Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Símbolos Sabeus (K. Hitschler)



Traducao Literal de Raul V. Martinez - (1988)

Graus Simbólicos

   Janduz    -    Les 360 Degres Du Zodiaque Symbolises Par L'image - editions Niclaus, Paris 1939

   K. Hitschler - Pouvoirs Secrets des Mots et des Symboles - editions de la BaconniŠre, Neuchatel (Suisse) 1968
   _____________________________________________________________________

   - As imagens fornecidas pelos Graus Simbolicos, conforme Hitschler, devem ser entendidas e analisadas em seus significados e analogias,
   de forma ampla e de forma particular, considerando suas partes e componentes, inclusive as palavras, isoladamente.
   _____________________________________________________________________
           ÁRIES ^

 AR 01. Um homem robusto, com membros um pouco pesados, esta em pé, caminhando; sua mão direita carrega uma balança e uma clava, a mão esquerda esta apoiada no quadril; uma pele de animal ou um pano grosseiro lançado sobre o corpo atenua a nudez. Ele dá a impressão de força tranqüila, mas decidida.
       ou - Um homem segurando com a mão direita uma foice e com a esquerda uma atiradeira.

   AR 02. Um belo cavaleiro sobre um cavalo de raça, arreado ricamente. Com a mão direita maneja um sabre, com a esquerda mantém as rédeas, dominando sem piedade o cavalo, que se empina vendo se introduzir sob suas patas formas reptilianas.
       ou - Um homem com cabeça de cão, a mão direita estendida e fechada em sinal de ameaça.

   AR 03. Uma mulher de boa companhia esta sentada em uma cadeira baixa, em seu aposento; seu olhar é agradável, sorridente, seu vestido é elegante; seu braço direito e sua mão esboçam um gesto como se desejasse explicar alguma coisa a alguém que não se vê. Atrás dela, uma mulher esta semi-deitada sobre um tapete, pouco vestida, em uma pose lasciva e provocante.
        ou - Um homem, com a mão direita estendida e aberta, e a esquerda atravessada em sua cintura.

   AR 04. Um bosque de arvores com muitas plantas e essências de espécies e cores diferentes, no qual passeia um homem rústico. Ao abrigo de uma moita, um homem grosseiro se dissimula.
       ou - Um homem com cabelos arrepiados, segurando com a mão direita um gavião e com a esquerda um chicote.

   AR 05. Uma porção de céu noturno transtornado por uma violenta tempestade, os trovões listram a nuvem, revelando uma massa rochosa, ao longo da qual, indiferente a tormenta, um homem forte, musculoso, decidido, sobe alegremente.
       ou - Dois homens: um cortando lenha com um machado; o outro segurando com a mão direita um cetro.

   AR 06. Na montanha, tendo seguido um caminho em curvas e abrupto, um homem a cavalo, na borda de um talude, olha altivamente em torno dele; a seus pés, no fundo do vale, trabalhadores se atarefam.
       ou - Um rei, coroa na cabeça, segurando com a mão direita uma esfera e com a esquerda um cetro.

   AR 07. Um caminho solitário no campo, conduzindo a um pequeno bosque; o caminho é ladeado por um muro que projeta uma linha de sombra, na qual corre uma raposa na direção do pequeno bosque.
       ou - Um homem com armadura e tendo uma flecha colocada no arco.

   AR 08. Um homem em cólera provoca outros que jogam pacificamente bolas em uma praça publicam. Um punhal na mão, tendo dilacerado um cartaz, ele treme de raiva, constatando o pouco efeito que produz.
       ou - Um homem com um capacete na cabeça, tendo na mão direita uma atiradeira.

   AR 09. Um homem em pé sobre um terraço elevado, os braços cruzados sobre o peito, em uma pose altiva, olha com ar conquistador o panorama de uma cidade a seus pés.
       ou - Um homem, com a cabeça nua, tendo na mão esquerda uma espada.

   AR 10. A esquerda: um campo de batalha, mortos e feridos. À direita: um quadro de caca, faisões, perdizes, coelhos; no meio, um homem  armado.
       ou - Um homem perfurando um urso com um golpe de lança.

   AR 11. Uma mulher recostada sobre um sofá ou divã, em uma posição e com traje leve igualmente elegantes e um tanto equívocos, o vestido parecendo prestes a escorregar da espádua.
       ou - Uma mulher em pé, segurando com a mão direita uma chave.

   AR 12. Um homem segurando seus dois pequenos filhos pelas mãos, passeia com eles em seu jardim; se entreve a casa simples através dos ramos. O pai é amável, e entretanto ele parece atormentado por uma idéia que se percebe a razão no espelho de água que lhe mostra o seu reflexo adornado, cingido por uma faixa, etc...
       ou - Uma águia com as asas abertas, voando em redor de seu ninho.

   AR 13. Uma montanha iluminada pelo sol poente. Sobre seu cume se perfila um homem já idoso, um pouco curvado, segurando um cetro com a mão direita e uma coroa real com a mão esquerda. Um amplo manto esconde seu traje.
       ou - Um homem lutando com um carneiro que mantém pelos chifres.

   AR 14. Um homem bem trajado e de boa aparência (gênero Tastevin aburguesado) sai de um celeiro bem suprido e apresenta, levantando o braço, um copo cheio de vinho. Diante dele um cão e um leão, sentados se olham amigavelmente.
       ou - Um homem em pé, as mãos entrelaçadas.

   AR 15. Um homem em perigo de se afogar se debate contra a corrente; um pouco acima se vê a passarela que se desmoronou sob seus passos.
       ou - Um homem com armadura, cabeça nua, com os braços afastados e estendidos.

   AR 16. Uma mulher em pé, um pouco inclinada para frente, tem em equilíbrio uma balança cujos pratos contêm, um deles um copo de vinho, e o outro, peças de ouro, diamantes, pérolas etc...
       ou - Um homem derramando a água contida em um vaso.

   AR 17. Um jovem estudante, um livro na mão, passeia por um caminho sombreado; os raios do sol passam através dos ramos e iluminam
       seu rosto.
       ou - Um homem ricamente vestido, em pé e imóvel.

   AR 18. Um homem e uma mulher, ambos em pé, se apertam as mãos; eles tem um ar bom e doce, e o homem esboça um gesto de proteção.
       ou - Uma mulher sentada em um trono, a mão direita levantada.

   AR 19. Um velho, vestido com um roupão gasto, em interior pobre, aperta nervosamente contra seu peito dois sacos de pano, sobre os quais se destaca a palavra: Ouro.
       ou - Um homem em pé, as mãos estendidas para um cofre de onde escapa ouro.

   AR 20. Um homem se equipa para uma longa e dura viagem; em redor deles acessórios diversos; em seu cinto uma bolsa e um punhal.
       ou - Um homem com um capacete na cabeça, montado sobre um avestruz, e puxando um cavalo pelo bridão.

   AR 21. Um homem só sobre uma jangada, no meio do oceano encapelado; está maltrapilho, magro, com fome, miserável; mas é enérgico e mostra bons sinais de destreza.
       ou - Um cão sentado em frente de um leão, igualmente sentado.

   AR 22. Um homem, com ar distraído, se afasta de uma fonte da qual acaba de apanhar água, que ele deixa escapar da vasilha, sem se aperceber; no canto, um urso teima em morder uma arvore caída no solo.
       ou - Um urso sentado mordendo uma viga.

   AR 23. Um homem esta sentado sobre o canto de uma mesa debaixo de um caramanchão, o ar despreocupado, olhando na luz o vinho de seu copo, enquanto dois maus companheiros, sentados não longe dele, conversam misteriosamente, o observando; a direita, três serpentes combatendo três outras.
       ou - Três serpentes que combatem três outras.

   AR 24. Um homem, preguicosamente recostado sobre um tapete, joga com uma mão bolas brilhantes ou diversamente coloridas, enquanto que atrás dele se tem uma mulher quase nua, com um cinto guarnecido com pedras preciosas, que o olha com um ar dominador e desdenhoso.
       ou - Uma mulher nua, apenas com um cinto, com a mão direita estendida.

   AR 25. Um cavaleiro dando a impressão de forca monta um cavalo bravo que mantém firmemente nas mãos. Ele olha com um ar de desprezo um ser mal formado, com os cabelos desordenados, montado sobre um carneiro, que se esforça para jogá-lo no chão.
       ou - Um homem com cabelos eriçados, e montado sobre um carneiro.

   AR 26. Um personagem real apresenta seu cetro a um clérigo ajoelhado, enquanto que sobre eles, um grande sol projeta seus raios sobre um sol menor.
       ou - Um sol projetando seus raios sobre um sol menor.

   AR 27. Um homem tendo tropeçado vai cair, os braços para frente, próximo de um dragão que parece o observar.
       ou - Um grande dragão estendido sobre a terra.

   AR 28. Uma mulher loira, ricamente vestida, esta em pé, só, fazendo um gesto de acolhimento.
       ou - Uma mulher em pé, ricamente vestida.

   AR 29. Um homem robusto e de aparência humilde abate uma arvore a golpes de machado; no solo um livro, porque o homem se repousa estudando.
       ou - Um homem segurando com suas duas mãos uma serra.

   AR 30. Uma mulher puxa atrás dela um cavalo bem arreado, em lugar de se fazer transportar por ele, e mais longe, um homem equipado para ir a guerra parece consultar a Lua em seu declínio.
       ou - Uma mulher puxando atrás dela um cavalo arreado.




TOURO _
 
   TA 01. Uma mulher em pé, no gênero de uma "vitória", tem uma espada cuja ponta penetra na areia, enquanto um atleta, mantendo um  touro pelos chifres, o derruba com elegância.
       ou - Um atleta derrubando um touro pelos chifres.

   TA 02. Um homem cansado ou morrendo está estirado no solo, sob os raios do sol se pondo entre as nuvens, e, passando perto dele uma mulher deitada indolentemente sobre uma espécie de carro pequeno, semi-vestida, se fazendo puxar por um cavalo, passo a passo.
       ou - Uma mulher se dependurando na cauda de um cavalo.

   TA 03. Uma mulher de idade madura, rude, do campo, colhe belas uvas e as coloca em um cesto que já contem outras bonitas frutas, enquanto uma mulher idosa, de maneiras equívocas, se dissimula sob um véu.
       ou - Uma mulher velha semi-velada.

   TA 04. Um leão furioso, rugindo, estende uma pata para um archote em chamas que excita sua cólera, enquanto que uma espécie de Górgona, com semblante exaltado, maneja um chicote em um gesto desordenado.
       ou - Uma mulher segurando com a mão direita um chicote.

   TA 05. Um pomar com as árvores carregadas de frutas; na frente um campo onde pastam ovelhas próximas de um homem de ar bondoso, que corta lenha; sob um telheiro um boi esta deitado.
       ou - Um boi abaixa-se perto de sua manjedoura.

   TA 06. Uma sala de conferência; um homem no apogeu de sua glória esta sobre o estrado, com um rolo de papel na mão e com a fronte  cingida de louro; na beira do estrado está um homem com três cabeças, olhando cada uma para um lado diferente, significando a vasta inteligência do sujeito.
       ou - Um homem de três cabeças, estendendo a mão direita.

   TA 07. Um canto de parque onde pasta uma vaca doméstica, enquanto que um pouco mais longe, uma bela e graciosa mulher se admira num espelho de mão.
      ou - Uma bela mulher em pé.

   TA 08. De um rio acrescido pelas chuvas, um velho se esforça para retirar alguns ramos, enquanto sua mulher sentada em uma grande pedra olha sem ver, em torno dela, absorta por sua dificuldade.
       ou - Uma mulher triste, sentada sobre um monte de pedras.

   TA 09. Um homem corpulento, parecendo um bom menino e feliz, esta em pé no meio de seus animais domésticos, aos quais ele dá grãos, ou que pastam em torno dele.
       ou - Um homem perseguindo diante dele ovelhas e cabras.

   TA 10. Em um campo um boi está deitado ao sol e dois melros estão empoleirados sob seu dorso; um cão bonito brinca com duas alegres        mulheres próximos de uma serpente.
       ou - Um cão brincando entre duas mulheres.

   TA 11. Um homem coroado esta sentado em um trono, em uma sala onde estão acumulados indicadores de grande riqueza; sobre um  candelabro está empoleirado um corvo que lança um olhar de inveja sobre o homem coroado.
       ou - Um corvo empoleirado.

   TA 12. Uma planta com uma bela flor de cor "laranja", na qual estão pousadas duas borboletas batendo as asas, e próximo dela, duas mulheres, as mãos entrelaçadas.
       ou - Duas mulheres, as mãos entrelaçadas.

   TA 13. Um cão tendo um osso corre a toda velocidade para escapar de um outro cão que o persegue para lhe tomar seu osso, enquanto duas comadres se injuriam, prontas a se bater.
       ou - Duas mulheres que se batem.

   TA 14. Uma marcenaria modesta cuja porta esta totalmente aberta, mas o dono barra a entrada com um bastão, que mantém atravessado.
       ou - Um homem tendo um bastão atravessado.

   TA 15. Um homem de idade madura, pensativo, sentado a uma mesa sobre a qual repousam um grosso livro e instrumentos científicos, olha passar diante de sua janela um bando de sete íbis fugindo em vôo rápido.
       ou - Sete íbis voando rapidamente.

   TA 16. Uma mata a borda da qual se aventuram duas vacas brancas, sem se aperceberem que um tigre está prestes a saltar sobre elas; e atrás de uma moita florida uma mulher inclina duas rosas, uma sobre a outra, uma clara e outra escura, que acaba de colher.
       ou - Uma mulher tendo uma rosa de ouro e uma rosa de prata, que inclina uma sobre a outra.

   TA 17. Em uma paisagem hostil corre um rio no qual um homem se obstina em nadar contra a corrente, enquanto sobre a margem, um touro preso a uma arvore faz esforços desesperados para reaver sua liberdade.
       ou - Um touro preso a uma arvore pelo meio do corpo.

   TA 18. Dois touros se precipitam com as cabeças abaixadas um contra o outro, enquanto que em outro canto da área da fazenda, dois        bodes se defrontam com os chifres para frente.
       ou - Dois touros que se batem a golpes de cabeça.

   TA 19. Uma mulher levemente vestida esta deitada em um campo florido, enquanto na beira de um riacho uma das suas companheiras faz uma manobra de transvasar a água de um vaso em um outro.
       ou - Uma mulher transvasando água de um vaso em outro.

   TA 20. Em uma cozinha do campo: um corvo esta empoleirado em um pote de água, olhando dois cães que se mordem.
       ou - Dois cães que se mordem.

   Touro 21o.  Uma coruja empoleirada sobre uma árvore espreita uma serpente enrolada em torno de um galho; abaixo, um urso se enfia sob uma mata, olhando de lado, mostrando os dentes.
                        ou - Um urso olhando para trás dele e mostrando os dentes.
   TA 22. Um campo, no centro do qual se levanta uma bela arvore onde está fixado um enxame de abelhas cujo vôo contorna o cume; sob a  árvore dois homens se estendem cordialmente as mãos.
       ou - Três homens que se seguram pelas mãos.

   TA 23. Um rei em seu trono, cercado por seus cortesãos; mas atrás dele está uma forma coberta de negro e na frente se vê um homem  que cai de costas.
       ou - Um homem tombado sobre o dorso.

   TA 24. O leito seco de um rio no qual corvos procuram alguns restos de alimento que parece vir lhes disputar, um pobre homem, apoiado em uma cana que verga.
       ou - Um homem curvado, se apoiando em uma cana que verga.

   TA 25. Sobre um planalto um leão rasteja, prudente, mas não servil, diante de um homem em pé, dominador, apoiado em um sólido cacete.
       ou - Um homem em pé, apoiado em um bastão.

   TA 26. Uma mulher loira, trazendo uma criança pela mão, colhe flores no campo, ao longo de um caminho no fim do qual um homem bondoso lhes estende a mão, para ajudá-las a transpor um vau.
       ou - Um homem em pé, a mão estendida.

   TA 27. Um alquimista trabalhando em seu laboratório, cadinhos, retortas, bocais de pólvora, etc... sobre a mesa um pedaço de ouro; pela janela se vê um campo ceifado, coberto de feixes de trigo.
       ou - Um campo coberto de feixes de trigo.

   TA 28. Sobre uma pequena elevação está montado um pau-de-sebo, no qual um homem procura subir, enquanto sua imperícia diverte as crianças que o olham tentar e, perto deles, uma mulher de andar fatigado, avança, tendo um cavalo pela rédea.
       ou - Uma mulher puxando um cavalo pela rédea.

   TA 29. Um homem robusto, um chicote na mão, expulsa, adiante dele dois escravos acorrentados; e saindo do portal que ele acaba de transpor, uma mulher sem moderação, arrasta um bode pelos chifres.
       ou - Uma mulher arrastando um bode pelos chifres.

   TA 30. Sob um pórtico florido de uma bela casa, um homem vestido com roupas suntuosas, cercado de servidores e de cortesãos, está recostado em um leito de repouso. Um belo jardim se penetra no arredor.
       ou - Uma casa de uma rica arquitetura.



GÊMEOS `

   GE 01. Duas crianças se segurando pelas mãos se aproximam de duas flores de lis amarelas crescendo perto de uma arvore espessa.
       ou - Dois homens que se seguram pelas mãos.

   GE 02. Um homem escala um muro com auxilio de uma escada de cordas, tendo um punhal entre os dentes e uma arma de fogo ao seu lado, enquanto um militar puxa atrás dele dois prisioneiros.
       ou - Um homem armado arrastando dois homens nus.

   GE 03. Um trovador em pé na borda de um rochedo escuta o ruído de uma cascata caindo a seus pés, e um outro, sentado na relva, toca lira.
       ou - Um homem tocando lira.

   GE 04. Dois homens se batem em um bosque pela divisão de jóias e vestimentas suntuosas roubadas. Eles não vêem que um terceiro ladrão os ameaça com sua atiradeira, para se apropriar só da presa; ele já tem jogado a seus pés um cinto cheio de ouro.
       ou - Um homem em pé e estendendo a mão a outro homem que se inclina.

   GE 05. Um homem de aspecto digno e bom, vestido com um traje de ministro de estado, estende a mão a um delegado que se inclina respeitosamente diante dele.
       ou - Um homem segurando com a mão direita um cinto e com a esquerda uma atiradeira.

   GE 06. A esquerda uma mulher de aparência amável tem um livro em uma mão e uma balança na outra; a direita um malabarista de corpo delgado e flexível faz malabarismos com destreza.
       ou - Um homem segurando com a mão direita uma balança.

   GE 07. No vale um lago calmo, no qual nada um cisne que se aproxima de duas jovens que se seguram pelas mãos.
       ou - Duas jovens que se dão as mãos.

   GE 08. É noite: um ferreiro bate uma barra de ferro rubro; na beira da forja sua mulher esta sentada, em uma posição ociosa, e sem se  inquietar com as centelhas que atearam fogo a casa que arde.
       ou - Um ferreiro batendo ferro, e, perto dele, uma mulher ociosa.

   GE 09. Um rei em seu trono, portando o cetro e o globo; e a rainha, portando os mesmos atributos.
       ou - Um rei sentado em seu trono, segurando com a mão direita uma esfera e com a esquerda um cetro.

   GE 10. Uma mulher jovem pende maternalmente para uma criança uma bebida fresca, e sobre o caminho próximo, um homem jovem ajuda um velho a se levantar.
       ou - Um homem ajudando a levantar do solo um outro homem.

   GE 11. Sob um rochedo um acampamento de ciganos sentados para tomar sua refeição, e acima deles uma águia plana próxima de seu ninho onde se vê três jovens aguiazinhas.
       ou - Uma águia voando acima de três aguiazinhas.

   GE 12. Duas mulheres choram olhando um jovem loureiro quebrado pelo vento, do pé do qual se levanta um broto.
       ou - Duas mulheres em pé e chorando.

   GE 13. Ao luar dois lobos devoram uma carcaça de animal, enquanto três corvos empoleirados aguardam seus restos.
       ou - Três corvos empoleirados lado a lado.

   GE 14. Na noite, a sombra de um bosque, um homem mascarado está em pé, tendo a seus pés um cavalo morto, enquanto que um pouco mais longe duas raposas devoram galinhas que elas estrangularam.
       ou - Duas raposas devorando galinhas.

   GE 15. Um homem sentado sobre seus calcanhares procura quebrar uma grande pedra com um pequeno martelo; ele está na borda de um rio cuja ponte foi construída não sobre a água, mas de lado, sobre uma das margens.
       ou - Um homem com sete cabeças.

   GE 16. Na floresta uma mulher leva um feixe de lenha; seus cabelos estão desordenados e flutuam ao vento; ela olha o solo tendo um ar de quem procura alguma coisa, e atrás dela, um pouco irreal, se vê um homem com duas cabeças, cada uma com expressão diferente.
       ou - Uma ponte construída ao lado da correnteza.

   GE 17. Um homem sem mãos esta sentado diante de uma mesa sobre a qual estão colocados objetos diversos: belas frutas, belos livros. A seus pés um pote quebrado deixa esparramar sua água.
       ou - Um homem em pé e sem mãos.

   Gêmeos 18o. Uma raposa corre com todas as suas forcas, parecendo querer ir mais depressa que uma flecha que parte, lançada por uma mão anônima.
                        ou - Uma raposa correndo com todas as suas forças.  

   GE 19. Um pobre miserável toma seu caminho, andando corajosamente, ele abandona uma bela propriedade que se nota a silhueta; sua  mulher cuja roupa guarda um resto de elegância tem pena de se afastar.
       ou - Um mendigo caminhando com seu alforje.

   Gêmeos 20o. Em uma paisagem um tanto inquietante, dois homens em roupas hípicas seguram cada um sua montaria pela rédea; um dos cavalos é branco, o outro escuro, e três serpentes partem de lado.
                         ou - Três serpentes estendidas no solo.

   GE 21. Um homem jovem sentado despreocupadamente sobre seu cavalo estende um recipiente a outro homem jovem, indiferente e rico,  que procura jogar habilmente moedas, sendo que algumas estão caídas no solo.
       ou - Um homem sentado de lado sobre um cavalo.

   GE 22. Uma mulher jovem esta recostada sob uma arvore e da de comer a aves esparsas, familiarmente em torno dela.
       ou - Duas aves gorjeando sobre um mesmo ramo.

   GE 23. Em uma extensão deserta, um homem decrepto, curvado, arrastando a perna, se sustentando sobre um bastão, deixa atrás dele um grande velho carvalho, retalhado, descascado pelas tempestades.
       ou - Um homem decrepto, se arrastando sobre um bastão.

   GE 24. Em um jardim, duas mulheres sentadas em um banco conversam tranquilamente, enquanto que em torno delas um bando de pardais pipilam, se rolam na poeira, alisam suas penas, ou pousam sobre o encosto do banco.
       ou - Duas mulheres sentadas e conversando.

   GE 25. Cercado por seus livros familiares, um homem de idade esta sentado a sua mesa de trabalho, lendo ou refletindo.
       ou - Um homem tendo um livro aberto.

   GE 26. Na praça de um mercado, comerciantes e compradores são igualmente nervosos; cães se mordem, e dois homens discutem, batendo o solo com seus bastões, para afirmar suas opiniões.
       ou - Dois cães que se mordem.

   GE 27. Um homem jovem e uma mulher jovem choram, sentados sobre rochedos a beira do mar.
       ou - Uma mulher em pé chorando.

   GE 28. Um semeador avança, só, semeando seu grão em uma terra bem trabalhada.
       ou - Dois touros de tamanhos diferentes.

   GE 29. Um céu triste, com nuvens em fuga; uma revoada de corvos voando contra o vento, e três cães correndo em sentidos diferentes.
       ou - Três cães que correm em sentidos contrários.

   GE 30. Em uma ala solitária de um bosque, dois homens conduzem, cada um, um cão preso, se vigiando sem dar a impressão, e um lobo
       segue sem ruído um cordeiro.
       ou - Dois homens que conduzem, cada um, um cão.








CÂNCER a
   CÂNCER

   CN  01. A colheita da parreira em família.
       ou - Um homem e uma mulher se segurando pelas mãos.

   CN  02. Um cão bem nutrido defende um osso contra dois cães famintos; e uma mulher caminha despreocupadamente diante de um homem indeciso que hesita em segui-la.
       ou - Duas mulheres em pé, imóveis, face a face.

   CN  03. Uma mulher esta sentada aparentando estar sofrendo, tendo na mão um maço de flores murchas; dois homens em pé a olham: um com ar malicioso, o outro com compaixão.
       ou - Dois homens em pé diante de duas mulheres sentadas.

   CN  04. Uma mesa de banquete e instrumentos musicais abandonados pelos convivas que se perseguem lascivamente.
       ou - Uma mulher em pé, imóvel, esperando um homem.

   CN  05. Uma árvore jovem que o vento soltou de seu suporte cresce obliquamente; sob seus ramos uma jovem espera seu namorado que foge sem ser visto.
       ou - Uma jovem em pé, esperando um homem.

   CN  06. Um homem avança puxando atrás dele um cavalo semi-estrangulado pelo laço que lhe aperta o pescoço; atrás deles, uma manopla de ferro, um sabre e um chicote estão colocados junto a um tronco de árvore.
       ou - Um homem mergulhando uma cabra em uma caldeira.

   CN  07. Uma mulher rica, sentada sob uma pergola florida, distribui jóias caras a mendigos que se mostram risonhos, aqueles que já receberam, enquanto que um homem vestido de arlequim, os cabelos desordenados, procura mergulhar um cordeiro vivo em uma caldeira fumegante.
       ou - Um homem puxando uma cabra com seu cinto.

   CN  08. Uma mulher jovem se esconde atrás de uma coluna de um Templo de Amor, olhando uma serpente que se prepara para se precipitar sobre uma ave no chão.
       ou - Uma mulher em pé, semi-escondida atrás de uma casa.

   CN  09. Uma mulher jovem em costume regional fia enquanto passeia nos caminhos de sua agradável aldeia.
       ou - Uma mulher segurando com a mão direita um fuso.

   CN  10. Um bonito carvalho cobre uma grande extensão de um campo sobre o qual se vê ainda numerosos feixes de trigo, onde um ser, um tanto simbólico, apalpa sorrindo as espigas bem cheias.
       ou - Um homem segurando com a mão direita uma cesta e, com a outra, semeando grão.

   CN 11. Sob uma chuva forte e mar tempestuoso, se vê no litoral um navio naufragado, enquanto que no mar um outro barco parece desamparado.
       ou - Um navio imóvel sobre as águas.

   CN  12. Como que projetado no céu, um Caduceu colocado entre duas luas; aquela em crescente ilumina fracamente, enquanto a outra, estando perto de sua plenitude, lança uma bela claridade.
       ou - Uma criança sentada, tendo um livro aberto e uma pena.

   CN  13. De uma mata se vê emergir um homem robusto, de ar feroz e um pouco triste, levando atravessado em seus ombros uma ovelha degolada cujo sangue goteja ainda, e dissimulado próximo de uma pedra um punhal esta colocado junto de uma cabeça cortada.
       ou - Um homem levando nos ombros uma ovelha degolada.

   CN  14. Em um céu sereno uma estrela magnífica ilumina um canteiro de flores, junto das quais um cordeiro deitado porta uma coroa ornada também com uma estrela.
       ou - Um cordeiro levando sobre sua cabeça uma coroa de ouro.

   CN  15. Dois tronos sob seus dosséis; sobre um, um cão muito ordinário esta dormindo, e sobre o outro, um gordo rato coroado está a espreita.
       ou - Um rato coroado, se agacha sobre um teto.

   CN  16. Um novo Sansão ameaça abalar as colunas de um templo; a seus pés sobre uma escada esta um leão morto, e mais abaixo, um ouriço coloca sua pequena pata sobre uma serpente morta.
       ou - Uma ave tendo uma serpente sob seus pés.

   CN  17. Sob um céu noturno sulcado por relâmpagos, um homem caminha sem medo, com os olhos fixos em um clarão azul, não vendo uma mulher sentada ao pé de uma árvore, que aperta em gesto receoso, suas roupas em torno dela.
       ou - Uma mulher em pé, imóvel.

   CN  18. Móveis, objetos e flores exóticas cercam um homem e duas mulheres jogando dados.
       ou - Duas mulheres jogando dados.

   CN  19. Sobre um estrado, cercado por colunas nas quais figuram atributos alternativamente guerreiros e musicais, um homem esta em pé, tendo em uma mão uma lança e na outra uma flauta; ao lado dele: uma manopla de armadura e um violino.
       ou - Um homem tendo na mão direita uma lança e na outra uma flauta.

   CN  20. Um homem vestindo uma libre monta um cavalo de raça e se prepara para sair de uma rica propriedade, onde perto da saída, um cão monta guarda, sentado sobre uma carreta e olhando amigavelmente o cavalo.
       ou - Um cão sentado sobre uma carreta.

   CN  21. Uma lua decrescente no meio das nuvens, ilumina fracamente sobre o mar um navio desmastreado, e na areia da praia um carro vazio que começa a se afundar.
       ou - Um carro vazio.

   CN  22. Um homem esta em pé no cume de uma montanha, um bastão de comando na mão, tendo o rosto iluminado pelo sol poente, que parece olhar de frente, sem ver a torrente de águas tumultuosas que borbota até a planície.
       ou - Um homem em pé, imóvel.

   CN  23. Um homem boceja, se espreguiçando, prestes a se deixar cair sobre um companheiro adormecido ao sol, suas ferramentas e instrumentos de trabalho estão abandonados no chão, onde gatunos os roubam.
       ou - Uma queda d'água.

   CN  24. Sobre as muralhas de um castelo-fortaleza flutua uma bandeira ornada com uma coroa real, enquanto que embaixo, cavalos bufam alegremente, saltando um sobre o outro.
       ou - Um cavalo saltando sobre um outro.

   CN  25. Nas areias de um deserto, um cavaleiro bem armado avança calmamente para o oasis, enquanto que um cavalo livre corre, crina ao vento, sem saber para onde vai.
       ou - Um cavalo sem freios, correndo através do campo.

   CN  26. Fenômenos no céu: meteoros, estrelas cadentes; e as águas de cascatas tombando de um rochedo.
       ou - Uma cascata tombando de um rochedo.

   CN  27. Um homem passa o bridão em seu cavalo, e uma novilha pende docemente sua cabeça para a mulher que a conduz.
       ou - Um cavalo arreado, imóvel.

   CN  28. Dois amigos estão em contemplação diante de uma vasta paisagem, sentados sob uma arvore, dominados por um corvo meditativo empoleirado sobre um galho.
       ou - Dois homens sentados sob uma arvore, olhando um corvo empoleirado.

   CN  29. No matagal um homem está pendurado em uma corda frouxa que não o estrangula completamente, e um tigre se aproxima rastejando de um cavalo amarrado a uma arvore.
       ou - Um homem pendurado em uma forca.

   CN  30. Um cavalo jovem trota arrastando seu cabresto, e levantando muito alto a cabeça ele não vê a cerca que limita seu curso em direção ao mar, no qual se nota um barco que se afasta.
       ou - Um barco flutuando na água.




LEÃO b

   LE  01. Um leão em pé sobre um rochedo olhando o Sol levante, enquanto em gesto de desafio um homem lhe mostra uma cabeça de leão cortada.
       ou - Um homem tendo na mão direita uma cabeça de leão.

   LE  02. Um navio ao longo do qual elevam-se bandeirinhas, daquelas empregadas pelos marinheiros para conhecer a direção do vento, e que flutuam em direções diversas, e mais ao largo, uma outra embarcação que se inclina sobre o flanco.
       ou - Um navio deitado de lado, no meio das ondas.

   LE  03. Um homem triste esta sentado em um banquinho, em frente de uma vaga luz nebulosa obscurecida por uma nuvem negra.
       ou - Um homem triste, sentado em um banquinho.

   LE  04. Na beira de uma lagoa, um gato em posição de espera olha ardentemente um peixe nadando entre as águas.
       ou - Um peixe flutuando entre as águas.

   LE  05. Uma serpente rodeia o pé de uma arvore com suas voltas, cabeça levantada, pronta a morder!... enquanto que uma de suas  congêneres se arrasta na relva.
       ou - Uma serpente que se arrasta na terra.

   LE  06. Um homem em traje de esgrimista, mas sem mascara, tem na mão uma espada desembainhada, da qual testa a flexibilidade; no solo dois sabres e uma manopla de ferro de onde sai traicoeiramente um punhal.
       ou - Um homem tendo na mão direita um gládio desembainhado.

   LE  07. Um homem está sentado no dorso de um leão, tendo na mão um cetro na ponta do qual um diamante cintila como uma estrela.
       ou - Um homem a cavalo sobre um leão.

   LE  08. Um fogo de onde se elevam altas chamas iluminando no meio de uma aureola um triangulo ladeado por chamas curtas e tendo um olho em seu centro.
       ou - Uma lareira de onde se eleva uma grande chama.

   LE  09. Um belo castelo cercado por jardins e terraços; no primeiro plano, um pavão abre a cauda próximo de um cavalheiro ricamente vestido.
       ou - Um homem ricamente vestido.

   LE  10. Em um resto de galho de um grande carvalho  quebrado pela tempestade, pende um esqueleto, e diante dele o Tempo armado com sua foice permanece imóvel, perplexo porque sua ação mortífera chega muito tarde.
       ou - Um esqueleto armado com uma foice.

   LE  11. Duas mulheres em trajes leves estendem suas taças para serem cheias a um homem sentado diante de uma mesa suntuosamente e  abundantemente guarnecida.
       ou - Uma mulher de pé, descobrindo seu colo.

   LE  12. Um belo Touro branco pasta solto próximo de uma mulher que le tranquilamente.
       ou - Uma bela mulher, ricamente vestida.

   LE  13. Um touro está em pé sobre um rochedo, em uma posição conquistadora; nos interstícios do rochedo, alguns talos de vegetação se esforçam para crescer.
       ou - Um touro em pé em uma pastagem.

   LE  14. Um homem, de aparência estúpida, olha uma roda quebrada que a vegetação cobre pouco a pouco, enquanto ao lado seu cavalo pasta tranquilamente.
       ou - Um homem em pé, imóvel.

   LE  15. Duas mãos ligadas por um aperto de mãos sobre um homem e uma mulher que se seguram pelas mãos.
       ou - Um leão deitado na vegetação.

   LE  16. Sobre um planalto árido, um belo carneiro esgaravata raivosamente a terra, e abaixo, preso a uma arvore, um asno arreado escoiceia violentamente.
       ou - Um asno com rédeas e que escoiceia.

   LE  17. Próximo de um oasis, um homem branco, vestido de árabe, monta um camelo ricamente paramentado; ele esta acompanhado por seu criado e por uma caravana.
       ou - Um camelo em pé.

   LE  18. Um espelho no qual se refletem os raios do Sol e, sobre uma mesa, esta colocada uma chave com quatro dentes.
       ou - Uma chave cuja parte que gira tem quatro dentes.

   LE  19. Um homem a pé luta contra o vento, em lugar de montar seu cavalo, que seu criado puxa pelo bridão, o que lhe permitiria  avançar mais rápido.
       ou - Um homem puxando um cavalo pelo bridão.

   LE  20. A Lua em seu primeiro quarto, acompanhada de uma estrela; de uma bela arvore florida mostrando seus ramos, saem um antebraço e uma mão que segura um rolo de papiro semi-desenrolado sob os raios lunares.
       ou - Uma mão segurando um rolo de papiro desdobrado.

   LE  21. Uma face lunar, sobremontada por uma serpente enrolada. Um homem emergindo de uma nevoa as observa, uma mão levantada de lado, e a outra segurando uma chave.
       ou - Um homem tendo uma chave.

   LE  22. No ramo de uma arvore morta, um ninho onde jovens avezinhas gritam vendo um gavião planar acima delas; enquanto na cabana vizinha se nota um leito no qual deita um homem doente.
       ou - Um homem deitado em um leito, com a cabeça tombada.

   LE  23. Um homem com duas cabeças, olhando para trás dele, está em pé na beira de um lago, clareado por uma brilhante estrela que se reflete na água.
       ou - Um homem com duas cabeças, e olhando por sua vez para diante e para atrás dele.

   LE  24. Um homem ataca uma grossa arvore com seu machado, enquanto que outro homem começa a serrar um galho derrubado.
       ou - Um homem tendo na mão direita uma serra.

   LE  25. Uma bela floresta atrás de um campo onde um homem trabalha com a ajuda de dois bois sólidos e dóceis.
       ou - Um homem que nada em ondas agitadas.

   LE  26. Um homem nada corajosamente nas ondas agitadas, procurando ganhar a margem, na areia da qual se vê um triangulo invertido, uma ponta para baixo.
       ou - Um homem que corta lenha.

   LE  27. Na terra um punhal de dois gumes, e uma foice, em pé, enfiada no solo.
       ou - Um homem segurando com a mão direita uma foice.

   LE  28. No campo uma bonita mulher passeia entre dois homens; acima deles flutuam dois círculos de ouro ligados por uma fita azul cujas pontas parecem enquadrar o grupo.
       ou - Três homens passeando.

   LE  29. O anjo do Sol, Gabriel, bate a terra com a ponta de sua espada, fazendo brotar centelhas diante de um leão deitado, a cabeça alta, e portando uma espécie de arreio suntuoso.
       ou - Um homem e uma mulher se segurando pelas mãos.

   LE  30. Um cão faminto chora e treme diante de um homem sentado de lado sobre um cavalo.
       ou - Um homem sentado de lado sobre um cavalo.




VIRGEM c
  
   VI  01. Uma festa de camponeses em costumes de gala, no gramado de um parque, cujo castelão e castelã, taças na mão, se associam a alegria geral.
       ou - Uma mulher ricamente vestida, a mesa, e levando um copo aos lábios.

   VI  02. Uma rocha solitária no meio de um deserto de areia, sobre a qual uma mulher e um homem estão sentados lado a lado.
       ou - Duas mulheres sentadas, imóveis.

   VI  03.  Um sábio está em seu laboratório ocupado em ensaiar produtos químicos e, pela janela, se percebe um homem que deixa cair um pó sobre o trigo acumulado em grãos.
       ou - Um homem semeando trigo em um campo.

   VI  04. Um homem jovem conduz o arado em um campo que cultiva e, no afastar do tempo, se o vê idoso, percorrendo seu campo de trigo maduro.
       ou - Um homem conduzindo o arado.

   VI  05. Uma águia sobre seu ninho se levanta como que para alçar vôo, e, abaixo dela se vê um homem com botas e capacete, tendo a seus pés acessórios diversos: escada de corda, remos, espada e polindo a placa de um cinturão.
       ou - Uma águia em repouso.

   VI  06. Um homem e uma mulher de aspecto um tanto livre, jogam cartas; sobre a mesa refrescos abundantes; uma amiga, instiga um pequeno cão; o conjunto é alegre.
       ou - Uma bela mulher, ricamente vestida, em pé, imóvel.

   VI  07. Uma mulher pobremente vestida se retrai para deixar passar uma mulher arrogante, cheia de penachos, que caminha para um homem e uma mulher que estão dorso a dorso contra um poste.
       ou - Uma mulher pobremente vestida, em pé, imóvel.

   VI  08. Uma parte da floresta a beira da qual um homem está sentado no solo, olhando a paisagem.
       ou - Um homem sentado sob uma arvore.

   VI  09. Nas duas extremidades de uma mesa, um homem e uma mulher mascarados estão em pé: a mulher protege com a mão uma bolsa e sacos de dinheiro, e o homem em um gesto de furto estende a mão para uma vasilha com belas frutas.
       ou - Uma mulher com o rosto empurpurado, ricamente vestida, em pé, imóvel.

   VI  10. A borda de um charco estagnado, coberto de juncos, uma mulher cheia de corpo, animada, faz gestos desordenados diante de outra mulher relaxadamente recostada que zomba dessa agitação.
       ou - Um homem ricamente vestido, em pé, imóvel, tendo uma maçã na mão.

   VI  11. Um homem montado em um cavalo branco, correndo a toda velocidade, estende o braço para a frente, o indicador em riste em um gesto de comando.
       ou - Um cavalo branco, selado, correndo a toda velocidade.

   Virgem 12o. Uma mulher e um homem, os olhos vendados, se deixam levar por um amor adolescente: a mulher está coberta de jóias e o homem leva um cinto recheado de ouro. Eles são seguidos por dois ladrões, um negro, que vai jogar sobre eles um laço, e um branco, que delineia o gesto de lhes torcer o pescoço.
       ou - Um homem de cara negra, vestido de vermelho.

   VI  13. Um campo de flores, iluminado pela Lua cheia; um curso d'água o atravessa, e um homem e uma mulher colhem essas flores  noturnas, favoráveis aos humanos.
       ou - Duas mulheres colhendo rosas.

   VI  14. Um boi puxa um pesado tronco de arvore e, atrás dele, um homem ataca com a picareta o rochedo que limita o horizonte.
       ou - Um boi em pé em um campo.

   VI  15. Uma mulher acaricia duas rolinhas pousadas em seu peito, olhando,  sob uma espécie de templo do amor, dois adolescentes, braços passados em torno do pescoço e com as cabeças inclinadas uma para a outra.
       ou - Duas mulheres em pé e se acariciando.

   VI  16. Um velho elegante, em sua bonita casa de campo, colhe belas uvas da parreira que sobe ao longo da fachada.
       ou - Dois cães correndo de frente.

   VI  17. Em uma praça pública decorada como em dia de festa, dois cães parecem disputar uma prova de velocidade; e homens sentados em torno de uma mesa discutem com animação.
       ou - Um cercado guarnecido com estacas.

   VI  18. Sob uma arvore que estende ao longe seus ramos, um velho, cercado de crianças alegres, as olha brincar com um ar feliz.
       ou - Uma arvore estende ao longe seus ramos.

   VI  19. Uma praça de feira na frente da qual discutem com ar finório um fazendeiro com um mercador de animais.
       ou - Um homem sentado de lado sobre um cavalo.

   VI  20. Dois homens duelam a espada, enquanto um terceiro, mascarado, os observa por cima de uma cerca de arbustos, abaixo da qual um gavião persegue um rato.
       ou - Uma ave perseguindo um rato.

   VI  21. Uma espécie de entreposto de comissário de mercadorias; próximo da caixa, o patrão em pé tem em uma mão uma bolsa arredondada, e olha as moedas de prata expostas em sua outra mão.
       ou - Um homem em pé, tendo ouro em uma de suas mãos abertas, e prata na outra.

   VI  22. Uma mulher seminua, coroada de flores, cabelos ao vento, dança se inclinando sobre um espelho d'água, enquanto que um pouco mais longe, uma cortesã faz provocações a um bode.
       ou - Uma mulher nua, levando um bode nos ombros.

   VI  23. Um belo navio, todas as velas defraudadas, corta as ondas docemente agitadas.
       ou - Um homem em um barco.

   VI  24. Um homem está deitado sobre um rochedo isolado; com a mão em leque acima dos olhos, olha abaixo dele um pato selvagem que faz esforços desesperados para se libertar do laço no qual ele se prendeu o pescoço.
       ou - Um pato selvagem preso pelo pescoço a um pilar.

   VI  25. Em um belo jardim duas mulheres passeiam, inclinadas uma em direção a outra, fazendo confidencias, e, a seus pés, um pombo e sua pomba se agradam.
       ou - Um homem lançando pedras com uma atiradeira.

   VI  26. Um arqueiro lança uma pedra com ajuda de uma atiradeira e, diante dele, colocadas no solo, estão duas espadas cruzadas, sobremontadas por uma coroa real.
       ou - Dois homens conversando simultaneamente.

   VI  27. Uma oficina de marceneiro: bancada sobre a qual se vê numerosas ferramentas em mau estado, e, em uma extremidade, o patrão com os braços balançando e com um ar triste, enquanto um trabalhador, com ar radiante, agarra a outra extremidade da bancada e parece arrastá-la para ele.
       ou - Dois homens em pé, imóveis.

   VI  28. Um gramado cercado de roseiras onde pipilam e ciscam numerosos pássaros, e ao lado uma bela laranjeira carregada de frutos.
       ou - Pássaros pousados em terra, e outros que voam.

   VI  29.  Em uma porta balcão de um palácio episcopal, um cardeal, em pé, olha cair à chuva sobre as verduras circunvizinhas; sua mão
       esquerda está ornamentada com seu anel de ametista.
       ou - Chuva fina caindo sobre a grama.

   VI  30. Em um quarto um homem esta em pé, a cabeça recoberta com um véu com quatro pontas que lhe encobre a claridade do dia ensolarado; e um outro homem, sem boca e sem orelhas, delineia com seus dedos as letras do alfabeto dos surdos-mudos.
       ou - Um homem sem boca, em pé, imóvel.




LIBRA d

   LI  01. Em um caminho de um campo árido, um homem avança tendo uma pistola em cada mão, sem ver que é seguido por outro homem, com sabre desembainhado.
       ou - Um homem tendo em cada mão um dardo.

   LI  02. Uma espécie de mago, auxiliado por seu assistente, queima incenso no altar dos ancestrais.
       ou - Um mago queimando incenso em um altar.

   LI  03. Um homem em mangas de camisa está sentado em um tronco de arvore, parecendo sonhar, mas suas mãos e pés estão acorrentados; e, em uma casa vizinha, uma grande janela gradeada deixa aperceber uma mulher olhando avidamente para fora.
       ou - Um homem tendo os pés e as mãos ligados.

   LI  04. A entrada de um campo onde um meio sulco apenas esta traçado, um homem desencorajado olha seu arado quebrado, enquanto que vem em sua direção um cavaleiro bastante esperto, mas cuja montaria manca.
       ou - Um homem a cavalo em um campo.

   LI  05. Um caminhante estendendo a mão a uma mulher que ele quer ajudar a subir a senda, cai no lago que esta abaixo; muitos anéis
       caem ao mesmo tempo.
       ou - Uma ave negra com o bico e os pés vermelhos.

   LI  06. Um camponês segue sua junta de bois de trabalho e, no fim do campo, se vê belas medas que o encorajam em seu labor.
       ou - Um homem arrastando o arado.

   LI  07. Um grande pássaro negro, as patas com garras de onde o sangue goteja, voa baixo; em frente dele, um triangulo, como que suspenso entre o céu e a terra, cujas bordas estão cercadas por chamas leves que ardem sem o consumir.
       ou - Um homem tendo na mão direita um anel.

   LI  08. Dois gladiadores na arena, o mirmilão portando o punhal e o escudo, e o reciario portando a rede e o tridente.
       ou - Uma mulher chorando na cabeceira de um doente.

   LI  09. Um quarto de doente, onde se movimenta uma mulher e onde chora uma criança; a direita, uma jovem chora, sentada no canto de um mausoléu.
       ou - Um homem brandindo um gládio desembainhado.

   LI  10. Uma fortaleza bastante desmantelada, mas onde subsistem moradores e onde se nota uma enorme porta guarnecida com pregos e espetos. A poucos passos, um resto de forca sob a qual dois ou três corvos bicam a terra em busca de quaisquer restos de carniça.
       ou - Uma ave negra escavando a terra com seu bico.

   LI  11. Um homem sumariamente vestido, tendo a cara negra, mas as mãos e os pés brancos, tenta correndo, se içar sobre a parte traseira do centauro, que brande seu arco sem atirar flecha.
       ou - Um homem de cara negra, com as mãos e os pés brancos.

   LI  12. A esquerda, uma mulher olhando obstinadamente para trás não vê que seus passos a levam a beira de um barranco, no qual irá cair; e a direita uma outra mulher, coquete, se olhando em um espelho de mão, chega a outra borda do barranco onde vai cair por sua vez; um pequeno cão procura afastá-la, puxando a parte inferior de seu vestido.
       ou - Uma mulher em pé, olhando para trás.

   LI  13. Um pilar de mármore colocado na intersecção de vários caminhos. Seu topo esta quebrado; na coluna estão inscritas as palavras felicidade e infelicidade, seguidas de um ponto de interrogação. Um homem e uma mulher se afastam, cada um por um caminho diferente.
       ou - Um homem e uma mulher que se separam.

   LI  14. Um espelho acima de uma mesa, na qual estão jogadas mascaras, meias-máscaras, maquilagens, tudo que se usa para disfarçar a personalidade. Nas extremidades, meio escondidos atrás de dois reposteiros, um homem e uma mulher se espreitam.
       ou - Um grande espelho, suspenso na muralha.

   LI  15. Em uma paisagem polar, um iceberg se destaca sobre o mar de gelo, enquanto que no poente o Sol desaparece "em gloria", criando uma aurora boreal. Sobre o gelo, uma parelha de renas puxa vigorosamente um trenó carregado de peles.
       ou - Dois corações alados.

   LI  16. Próximo de uma taberna, um homem passeia gesticulando, braços para cima, braços para baixo, com duas mulheres livres; e sob um  caramanchão florido, se vê dois corações alados apertados um contra o outro.
       ou - Um camelo correndo.

   LI  17. Um casebre três quartas partes demolido, como única resistência, mantém uma velha porta na qual esta fincado um punhal; na cumeeira, um melro zombador assobia e bate asas.
       ou - Um melro empoleirado e batendo as asas.

   LI  18. Uma bonita casa com os acessos floridos, cuja porta e janelas estão totalmente abertas sobre um interior alegre e confortável.
       ou - Uma bela casa cercada de flores.

   LI  19. Um grande bloco de mármore no qual se começou a esculpir um trono e sobre o qual se encontram colocados, a espera, um cetro e  uma coroa.
       ou - Uma cidadela sobre um rochedo.

   LI  20. Um claustro, iluminado pelo sol poente, no qual um monge caminha para um pequeno altar, onde fumega um turíbulo.
       ou - Um altar onde fumega incenso.

   LI  21. Uma passarela de madeira meio demolida, em cima de um rio seco e, sobre o que resta da passarela, um asno zurra, montado por um anão que se agita como se fizesse um discurso.
       ou - Um homem montado em um asno.

   LI  22. Dois cavalos, sendo um selado e o outro atado por uma corda, esperam o bel-prazer do seu dono, adormecido sobre a relva, tendo em seus lados sacos de dinheiro que ele negligenciou ao carregar sobre sua montaria.
       ou - Dois cavalos selados e agachados.

   LI  23. Um homem idoso, vestido com uma túnica e usando um tipo de chapéu, como os antigos doutores, cercado de toda sorte de instrumentos, examina um liquido diante de uma janela.
       ou - Um medico examinando um liquido através de um frasco.

   LI  24. Uma bela arvore, sólida, colocada sobre uma elevação rochosa; abaixo passa um centauro, atirando flechas sobre flechas em serpentes que fogem sob a vegetação.
       ou - Um centauro combatendo uma serpente.

   LI  25. O sol do meio dia deixa cair seus raios sobre um promontório coberto de flores entre as quais um pavão abre seu leque, imitado por um peru e por um pequeno pombo-pavão.
       ou - Um pavão abrindo a cauda.

   LI  26. Um homem de belo porte, coberto com armadura de malhas, a espada na mão, avança em socorro de um homem armado somente com um bastão para combater um leão que ruge.
       ou - Um homem armado com um bastão e combatendo um leão.

   LI  27. Uma casa de campo rústica, mas que agrada, em um jardim simples e bem cuidado por seu proprietário. Um belo cedro sombreia um lado da casa.
       ou - Uma arvore copada, que estende ao longe sua sombra.

   LI  28. Um moinho montado no meio de um restolho, cortado por um pequeno curso d'água; uma corda prende um pequeno asno a base do moinho; o asno está sonolento.
       ou - Um homem cavoucando a terra.

   LI  29. Um tanque de água sombreado sob a folhagem do bosque; em sua borda um homem está preguicosamente estendido, a mão pousada sobre um livro; alguns leves raios de sol passando através dos ramos iluminam um pouco a água e o homem.
       ou - Uma mulher em pé, imóvel.

   LI  30. Um homem está deitado sobre uma trouxa de roupas em uma clareira; ele olha com pavor para uma lebre assustada, tão terrificada como ele, mas não vê um gavião que plana acima dele, nem uma serpente que vai morder sua mão dependurada, nem um lobo que se prepara para saltar sobre ele.
       ou - Uma lebre saindo de um bosque.




ESCORPIÃO e
   SC  01. Em uma sala decorada a oriental, um formidável guerreiro defende um cofre arrombado, cheio de riquezas, ao pé do qual jaz caído um homem ferido.
       ou - Um homem tendo um dardo na mão

   SC  02. O Sol se levanta, iluminando um promontório no qual caminha um homem imponente, montado em um elefante ricamente paramentado.
       ou - Um homem montado em um elefante.

   SC  03. Um homem de uma certa idade, sentado a beira de um canal, reflete, vendo uma usina cujas altas chaminés avermelham dentro da noite que cai.
       ou - Um homem em pé, imóvel.

   SC  04. Uma harpa na qual está dependurada uma coroa de louros; e junto de outros instrumentos de música, uma paleta e máscaras.
       ou - Uma lira.

   SC  05. Um campo de espigas maduras quebradas por um vento de tempestade; um prado igualmente varrido pela tempestade e cujas arvores se inclinam, enquanto que um gnomo sem pernas, de ar radiante, agita um machado, como que para se associar aos malefícios do temporal.
       ou - Um homem sem pernas

   SC  06. De um lado um jardim bem distribuído, bem cultivado, florido; de outro, um jardim abandonado, com sulcos de erosão, cuja cerca está arrancada e no qual um asno com bridão, mas em liberdade, escoiceia, fazendo voar a terra e os cascalhos.
       ou - Um asno com bridão.

   SC  07. Em um pequeno campo, onde revolve a terra, um homem está em pé, com o pé sobre a pá de cavar, fazendo brilhar ao Sol uma jóia que acaba de descobrir. No medalhão o vemos bem trajado, tendo uma bolsa e uma taça; tal como ele se vê sonhando acordado.
       ou - Um homem segurando com uma mão uma bolsa, e com a outra uma taça de ouro.

   SC  08. Um belo galo, batendo docemente as asas, no meio de um campo onde ciscam algumas galinhas. Um pouco adiante, um arqueiro atira flechas sobre uma revoada de pássaros já distantes no horizonte.
       ou - Um grande galo batendo asas.

   SC  09. Uma criança de uns dez anos de idade, pobremente vestida, sentada em um tronco de arvore, olha tristemente um ninho tombado de uma arvore e, imóveis no solo, duas ou três avezinhas pouco emplumadas. Uma espécie de aureola envolve a cabeça da criança compadecida.
       ou - Uma criança sentada em um monte de pedras.

   SC  10. Em um camarote, um ator lança um último olhar sobre seu traje de Mefistófeles; se vê, penduradas, muitas fantasias e, sobre a mesa, muitas máscaras.
       ou - Uma cabeça de homem fazendo careta.

   SC  11. Sob os raios de uma bela estrela, um homem observa se contorcer um Escorpião que ele mantém pela cauda. Ao mesmo tempo, a direita, uma lebre sentada em uma elevação acima de sua toca, com o nariz levantado em direção a estrela, não vê um fuzil apontado contra ela.
       ou - Um homem segurando um Escorpião pela cauda.

   SC  12. Um enxame de grandes moscas malsas rodopiam em torno de uma serpente que, erguida sobre sua cauda, sibila e cospe em vão seu veneno sobre essas inimigas dispersas, na frente de sua casa isolada.
       ou - Um enxame de moscas atacando uma serpente.

   SC  13. Uma grande torre sólida, só, sobre um rochedo que domina o mar.
       ou - Uma torre.

   SC  14. Um belo jardim com um poço tendo o arco florido de rosas, de onde a água transborda e se escoa inutilmente; sob uma pergola,  igualmente florida está reunido um grupo alegre, onde o dono da casa, em pé, taça na mão, brinda a saúde.
       ou - Um poço cuja água transborda.

   SC  15. Um urso esta adormecido sob uma arvore, cercado por um enxame de abelhas que zumbem ao redor de sua cabeça.
       ou - Uma bela mulher em pé, imóvel.

   SC  16. A beira do mar, uma carcaça encalhada na costa acaba de ser esvaziada pelas aves de rapina; um lobo se afasta com pesar, expulso pelas bicadas.
       ou - Uma mulher dando esmola a um pobre.

   SC  17. Um homem vestido de bobo da corte dá esmola a um mendigo, na frente de sua morada, enquanto que um bloco talhado em facetas, colocado sobre um pilar baixo, emana raios de luz em três direções (luz vermelho-alaranjada).
       ou - Um lobo correndo em um campo.

   SC  18. Um homem, um punhal na mão, escondido atrás de uma porta, espreita uma mulher que encanta serpentes.
       ou - Uma mulher semi-escondida atrás de uma porta.

   SC  19. Um homem robusto, de procedimento firme e combativo, tem amarrado um cão corpulento, a goela aberta, porém comportado. Ele se apóia em uma mesa na qual estão colocados, ao lado dele, um estilete e um chicote, mas também uma profusão de iguarias  importantes. Amigos e inimigos o observam.
       ou - Um cão com a goela escancarada e grandes orelhas.

   SC  20. O Sol se levanta sobre o oceano docemente agitado, e na beira da praia, um homem sentado sobre um camelo olha a volta do horizonte, seu rosto iluminado pelo sol nascente.
       ou - Um homem sentado sobre um camelo.

   SC  21. Um touro colocado sobre uma elevação bate furiosamente a terra mugindo, e na planície se vê um cavalo sem freio, correndo através dos campos.
       ou - Um cavalo sem freios correndo através dos campos.

   SC  22. Uma torrente salta de rocha em rocha, como sobre uma escada estreita e desaparece embaixo nas areias.
       ou - Uma torrente que salta de rocha em rocha.

   SC  23. Um camponês semeia contra o vento e, sob uma arvore, uma nascente se dispersa em cinco ou seis filetes de água que não servem para nada.
       ou - Pequenos regatos que escapam de uma mesma fonte.

   SC  24. Um lenhador corta lenha próximo de uma cabana feita de troncos de arvores bem esquadrinhados; na frente da porta, a mulher gira seu fuso.
       ou - Uma mulher tendo na mão direita um fuso.

   SC  25. Um homem nada em um mar revolto.
       ou - Um lobo levando um pato em sua goela.

   SC  26. Uma saliência rochosa na qual esta esculpida uma cruz iluminada pelo sol nascente, assim como um pequeno oratório bem próximo.
       ou - Um homem carregando um alforje cheio, e correndo.

   SC  27. Sob uma tenda, um homem fino, usando a toga e o chapéu quadrado, próximo de uma mesa sobre a qual se encontram um livro e uma espada, discursa para uma multidão heterogênea.
       ou - Dois homens em pé e conversando.

   SC  28. Em um pátio da fazenda, as aves domesticas apavoradas se dispersam diante de um lobo que foge levando um pato em sua goela, enquanto que mais longe, um outro lobo em pé uiva sobre o cadáver de um cavalo.
       ou - Um templo.

   SC  29. Uma mulher em traje de cerimônia, ergue diante dela um cetro no qual se enrola uma serpente com cabeça de dragão.
       ou - Um homem sentado, segurando um livro aberto.

   SC  30. Um homem sentado a sua mesa de trabalho toma notas consultando um livro; sobre a mesa se vê amostras de seixos, quartzo etc., livros e na parede mapas.
       ou - Uma serpente com cabeça de dragão.




SAGITÁRIO f

   SA  01. Um homem jovem deitado sobre um monte de cascalho, a beira de uma estrada, brinca com uma bussola.
       ou - Três homens sem cabeça, e em pé.

   SA  02. Um homem esta em pé, com o sabre desembainhado e, perto dele, uma criança lança pedras com uma atiradeira.
       ou - Um homem que lança pedras com uma atiradeira.

   SA  03. Um templo, no frontão do qual se le a inscrição "Nossa Senhora da Misericórdia". Diante do portal, uma mulher, aureolada como uma Madona, e de cujas mãos se prolongam raios fluídicos, estende os braços em um gesto de proteção sobre dois grupos, um de amigos, o outro de inimigos ameaçadores.
       ou - Um homem sentado sobre um carneiro.

   SA  04. Um homem, a alabarda na mão, está em pé sobre a plataforma de uma torre de vigia, e um outro aparece atrás de uma seteira, segurando uma besta.
       ou - Um homem marchando, com a lança sobre o ombro.

   SA  05. Um homem de meia idade vela por uma criança em seu berço, enquanto que sua mulher, sobre a soleira da porta, hesita entre ficar ou tomar o caminho da liberdade.
       ou - Uma mulher transportando um berço nas costas.

   SA  06. Um moinho cujas pás giram ao vento, e abaixo do qual um boi com três chifres esta amarrado.
       ou - Um boi com três chifres.

   SA  07. Uma tropa de belos animais no pasto, ao Sol; algumas cabras se levantam para comer os brotos das moitas da cerca.
       ou - Uma mulher em pé, imóvel.

   SA  08. Uma sala de jogo: em uma mesa dois homens jogam cartas; em uma outra dois jogadores lançam os dados, etc.
       ou - Dois homens jogando dados sobre uma mesa.

   SA  09. Um grande fogo, imprudentemente acesso perto de uma casa a incendeia; as chamas brotam de toda parte.
       ou - Uma fogueira em chamas.

   SA  10. A lua cheia brilha em um céu límpido, iluminando na terra um rastro de moedas de ouro, de prata e de chumbo.
       ou - Um monte de ouro, de prata e de chumbo.

   SA  11. Um tigre rasteja, com a intenção de saltar sobre um lobo que caminha adiante dele, levando no dorso um macaco que faz caretas para o tigre.
       ou - Um macaco sentado sobre um lobo.

   SA  12. Uma mulher recostada em um divã estende as mãos em direção a um cofrinho de onde pendem colares, jóias e, por uma janela aberta, se vê lá fora um homem jovem pisoteado por um bode.
       ou - Um homem montado em um bode.

   SA  13. Um homem esta em pé, as mãos ligadas atrás das costas, olhando uma casa triste, sobre a qual esta escrita a palavra prisão. Mas uma grade colocada diante da porta fechada parece dispensá-lo de entrar.
       ou - Um homem esta em pé, com as mãos ligadas atrás das costas.

   SA  14. Uma flecha cruza o espaço, mas o cavaleiro que acaba de lançá-la se agarra agora ao pescoço de sua montaria.
       ou - Um homem segurando um livro aberto.

   SA  15. O gabinete de um sábio ou de um homem de letras, papeis em desordem e livros depositados por todas as partes.
       ou - Um homem a cavalo, segurando o pescoço de sua montaria.

   SA  16. De uma caverna na montanha parte um carro vazio, puxado com um barulho de trovão por três cavalos atarracados, galopando na direção do vale fértil, onde se nota um castelo e camponeses trabalhando o domínio.
       ou - Um carro vazio.

   SA  17. Sobre uma jangada, no mar, um homem decrépito se apóia em um bastão.
       ou - Um homem decrépito apoiado em um bastão.

Sagitário 18o.   Dois seres estranhos: um segurando uma tocha com uma mão, e com a outra uma coruja pela cauda, e uma mulher tendo um rosto no gênero de uma máscara e uma peruca de cabelos emaranhados.
                         ou - Um homem segurando pela mão um pássaro pela cauda e com a outra uma tocha.

   SA  19. De uma casa cercada por chamas ardentes, sai uma serpente fugindo, que se encontra detida por um circulo de fogo.
       ou - Uma casa cercada por tochas ardentes.

   SA  20. Um grupo simpático, homens e mulheres passeiam conversando no jardim onde se misturam flores do nosso pais e plantas exóticas.
       ou - Tres homens passeando, os braços entrelaçados.

   SA  21. Um mago, o chapéu sacerdotal na fronte, dirige sua vareta para dois triângulos entrelaçados, sobremontados por um terceiro, em um gesto de conjuração.
       ou - Um mago, com a tiara na fronte e o cetro na mão.

   SA  22. Dois homens se lançam um sobre o outro, armados com punhais para se traspassar mutuamente, enquanto que atrás deles se expõe
       o Livro da Lei, com a balança e a forca.
       ou - Dois homens que se perfuram mutuamente com seus gládios.

   SA  23. Um coração humano preso em uma grade, atravessado por um punhal com o cabo enriquecido por pedrarias.
       ou - Duas mulheres que se apunhalam mutuamente.

   SA  24. Uma arvore quebrada pelo raio esta a ponto de cair sobre um homem que, despreocupadamente apoiado no parapeito de uma ponte, olha a torrente se escoar ruidosamente.
       ou - Um homem que se apunhala.

   SA  25. Um fim de festa fina; os dois convivas tem o ar de exaustos, as velas se extinguem e, na extremidade da mesa, três tacas estão colocadas lado a lado, em triangulo.
       ou - Um homem vomitando.

   SA  26. Sobre uma parede está desenhado um perfil de um galgo. Na frente um homem maneiroso joga as graças (*); e atrás de uma mesa
       se tem um homem manipulando acessórios, em um gênero de Mago do Taro.
       (*) graças = jogo com um circulo e duas varinhas
       ou - Um homem que joga com varinhas.

   SA  27. Um homem esta suspenso em um galho muito baixo para lhe permitir escapar das garras de um leão que rasteja em sua direção, e que ele se esforça em repelir, com uma mão apos a outra, para se manter em equilíbrio.
       ou - Um homem pendurado pelas mãos.

   SA  28. Um camelo montado por seu cavaleiro avança lentamente, tendo em seu rastro uma tartaruga que caminha regularmente, sem se apressar, com suas pequenas patas bem esticadas para fora de sua carapaça.
       ou - Um homem sentado sobre um camelo.

   SA  29. Um homem faz cambalhota de um monte de feno sobre um outro, em um campo no qual atravessa uma lebre assustada.
       ou - Um homem saltando de um leito sobre o outro.

   SA  30. Uma pá de cavar esta fincada em um pedaço de terra e, sob um galpao-forjaria, se vê um homem que bate sobre uma massa de metal; objetos de ferro, picaretas, rodas etc., estão em redor dele.
       ou - Um homem agitando um martelo.




CAPRICÓRNIO g

   CP  01. Um rapaz e uma garota estão em pé um perto do outro, o ar gracioso, as mãos entrelaçadas; mas suas cabeças se desviam, uma a direita, a outra a esquerda.
       ou - Dois homens de inteira semelhança.

   CP  02. Dois homens saem de uma casa, levando sobre os ombros uma cana... como se transportassem uma pesada viga, e sobre a casa o cata-vento aponta sua flecha sem direção util.
       ou - Um homem levando uma cana.

   CP  03. Uma longa serpente se enrola em torno de um castiçal de três braços, as velas acesas.
       ou - Uma grande serpente.

   CP  04. As duas chaves do mundo divino, em um disco solar, cuja coroa irradia chamas; uma lâmpada suspensa e uma vestal que abriga a chama de sua lâmpada.
       ou - Duas chaves em cruz em um disco resplandecente.

   CP  05. No seio de uma natureza aprazível, uma pequena casa se oferece a todos, portas e janelas amplas abertas; uma nascente canta próxima.
       ou - Duas portas abertas.

   CP  06. Um homem coberto com uma capa caminha levando um pequeno cão sobre cada ombro, e em sua mão estendida, um coração sobremontado por uma chama.
       ou - Um homem levando um cão sobre cada ombro.

   CP  07. Em um interior sombrio, dois homens e uma mulher estão em confabulação, e diante deles estão colocadas pequenas estatuetas  e um coração perfurado com pregos.
       ou - Dois homens em pé com uma mulher.

   CP  08. Uma águia leva sua presa que acaba de tomar de um rebanho de carneiros; enquanto uma jovem acaricia uma pomba-rola que tem em sua mão.
       ou - Uma mão levando uma ave.

   CP  09. Um homem cai perto de uma chave quebrada e de uma cruz.
       ou - Um homem caído no chão.

   CP  10. Um homem tem uma ave noturna em cada uma das suas mãos, e se nota uma terceira empoleirada em uma árvore a luz da Lua.
       ou - Um homem tendo em cada mão uma coruja.

   CP  11. Um rei em seu trono se reclina para acolher um mensageiro que, profundamente inclinado, lhe apresenta um pergaminho selado.
       ou - Um rei coroado recebendo uma mensagem.

   CP  12. A luz da Lua, um cão estimulado por seu dono persegue uma raposa que esta adiante e ganha terreno.
       ou - Um homem correndo com todas as suas forcas.

   CP  13. Uma grade e um campo e, ao lado da grade, um homem em pé tem em sua mão uma pequena serpente erguida que ele estimula e que silva furiosamente.
       ou - Um homem levando nos ombros um bode degolado.

   CP  14. Uma harpa esta colocada em um tapete de flores, e um homem com cabeça de falcão procura fazer vibrar as cordas.
       ou - Uma mão segurando um dardo.

   CP  15. Um grande tripé com um braseiro de onde sobem altas chamas, e ao lado do qual um homem se mantém em pé, um carneiro sobre os ombros, meio imolador, meio açougueiro.
       ou - Um homem ajoelhado.

   CP  16. Um bom cavaleiro sobre um belo cavalo passa em primeiro plano, e ao longe se vê um outro cavaleiro sem sela, fazendo acrobacias sobre seu cavalo que corre a toda velocidade.
       ou - Um homem montado em um cavalo sem freios.

   CP  17. Em uma paisagem de Ile de France passa um personagem importante (talvez Luis XIV em Versalhes), olhando do alto um cortesão que se inclina cerimoniosamente.
       ou - Um homem com a cabeça de cão.

   CP  18. Um homem em pé parece como que cortado em dois na altura da cintura, e próximo dele dois homens se batem selvagemente.
       ou - Um homem cortado em dois pela metade do corpo.

   CP  19. Batido por um mar revolto, um rochedo emerge da tempestade, e sobre sua plataforma um homem esta em pé, seminu, mas com dois pés em cada perna, como incrustado na rocha.
       ou - Um homem em pé, tendo quatro pés, imóvel.

   CP  20. Um macaco domestico tendo esvaziado os estojos de sua dona esta adornado com suas jóias, se olha em um espelho fazendo graças, enquanto que, em suas costas, um congênere lhe faz careta.
       ou - Um macaco que se olha no espelho.

   CP  21. Em um gabinete de trabalho, se vê uma alta estante sobre a qual um in-folio esta aberto, as paginas cobertas de hieróglifos. Sobre uma mesa, aparelhos científicos.
       ou - Um homem segurando um livro aberto.

   CP  22. Em uma propriedade agrícola dando uma impressão de abastança, uma junta de bois começa um sulco na terra, e no fundo se percebe uma sólida construção campestre.
       ou - Um homem cavoucando a terra.

   CP  23. Uma mulher, os olhos vendados, puxa pela mão um homem que a segue, derrubando em sua passagem a mesa na qual parece haverem feito um repasto amoroso.
       ou - Um homem puxando uma mulher pela mão.

   CP  24. Um toneleiro termina um tonel novo, batendo sobre o último aro de ferro que lhe assegura a solidez; sobre um outro tonel terminado se encontra um copo semi-cheio de vinho.
       ou - Um homem fabricando um tonel.

   CP  25. Em uma espécie de anfiteatro ocupado por um publico em pé, flechas lançadas por uma mão invisível atravessam o espaço; uma está perto de atingir o alvo, outra o ultrapassa, a terceira se fixa em uma cauda de peixe suspensa.
       ou - Um homem levando uma ave.

   CP  26. Regatas a vela sobre uma extensão de mar calmo; da praia começa uma floresta de pinheiros a qual conduz um caminho.
       ou - Um caminho através de uma floresta.

   CP  27. Na borda de uma floresta, um homem só passeia, se dirigindo para um campo no meio do qual esta construída sua casa, pequena, atarracada, engrinaldada por um pé de vinha.
       ou - Um homem deitado na grama.

   CP  28. Um homem esta em pé, tendo acima de sua cabeça um globo luminoso, segurando com uma mão um sextante, com a outra um compasso.
       ou - Um homem levando um globo sobre sua cabeça.

   CP  29. Em uma passagem solitária, um charco a borda do qual está deitada na vegetação uma estatua de mulher, como um belo corpo estendido.
       ou - Uma bela mulher sentada em um banquinho.

   CP  30. Um homem toca flauta no meio de um viveiro cujos pássaros são familiares e, por toda parte, tombam bolas brilhantes, como aquelas que lançam os rojões dos fogos de artifício.
       ou - Uma cauda de peixe.




AQUÁRIO h
   AQ  01. Duas espadas cruzadas, unidas ao meio por uma coroa de louros; no solo duas mascaras de esgrima.
       ou - Um homem segurando com cada mão uma ave.

   AQ  02. Diante de sua mesa de trabalho, um homem esta sentado, e sobre suas mãos pousadas na mesa estão duas aves que ele olha com amizade. Ao lado, um registro, no qual figuram algumas anotações e, mais longe, um compasso, uma roda dentada e uma ampulheta.
       ou - Um homem segurando sua cabeça com as duas mãos.

   AQ  03. Uma mulher esta sentada perto de uma casa em ruínas, parecendo sentir imensa dor, enquanto que um homem, seu companheiro, acaba de se por em pé, apoiado em um sólido bastão, corajoso e caminhando para uma claridade no fim do caminho.
       ou - Um homem inclinando a cabeça em sua mão.

   AQ  04. Um homem de bela presença, sobe os degraus de uma escada de um palácio, enquanto que no pátio um cavaleiro de idade madura se prepara para partir, segurando diante dele um pequeno cofre cuidadosamente fechado.
       ou - Um homem a cavalo, levando diante dele um pequeno cofre fechado.

   AQ  05. Uma mulher nua, coroada de flores, contempla sua imagem refletida em um espelho d'água; em torno dela, esparsos, pinceis, uma paleta e diversas ferramentas de escultor.
       ou - Uma mulher seguida por um homem.

   AQ  06. Da extremidade de uma pradaria um arqueiro retesa seu arco para lançar sua flecha, se dirá, no Sol! A pradaria está seca e chamas curtas e ligeiras a percorrem em todos os sentidos até aos pés do arqueiro que parece não as ver.
       ou - Um homem jogando com varetas.

   AQ  07. Um homem de postura enérgica, tendo tirado sua espada da bainha traspassa um alvo feito de uma boneca mole que, dilacerada, deixa cair o farelo de que é feita.
       ou - Um gládio fora da bainha, e colocado em terra.

   AQ  08. Um leão, sentado em uma arena aberta, olha altivamente um homem avançar se aproximando dele, trazendo em uma mão uma cabeça de carneiro e na outra uma forte corrente.
       ou - Um homem trazendo uma corrente em sua mão aberta.

   AQ  09. Sob o fogo dos relâmpagos que passam sobre um enorme rochedo e que parece parti-lo em dois, um homem carrega um outro sobre seus ombros.
       ou - Um homem que levanta um outro.

   AQ  10. Um homem caminha, mas um artífice do desenho faz parecer a cabeça e uma mão como que separadas do corpo.
       ou - Um homem sem cabeça.

   AQ  11. Cavaleiros armados avançam, e dois entre eles, ficam um pouco atrás, fazendo ataque como em um torneio.
       ou - Um homem armado, sem cabeça.

   AQ  12. Um touro se atira a toda velocidade sobre um outro que pasta tranquilamente na borda de um precipício, mas que o tendo visto vir recebe o choque sem tropeçar, sobre sua testa chifruda.
       ou - Um homem armado batendo num rei.

   AQ  13. Um leão em cólera, contra as barras de sua jaula.
       ou - Tropa de cavaleiros armados.

   AQ  14. Uma ponte quebrada em cima de uma torrente que rola águas tumultuosas e, na margem, como que para atravessá-la, um homem tem na mão um de seus pés cortado.
       ou - Um homem segurando na mão um de seus pés cortado.

   AQ  15. Uma forja acesa; um homem saindo tendo uma tocha que lança uma bela chama.
       ou - Dois homens montados em um unicórnio.

   AQ  16. Um belo navio, velas defraudadas, se afasta sobre um mar sereno, clareado pelo Sol nascente; na praia, dois homens montados sobre animais fantásticos, unicórnio, delfim ou cavalo marinho, olham o navio partindo.
       ou - Um homem tendo uma tocha.

   AQ  17. Um homem esta recostado sobre uma cadeira de descanso diante de sua casa. Pessoas vão e vem em um campo, uma mulher estende a roupa branca e uma criança o observa com ar inquieto.
       ou - Uma mulher doente deitada em um leito.

   AQ  18. Em um campo solitário, uma arvore se levanta, tendo uma coruja empoleirada: sob a arvore, uma mulher de menor categoria possível esta sentada, fechando sua capa em torno do corpo, e seu capuz em torno do pescoço.
       ou - Uma coruja empoleirada.

   AQ  19. Sobre o mar encapelado, um barco desamparado, ao qual se agarra, por uma mão, um homem, a cabeça ainda fora d'água, e tendo a outra mão em gesto de supremo apelo a um homem que se aproxima correndo. Sobre a praia, um asno parece tentar ler uma inscrição gravada em grandes letras sobre uma pedra tombada.
       ou - Um homem decapitado, levando sua cabeça na mão.

   AQ  20. Um homem vestido como deputado do terceiro-estado tem bem aberto um jornal que trás em manchete: "Os Direitos do Homem", enquanto a direita se vê um padre pregando em público.
       ou - Uma mulher decrépita, curvada sobre um bastão.

   AQ  21. Uma grande tartaruga e um camelo caminham juntos em uma paisagem desértica, e mais longe, adiante, se vê o camelo deitado deixando a tartaruga subir sobre o seu dorso para se repousar ou para concluir o resto do caminho.
       ou - Um homem deitado na terra, de costas.

   AQ  22. Um touro furioso pisoteia um cão que acaba de estripar e, a alguma distância, um homem se inclina sobre um cadáver ... sua vítima? ... ou um tema de estudos? ...
       ou - Um homem cortando com um machado os pés e as mãos de um outro homem.

   AQ  23. Uma atrelagem de cães, como se vê no norte, puxa galhardamente sua carga de potes de leite. E a borda do rio uma família de castores se movimenta na construção de sua pequena cidade.
       ou - Dois cães correndo de frente.

   AQ  24. Um homem, fraco e elegante, esta sentado despreocupadamente em um galho de uma arvore baixa, tendo um livro aberto na mão; mas ele parece sonhar mais do que le, olhando um lírio selvagem cuja haste pende, mas que não esta completamente quebrada.
       ou - Um homem chorando e enxugando os olhos com as costas da mão.

   AQ  25. Um homem de olhar sombrio, uma expressão de raiva furiosa em todo o corpo, bate os pés agitando um punhal; sua fronte esta golpeada por um rastro de sangue. Ele vira as costas para uma grande construção triste, (prisão ou asilo), onde todas as janelas tem barras e onde uma mão entreabre a pesada porta.
       ou - Um homem manejando um dardo.

   AQ  26. Um homem, os olhos vendados, caminha por uma fenda escancarada sob seus passos; do outro lado vem a ele um outro homem aureolado de luz.
       ou - Uma cascata tombando de um rochedo.

   AQ  27. Uma casa principesca sob um fundo de parque fechado por altas muralhas, mas cujo portão de entrada esta totalmente aberto, dando a impressão de boa acolhida.
       ou - Uma casa rodeada por cercas.

   AQ  28. Um homem em pé, em trajes de noite, leva uma taça aos seus lábios; sobre a mesa, garrafas, cartas de jogar, dados, etc.
       ou - Um homem bebendo em uma taça.

   AQ  29. Sob uma arvore, um homem esta adormecido sobre um monte de feno, enquanto se vê ao longe os camponeses ao trabalho; o homem vê em sonho as provisões acumuladas: aves domesticas, caças, salsicharia, etc., mas não se da conta que um ladrão lhe esvazia os bolsos.
       ou - Um homem a cavalo, manejando um gládio.

   AQ  30. Sobre um trono, um cetro e um globo estão pousados; um homem coroado e envolvido com um manto de arminho caminha para tomar posse deles.
       ou - Um rei, coroa na cabeça, sentado em seu trono.





PEIXES i

   PI  01. Um homem e uma mulher em pé um contra o outro tendo uma só cabeça, se mantém diante de uma porta na qual se le a palavra "escritório". Em uma outra parte da casa, se vê um jovem casal diante de uma mesa graciosamente servida.
       ou - Uma cabeça de homem sobre um duplo corpo.

   PI  02. Uma extensão de mar calmo sob o qual flutua um bonito cofre que o fluxo da maré aproxima da praia. Alguns pescadores se movimentam amontoando o sargaço, enquanto que um deles, sentado na areia olha o cofre, fazendo escorregar a areia entre seus dedos ociosos.
       ou - Um homem sentado no solo.

   PI  03. Sob um peristilo, um homem vestido como fidalgo parece esperar. Para ele se dirigem: um grupo de pessoas de seu meio; atrás, uma mulher muito simplesmente vestida, e mais ao fundo um mendigo andrajoso.
       ou - Um homem comendo.

   PI  04. Um retiro em uma clareira; no interior, ao fundo, um pequeno santuário: missal, cruz, turíbulo, lamparina acesa. Sobre uma mesa rústica, numerosos instrumentos de diversas profissões estão acumulados: violino, flauta, plaina, martelo, luneta, etc., assim como ervas benfazejas.
       ou - Um unicórnio agachado sobre a grama.

   PI  05. Um homem amável caminha ladeado por duas jovens, das quais uma esta coroada de flores e canta, enquanto a outra é simples e modesta. Ele segura a primeira pela cintura e oferece somente o braço para a segunda, aproximando-se de uma mesa cheia de refrescos, diante da qual amigos os aguardam.
       ou - Duas jovens que se olham.

   PI  06. Uma torre em ruínas, invadida pela hera e plantas trepadeiras, domina um mar calmo no qual flutua um destroço. Embaixo da torre, um homem procura corajosamente remontar as pedras, para reconstruí-la.
       ou - Uma coruja empoleirada sobre ruínas.

   PI  07. Em uma grande cozinha, um cozinheiro inclinado sobre um aquário tem na mão um belo peixe que ele acaba de escolher entre os outros.
       ou - Um homem tendo um turibulo.

   PI  08. Um homem e uma mulher cavalgando a passos lentos, seus cavalos bem alinhados; atrás deles, dois círculos concêntricos um dentro do outro.
       ou - Um homem nu, em uma cuba, tendo uma cinta na mão.

   PI  09. Um velho com alforje, pobremente, mas propriamente vestido, desce a colina; em primeiro plano se silhuetam, em uma síntese de diversas construções emblemáticas, os países que tem percorrido, mas ele só tem olhos para a casinha, onde a chaminé fumega e cuja porta esta aberta a sua espera.
       ou - Um homem em um caminho, levando um alforje suspenso em um bastão.

   PI  10. Um cavalo selvagem, crina ao vento, salta por cima de uma barreira que cerca seu pasto e de onde ele se evade.
       ou - Um homem socando em um almofariz.

   PI  11. Sobre um desses leitos que servem de assento nas salas de festins romanos, um homem esta sentado na frente, e uma mulher recostada, atrás, ambos com atitudes livres, em trajes de festa.
       ou - Um homem caminhando com um bastão.

   Peixes 12o.  A esquerda um cone reto; à direita, um cone truncado; entre os dois está em pé um homem jovem, ricamente vestido, que brinca negligentemente com seu relógio de bolso, se bem que olhando para o lado do cone reto.
                         ou - Um homem jovem ricamente vestido olhando para trás.

   PI  13. Um guerreiro ridiculamente sobrecarregado de armas aponta para adiante dele ... com um arco! ... enquanto uma mulher, em um barco, se abandona a correnteza, sem remos.
       ou - Um homem e uma mulher cavalgando a passos lentos.

   PI  14. Um homem racha vigorosamente a lenha em uma clareira; os estéreos estão alinhados e uma roda de crianças parece encorajar o trabalhador em sua tarefa.
       ou - Um homem rachando lenha em uma floresta.

   PI  15. Uma flecha atravessa uma nuvem de fumaça atrás da qual se percebe cumes nevados, e abaixo, ao longo de uma mata, um homem caminha, fortemente curvado, com faca descoberta na mão.
       ou - Um homem armado com uma faca.

   PI  16. Na selva, ao abrigo de uma rocha, um tigre deitado mas atento, monta guarda diante de seus três filhotes que brincam ou dormem.
       ou - Um homem levando um galo.

   PI  17. Um homem cai na água, os braços levantados, pedindo socorro, apavorado com o desabamento da ponte, enquanto que abaixo um homem corre para se jogar voluntariamente no rio.
       ou - Um homem que se lança na água.

   PI  18. Um cavalo carregando seu cavaleiro sem sela cai ao saltar uma barreira, levando a desordem ao restante do bando de cavalos do prado, onde dois se lançam um sobre o outro para se morderem.
       ou - Dois cavalos que se batem.

   PI  19. Em um laboratório, sobre uma mesa longa, estão colocadas ferramentas e instrumentos utilizados em química e em medicina; na extremidade da mesa, um preparador moe alguma coisa em um almofariz.
       ou - Um homem que se perfura com um gládio.

   PI  20. A Lua pálida, flutuando nas brandas nuvens, como quando se diz "que ela falha", ilumina abaixo pequenos moinhos de vento, colocados irregularmente, a torto e a direito.
       ou - A Lua flutuando através das nuvens.

   PI  21. Um homem indiferente, em um barco sem remos, oscilando em pleno mar, enquanto que na praia um grande peixe encalhado atrai as aves de rapina.
       ou - Dois homens que se apunhalam mutuamente.

   PI  22. Uma bela cortesã se inclina sobre um homem jovem inanimado ou adormecido sobre um divã, em um cenário equivoco.
       ou - Uma bela mulher, com suas vestes dilaceradas.

   PI  23. Em um interior rico, dois belos punhais com cabos cinzelados estão colocados sobre uma mesa; um homem jovem sentado perto da mesa olha atentamente os punhais.
       ou - Uma mulher em um barco sem remos.

   PI  24. Um brilhante crescente lunar emerge de uma nuvem muito escura, de onde cai um raio, iluminando dois homens que se esmurram.
       ou - Um homem e uma mulher deitados em uma cama.

   PI  25. Uma espada em pé, na qual esta suspensa uma coroa principesca; e um pouco mais longe um homem comum lança pedras.
       ou - Um homem lançando pedras com uma atiradeira.

   PI  26. Um homem armado com uma lança, se protege com um escudo, vendo um mercenário que se inclina para uma sentinela adormecida, com a intenção de lhe cravar seu sabre curto no corpo.
       ou - Uma mulher cortando a cabeça de um guerreiro adormecido.

   PI  27. Um homem nu bate durante a noite a porta de uma casa discreta, no momento mesmo em que um tremor de terra desloca a casa, entreabre a terra, desarraigando arvores, etc...
       ou - Um homem nu, batendo a uma porta.

   PI  28. Sob um violento aguaceiro, um homem sem visão e semi-submerso no lençol d'água de uma lagoa agitada pela tempestade, estende o braço apelando por socorro; de um pequeno ancoradouro abrigado, um homem lhe faz sinal para nadar naquela direção onde ele encontrará a salvação.
       ou - Um homem a cavalo, levando em uma mão uma ave e na outra uma serpente.

   PI  29. Uma Cassandra descabelada, gesticulando, percorre as ruas da cidade, enquanto que no templo da Sibila, uma sacerdotisa prediz o futuro a uma adolescente.
       ou - Um grande peixe encalhado na praia.

   PI  30. Em uma vasta antecâmara, onde um grande vidro guarnece até o piso um dos painéis, uma mulher jovem, com acoite, com botas, maneiras de cavaleira, se admira dos pés a cabeça.
       ou - Uma mulher que se olha no espelho.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário