Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Astrologia Médica II (Touro - Gêmeos - Câncer)

TOURO _

 Data Base: 20 de abril a 20 de maio

Frase:Frase: "Eu possuo"
Verbo: perseverar
Palavra: determinação
Natureza básica: construtor/acumulador
Polaridade: negativo, yin
Quadruplicidade: fixa (criação ou ação determinada e persistente)
vocais, pescoço, nuca, maxilar inferior, lábios inferiores, língua, tireóide,vasos linfáticos, ducto torácico, gânglios linfáticos, bulbo, esôfago,ouvidos externo e médio (apesar de o ouvido estar anatomicamente naregião do signo de Touro, no nosso entender o ouvido interno estárelacionado com um signo de água)Elemento: Terra (prático)
Tipo do elemento: a terra onde a semente eclode e floresce
Regente: Vênus
Metal: cobre
Símbolo de Touro: _(a cabeça e os chifres de um touro, um círculo com uma lua em crescente; lua fecunda, círculo, terra, matéria)

Anatomia e estrutura: boca, adenóide, amígdala, laringe, faringe, cordas vocais, pescoço, nuca, maxilar inferior, lábios inferiores, língua, tireóide,vasos linfáticos, ducto torácico, gânglios linfáticos, bulbo, esôfago,ouvidos externo e médio (apesar de o ouvido estar anatomicamente na região do signo de Touro, no nosso entender o ouvido interno está relacionado com um signo de água)
Ossos: vértebras cervicais, osso ióide, maxilar inferior
Músculos: esternóideo, trapézio, esterno-cleidomastóideo, estilofaringeu, esplênio da cabeça, longo da cabeça, longo do pescoço, escaleno, digástrico e interespinhais cervicais; oblíquo inferior da cabeça, oblíquo superior da cabeça, retos posteriores da cabeça;
Artérias: carótida externa, artéria basilar, artérias vertebrais, artéria cervical profunda, artéria carótida comum, artérias tireoidianas superior e inferior
Veias: occipital, jugular externa, veia tireoidiana
Funções secundárias do signo: resistência física a traumas, capacidade de recuperação da saúde, sistema imunológico.

Patologias ou tendências:

1. Faringite crônica - Touro domina o pescoço, onde está a faringe, e o elemento Terra favorece processos inflamatórios crônicos.
2. Rinossinusite crônica - A Terra favorece o surgimento de muco, pois causa estase e adensamento das secreções do corpo. A Terra também relaciona-se com as mucosas, como a do nariz, provocando processos crônicos e arrastados.
3. Afecções catarrais das vias aéreas superiores - Touro domina a região do pescoço onde estão as vias aéreas superiores, e a Terra favorece o surgimento de muco, pois causa estase e adensamento das secreções do corpo.
4. Pólipo nas cordas vocais - Touro domina a região onde estão as cordas vocais, e a Terra favorece processos crônicos com edema e acúmulo de tecidos, como nos pólipos.
5. Difteria - A difteria acomete as mucosas das vias aéreas superiores, os gânglios linfáticos e causa edema no pescoço, todas estruturas relacionadas a Touro.
6. Torcicolo - Touro domina o pescoço, e a Terra relaciona-se com o tecido muscular.
7. Artrose cervical - O signo domina a coluna cervical, e a Terra relaciona-se a processos inflamatórios crônicos, como na artrose.
8. Bócio com hipotireoidismo - Touro domina a tireóide que regula o metabolismo e se relaciona com os processos de transformação promovidos pela Terra.
9. Bócio com hipertireoidismo - Neste caso surge também o elemento Fogo, que pode relacionar-se com o "touro colérico".
10. Otite externa e otite média - Touro relaciona-se com as mucosas inflamadas que produzem muco ou pus. Quando as mucosas do ouvido são afetadas ocorrem as otites.
11. Digestão lenta - A Terra relaciona-se com os processos de transformação como a digestão.
12. Acidente vascular do tronco cerebral; síndrome de Valemberg - Touro domina a região do tronco cerebral. A Terra relaciona-se com processos crônicos, como a obstrução das artérias por placas de ateroma.
13. Obesidade - Touro relaciona-se com a capacidade de acumular, o que pode gerar obesidade.
14. Mononucleose - Causa acometimento dos gânglios do pescoço e da garganta. A mononucleose afeta, primordialmente, as células do sistema imunológico.

Características da personalidade:

Touro é o signo da determinação e do poder, da eficiência sobre assuntos práticos. O nativo do signo de Touro aprecia tudo que é bom e focaliza sua atenção na aquisição de bens materiais. Aprecia a beleza e a forma, é uma pessoa plástica, carnal, sensual e sua maneira de entrar em contato com as coisas é através do nível do sensível. Assim, Touro representa a sensualidade, sendo amante do conforto e necessitando de segurança, tanto emocional quanto material. O dinheiro é muito importante para comprar aquilo que aprecia.
Para ele, há uma lentidão ao assimilar as impressões recebidas, que são ruminadas para depois se fazer presente e influenciar a maneira de ser.
O taurino é uma pessoa possessiva, resultado da necessidade de segurança, retém tudo que entra pela boca, mantém e conserva (objetos, idéias). Não muda de opinião. É muito ciumento, considerando a afeição dos outros como propriedade sua. Não costuma entrar numa relação enquanto não tem certeza de que poderá continuar nela. É muito leal com os amigos, possui compaixão e é muito afetuoso.
O signo de Touro representa a massa física, a força física, a lentidão, a estabilidade, a placidez, a calma, a resistência. Também representa as reações instintivas, a rotina da estabilidade interna, a segurança. Não é o signo da iniciativa, mas é de colocar em prática as iniciativas dos outros. A evolução do taurino é segura e lenta, ele não arrisca, é prático. Atinge suas metas com calma e perseverança, prudência sem precipitação. Enfrenta as maiores dificuldades a longo prazo pois, como todo signo de Terra, está ligado ao tempo. É persistente em tudo, nos hábitos, na dedicação, no ressentimento. E rotineiro e resistente a mudanças.
É estável, tem capacidade de aquisições e de realizações. A economia exagerada pode levá-lo à avareza. É prático e realista, consciencioso e honesto, lento, obstinado, teimoso, pode ser preconceituoso. Pode ser liderado, não pode ser empurrado ou mandado.
Acumula aborrecimentos durante muito tempo e, após longa ruminação, a cólera do taurino surge repentinamente, deixando todos à sua volta surpresos.
O instinto oral do taurino é acentuado: gosta de comer, come muito e com avidez. Quanto mais nutritiva for a comida melhor. Tem gostos naturais.

Existem três tipos de Touro, dependendo do planeta que estiver no signo ascendente, no meio do céu ou numa casa angular:

1. O indivíduo do tipo touro que costuma carregar um fardo no pescoço, trabalhar pesado. É perseverante, sem pressa. Fisicamente lento, de esforço paciente e que suplanta a resistência. É obstinado.
2. O indivíduo do tipo "boi tranqüilo" que é lento, de boa índole, vê o tempo passar, rumina no prado e é mais passivo.
3. O indivíduo do tipo "touro colérico", de sexualidade evidente, instintivo, com tendência a se zangar com mais facilidade.

Expressão positiva do signo: tranqüilo, vigoroso, confiável, tem força de vontade, esperança, otimismo e discernimento, é discreto, aplicado, engenhoso, metódico, perseverante, organizado
Expressão negativa: materialismo exagerado, preguiça, autoritarismo obstinado, rumina a agressão, cruel, ambicioso, pouco espontâneo, inflexível em suas opiniões, exige favores.

TOURO
PATOLOGIAS
ERVAS
Faringite crônica
Equinácea (Echinacea purpurea), Alcaçuz
(Glycyrrhiza glabra), Cordão-de-frade (Leonotis nepethaefolia)
Rinossinusite crônica
Magnólia-japonesa (Magnolia officinalis), Carrapicho-bravo (Xanthium sibiricum), Ginco biloba (Ginkgo biloba)
Afecções catarrais das vias aéreas superiores
Capim-limão (Çymbopogon citratus), Gengibre
(Zingiber officinale), Nesp ereira (Eriobotrya japonica)
Pólipo nas cordas vocais
Gengibre (Zingiber officinale), Açucena (Lilium candidum), Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra),
Magnolia (Magnolia officinalis)
Difteria
Erva-de-botão (Eclipta alba), Ísatis (Isatis tinctoria),
Bredo-asiático (Achyranthes aspera)
Torcicolo
Fang feng (Ledebouriella sesloides), Ramos de canela (Cinnamomum cassia), Beque- cheiroso (Piper aromaticum)
Artrose cervical
Garra do diabo (Harpagophytum procumbens), Fang  feng (Ledebouriella sesloides), Ramos de canela (Cinnamomum cassia)
Bócio com hipotireoidismo
Gengibre (Zingiber officinale), Alga kumbu(Laminaria japonica), Ginseng (Panax ginseng)
Bócio com hipertireoidismo
Alga kumbu (Laminaria japonica), Erva-férrea
(Prunella vulgaris), Escrofulária (Scropbularia nodosa)
Otite externa e otite média
Trombeta (Datura stramonium), Açucena(Lilium candidum),Ísatis (Isatis tinctoria)
Digestão lenta
Gengibre (Zingiber officinale), Ginseng (Panax
ginseng), Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra), Beque-cheiroso (Piper aromaticum)
Acidente vascular do tronco cerebral; síndrome de Valemberg
Fang feng (Ledebouriella sesloides), Estoraque-líquido (Liquidambar orientalis), Genciana-japonesa (Gentiana scabra)
Obesidade
Alga kumbu (Laminaria japonica), Carqueja
(Bacharis trimera), Centela (Centella asiatica)
Mononucleose
Magnólia (Magnolia officinalis), Peônia (Paeonia officinalis),Tuia (Thuja occidentalis), Ísatis (Isatis tinctoria)

GÊMEOS `
Data Base: 21 de maio a 21 de junho
Frase: "Eu penso"
Verbo: variar
Palavra: versatilidade
Natureza básica: vendedor, intérprete, comunicador
Polaridade: positivo, masculino, yang
Quadruplicidade: mutável (flexibilidade e adaptabilidade do que foi criado; o que
há de mais instável no zodíaco)
Elemento: Ar (intelectual e comunicativo)
Tipo do elemento: ar do relacionamento, entre a pessoa e quem está próximo dela
Regente: Mercúrio
Metal: mercúrio
Símbolo de Gêmeos:
`(um par de gêmeos, uma duplicidade)
Anatomia e estrutura: cintura escapular (exceto o esterno), traquéia, brônquios, membros superiores (braços, antebraços e mãos), sistema nervoso central e os dois hemisférios cerebrais, os tubos do corpo (vasos capilares, tuba auditiva de eustáquio, trompa de falópio, traquéia, brônquios e bronquíolos, uretra e ureter), pulmões, seios e região peitoral
Ossos: clavícula, escápula, húmero, rádio, ulna, ossos do carpo e metacarpo, 1aa 6a costelas, as falanges da mão.
Músculos: deltóide, bíceps, subescapular, tríceps, serrátil anterior, palmar, redondo maior, redondo menor, infra-espinhoso, braquial, braquiorradial, extensor comum dos dedos, extensor radial do carpo, extensor ulnar do carpo, flexor superficial dos dedos, flexor profundo dos dedos.
Artérias: subclávia, braquial, brônquicas, intercostais I a IV, radial e ulnar, arco palmar superficial e arco palmar profundo
Veias: pulmonares, basílica, subclávia, ázigos, veia torácica interna, veia cefálica
Funções secundárias do signo: inalação de ar

Patologias ou tendências: Gêmeos se relaciona com o pulmão, com o tórax.

1. Pleurite - A pleura é a membrana que reveste o pulmão; o Ar caracteriza mudanças rápidas como uma inflamação aguda.
2. Insuficiência respiratória - O Ar caracteriza processos rápidos como a respiração.
3. Gripes, resfriados - São infecções que acometem as vias aéreas superiores, e o Ar caracteriza patologias de evolução rápida como estas viroses.
4. Pneumonia - As agressões ao pulmão são transmitidas pelo Ar.
5. Asma brônquica - O elemento Ar se relaciona com distensão dos alvéolos por
acúmulo de ar nas vias aéreas inferiores.
6. Bronquite aguda - O Ar caracteriza processos rápidos tais como a inflamação da
mucosa brônquica.
7. Astenia - Gêmeos se relaciona com o processo de respiração celular. Quando a
respiração celular está prejudicada, surge cansaço.
8. Afonia e rouquidão - A força do pulmão se manifesta na voz.
9. Faringite aguda - A faringe faz parte das vias aéreas superiores, e as doenças
respiratórias agudas são veiculadas pelo elemento Ar.
10. Estafa mental - O Ar se relaciona com processos rápidos e dinâmicos como o
pensamento.
11. Neurose ansiosa - O Ar relaciona-se com processos rápidos e dinâmicos como o pensamento. A ansiedade, por ser um sentimento relacionado ao tórax, onde se encontra o pulmão, pode dificultar a respiração.
12. Polineuropatias agudas - O Ar caracteriza processos dinâmicos como a condução nervosa dos nervos periféricos.
13. Microtraumatismos nas mãos e nos dedos - Gêmeos relaciona-se com os lumbros superiores e o ar caracteriza movimentos rápidos, como os que provocam traumatismos.

Características da personalidade:

Gêmeos é o signo de mente dual, que vê os dois lados de uma questão. Gêmeos é como o vento ou o ar que toca tudo, contorna, é rápido e não dá para causar impressão. O signo representa as relações do ar com o indivíduo (ambiente versus indivíduo), o ar que se respira e se expira, os dois pulmões, a palavra que sai da boca através da expiração, a linguagem. Representa movimento vibratório não dirigido (mãos e braços).
O geminiano é leve, tem habilidade manual, é rápido, fugaz, superficial, não se aprofunda, tem grande curiosidade a respeito de tudo. Tem amplidão do campo mental, atenção aplicada a muitas coisas ao mesmo tempo. Sua inteligência é viva, brilhante, possui habilidade para qualquer atividade,compreensão rápida e grande eloqüência. A comunicação é rápida (resposta na ponta da língua), o pensamento responde de imediato a qualquer estímulo e o geminiano tende a argumentar bem.
É alguém para quem liberdade e independência são muito importantes. É desprendido, desenraizado. É frio, o tipo é Ar na sua expressão mais pura. É rápido no ritmo, ágil (níveis físico e mental, tem mobilidade. Esta velocidade psico-motriz se origina no desejo sempre presente de mudar e ver novidades. Tem mutabilidade e adaptabilidade, astúcia e malícia, capacidade de assumiras características mais úteis ou mais agradáveis para desempenhar papéis diversos em diferentes ocasiões caso tenha interesse. Não é criativo mas se apropria da idéia dos outros fazendo com que os outros pensem que a idéia é dele. Há uma necessidade maior de impressionar do que de exprimir.
Como o geminiano tem amor à independência, faz ligações e não permanece nelas. É leve e adaptável. Estabelece relações entre coisas (é o elo), é sociável, gosta de apresentar pessoas a outras pessoas. O geminiano é duplo mesmo sem querer, porque dentro dele há duas pessoas que não se entendem e ficam discutindo. Isso gera insatisfações e inconstância.
O signo de Gêmeos representa também viagens curtas que se repetem no mesmo caminho, os escritos, as cartas, os livros, a comunicação, o aspecto intelectual.

Expressão positiva do signo: estimulante, bem-informado, rápido, fugaz, amplidão do campo mental, ágil, alerta, habilidoso, sociável, curioso, lógico, versátil, capacidade para se adaptar. A palavra precede o pensamento, é político, se adapta rápido.
Expressão negativa: amoral, imitador, afetivamente desligado, verbosidade, fala brilhantemente sem dizer nada. E superficial, ambivalente, inconsistente, dispersivo, desconcentrado, inquisitivo, nervoso, agitado, apressado, caprichoso, não se compromete, pouco emotivo.

GÊMEOS
PATOLOGIAS
ERVAS
Pleurite
Erva-sedosa (Asclepias tuberosa), Mostarda-branca (Brassica alba),Alcaçuz (Glycyrrhiza uralensis),  Giesta (Genista tinctoria)
Insuficiência respiratória
Unha-de-cavalo (Tussilago farfara), Áster púrpura (Aster tataricus), Ginseng (Panax ginseng)
Gripes e resfriados
Capim-limão (Cymbopogon citratus), Gengibre
(Zingiber officinale), Erva-cidreira (Lippia alba)
Pneumonia
Violeta (Viola odorata), Bredo-asiático(Achyranthe saspera), Madressilva (Lonicera caprifolium), Musgo (Cetraria islandica), Murta (Myrtus communis)
Asma brônquica
Efedra (Ephedra sinica), Unha-de-cavalo
(Tussilago farfara), Fang feng (Ledebouriella
sesloides)
Bronquite aguda
Unha-de-cavalo (Tussilago farfara), Castanha
(Castanea sativa), Gengibre (Zingiber officinale), Efedra (Ephedra sinica)
Astenia
Ginseng (Panax ginseng), Alcaçuz
(Glycyrrhiza uralensis),Gengibre (Zingiber
officinale)
Afonia e rouquidão
Gengibre (Zingiber officinale), Áster púrpura (Aster tataricum),Alcaçuz (Glycyrrhiza uralensis)
Faringite aguda
Hortelã-pimenta (Mentha piperita), Erva-grossa
(Elephantopus scaber), Madressilva (Lonicera
caprifolium)
Estafa mental
Ginseng (Panax ginseng), Alcaçuz
(Glycyrrhiza uralensis), Erva-cidreira (Lippia alba)
Sensação de ansiedade
Capim-limão (Cymbopogon citratus), Melissa (Melissa officinalis), Erva-cidreira (Lippia alba)
Polineuropatias agudas
Peônia (Paeonia officinalis), Canela (Cinnamomum cassia), Acônito chinês (Aconitum charmichaelii)
Microtraumatismos nas mãos e dedos
Beterraba (Beta vulgaris), Borragem (Borago
officinalis),Confrei (Symphytum officinale)

CÂNCER a
Data Base: 22 de junho a 22 de julho

Frase: "Eu sinto"
Verbo: alimentar
Palavra: tenacidade
Natureza básica: patriota, o que faz um lar, o historiador da família
Polaridade: feminino, negativo, yin
Quadruplicidade: cardinal (criação ou ação inicial)
Elemento: Água
Tipo do elemento: a água cristalina da nascente, o líquido aminiótico
Regente: Lua
Metal: prata
Símbolo de Câncer: aUm caranguejo com uma carapaça dura e forte por fora protegendo uma fragilidade interior
Anatomia e estrutura: membranas, meninges, pleura e pericárdio, seios da face, fossa orbital, medula óssea, região malar, útero gravídico, neuro-hipófise, esterno e arcabouço torácico, cárdia, estômago, duodeno, bases pulmonares, ácinos e ductos das glândulas mamárias, sela túrcica, ventrículos cerebrais;
Ossos: esterno, cartilagens costais, 7a a 12aco stel as
Músculos: diafragma e intercostais, transversos torácicos
Artérias: axilar, diafragmática, mediastinal posterior e esofagiana mamária interna
Veias: diafragmática, gástrica, gastroepiplóica e mamária
Funções secundárias do signo: digestão, sucos digestivos

Patologias ou tendências:

1. Anemia - Câncer domina a medula onde as hemácias são produzidas; e o elemento Água regula os fluidos do corpo como o sangue.
2. Distúrbios hidroeletrolíticos, hiponatremia, hipopotassemia - Câncer é relacionado à Água, que domina os fluidos corporais e os eletrólitos.
3. Pan-hipopituitarismo - Câncer domina a hipófise e a Lua rege Câncer, provocando uma tendência à deficiência.
4. Diabetes insipidus - O signo domina a hipófise e seu regente provoca uma tendência à deficiência. Câncer relaciona-se com a água corporal.
5. Hiperprolactinemia - Câncer domina a hipófise e a Lua rege as funções reprodutivas da mulher.
6. Desnutrição infantil - Câncer relaciona-se com a Água, base dos alimentos, e a Lua influencia a nutrição da criança.
7. Carências alimentares - Câncer é regido pela Lua, que domina as substâncias essenciais do corpo, tais como vitaminas e minerais; e o signo se relaciona com a Água, base dos alimentos.
8. Gastrite crônica - Câncer domina o estômago e a Lua relaciona-se com problemas crônicos de deficiência.
9. Adenocarcinoma gástrico - O signo domina o estômago e seu regente confere propriedades de acúmulo, favorecendo o aparecimento de tumores.
10. Meteorismo - Câncer domina o estômago e o duodeno, fontes dos sucos digestivos, e seu regente se relaciona com os fluidos corporais. O meteorismo é causado por excesso de conteúdo fluido no intestino.
11. Dispepsias inespecíficas - Câncer domina o estômago e os fluidos digestivos, e o elemento Água favorece a estase dos alimentos, causando dispepsias.
12. Esofagite - Câncer domina o cárdia, esfíncter que regula a passagem de alimentos para o estômago. O elemento Água favorece acúmulos no estômago; com o acúmulo, os fluidos podem refluir para dentro do esôfago causando inflamação.
13. Digestão lenta - Câncer e o elemento Água dominam os sucos digestivos. Se os sucos estão pouco ativos, a digestão é prejudicada.
14. Polidipsia idiopática - Câncer domina a neuro-hipófise, região onde é produzida a sensação sede. O elemento Água domina os fluidos corporais.
15. Mioma uterino - Câncer domina o útero; seu regente favorece processos de acúmulo, como tumores.
16. Insuficiência istmocervicale partos prematuros - Câncer domina o útero. O elemento Água tende a se movimentar para baixo, facilitando a descida do feto.
17. Depressão - Câncer é regido pela Lua que favorece a melancolia. O elemento Água relaciona-se com tendência à introspecção e com as emoções

Características da personalidade:

Câncer é o signo mais sensível do zodíaco e seu nativo é ligado à infância, ao passado e à família com tendência a viver nesse passado e preso dentro da sua própria casa. É terno, infantil, vulnerável, melindroso e caprichoso como a Lua, seu regente, cujas fases influem em seu comportamento. É sonhador, impressionável, tímido, suscetível e impaciente. Toda decisão canceriana é ligada ao subjetivo e ao emocional. É uma pessoa intuitiva que utiliza a lógica da emoção e não a da razão. É romântica, possui inspiração artística.
O canceriano tende a crescer ligado aos símbolos do materno. Possui instinto maternal, gosta de cozinhar e de nutrir, de cuidar dos outros. O homem canceriano costuma cuidar muito dos filhos. Está sempre em busca de segurança com tendência a se dobrar sobre si mesmo para se proteger, e a sua infantilidade é a exigência de segurança. E um adulto criança que quer permanecer nesse estado e em ligação coma mãe ou com alguém que cuide dele.
As situações duras fazem com que o canceriano durma ou sonhe acordado, desligando-se da realidade. Gosta de ficar doente (psicossomático) para se proteger da vida ou então é hipocondríaco. Fere-se com facilidade.
O canceriano também tenta se proteger buscando segurança material para compensar sua insegurança emocional. Por esse motivo, é econômico. Costuma colecionar coisas de valor do seu passado, adora história ou biografias, tem grande sensibilidade ligada à música e à poesia. Sente-se também protegido dentro da segurança do lar e da família. Assim, o canceriano casado, dificilmente desfaz o casamento para não perder o lar.
O signo de Câncer é o mais sensível e o que tem mais dificuldade em externar suas emoções. Necessita de muita intimidade e de se sentir seguro para poder se externar. Respeita a intimidade do outro e não gosta que lhe tirem a sua. É o submisso difícil, dependente. Coloca barreiras entre si e as pessoas: é a casca do caramujo. Quando agredido fica fechado e pensando/remoendo. É insistente em suas agressões, pois possui uma tenacidade que parece inércia (preso às emoções).
Há outro tipo de canceriano: aquele que se revolta contra os valores maternos e o lar. Quem o comanda são as fases lunares, é errante e desprovido de senso prático, boêmio, bizarro, gosta da noite, de beber. Tem muito sono e gosta de dormir. É ligado ao tipo D. Juan (está à procura da mãe). É impaciente por causa das fases da lua. Uma quadratura pode aumentar este aspecto.
 
Expressão positiva do signo: economia, boa memória, reserva, tenacidade, imaginação viva.

Expressão negativa: preguiça, inércia, sonho; tendência a só ver o lado negativo das coisas, imagina as coisas piores do que são; caprichoso, queixoso, gosta de colocar culpa nos outros para manter a pose.
Frase:
CÂNCER
PATOLOGIAS
ERVAS
Anemia
Angélica (Angelica archangelica), Beterraba
(Beta vulgaris), Peônia (Paeonia officinalis)
Hiponatremia
Alga kumbu (Laminaria japonica), Alcaçuz
(Glycyrrhiza uralensis), Acônito chinês (Aconitum charmichaelii), Noz-da-nogueira (Juglans regia)
Hipopotassemia
Aspargo (Asparagus officinalis), Angélica
(Angelica archangelica), Laranja-da-terra (Citrus aurantium), Água-de-coco (Cocus nucifera)
Pan-hipopituitarismo
Ginseng (Panax ginseng), Angélica(Angelica
archangelica), Peônia (Paeonia officinalis),
Alcaçuz (Glycyrrhiza uralensis)
Diabetes insipidus
Lótus (Nelumbo nucifera), Aspargo (Asparagus
officinalis), Jaborandi (Pilocarpus jaborandi)
Hiperprolactinemia
Salva (Salvia officinalis), Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia)
Desnutrição infantil
Babosa (Aloe vera),  Alho (Allium sativum), Rabanete (Raphanus sativus)
Carências alimentares
Ginseng (Panax ginseng), Angélica(Angelica
archangelica), Aspargo (Asparagus officinalis),
Rabanete (Raphanus sativus), Beterraba (Beta vulgaris)
Gastrite crônica
Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), Alcaçuz
(Glycyrrhiza uralensis), Guaçatonga (Caesaria
silvestris)
Adenocarcinoma gástrico
Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), Ipê-roxo
(Tabebuia impetiginosa), Ruibarbo (Rheum palmatum)
Meteorismo
Laranja-da-terra (Citrus aurantium), Louro (Laurus nobilis), Alcaçuz (Glycyrrhiza uralensis)
Dispepsias inespecíficas
Laranja-da-terra (Citrus aurantium), Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), Salva (Salvia officinalis), Louro (Laurus nobilis)
Esofagite
Alcaçuz (Glycyrrhiza uralensis), Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), Geng ibre (Zingiber officinale), Saxífraga (Pimpinella saxifraga)
Digestão lenta
Alcaçuz (Glycyrrhiza uralensis), Ginseng
(Panax ginseng), Gengibre (Zingiber officinale)
Dipsomania
Aspargo (Asparagus officinalis), Jaborandi
(Pilocarpus jaborandi), Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia)
Mioma uterino
Angélica (Angelica archangelica), Peônia
(Paeonia officinalis), Marroio-branco (Leonurus
sibiricus)
Insuficiência istmocervical
Aperta-ruão (Piper aduncum), Ginseng (Panax
ginseng), Lótus (Nelumbo nucifera), Gengibre (Zingiber officinale)
Depressão
Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum),  Kava kava (Piper methysticum), Gengibre (Zingiber officinale), Ginseng (Panax ginseng)






Nenhum comentário:

Postar um comentário