouvidos | |
Alcaravia | Virgem | auxilia a digestão | |
Marroio-branco | Virgem | tuberculose; icterícia | |
Murta | Virgem | interrompe as golfadas de sangue, diarréia e disenteria | |
Aspargo | Libra | expulsa pedras dos rins | |
Castanhas | Libra | tosse | |
Margarida | Libra | pleurisia e pneumonia | |
Hortelã-de-Jardim | Libra | soluços | |
Giesta | Escorpião | descongestionante do peito | |
Tojo | Escorpião | icterícia; limpeza dos rins | |
Lúpulo | Escorpião | purifica o sangue e fortifica | |
Tabaco | Escorpião | dor reumática ou de dente | |
Betônica | Sagitário | manchas do rosto | |
Borragem | Sagitário | purifica o sangue | |
Dente-de-Leão | Sagitário | limpa as vias urinárias | |
Musgo | Sagitário | reduz as inflamações | |
Beterraba | Capricórnio | queimaduras, vergões e bolhas | |
Cicuta | Capricórnio | tostada é boa para gota e inflamações | |
Cebola | Capricórnio | Capricórniotosse; dor de ouvido; aumenta o esperma | |
Amaranto | Capricórnio | interrompe os sangramentos | |
Amor-perfeito | Aquário | convulsões infantis | |
Cânhamo | Aquário | flatulência | |
Nêspera | Aquário | contra aborto | |
Marmelo | Aquário | boca inflamada | |
Labaça-azeda | Peixes | purifica o sangue | |
Figo | Peixes | verrugas e frieiras | |
Sálvia | Peixes | escurece o cabelo; cura dores de cabeça | |
Chicória | Peixes | elimina febre |
Fonte: The Complete Astrologer. D. Parker e J. Parker. EUA, Mitchel Beazley Limited, 1971.
FORMAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FÍSICA E DA PERSONALIDADE
A interdependência e a interinfluência dos corpos do universo, conforme o apregoado pela teoria da sincronicidade, permitem que tracemos considerações sobre a formação do corpo e da alma humana. Analisando várias tradições culturais, também é possível destacar algumas fontes que determinam essa formação:
1. Influências familiares
Em praticamente todos os meios culturais, a influência dos pais sobre os filhos foi constatada e descrita. Estas influências são relacionadas tanto aaspectos genéticos como a hábitos de vida (tais como dieta, por exemplo) e a aspectos psicoeducacionais.
A este tipo de influência corresponde o conceito de "microcosmo" (Xiao Yu Zhou) da filosofia chinesa, que se refere aos aspectos íntimos que afetam uma pessoa.
2. Influências cósmicas
É outro traço encontrado em diversas culturas, para explicar destino, constituição física e personalidade. Egípcios, gregos, chineses, indianos, enfim, praticamente todas as civilizações antigas da humanidade acreditavam na influência dos astros sobre as pessoas. Atualmente, estas influências, assim como o fenômeno da sincronicidade, podem ser explicadas dentro da visão revolucionária da física quântica.
A este tipo de influência corresponde o conceito de "macrocosmo"(Yu Zhou) da filosofia chinesa, que se refere aos aspectos distantes que afetam uma pessoa.
3. Influências espirituais
Aqui também temos um aspecto que pode ser identificado em qualquer ambiente cultural, por mais primitivo que seja. Trata-se das manifestações divinas, da reencarnação, da possessão espiritual e outros. Ainda não existe explicação científica para esses fenômenos.
A este tipo de influência corresponde o conceito de "espírito criador" (Yi Shen) da filosofia chinesa, que se refere à formação do espírito humano.
A astrologia relaciona-se especialmente com o segundo, influência cósmica. Isto é importante para que a astrologia possa ser analisada sob uma ótica prática e conectada com a realidade do todo da pessoa.
Ou seja, o ideal é considerar os aspectos astrológicos como parte da formação de um indivíduo, correlacionando-se com outros aspectos da realidade, inclusive os de ordem médica. Não se pode negar, por exemplo, que a genética influencia o indivíduo, e o ideal é ter uma forma de interligar os conhecimentos. Partindo-se, então, desta estratégia, podem-se propor algumas formas de lidar com esta concepção.
O primeiro fato a considerar é que a influência familiar é a mais direcionada aos aspectos materiais, correspondendo ao conceito de "essência" (Ji ng) da medicina chinesa. Por isso, ela é o substrato onde as outras influências atuam.
A influência cósmica dos astros relaciona-se com o conceito de "energia" (Qi) da medicina chinesa. Esta influência se faz sobre a matéria (base genética). Então podemos considerar que a influência cósmica pode agravar ou atenuar os desequilíbrios da matéria. Isso explica, por exemplo, por que a manifestação da influência astrológica pode ser variável, sendo evidente em uns e pouco evidente em outros.
Na astrologia médica, os signos são indicadores da anatomia e das estruturas do corpo. Secundariamente, podem-se associar aos signos certas funções e substâncias corporais.
ASPECTOS ANATÔMICOS, PATOLOGIAS E ERVAS CORRESPONDENTES
E CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE
ÁRIES ^
Data Base: 21 de março a 19 de abril
Frase: "Eu sou"
Verbo: agir
Palavra: atividade
Natureza básica: pioneiro ou guerreiro dinâmico
Polaridade: masculino, positivo, yang
Quadruplicidade: cardinal (criação ou ação iniciante e ambição)
Elemento: fogo (entusiasmo e inspiração; movimento tenso)
Tipo do elemento: centelha que acende o fogo, associado ao início, à fonte da vida
Regente: Marte
Co-regente: Plutão*
Metal: ferro
Verbo: agir
Palavra: atividade
Natureza básica: pioneiro ou guerreiro dinâmico
Polaridade: masculino, positivo, yang
Quadruplicidade: cardinal (criação ou ação iniciante e ambição)
Elemento: fogo (entusiasmo e inspiração; movimento tenso)
Tipo do elemento: centelha que acende o fogo, associado ao início, à fonte da vida
Regente: Marte
Co-regente: Plutão*
Metal: ferro
Símbolo de Áries: ^ (os chifres de um carneiro)
Anatomia e estrutura: a cabeça (com exceção do nariz), couro cabeludo, lábio superior; maxilar superior, encéfalo e hemisférios cerebrais, especialmente os centros motores cerebrais e vasos sangüíneos intracranianos; cerebelo.
Ossos: do crânio e da face (occipital, temporal, parietal, frontal, etmóide, lacrimal, vômer, palatino)
Músculos: venter-frontais, venter-occipitais, zigomático maior e menor, temporal, bucinador, orbicular da boca, orbicular dos olhos, depressor do ângulo oral, compressor das narinas, elevador dos lábios, mentoniano, proceru, musculatura intrínseca dos olhos (retos, oblíquos etc.)
Artérias: carótidas temporal e interna, polígono de Willis, artérias cerebrais anterior, média e posterior, artéria temporal
Veias: cefálicas, seios venosos do crânio: (sagital superior, sagital inferior, laterais, reto, cavernoso e sigmóide, veia temporal, veia jugular interna)
Funções secundárias do signo: adrenalina, noradrenalina, sistema nervoso simpático
* Somente os signos de Escorpião, Aquário e Peixes possuem co-regentes porque passaram a ter como regentes os planetas descobertos mais recentemente. Por correspondência, Áries tem o mesmo co-regente que Escorpião.
Patologias ou tendências: Áries é um signo dotado de muita pulsão, ligado ao elemento fogo e relacionado à cabeça.
1. Cefaléias - O elemento Fogo tende a subir para a cabeça, impulsionado pela força de Áries, o que causa cefaléias em excesso como a síndrome da enxaqueca e a cefaléia provocada por tensão.
2. Dores fortes ao longo de um nervo, neuralgia do trigêmeo - Como o signo possui muita pulsão, cria uma tendência ao excesso e sua relação com a cabeça engloba o sistema nervoso. O trigêmeo é o principal nervo sensitivo da face, e a dor intensa é causada por algum tipo de excesso.
3. Congestão ou acidente vascular cerebral - O signo está relacionado às artérias cerebrais. O Fogo pode lesar os vasos causando acidente vascular do tipo hemorrágico.
4. Insolação ou entermação - O signo se relaciona com calor, como calor sobre o corpo.
5. Insônia - O Fogo ariano ativa, em excesso, as funções cerebrais, dificultando o sono.
6. Doenças infecciosas febris de evolução curta e infecções respiratórias agudas - Áries domina a cabeça, onde ficam a boca e o nariz, orifícios por onde penetram os agentes patogênicos das vias respiratórias. A evoluçãorápida e febril destas doenças está relacionada à característica de "fogo depalha" gerada pelo excesso de energia inicial característico do signo.
7. Encefalite - O ímpeto "fogo de palha" relaciona-se com doenças infecciosas agudas, enquanto este signo domina a cabeça e o cérebro. Quando a infecção afeta o cérebro ela é chamada de encefalite.
8. Delírio febril - O ariano é predisposto às doenças febris agudas e, quando estas ocorrem, o Fogo de Áries ativado pela febre afeta o cérebro, perturbando o pensamento e causando delírio.
9. Operações cirúrgicas, trauma cirúrgico e outros traumas - O ímpeto de Áries, assim como o Fogo, é fator que induz a ruptura abrupta dos tecidos. Isso ocorre como conseqüência de trauma.
10. Cicatrizes no rosto ou na cabeça, traumatismo craniano - Áries relaciona-se com traumatismos e com a cabeça e, assim, a forma de traumatismo mais comum é o craniano.
11. Hipertensão arterial - O Fogo e o ímpeto de Áries podem impulsionar o sangue nos vasos de forma excessiva. Isto faz com que a tensão do sangue contra as artérias cresça, causando aumento da pressão arterial.
12. Vertigem, tonteira - O órgão otolítico e os canais semicirculares, órgãos do labirinto que auxiliam o equilíbrio do corpo, se situam na cabeça. Áries domina a cabeça, assim esses órgãos podem ser afetados causando vertigens.
13. Otites - Áries domina a cabeça e seu ímpeto pode gerar infecções agudas. Quando uma infecção aguda atinge o ouvido causa otite.
14. Patologia de olhos ou infecções nos olhos, conjuntivites e síndrome dos olhos vermelhos - Os olhos estão na cabeça e possuem movimentos, o que os torna particularmente sensíveis ao Fogo de Áries. Quando o Fogo acomete os olhos, eles ficam vermelhos e inflamados.
15. Distúrbios cerebrais do padrão da linguagem ou desordens de compreensão verbal. Afasia, dislalia e outros distúrbios centrais da linguagem - O Fogo relaciona-se com a fala, segundo as medicinas tradicionais do Oriente. Quando o Fogo de Áries é excessivo, ele pode afetar a fala, causando estes sintomas.
16. Edemas cerebrais - Quando o sangue ativo pelo Fogo de Áries se choca contra os vasos cerebrais, ele pode induzir a saída de líquidos, e estes se acumulam no tecido cerebral causando edema.
Características da personalidade:
O signo de Áries representa o sexo masculino e tudo aquilo que deflagra um processo, que inicia alguma coisa. Assim, o ariano é intuitivo, espontâneo, possui energia criativa e entusiasmo, tendendo sempre a obedecer a um impulso interior e a iniciar novas atividades. Possui enorme força física, e é uma pessoa para quem a independência pessoal está acima de tudo.
O Ariano é imediatista, interessado no instante presente, sua ação é rápida, breve e a impulsividade e a coragem, chegam à temeridade. Possui gosto pela mudança e pela novidade. O desafio é muito importante para esta pessoa que logo se desinteressa pelas coisas porque, para ela, é desgastante manter essa efervescência em grau constante. Há uma tensão inicial e um relaxamento posterior. Logo criará outros interesses. Impaciente, o ariano age, coloca em prática suas idéias, tem uma necessidade de estar sempre em grande atividade, tende a não pensar muito antes de agir, a não ouvir os conselhos dos outros e a se colocar em situações de dificuldade e acidentes que atingem a cabeça e o rosto. É franco e honesto, fala com uma franqueza que pode chegar ao ponto de ser infantil, mas, como está mais interessado em si mesmo, não é de ficar falando dos outros.
Muito competitivo, o nativo deste signo procura sempre ser o primeiro e o melhor. Por causa disso, muitas vezes se torna autoritário e agressivo, tendendo a utilizar mais a força do que a diplomacia. Não admite derrotas, sabe recomeçar do zero.
Expressão positiva do signo: liderança, comando, coragem, confiança em si mesmo, audácia, espírito realizador, otimismo.
Expressão negativa: rigidez, irritação, agitação, impulsividade, imediatismo, impaciência, infantilidade, ingenuidade, imaturidade, autoritarismo, desejo de mandar e dominar, exposição a situações de conflito.
ÁRIES | |
PATOLOGIAS | ERVAS |
Cefaléias | Angélica (Angelica archangelica), Betônica (Stachys officinalis),Alecrim (Rosmarinus officinalis) |
Síndrome da enxaqueca | Alfazema (Lavandula officinalis), Melissa(Melissa officinalis),Margarida (Chrysanthemum leucantemum) |
Neuralgia do trigêmeo | Mirra (Commiphora tnhyrra), Acônito chinês (Aconitum charmichaelii),Canela (Cinnamomum cassia) |
Neuralgia intercostal | Cicuta (Ferula assa-foetida), Azedaraque (Melia azederach),Melissa (Melissa officinalis) |
Insolação | Água-de-coco (Cocus nucifera), Casca de melancia (Citrullus vulgaris), Folhas de lótus (Nelumbo nucifera) |
Insônia | Melissa (Melissa officinalis), Lúpulo (Humulus lupulus), Maracujá (Passiflora alata) |
Doenças infecciosas febris de evolução curta (virais) | Gengibre (Zingiber officinale), Capim limão (Cymbopogon citratus),Tí lia (Tília cordata) |
Doenças infecciosas febris de evolução curta (bacteriana) | Equinácea (Echinacea purpurea), Amor-perfeito (Viola tricolor),Sabugueiro (Sambucus nigra) |
Encefalite | Ísatis (Isatis tinctoria), Equinácea(Echinacea purpurea),Gencia na-japonesa (Gentiana scabra) |
Delírio febril | Estamen do Lótus (Nelumbo nucifera) Ísatis(Isatis tinctoria),Lúpulo (Humulos lupulus),Uncaria (Uncaria rhincophylla) |
Operações cirúrgicas | Arnica (Arnica montaria), Mirra (Commiphora mhyrra), Ginseng falso (Panax pseudoginseng) |
Traumatismos na cabeça | Arnica (Arnica montana), Mirra (Commiphora mhyrra), Ginseng falso (Panax pseudoginseng) |
Hipertensão arterial(por estagnação ou calor excessivo) | Margarida (Chrysantbemum leucantemum), Uncaria (Uncaria rhincophylla), Umbaúba (Cecropia peltata) |
Vertigem, tonteira | Fang feng (Ledebouriella sesloides), Genciana-japonesa (Gentiana scabra), Ginco biloba (Ginkgo biloba) |
Otites | Trombeta (Datura stramonium), Salgueiro branco(salix alba), Cálamo aromático (Alorus calamus) |
Conjuntivites e síndrome dos olhos vermelhos | Cavalinha (Equisetum hiemale), Crista-de-galo (Celosia cristala), Mar garida (Chrysantbemum leucantemum) |
Afasia e distúrbios neurológicos afetando a linguagem | Ácoro aromático (Acorus calamus), Cânfora (Cinnamomum camphora), Genciana-japonesa (Gentiana scabra),Valeriana (Valeriana officinalis) |
Edemas Cerebrais | Ácoro aromático (Acorus calamus), Cânfora (Cinnamomum camphora),Genciana-japonesa (Gentiana scabra),Valeriana (Valeriana officinalis) |
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Excelente trabalho, gostei demais, parabéns a todos seus edalizadores, muitíssimo obrigado!
ResponderExcluirObrigada você pela gentileza de comentar o post e o trabalho que tive.
ExcluirAmei o post!👏👏👏👏
ResponderExcluirMuito bom seu trabalho. Gostaria de saber se você irá, mês a mês astrologico, falar do signo e suas caracteristicas, como fez com áries.
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