Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Do ASCENDENTE (ASC)

Casa 01 do Zodíaco (Ascendente)
A cúspide da primeira Casa é o Ascendente ou signo em elevação. É um dos pontos mais importantes do mapa natal, e mostra exatamente o grau e o signo que estavam no horizonte leste no momento do nascimento.

A primeira casa indica a aparência física, as tendências psicológicas e as disposições da alma, da personalidade, do temperamento do indivíduo, suas tendências naturais. Também dá informações acerca do curso geral de sua existência, sua capacidade de lutar pela sobrevivência, sua resistência física e sua força de vontade. Como tem uma marcada referência externa, esta casa também está relacionada com as boas maneiras, com as formas de comportamento, mostra a sua abordagem da vida, a sua perspectiva mundana e com as experiências físicas assimiladas pela percepção. Nossa aparência; O que demonstramos ser; Mostra como as pessoas o vêem; Os começos, a primeira impressão que se causa. A Primeira Casa está ligada à projeção do caráter pessoal no mundo exterior.

Ë a forma como você "embala" e "vende" a si mesmo.

Esta casa está ligada ao processo real do nascimento e a cúspide da Primeira Casa, isto é, o Ascendente, é o ponto de transição do não-ser para o ser.

Este é o primeiro setor prático da sua vida analisado pela astrologia, onde está simbolizado “a que veio”. O primeiro espaço do seu mapa fala do seu EU, do que é SER alguém neste mundo para você. Os planetas que estiverem nesta casa (se houver algum planeta) vão simbolizar quais os aspectos emocionais que atuam na sua personalidade; o signo ou os signos que passarem por ela indicam em qual conceito o seu temperamento se abastece, sendo o primeiro dos signos o mais marcante.

Bem, finalizando, o planeta regente deste signo (o Ascendente) vai reger o seu Mapa Natal. Por exemplo, alguém com Ascendente em Libra, terá Vênus como regente do Mapa Natal.

Vou usar aqui a descrição de Martin Schulman, para cada um dos Ascendentes, tendo em vista que, considero um bom instrumento para o autoconhecimento a informação contida nestes textos.



Ascendente em ÁRIES ^, o mais DINÂMICO do Zodíaco


O Ascendente em Áries representa um ponto de consciência excepcional. Ele lhe dá a oportunidade de focalizar o potencial do mapa através de uma identidade exclusiva. Diante de sua firmeza mental, as opiniões e atitudes dos outros passam facilmente para um plano secundário.

Se este é o seu Ascendente e você se identifica com o Karma impessoal, é mais do que natural que o impulso do Ascendente em Áries opere em sentido contrário. Pode ser que você tente impressionar a si mesmo em vez de expressar tudo que pode emanar da alma. Talvez sinta muita frustração por não poder manter-se no nível de um mundo que, sistematicamente, faz com que você se sinta inadequado. Assim, você adquire um forte senso competitivo. Sejam quais forem suas realizações, elas nunca o satisfazem de fato, porque as verdadeiras necessidades do seu ser interior não estão se manifestando.

A vontade de ser o primeiro jamais encontra descanso num mundo que está sempre oferecendo novos pontos de partida. A sensação de fracasso por perder milhares de oportunidades existentes no ambiente externo pode facilmente tornar-se esmagadora. É possível que você se esforce por alcançar a paz de espírito sem entretanto consegui-la. Você procura avançar rapidamente, esperando alcançar alguma meta que o coloque num patamar onde possa descansar. Quanto mais tenta, mais você aumenta o poder da consciência impessoal que toma, equivocadamente, por sua. Em conseqüência, você se sente como se estivesse competindo com todo o mundo, sem jamais perceber realmente que está competindo com a sua própria identidade dissipada. A partir desse referencial, é muito fácil entediar-se, e você precisará mudar a fonte de estímulo externo o tempo todo. Você não consegue terminar tudo o que começa porque a energia do seu mapa pode não ser capaz de lidar com a infinidade de oportunidades que alimentam a sua identidade impessoal. Esse Ascendente tem uma dificuldade especial quando se identifica apenas com o karma externo, porque Áries tem uma qualidade muito pessoal. Sobrevém uma frustração muito grande quando você não é capaz de personalizar tudo aquilo com que se identifica. De fato, é possível que você empreenda grandes conquistas, mas sinta que nunca sequer começou a conquistar coisa alguma. Os filtros de personalidade desse ascendente estão sob a regência de Marte. A velocidade de pensamento, sentimento e atividade são imperativos para expressar o restante do mapa. Quando você se identifica com o karma impessoal, sente necessidade de conseguir certas coisas antes que outros o façam; precisa agarrar as oportunidades antes que elas escapem. Sua personalidade pode adquirir uma característica de egoísmo que tende a perpetuar uma falsa noção do eu.

Talvez seu potencial demore muitos anos para revelar-se. Uma flor pode morrer se a forçarmos a abrir antes de estar pronta para florescer; uma criança não é capaz de entender o trabalho de um adulto. Se a personalidade, equivocadamente, identifica-se com o karma exterior, ela impinge objetos, pessoas e experiências ao seu ser interior com tanta rapidez que você fica completamente fora de sintonia consigo mesmo. É possível que você tente usar os recursos do seu ser interior antes que eles estejam maduros. Suas experiências de vida podem deixar algo a desejar. Você pode começar um projeto atrás do outro, sem nunca dar-se por satisfeito.

Como Áries é veloz, a identificação com o ambiente externo é capaz de trazer muitas coisas para dentro de você com bastante rapidez, sem que você perceba. Os filtros de personalidade desse ascendente masculino estão em geral acostumados a exercer um impulso para fora. Quando você tenta impressionar-se pela absorção de coisas externas, na realidade faz com que se trave uma guerra sob a porta do seu Ascendente, o que cria um estilo de vida pouco satisfatório. Você pode assumir uma atitude beligerante por qualquer provocação, pois está sempre armado para guerrear consigo mesmo. Nas conversas com os outros, pode tentar ser abrupto, ou ir direto ao essencial muito depressa ou de forma muito incisiva. Usando os outros como seu centro, você terá dificuldades em sentir-se satisfeito.

É possível que você ofenda facilmente a sensibilidade das pessoas de cujo amor precisa, sem ao menos notar, pois o seu instinto básico é lançar-se aos desafios. Você se empenha em demasia, em vez de permitir-se entrar suavemente no espaço psíquico dos outros, pois seu desejo é liderar. Reluta em aceitar conselhos. Sentimentos de inveja, cobiça ou ciúme podem facilmente fazer com que você viva fora de si mesmo. Quando isso ocorre, as qualidades primitivas de Áries começam a assumir o controle do Nodo Sul. Como conseqüência, você instintivamente salta antes o olhar, reenergizando lições do passado que talvez já tenha dominado. Você rejuvenesce, mas também pode ficar mais irresponsável e infantil à medida que os anos passam. O potencial do mapa natal passa a ser usado para recomeçar as mesmas coisas uma vez atrás da outra. Talvez você tenha uma sensação aparente de crescimento, começo e iniciativa, quando de fato está usando a personalidade para empurrar o potencial do ser interior de volta ao passado.

O estilo de vida torna-se mais significativo quando você usa o espírito de Áries como um filtro pelo qual o Nodo Norte pode dirigir o restante do mapa. Dessa forma, você fica dentro das portas do Ascendente, e é capaz de focalizar o mapa inteiro através de um único referencial. Em vez de competir com o mundo, você tenta superar-se cada vez mais. Se o seu olho é maior que o estômago, é somente porque a energia de Áries no karma impessoal sempre supera a energia de Áries no mapa natal. Você percebe os desafios no ambiente externo, mas só aceita aqueles que estão no seu interior. Em vez de lutar consigo mesmo, você continua tomando novas iniciativas ao usar o seu potencial.  Pode ser que você esteja anos à frente de seu tempo, mas, se permanecer dentro da porta de entrada do ascendente, isso não incomodará. Somente no caso de você se comparar com os outros é que poderá sentir a solidão de estar num ponto de consciência que ninguém mais atingiu.

A unificação do seu ser é o que mantém ligado à sua fonte. Quando a sua personalidade conseguir identificar-se com essa idéia, todo o mapa funcionará voltado para um propósito único.  Naturalmente, o propósito pode mudar à medida que algumas das lições do Nodo são aprendidas e substituídas por outras. As experiências que estão em desarmonia com a alma não são capazes de fragmentá-lo. A lição que o ascendente em Áries acaba por entender é que o que importa não é o que os outros pensam de você, e sim a essência total do que você pensa de si mesmo. Mais importante ainda é a capacidade de ser você mesmo, em vez de pensar no que poderia ser. Você pode tomar iniciativas na vida durante muitos anos, sem realmente dar um início verdadeiro ao seu eu.

O Nodo Norte traz em si a qualidade do signo de Virgem, na sua busca da perfeição humana. Não importa o signo ocupado pelo Nodo Norte – é sempre a luta idealista em direção à divindade superior desse signo que perpetua o otimismo da alma em relação ao futuro. Quando a esperança de uma existência mais enriquecedora para a alma dirige o mapa através de um ascendente Áries, ela tenta descobrir a auto-estima. Não é importante superar as expectativas dos outros, a menos que o impulso nesse sentido venha do seu posicionamento particular do Nodo Norte. É mais importante considerar seu próprio potencial e saber, decididamente, como usá-lo. Pode ser que você tenha espírito de pioneiro, mas não por vontade de impressionar os outros. O seu estranho senso de auto-expressão emana da capacidade de apartar-se da dualidade para conectar-se com o ponto essencial de consciência que simboliza a verdadeira identidade.

A lição espiritual desse ascendente é nunca comparar-se com as expectativas dos outros. Seja capaz de estabelecer e controlar um ponto em si mesmo. Depois disso, quaisquer sentimentos, pensamentos ou atos negativos que possa viver só podem ocorrer se empregar mal a energia do seu ascendente. O verdadeiro desafio é permanecer dentro desse ponto do eu, e confiar nele. Mesmo que você possa sentir-se à frente de si mesmo, é preciso confiar que o Nodo Norte, e o restante do potencial que emana do seu ser interior, estão lhe dando uma firme retaguarda, protegendo-o do fracasso ou proporcionando apoio e orientação. É preciso não olhar para trás, caso contrário, duvidará da firmeza de seu alicerce. O ascendente em Áries pode ser um poderoso ponto focal para tudo o que vem de dentro e busca expressão exterior. O poder só tem força quando bem usado. A força só é eficaz quando direcionada com significado. Se conseguir aprender a valorizar a modéstia, não criará situações adversas que coloquem os outros entre você e seu ser interior. Você pode regular a corrente do seu Ascendente conforme o grau de necessidade de informação advinda do ambiente externo, e pode usá-lo para cumprir o potencial do seu mapa.

Quando o espírito da personalidade de Áries presta contas de si mesmo perante a alma, torna-se fácil ver como, no seu caso, evitar as contradições internas é uma condição de crescimento. Os filtros de personalidade desse Ascendente são tais que você não precisa prestar contas a ninguém mais pelo o que pensa ou faz; entretanto, ao prestar contas a si mesmo, terá de ser direito, autêntico e sincero. Somente assim a sua identidade é capaz de se manter no contato com o ego impessoal do mundo exterior.

Martin Schulman (Do livro: “O Ascendente – Sua Porta Kármica”)
 

Ascendente em TOURO _, o mais TENAZ do Zodíaco



Ascendente em Touro → O ascendente Touro tem a possibilidade inata de adquirir muita riqueza. Seu sentido natural de cordialidade e afeto cria um fluxo suave entre o ser interior e o ambiente externo. Você consegue ser firme e seguro sem ser frio, e sua grande afinidade com a natureza coloca-o em sintonia com a harmonia natural.
Se você enraizar sua identidade no karma impessoal, tentando igualar-se aos outros, pode facilmente deixar-se limitar por motivações mesquinhas. Pode tornar-se obsessivamente preocupado com dinheiro, a ponto de acreditar que ele é a medida do seu valor pessoal. Tende a comparar-se financeiramente com a esmagadora riqueza impessoal do mundo. Talvez se considere inadequado. Esse ascendente pode demonstrar cobiça sem ao menos perceber, pois quando o ascendente Touro se identifica com um mundo que é grande demais para ele, você acaba por ver-se num patamar inferior. O apego às posses, visando a sensação de segurança, pode ser obsessivo. Você sente a mudança no mundo e tenta manter-se firme no lugar por meio de objetos e circunstâncias que representem a estabilidade. Quanto mais procura imobilidade no mundo, mais sua paz interior passa a depender de fatores externos. Você pode tornar-se extremamente sensível ao ambiente, pois sua personalidade se identifica com tudo o que gera harmonia ou tumulto.
Como Touro é regido por Vênus, você é capaz de absorver muita coisa do ambiente.  Pode trazer para dentro de si, de forma mais ou menos permanente, as qualidades duradouras do karma impessoal. Você tende a reter o que é assimilado, seja ou não realmente útil. Então, sente dificuldades em desvencilhar-se de experiências passadas das quais, com o passar do tempo, preferiria ter-se livrado.
Quando a energia de Touro se enraíza em influências externas, é possível que, devido à sua natureza basicamente benévola, você inadvertidamente absorva os problemas dos outros. Acreditando que o que possui é seu, na verdade acaba possuindo “parte” das necessidades dos outros que, posteriormente, passa a achar que são suas. Infelizmente, você é sensível demais aos elementos do karma com poder de permanência. Assim, tudo aquilo em que se enreda pode, de fato, vir a escravizá-lo. Você acaba sendo possuído pela necessidade de possuir objetos e pessoas. E como a sua natureza gentil e suave não gosta de perturbar o mundo exterior (que interiorizou), é possível que encontre extrema dificuldade para se recuperar, devido ao peso das cargas que se transformam na sua identidade.
A procura do prazer através da beleza, da música, do dinheiro ou do sexo pode efetivamente dominar o seu estilo de vida. Por meio dessas vias, você tenta reassegurar-se do valor que tem. Pode até imaginar que possui os bens dos outros, porque, inconscientemente, é possível que absorva a essência das realizações alheias, convencendo-se de que são suas. Quando faz isso, entretanto, pode descuidar da preservação dos seus próprios recursos. O que inicialmente era busca de segurança pode acabar se transformando em fixação inconsciente na segurança na segurança dos outros, e, por fim, em timidez, reserva e sensação de falta de valor num mundo que tem mais do que você jamais poderia esperar conseguir.
Existe uma diferença entre ver o mundo e tentar ser o mundo. Quando você sente que muitas coisas do mundo estão acontecendo dentro de você, não vê necessidade de mudar um estilo de vida basicamente ineficaz. O que começa como inveja acaba se transformando em falso senso de segurança, à medida que divide sua lealdade entre o eu impessoal, que você acredita ser, e o eu pessoal, que está buscando a plenitude. O perigo de identificar-se com a essência do outro, ou de alimentar-se da identidade do outro, pode passar a ser muito real quando se tateia à procura de “arrimos” num mundo que muda depressa demais para ser compreendido. É curioso que, com todo o esforço aí implícito, você pode deixar de usar seus próprios recursos potenciais. Assim, se realizar alguma coisa, a realização não é verdadeiramente sua: é algo que tomou ou emprestou do karma impessoal. Portanto, talvez você sinta uma sensação de futilidade exatamente na área do objetivo de sua busca: a posse de si mesmo.
Uma das maiores dificuldades kármicas desse ascendente ocorre quando você se identifica com a consciência impessoal, pois tende a ver os outros não como são, e sim como partes coesas do eu que acredita ser. Como você sabe inconscientemente que as idéias sobre dinheiro, ciúme e insegurança vêm da consciência impessoal do mundo, pode acreditar realmente que todas as outras pessoas pensam da mesma forma. Assim, traz os outros para dentro de si, para confirmar suas convicções. Quanto mais faz isso, mas encontra resistência por parte deles. Na visão deles, você é teimoso, rígido, ou alguém que se recusa obstinadamente a perceber a diferença entre a sua compreensão pessoal do mundo e a perspectiva alheia. Quando isso ocorre, você tem a sensação de ser rejeitado e tende a voltar-se para dentro, apenas para constatar que não sabe usar a si mesmo, pois está acostumado demais a identificar seus recursos e seu senso de plenitude com o ambiente externo.
Quando permanece dentro da porta desse ascendente, entretanto, você descobre uma perspectiva muito diferente na vida. Em vez de identificar-se com a substância impessoal (que pode mudar em ocasiões que escapam totalmente ao seu controle), sua identidade está ligada ao seu potencial de expressão. À medida que as energias do mapa se filtram através do ascendente regido por Vênus, elas se fundem harmoniosamente com a sensação de utilidade. Você vê o potencial do ambiente, porém seus pensamentos, atos e sentimentos emanam do que percebe que de fato pode fazer. A sensação de segurança que esse ascendente busca será atingida pelo lento aprendizado do emprego dos talentos e capacidades inerentes ao horóscopo em coisas úteis. Dessa maneira, o mundo pode mudar, porque você continua sentindo estabilidade dentro do eu. Você aprende a importância de amar o eu em meio a situações e circunstâncias que impessoalmente podem ou não exalar o amor que você tem.  Os sentimentos vêm da alma; sua grande capacidade de sentir culmina num estilo de vida de suave plenitude. Você pode fazer aquisições ou colecionar objetos, e pode acumular muitas posses. Porém, nesse caso, o que o incita a adquirir posses é uma grande apreciação da beleza, e não as posses em si mesmas para impressionar os outros. Seja qual for o sentimento do ser interior (quando vem através do ascendente), ele se torna efetivamente concreto através do amor prático e gentil que faz parte da natureza do ascendente Touro. Você sabe fazer as coisas, e sabe fazê-las funcionar. Esse ascendente também consegue desfrutar e apreciar a música sem precisar entendê-la do ponto de vista técnico. Acima de tudo, a maneira de ver a realidade resulta num dos melhores filtros de personalidade de todo o zodíaco, com excepcional capacidade de deixar de fora todo o karma impessoal sem utilidade para a expressão do potencial interno. Você pode até esquecer as interferências impessoais que poderiam, do contrário, desviá-lo de seus propósitos. Você tem o dom da continuidade, e, depois de entrar em qualquer caminho, consegue trilhá-lo calmamente até o fim.  O ambiente externo pode apresentar distrações, mas você é capaz de ignorá-las se, em última análise, não tiverem nenhum valor. Dessa maneira, o ascendente Touro consegue perceber seu lugar no mundo na medida em que você é útil, e você acaba descobrindo que quanto mais faz, mais tem capacidade de fazer. Em vez de procurar “arrimos” na vida para escorar a sua segurança, você sente a sólida terra e traz dentro de si o conhecimento do que fazer com ela. Talvez você nem sempre verbalize tudo o que sabe, mas sua personalidade flui naturalmente. Os ascendentes em Touro são extremamente sensíveis às condições climáticas e podem sentir, de maneira clarividente, como as vibrações de qualquer dia determinado podem dificultar ou facilitar a realização do que já foi planejado.
O ascendente Touro tem o sentido da permanência, que vem da capacidade de planejar e seguir o plano até sua conclusão bem-sucedida. Se você fosse se identificar com algo externo, encontraria interferência demais para que os planos pudessem concretizar-se de fato. É somente quando permanece do lado de dentro que consegue deslizar seletivamente pelas circunstâncias mutáveis do karma impessoal e ao mesmo tempo conservar o seu propósito original.
Esse ascendente tem uma generosidade inata. O potencial do ser interior é usado pelo ascendente Touro para tornar possível a doação.  A sua personalidade deseja dar e sente-se mais à vontade consigo mesma quando consegue agradar os outros, dando-lhes o que eles valorizam. E, como Touro é o signo dos valores, você tem capacidade instintiva de conhecer  as necessidades das pessoas que ama. Dessa forma, a aquisição de dinheiro, riqueza e plenitude destina-se a colocar mais beleza e amor no mundo. Você sabe como expressar de forma coesa essas energias, construindo a si mesmo e a suas obras, e representa uma dádiva de valor significativo às pessoas cuja vida você toca.

Unicamente através da ação com amor e da dádiva com sentimento, a personalidade do ascendente Touro será autêntica.

“O Ascendente – Sua Porta Kármica”; Martin Schulman



Ascendente em GÊMEOS `, o mais ADAPTÁVEL do Zodíaco


Ascendente em Gêmeos → O ascendente Gêmeos se alicerça na instrução e na compreensão. Você tem uma percepção aguda e a capacidade de expressar de forma eloqüente tudo o que lhe vai pelo íntimo. É capaz de entender a natureza da dualidade, e mesmo que às vezes possa parecer hipócrita, é a sua capacidade inata de entender idéias conflitantes que o torna popular.
Quando você vive do lado de fora e se identifica com o karma impessoal, cai na armadilha da curiosidade. Como precisa conhecer tudo aquilo com que se identifica, logo aprende a copiar os maneirismos, os atos e as idéias dos outros. Ao fazer isso, absorve grande quantidade de informação: muito mais, na verdade, do que o seu ser interior é capaz de manejar. Como resultado, você muda rapidamente de uma “personalidade” a outra, evitando confrontar seu ser interior. Infelizmente, isso leva a um estilo de vida baseado na comparação. Você pode logo ficar descontente com o que a sua vida representa, pois vive, cobiçosamente e por delegação, muitas idéias dos outros. Sem contato com seu próprio centro, muitas vezes você fala de coisas sobre as quais não tem conhecimento real. Isso resulta em desafios verbais competitivos com os outros, que só tendem a deixar você frustrado e disperso.
Embora a sua agilidade mental seja admirável, ela pode, freqüentemente, não ter propósito. E como não está operando a partir do seu centro, pode passar a depender dos outros para dar foco ao potencial do seu ser interior. Este é o único ascendente que, com tanta facilidade de perder-se nos outros, pode vir a enxergar-se apenas de maneira superficial. Talvez a coisa menos confiável no karma impessoal seja o caleidoscópio mutável de idéias que existem a cada dia.Se você se identifica momentaneamente com essas idéias mutáveis, perde a capacidade de enfocar de modo centralizado a realidade para dar expressão a seu ser interior. Você pode ter muitos amigos e ser extremamente popular devido às milhares de idéias que o interessam, mas mesmo assim pode levar uma vida que, em última análise, não tem propósito.
Uma das maiores dificuldades que podem sobrevir a esse ascendente ocorre quando você se identifica com o karma impessoal no ambiente externo e começa subconscientemente a temer os efeitos das palavras sobre o seu ser interior. Você é particularmente sensível à linguagem, às palavras e à forma como é percebido pelos outros. Entretanto, graças ao seu desembaraço verbal, muitas vezes você esconde essa sensibilidade, ou se esconde de si mesmo. É aqui que a dualidade de Gêmeos lhe apresenta o maior desafio. Você quer que suas palavras tenham sentido para os outros, mas pode na verdade ter medo da profundidade com que pode ser afetado pelas palavras dos outros.
Uma das experiências mais comuns com esse ascendente é que, mesmo participando de milhares de atividades, você pode ter a sensação de que não está fazendo o que deveria. Isso vem da identificação externa que, por ser impessoal, não pode realmente dirigir a sua vida pessoal. Quanto mais você procura entender idéias, mais desassossegado e mutável você se torna (em sintonia com as idéias mutáveis da consciência que podem tão facilmente fragmentar o seu senso de propósito).
Ter interesse em tudo talvez não seja melhor do que não ter interesse em nada. Talvez se orgulhe de ser a única pessoa, dentre as que você conhece, a saber o que é widget. Entretanto, a identificação externa falha na hora de ajudá-lo a perceber que há coisas melhores a fazer com sua capacidade de compreensão. A atração por palavras cruzadas, jogos verbais, enigmas e as milhares de questões que a vida nos apresenta a cada minuto podem levar a mente ao último estágio de análise. Durante todo esse tempo, o ser interior fica inoperante, incapaz de reagir, porque você está ocupado demais com a identificação fora do ascendente.
Quando a identidade está alicerçada dentro das portas do ascendente Gêmeos, entretanto, você tem uma perspectiva completamente diferente da vida. Todos os diferentes potenciais do mapa entram em foco por causa da capacidade de perceber suas relações mútuas. Você sente que possui um grande manancial de recursos, e é capaz de ativar idéias através de uma eloqüente corrente mental que constantemente extravasa do seu ser. Em vez de manifestar idéias e atitudes inspiradas nos outros, você sabe como ordenar seus pensamentos para que eles expressem da melhor forma o que está sentindo. Seu senso instintivo de curiosidade baseia-se no interesse, não na competição nem na comparação. Como resultado, você é capaz de aprender muito com as idéias existentes no Karma impessoal, mas elas nunca o desviam das suas próprias idéias. Você é capaz de entender os conceitos do mundo, que são esboços esquemáticos ou partes do todo integrado que vêm do seu potencial íntimo. Você é um comunicador nato, e se ficar dentro das portas do ascendente pode exercer um controle fácil sobre as idéias que transmite e sobre os meios que usa para expressá-las. Você será um poeta, um escritor ou um professor, pois as suas palavras (que não vêm de fragmentos desconjuntados do karma impessoal) estão sendo estimuladas pelo ser interior, que é dirigido pela alma. Você tem aptidão natural para usar todos os tipos de meios de comunicação na transmissão de idéias. Seu verdadeiro talento, entretanto, está na capacidade de educar, de aprender e de adquirir uma compreensão sempre maior de si mesmo.
Esse é um dos mais complexos ascendentes do zodíaco, pois Gêmeos é simbolizado pelos gêmeos lendários, Castor e Pólux. Como um dos gêmeos é mortal e o outro imortal, você sente a dualidade dessas duas perspectivas diferentes. O gêmeo mortal sabe que acabará morrendo e, portanto, está sempre fugindo de tudo o que simboliza finalização. O gêmeo imortal enxerga além desse fato e entende a vida como um eterno fluxo de idéias. Esse gêmeo imortal em geral não tem dificuldade em ficar dentro das portas do ascendente. O gêmeo mortal foge do eu sempre que você sente alguma forma de conclusão (que o gêmeo mortal, temerosamente, interpreta como morte). Quando isso ocorre, o gêmeo mortal tenta estabelecer uma identificação temporária com qualquer outra coisa, para que possa ligar sua mente à idéia de sobrevivência. Você fica eternamente dividido entre a identificação com o karma impessoal ou a consciência da raça, e o karma pessoal, com o qual precisa lidar por meio do ser interior. Em conseqüência, a personalidade tem uma clara sensação de desunião, as idéias passam a ter dois lados, as questões têm verdades diferentes quando vistas sob prismas diferentes. Até a noção do eu é uma dualidade. Você é tanto um transmissor quanto um receptor de idéias. Se conseguir manter os dois gêmeos dentro do ascendente, poderá chegar à compreensão de si mesmo. Mas se um dos gêmeos, por medo, sair do ascendente, a identidade externa e a identidade interna sempre serão desarmônica.
As pessoas que precisam comunicar-se querem ser entendidas pelos outros. Quem tem ascendente Gêmeos se empenha tanto em chegar até os outros que, inconscientemente fica com a consciência da outra pessoa até assimilar as suas idéias, o que provoca mais cisão. O ego do gêmeo mortal procura um lar aceitável para seus pensamentos na mente de outros. Quando você percebe isso, é capaz de aprender a controlar o gêmeo mortal por meio do conhecimento superior do gêmeo imortal. Dessa forma, em vez de sair de si mesmo (por medo ou vontade de fazer com que os outros entendam melhor o que você sabe) você pode manter suas duas metades dentro da porta do ascendente, e sentir que sua mente entra em acordo no conjunto de sua própria expressão criativa. Isto não significa que a realimentação do mundo externo seja desnecessária, porque é verdade que um comunicador precisa ter contato com uma variedade de idéias para ser capaz de acrescentar cor, dimensão e significado a tudo o que está tentando exprimir. Entretanto, a maneira como você sente as idéias do karma impessoal deve ser impessoal. O ascendente Gêmeos precisa aprender a usar as idéias oriundas dos outros sem tornar-se um mero mímico.
Quando as duas metades do ascendente se alinham, forma-se um duplo canal de entendimento. O gêmeo mortal questiona o que o gêmeo imortal sabe congenitamente. O gêmeo mortal coleta e recorda informação do ambiente externo, para poder comprovar  e validar tudo o que o gêmeo imortal exprime através da personalidade. Cada vez que uma idéia emana do ser interior, ela é confirmada por uma idéia parecida ou semelhante cuja existência o gêmeo mortal já vislumbrou no karma impessoal; em seguida, a metade mortal do ascendente descarta a idéia, enquanto a metade imortal pode expressar-se tendo como retaguarda o pleno potencial do mapa do indivíduo. Dessa forma, um fluxo controlado de informação opera sempre através do ascendente Gêmeos. E, através da confirmação e da expressão desse processo de pensamento, você é capaz de validar constantemente o seu relacionamento com o mundo das idéias.
Se você tem Gêmeos em elevação e vive do lado de fora, tende a identificar-se com os comunicadores e escritores, o que o faz sentir-se mais culto e mais informado. Assim, pode levar uma vida muito superficial. Pode ficar tão obcecado por detalhes insignificantes que nunca chega a atingir aquela plenitude de entendimento que é, na verdade, o seu karma. Quando você vive do lado de dentro, é capaz de ir além da identificação pessoal com as pessoas que admira, conseguindo captar a essência do período histórico, do lugar na civilização e da contribuição à cultura feitas por escritores e comunicadores, além de captar o significado mais profundo do que está realmente sendo dito. Você pode se libertar da análise dos significados específicos de palavras, frases ou formas de expressão e perceber o verdadeiro espírito da comunicação, que é a sua contribuição para um mundo civilizado.
“O Ascendente – Sua Porta Kármica”; Martin Schulman
  

Ascendente em CÂNCER a – Vivendo de passado



O ascendente Câncer traz consigo a capacidade de alimentar e de aquecer, e a essência do que é sentir que o eu tem um lar. Sob a regência da Lua (diretamente ligada à alma), esse ascendente muito especial é capaz de expressar o mapa todo no nível da alma. Você tem muita sensibilidade aos valores de lealdade e devoção, e à qualidade protetora que sustenta os sentimentos mais valiosos. Para verdadeiramente entender e usar esse ascendente, é preciso perceber a diferença entre sentimento e emoção. O sentimento caracteriza-se por uma permanência que se sobrepõe à maré mutável das emoções. A capacidade de importar-se com coisas, pessoas ou com o mundo em geral é um sentimento que emana da qualidade da alma. As emoções cotidianas que você sente derivam das reações mutáveis ao ambiente.O sentimento depende menos do ambiente, e graças à sua continuidade lhe confere a sensação de uma identidade estabilizada em seu interior. A emocionalidade desse ascendente só se acentua quando existe identificação com o karma externo.

O mundo está sempre mudando – seus estados de espíritos são mais variáveis que as mudanças climáticas. Quem tem Câncer em elevação e procura encontrar-se através dos outros tende a tornar-se particularmente sensível à absorção de emoções negativas. Seu instinto natural é aquecer, suavizar, apaziguar e nutrir. Se você, inconscientemente, se identifica com o karma impessoal, essas qualidades são ativadas sempre que faz o que acredita ser uma tentativa de sentir-se seguro. Dessa forma, pode ficar mal-humorado e tentar concentrar-se na lembrança de emoções positivas do passado com o intuito de aquietar e atenuar a emoção do presente. Mesmo assim, não percebe que essa emoção, para início de conversa, nunca foi realmente sua.

O signo de Câncer reúne e retém; isso faz com que você assimile o ambiente quase como um ímã. A atmosfera adere a você; mas como essas experiências, ou esses sentimentos, na verdade têm origem em diferentes centros impessoais da consciência externa, eles não contribuem para aumentar sua segurança. Sua intuição natural pode beneficiar mais os outros do que você mesmo, caso você passe a solidarizar-se com todas as queixas passageiras da consciência externa.

Você não pode dar estrutura a todos (na verdade, a ninguém) enquanto não encontrar um lar dentro do eu. A identificação com as influências externas faz com que se apegue à momentânea aparência de segurança dos outros. Você se desilude, se decepciona e se desencanta inúmeras vezes, à medida que o mundo mutável cria e recria impessoalmente seu karma.

Esse ascendente tem o dom da intimidade e da personalização; para você, é difícil ficar indiferente a qualquer indivíduo. Em conseqüência, pode facilmente e de modo errôneo interpretar as pequenas desconsiderações ou a falta de afeto que talvez sinta no ambiente impessoal como uma rejeição à sua pessoa. E, como você está do lado de fora olhando para dentro, é fácil usar negativamente a imaginação e voltar esse senso de rejeição pessoal contra si mesmo. Neste caso, é possível que imagine que suas necessidades passam desapercebidas num mundo grande demais ou  ocupado demais para perceber o quanto, pessoalmente, deseja fazer parte dele.

Você, freqüentemente dá aos outros muito mais do que pensa. Isso acontece porque as pessoas que recebem suas dádivas levam a vida em frente, enquanto você fica preso ao passado. Essa ligação com as memórias passadas se explica em grande parte pela identificação com a consciência exterior. Agir com autonomia é a condição básica para dar andamento à vida no seu próprio ritmo. Porém, se você tentar buscar seu centro no karma exterior, o conjunto de pensamentos e emoções em mutação muito lenta pode, de fato, fazer com que você se imobilize na concepção de como o mundo era, em vez de perceber qual é a sua relação com ele no presente. Esta afirmação, à primeira vista, parece paradoxal, uma vez que o karma impessoal muda a cada minuto. Mas, no contexto dessas mudanças, o grosso do karma mundial quase não muda. O ascendente em Câncer pode ser tragado por essa essência mais ampla de deterioração caso você, vivendo do lado de fora, tente conservar sentimentos passados de segurança.

A esfera emocional da sua vida pode ser muito pontilhada de começos e recomeços sem que você jamais consiga desenvolver realmente o senso de segurança emocional que procura. Seu senso de lealdade e devoção volta-se para idéias e pessoas que sempre parecem deixá-lo para trás. E quando tenta conservar o senso da família mundial por meio da reconfortante proximidade, sua receptividade psíquica é constantemente desviada do foco central que você tenta estabelecer. Uma das maiores alegrias da vida é dar, prover ou observar como nasce, cresce e desabrocha aquilo que foi dado. Ao enraizar sua identidade na consciência exterior, você fica incapacitado de viver esses sentimentos. Em vez disso, o estilo da sua vida é o resultado da agitação febril da emoção impessoal que lhe corrói constantemente os alicerces. Quanto mais você tentar garantir sua segurança, mais absorverá e reterá as emoções sem sentido cujo centro não está dentro de você e que se originam de tudo o que não faz parte da sua vida pessoal; por isso, a todo momento elas se espalham em diferentes direções. Assim, suas emoções oscilam muito, causando grande frustração.

Em tais circunstâncias, a sua vocação natural para conservar objetos, experiências e pessoas trabalha contra você. Você retém cargas, e embora tente adquirir forças para arcar com elas, reabsorve constantemente a emoção excedente de outras fontes, que acaba por transformar-se em carga adicional. Assim, você vive um ciclo vicioso, agarrando-se a tudo o que tenha a aparência de segurança emocional. Pode apegar-se a dinheiro e a pessoas, se achar que isso pode protegê-lo e suprir suas necessidades. Ao agir dessa forma, o que você dá como pagamento inconscientemente, é a sua dependência emocional.

A maior parte do karma é conseqüência de lembranças emocionais. E como Câncer é muito vulnerável e sensível às memórias emocionais do ambiente, você tem facilidade em absorver o karma dos outros, sem ao menos perceber. Quando tenta encontrar sua segurança pessoal num lar que está do lado de fora, você tende a criar e recriar os problemas dos outros dentro do seu próprio território.

Quando a identidade é mantida dentro da porta do ascendente em Câncer, toda a perspectiva de vida é diferente. Você percebe tudo através dos sentimentos, e não das emoções. Tudo o que está dentro, antes de ser expresso, é filtrado pela capacidade intuitiva e instintiva de sentir a si mesmo e ao ambiente. Você consegue sentir a plenitude dentro de si mesmo, em vez de buscá-la nos outros. Sente-se em casa consigo mesmo, sente-se protegido, pois é orientado pelos sentimentos ligados à alma. Em vez de ser afetado pelas emoções negativas do karma exterior, você é capaz de usar a sensibilidade para sintonizar-se com os padrões móveis da natureza. Você entende o fluxo diário e sazonal das correntes naturais; sabe como alimentar-se da beleza e da harmonia inerentes à natureza. Até sabe, instintivamente, que alimentos fazem com que se manifeste o ritmo natural da sua alma.

O ascendente Câncer tem uma benção muito especial, pois simboliza o milagre do nascimento. Quer se trate do nascimento físico ou do nascimento de uma idéia, ele é de todo modo a fonte original do sentimento. Tudo o que está dentro de sua alma pode manifestar-se se se identificar com seus verdadeiros sentimentos. Dessa forma, a sua natureza divina, não afetada pelos estímulos externos, pode extravasar por seu intermédio e impregnar tudo o que você faz. Ora infantil, ora um tanto superprotetor, você é a seiva essencial da árvore, livrando o alimento aos galhos que dependem de você.

Sempre que contrariar seus verdadeiros sentimentos, estará sujeito às incontáveis emoções deprimentes do karma impessoal. Entretanto, se der vazão aos seus verdadeiros sentimentos, descobrirá que tem acesso às mais cálidas e gratificantes experiências que a vida tem a oferecer.

“O Ascendente – Sua Porta Kármica”; Martin Schulman



Ascendente em Leão b – O Otimista do Zodíaco

O ascendente Leão traz em si o princípio criativo da vida. Você tem tanto a vontade quanto o poder de exprimir a beleza radiante que sente em seu interior. Sabe como aproveitar as oportunidades de ouro para deixar que seu ser interior se expanda através do brilho solar da sua personalidade. Este é o mais esperançoso e otimista dos ascendentes do zodíaco. E, como resultado desses dois atributos, você será capaz de ter sucesso em tudo o que deseja realizar.

Às vezes, a força desse ascendente é esmagadora demais. Em vez de ater-se ao que lhe vai pelo íntimo, você tenta ir além e começa a identificar-se com o karma impessoal. Sente-se, então, atraído pelo brilho, pelo glamour e pela insensatez de circunstâncias ou fatos teatrais e melodramáticos que podem acabar ditando as regras de sua vida. O ego de Leão é poderoso. Quando você se identifica com o ego impessoal do mundo exterior, ele tende a multiplicar-se e escapar ao seu controle. O resultado é que esse ascendente pode facilmente perder-se em tudo o que promove o auto-engrandecimento. Infelizmente, ao agir dessa forma, absolutamente não é você que está sendo promovido – pelo contrário, está promovendo os pensamentos, sentimentos e atos impessoais a que chama de sua identidade. Assim, por mais bem-sucedido financeiramente que possa vir a ser, ou por mais magnânimo, generoso e expansivo que de fato possa ser, resta sempre uma sensação desagradável de estar faltando alguma coisa.

Mais que para qualquer outro ascendente, no seu caso é extremamente importante ater-se à personalidade. O Sol simboliza o centro das coisas; para ser eficaz, seu poder precisa emanar do centro do círculo para fora, em direção à circunferência. Quando você se identifica com o karma impessoal no ambiente externo, isso não é possível. Em vez de estar no centro do círculo, você tenta ficar no centro dos círculos de outras pessoas, e ser para elas o que deveria de fato ser para si mesmo. Como resultado, você se desdobra para chamar a atenção. Procura ser admirado e tenta mostrar aos outros tudo o que poderiam estar fazendo com as suas vidas. Entretanto, o karma impessoal do ambiente muda e o mesmo acontece com os exemplos que você dá aos outros. Em conseqüência, o seu ponto de consciência está sempre mudando – uma forma de proteger do aniquilamento o ego perdido.

Os interesses do ascendente Leão podem girar em torno da riqueza, da fama, da notoriedade e do aplauso das pessoas que mantém por perto por serem inferiores em certos aspectos. Entretanto, isso tudo é passageiro e na verdade não proporciona a esse ascendente a oportunidade de desabrochar.

Você pode criar muitas ilusões a seu respeito e a respeito do mundo porque, quando vive fora do eu, transforma-se em algo parecido a uma lente de aumento das ilusões do ego que existem no karma impessoal. O exagero passa a ser um modo normal de vida, e o orgulho é a carruagem de esplendor que você dirige. Qualquer ataque feito por alguém costuma servir apenas para colocá-lo numa trilha cujo destino final é a busca do poder. Você dá conselhos em abundância e com desembaraço, pois isso lhe dá uma falsa sensação de estar numa posição de controle. É capaz de fazer algo pelos outros para mostrar-lhes quão pouco fazem por si mesmos. Em resumo, pode facilmente transformar-se no modelo de tudo o que todos desejam. E, para manter a imagem, também precisa adquirir um poderoso complexo de mártir. Quanto mais você se sobrecarrega arrastando os outros, mais facilmente consegue encontrar justificativas para fazê-lo. Em conseqüência, a sua personalidade acaba às voltas com uma competição viciosa, onde você cria não apenas as ações, mas também as reações dos outros. Nessas circunstâncias, é praticamente impossível olhar para dentro, porque sua luz brilha demais, seu poder é demasiado, e seu controle é forte demais para que o ser interior possa responder positivamente a uma tal força. Dessa forma, você continua estimulando os outros e não a si mesmo. E quanto mais descobre que é capaz de chamar a atenção dos outros criando ilusões dramáticas, menor a sua necessidade de viver no mundo real. Como resultado, concebe um universo onde somente você tem controle sobre as regras que valem para todos os outros. O conhecimento e a compreensão estão acima de críticas nesse reino inconsciente onde você, de certa forma, está isolado e acima das pessoas de cujo amor verdadeiramente precisa.

É possível que você acabe acreditando que é a fonte do brilho dos outros. Você é a esperança, a salvação e a única força mentora capaz de mostrar aos outros como desvencilhar-se de suas dificuldades terrenas. Quanto mais você criar esse tipo de imagem, mais precisará procurar no ambiente externo, os objetos, pessoas ou circunstâncias que lhe darão apoio. Em vez de ter controle sobre si, passará a ser controlado pelo ambiente. Deixar-se-á seduzir pelos desafios. As promessas de sucesso e realização em áreas divergentes podem desviá-lo de suas metas. E quando se rebaixar ao nível das necessidades dos outros, poderá facilmente desperdiçar suas energias, tentando provar tudo o que não tem realmente certeza de ser.

O princípio criativo tem uma bênção inata muito especial. É exatamente o primeiro hexagrama do I Ching, o Livro das Mutações. Criar é imitar o Criador. É a própria inspiração da vida em si. Por isso, tudo o que você cria é um reflexo da sua interpretação do poder criativo do seu Deus. A criatividade, portanto, acarreta uma pesada responsabilidade. Seja qual for a interpretação que você dê à idéia de divindade, parece provável que estamos nesta Terra com o propósito de expressar a criação. Quando o seu ascendente Leão aprende a ficar dentro do eu, tudo o que é criado, além de originar-se do potencial do ser interior, é orientado para o aperfeiçoamento da lama. Dessa forma, em vez de ficar obcecado pelo poder que não sabe usar, você é capaz de irradiar tudo o que busca expressar-se a partir do seu íntimo. Quando vence um desafio, não é por espírito de competição, e sim porque está em sua natureza dominar tudo o que enfrenta. Exercer controle não é controlar os outros; é saber assumir o controle do ser interior. Em vez do orgulho e do ego perdido (que em geral provoca orgulho), o que existe é a busca de uma qualidade de vida que não faz das experiências um empecilho à emulação da noção de Deus. Assim, dentro das portas do ascendente, você está em harmonia com a grandeza e com o poder da expressão criativa do potencial da sua alma. E, dentro dessa grandeza, há muito espaço para a humanidade e a modéstia, pois você não está competindo com os outros. Consegue discernir, no karma impessoal, o que seduz o ego, mas conhece seu próprio propósito criativo, que o controla e o mantém a salvo dentro dos parâmetros da sua trajetória pessoal de vida.

Regido pelo Sol, esse ascendente simboliza a quintessência da personalidade iluminada. Quando a identidade é mantida dentro do ascendente, os atributos da sinceridade, da lealdade e da decência moral transformam-se em pontos focais da consciência do mapa como um todo. Em conseqüência, você pode participar diretamente da bondade da vida que, criativamente, dá expressão a tudo o que é bom. Em vez de viver através do falso orgulho, você pode usar sua poderosa noção do eu para evitar usar os outros. Assim, um ascendente Leão pode ser um glorioso exemplo da grandeza da humanidade em sua mais brilhante manifestação.
“O Ascendente – Sua Porta Kármica”; Martin Schulman



Ascendente em VIRGEM c, o mais CRÍTICO do Zodíaco



Ascendente em Virgem → O Ascendente em Virgem simboliza a capacidade humana de ordenar a personalidade. Se você tem Virgem em elevação, sabe discriminar o que é bom e o que, em última análise, traz à tona a pureza da alma. Este é o mais sensível filtro de personalidade dentre todos os ascendentes do zodíaco. Seu senso inato de decência corre por um canal extremamente estreito, que se mantém dentro de seus limites e o protege de tudo o que poderia, de outra forma, destruir a pureza dos ideais. Você pode ser solícito, cultivado e humano, dentro de uma estrutura referencial racional que é a própria essência da sua personalidade.
Se você se identificar com o karma externo (e viver fora do Ascendente) pode ter um estilo de vida completamente frustrante. No decorrer de um único dia, literalmente milhões e milhões de pensamentos e idéias fluem pelo éter. Sua grande sensibilidade, a par da necessidade de instaurar a ordem, faz com que você examine criticamente todos os pensamentos absorvidos. Isso pode ser sentido como um constante fluxo de nervosismo, pois por mais que haja análise, nada pode ser solucionado. Seu comportamento pode ser febril, impelindo-o incessantemente a criticar e a ocupar-se de karma que não é realmente pessoal.
É possível que você se torne uma pessoa excessivamente preocupada com a saúde, ou até mesmo hipocondríaca ou obsessiva, à mercê de manias do momento ou de conselhos dos outros. Pode ter uma atitude mais do que exagerada e fastidiosa em relação ao trabalho, para dar vazão á energia nervosa que sem querer está sendo criada. Ao examinar o que realmente o perturba, pode ser que se envolva com tantos detalhes oriundos do ambiente externo que talvez acabe se tornando vítima do perfeccionismo.
Quanto mais tentar ordenar pessoalmente o seu ambiente (que, impessoalmente, precisa de qualquer forma obedecer à sua própria ordem), mais ficará fora de sintonia com a realidade de sua relação com o mundo. Você tenta resolver enigmas cuja solução está além de suas possibilidades, ou então reage ao equilíbrio mutável da natureza como se, de certa forma, ele estivesse pessoalmente perturbando a ordem que idealizou. Naturalmente, quando você vive do lado de fora do Ascendente e tem uma boa noção de ordem, pode facilmente tomar a desordem do ambiente como uma afronta pessoal. O maior problema da personalidade de Ascendente Virgem (quando se identifica com as influências externas) é a maneira de lidar com os outros enquanto seres humanos. Por causa do nervosismo e da tentativa de isolar-se de tudo o que possa ser absorvido e que seja muito rude ou muito desordenado para se encaixar na sua concepção pessoal e ideal do universo, você tende a cristalizar a estrutura de sua personalidade. É possível que divida a si mesmo em pequenos compartimentos, todos eles esmeradamente organizados. Você não sente o fluxo da vida que permite à personalidade uma integração fácil com os outros. Na relação com os outros, você se torna excessivamente mecânico, rigidamente defensivo ou criticamente intolerante, ao mesmo tempo em que avalia se o seu universo pessoal está sendo aceito ou arrasado.
Você se julga pelos seus ideais. Os outros, você julga pelos atos. E, sistematicamente, tenta formar um círculo de amigos e conhecidos ajustado à ordem que delineou. Todas as pessoas são imperfeitas, o que é decepcionante. Como você se identifica com os outros, acredita na possibilidade de as imperfeições deles lhe serem transmitidas. De certa forma, percebe o mundo como um lugar contagioso, onde se precisa ser rigidamente defensivo (para sobreviver) ou vê as pessoas como extensões do que fazem e possuem (em vez de vê-las como os seres humanos que tentam ser).
Quando você vive dentro da porta protetora do seu Ascendente, a percepção que tem de si mesmo, bem como sua relação com os outros e com o mundo externo, são radicalmente diferentes. Essa perspectiva significa que você já não pode ser juiz do mundo externo. Você tenta purificar suas próprias motivações. É sensível ao potencial do seu ser interior e sabe como expressá-lo através da ordem e da razão. Em vez de se criticar e aos outros, você usa sua aguçada capacidade discriminatória para expressar-se da melhor forma sempre que tem oportunidade.
Virgem é um Ascendente excepcional. Quando você vive do lado de dentro, ele desperta a qualidade e a pureza do mapa todo. Mesmo quando o horóscopo contém aspectos característicos da natureza inferior da humanidade, eles vão sendo apurados à medida que passam pelo filtro do ascendente em Virgem. Se você vive do lado de fora, os ideais do Ascendente Virgem passam a ser inatingíveis, de tão elevados.
Assim, fça o que fizer, você nunca se satisfaz. Entretanto, quando vive dentro da porta kármica do ascendente (ligado à sua fonte), você consegue facilmente operar em níveis kármicos positivos. Nada pode emanar desse mapa que esteja abaixo dos padrões do seu elevado caráter moral. Nesse sentido, você não transige, pois, em vez de criticar os outros, procura manter um nível de consciência através do qual se possam manifestar os potenciais mais elevados do ser interior. Você conhece o valor moral da identidade e sabe que precisa obedecer a si mesmo, se quiser servir a si mesmo. Em vez de formar juízos de valor sobre as normas da sociedade existentes no karma impessoal, você conserva dentro de si uma ética discriminativa mais apurada. Se se  identificasse com o karma externo, estaria identificando-se pessoalmente com tudo o que precisa ser corrigido no mundo. Em conseqüência, poderia parecer que tudo o que você pensa e faz está, em certo sentido, errado, ou que os outros, em certo sentido, precisam corrigi-lo. Isso poderia resultar em acentuados sentimentos de inferioridade. Para contrabalançar, talvez você critique os outros, o que nunca o convence plenamente de que a sua personalidade opera adequadamente num nível satisfatório para a alma. Assim, pode acabar sendo um perfeccionista sem objetivo. Entretanto, quando a sua identidade está firmemente enraizada do lado de dentro do Ascendente, consegue delinear sistemas com os quais se sente capaz de operar em qualquer situação.
Como é naturalmente atento aos detalhes, você tem tendência de examinar-se mentalmente com freqüência. Estuda e analisa maneiras de ordenar melhor a mente. Idealiza métodos “de computador” para classificar e armazenar informações. Quando a sua identidade tem raízes fora do Ascendente, você tende a manipular a mente, e quanto mais consegue descobrir locais e categorias de armazenamento para tudo que entra, mais sente que a sua consciência pessoal é funcionalmente eficaz. A dificuldade aqui é que talvez passe a vida toda resolvendo problemas de personalidade que só existem porque você internalizou uma grande quantidade de informações, apenas para pôr à prova as formas que encontrou para fazer a mente funcionar. Como conseqüência, você trabalha a mente, em vez de trabalhar por meio dela, tentando mecanicamente criar uma consciência aceitável. Ocupa-se de um grande número de pensamentos extras que levam a respostas, mas não a soluções. Quanto mais tenta ordenar a consciência, na realidade mais você se desumaniza. Como conseqüência, em vez de sentir a vida como ela é, pode cair na armadilha de tornar-se um fantoche robótico, muitas vezes reagindo negativamente às cordas puxadas e aos botões pressionados por você mesmo.
Quando fica do lado de dentro desse Ascendente, você não precisa manipular. A fonte de sua consciência passa a ser você, e não partes externas do karma impessoal que, de certa forma, tentam juntar as peças do seu quebra-cabeça. Depois que essa consciência for purificada e expressa, os ideais de Virgem atuam como filtro discriminador, permitindo que você opere por meio da mente, em vez de trabalhar a mente. O que você procura na vida é qualidade, não quantidade. É capaz de fazer isso sem precisar criticar o karma impessoal que não lhe diz respeito. Divisa uma ordem nas coisas como são; deixa de ser puritanamente crítico e passa a agir com modéstia e grandes resultados. Você tem muita noção do aqui e agora, e sabe usar o melhor do potencial do seu mapa sem fragmentar-se. Quanto mais opera a partir do ser interior, mais o Ascendente Virgem o conduz para cima. É capaz de sentir prontamente a essência divina nos objetos e nas idéias. Em vez de encher a mente com ninharias externas, consegue ter um estilo de vida eficiente.
Como o Nodo Norte (por sua qualidade purificadora) é muito parecido co o signo de Virgem, você consegue aprender com facilidade as lições indicadas pela sua alma. Não é necessário transigir. O Ascendente em Virgem, adequadamente usado, não é um produto do ego. Pelo contrário, você procura uma compreensão mais elevada do potencial do eu, não apenas dentro do referencial da sua capacidade, mas também dentro do contexto do cumprimento significativo das obrigações por meio do contato útil com o ambiente impessoal. Assim, não precisa analisar-se para entender quem é. Tudo o que precisa fazer é deixar que as diferentes partes de você funcionem através dos filtros categóricos do Ascendente Virgem.

“O Ascendente – Sua Porta Kármica”; Martin Schulman

  

Ascendente em LIBRA d, o mais SINGULAR do Zodíaco



Ascendente em Libra ® É um dos mais singulares ascendentes do zodíaco. Para entendê-lo, lembre-se de que o ascendente, em si, significa o sol nascente. É a esperança da humanidade para o dia todo. Otimistas, esperamos que, assim como o Sol, despontem também nossos sonhos, nossos planos e a necessidade de expressão que sentimos emanar do nosso ser. Quando um dos seis primeiros signos do zodíaco ocupa o ascendente, a natureza inferior da pessoa tende a seguir o curso expansivo do sol nascente. Assim, em âmbito reduzido nossas qualidades humanas simulam as qualidades naturais do universo em que vivemos.
Como sétimo signo do zodíaco, entretanto, Libra representa o sol poente. Depois que a humanidade tenta expressar sua individualidade pessoal, chega a um ponto em que percebe as implicações do pôr-do-sol. No ascendente Libra, a humanidade não conta com a esperança nem com as expectativas otimistas do sol nascente para fazê-la atravessar o dia. Pelo contrário, sente que o esforço pessoal se esgota e vê que é inútil tentar impor sua vontade aos outros.
Para quem tem Libra no ascendente, a personalidade é composta de amor, de harmonia e da capacidade de compartilhar cooperativamente a essência da beleza captada. Benevolente por natureza, afável e amistoso, você acha que manifestar ostensivamente o ego está fora da trajetória pacífica de vida a que tem direito. Você tem dificuldade para acionar o seu ego, pois sua natureza não admite que você use o ego apenas para si mesmo.  Esse é o único ascendente realmente capaz de chegar ao estado de completa ausência de egoísmo, à medida que atinge uma maior harmonia com o equilíbrio da natureza. Como nesse caso a expressão do ego é extremamente fraca, é fácil viver do lado de fora.
Quando você permite que sua identidade fique ligada a forças de fora do ascendente, leva um estilo de vida de extremos. Ao tentar sentir a harmonia e o amor dentro de si (o que é, na verdade, a sua natureza básica), você faz um esforço contínuo para harmonizar os diferentes tipos de karma impessoal que internaliza do ambiente. Daí resulta freqüentemente um desacordo interior, que o faz buscar uma tentativa de compensação. É possível que você não viva suficientemente um determinado aspecto da vida e, numa atitude radical, exagere algum outro aspecto, sem nenhuma relação com o primeiro, mas que dá uma ilusão de equilíbrio. Dessa forma, pode ser que você veja televisão demais, para contrabalancear sentimentos de rejeição que absorveu. Ou que coma demais, caso as roupas que compra não satisfaça seu apurado sentido de cores e padrões. Nos dois exemplos, as soluções escolhidas, em última análise, não têm correspondência com o que as motivou. Você pode absorver uma idéia desarmônica no decorrer de uma conversa do dia-a-dia e depois fazer um esforço sobre-humano para encontrar uma idéia contrária capaz de proporcionar uma falsa noção de equilíbrio. Dessa forma, pode vir a transformar-se num caleidoscópio de opostos, sem jamais sentir ou incorporar nenhuma das idéias que circulam, mas tentando, mesmo assim, conservar a noção de equilíbrio num mundo de contrários.
Em conversas, muitas vezes você expõe o ponto de vista oposto, não necessariamente por concordar com ele nem por querer defendê-lo, mas porque sente que é preciso apresentar os dois lados de uma questão.
A natureza do amor não vem de um mundo de opostos, ela é a verdadeira aceitação de tudo o que realmente existe. Quando você vive do lado de fora, não consegue ter essa experiência. Em vez disso, o que sente é a desarmonia advinda da decepção do ego que está implícita no karma impessoal. Você não consegue exprimir com convicção  o cortejo descontínuo de idéias que flui por seu intermédio, porque não está firme em sua fonte. Assim, fica muito indeciso e inseguro e pode nunca entender claramente a natureza da verdade. Em vez de ser original e único, você tende a embaralhar-se com idéias de segunda mão e pode não saber transformar idéias em atos.
Em níveis inconscientes, você se une a qualquer pessoa cujas idéias lhe proporcionem uma sensação de aceitação pacífica. Assim, sutilmente, forma parcerias e relacionamentos íntimos com muita gente. Descobre onde falta harmonia e amor em cada pessoa, e tenta preencher esse vazio. Isso ajuda a superar possíveis sentimentos pessoais de rejeição. Como essas sutis alianças inconscientes na realidade não são absolutamente pessoais, você nunca sente de fato a plenitude do amor, que é o que a sua alma verdadeiramente procura.
A vida, nesse caso, se resume praticamente a um mundo de sonhos criado por você. Entretanto, como o seu ascendente Libra se identifica com o karma impessoal, o sonho que você vive nem mesmo é seu de fato! Você reflete o sonho dos outros; quando tenta se enxergar, não vê quase nada por causa da névoa em que o mundo o envolveu, com o seu consentimento. Praticamente obcecado em criar harmonia nos outros, muitas vezes você tem dificuldade em saber realmente quais são as suas próprias necessidades. Assim, sua sensação de bem-estar passa a depender quase totalmente das forças e de pessoas fora de você. Você faz dos outros o sol nascente da sua vida, e em vez de irradiar a partir de um único centro de ser, transforma-se num círculo que gira em torno dos centros dos outros.
Você pode acabar percebendo que as qualidades que expressa não são verdadeiramente suas. Isso provoca frustração e dá uma sensação de que nada o levará ao seu lugar especial no mundo. Você não é exigente consigo mesmo e, portanto, não consegue competir com o ímpeto forte e expressivo de outros egos. É capaz de sentir maior força identificando-se com os outros, mas, nesse caso, perde o sentido de identidade pessoal.
Você está em busca de um estilo de vida suave e tranqüilo; entretanto, quando se atrela a outros egos para ganhar força, tende a perturbar sua própria sensação de tranqüilidade. E como inconscientemente sabe o quanto tira dos outros, sua natureza divinamente doadora tende a fazer com que você compense a mais, na tentativa de equilibrar os pratos da balança do karma. Assim, pode ajudar os outros a aprender lições kármicas. Embora essa visão da vida seja praticamente isenta de egoísmo, mesmo assim você tende a criar confusão interior. Seu guia é o ambiente, e não sua natureza interior. Pode ser que você se transforme na expressão mutante da natureza interior dos outros, incapaz de entender as suas próprias qualidades especiais.
Quando você vive dentro da porta de entrada do ascendente, entretanto, seu estilo de vida é totalmente diferente. Todo o potencial do seu ser interior filtra-se através de uma dádiva de amor, antes de manifestar-se. Você continua fazendo pelos outros, mas não por querer ser aceito. Pelo contrário, você dá por ser um doador, e dá sem jamais reivindicar crédito; entende silenciosamente que o dom da dádiva não está no que você dá, mas na maneira como dá. Você se concentra numa identificação com o amor, e apesar de continuar precisando compartilhar o que faz com os outros, não perde, nesse processo, seu centro pessoal. O maior dom do ascendente em Libra é a capacidade de dar-se aos outros. Para isso, você deixa que o seu interior se expresse amorosamente pelo ascendente – sem rodeios nem reservas. Na relação com os outros, você não é competitivo.
Você sabe que, quando está conectado ao ser interior, nada no mundo pode feri-lo ou roubá-lo, porque você é amor; e o amor é uma torrente que flui interminavelmente, e que se refaz na mesma proporção em que você a deixa fluir. Em vez de enxergar o mundo através de lentes cor-de-rosa, você vê o potencia artístico e estético do seu ambiente. Quando vive do lado de dentro do ascendente, consegue aceitar facilmente o cenário do karma impessoal sem acreditar que tem a missão pessoal de mudá-lo. Você sabe deixar o mundo em paz. A beleza desse ascendente do pôr-do-sol não vem da sensação de esgotamento do ego, e sim da compreensão de que você não precisa de um ego poderoso para operar harmonicamente no mundo.
Você usa o poder e a força do mundo, mas não está interessado em perfilar-se com eles. Enquanto os outros competem para sobreviver, você consegue placidamente desfrutar de uma sensação de contentamento. Os outros podem achar que você é insolente, mas é a sua sensação de gratidão por tudo o que existe que faz com que evite impor-se energicamente ao mundo do karma impessoal. Você sabe que não se pode esmurrar uma pluma. Quanto mais alguém tenta ser mais que os outros, menos acaba sendo para si mesmo.
Quando o potencial do seu ser interior filtra-se através da capacidade de amar da sua personalidade, você passa a ter um estilo de vida de alta qualidade. O karma que pode ser trabalhado pelo amor é controlado; o karma que não pode ser eliminado pelo amor é posto de lado, como uma forma menor e mais primitiva de expressão. Você transpira cordialidade e afeto, porque essas são as suas qualidades naturais, e não porque espera ganhar algo com elas. Quando esse ascendente é usado de modo correto, você não precisa questionar sua capacidade de amar. Karmicamente, você vê erros no mundo, causados pelo egoísmo da humanidade, e sua maior satisfação é encontrar formas de proporcionar mais harmonia e beleza ao mundo que você tanto ama.

“O Ascendente – Sua Porta Kármica”; Martin Schulman

  

Ascendente em ESCORPIÃO e – O Mistério do Zodíaco



Este é o mais misterioso ascendente do zodíaco. Se você tem o ascendente em Escorpião, sente um inesgotável poder de regeneração a aflorar da sua personalidade. Os ideais pessoais são extremamente elevados, e você se desdobra para melhorar tudo o que sente que pode ser reformado. Você passa por grandes transformações, e do fundo da verdade que traz consigo, discerne os planos inconscientes de existência que iludem os outros.

Você é um pesquisador de primeira classe. Não contente em perscrutar a superfície das coisas, sente que é preciso afastar tudo o que incomoda a sua natureza idealista, até descobrir as causas do que quer que o esteja aborrecendo. Graças à capacidade de entender intuitivamente o inconsciente, você é capaz de cortar a dissonância pela raiz, tudo revestido de significado e de propósito, e realizando efetivamente suas expectativas de um futuro melhor.

Quando vive do lado de fora, você pode ficar sensível demais às vibrações sexuais inconscientes do karma impessoal. Pode ser que venha a acreditar que tem um impulso sexual pessoal avassalador, quando na verdade está se identificando com os impulsos sexuais dos outros. Como Escorpião é o signo da eliminação, e por meio dele a sociedade elimina seus resíduos, pode ser que você sinta um tremendo grau de descontentamento e frustração em relação a tudo o que lhe pertence. Pode ficar zangado, briguento, amargo ou ressentido. Se estiver vibrando num nível negativo, pode facilmente acreditar que o mundo age contra você, quando na verdade ele está apenas satisfazendo impessoalmente a si mesmo. Com essa perspectiva, é possível que tenha sentimentos paranóides que o forçam a procurar uma ilha ou um refúgio isolado – longe da incessante perseguição que sente. Pode ser um crítico acerbo dos outros, pois vê o pior em todo mundo. Seu modo de pensar freqüentemente é tendencioso; você reage com violência às emoções negativas do ambiente externo.

É possível que você se preocupe com a morte, com o poder das forças ocultas ou com milhares de crenças supersticiosas, acreditando, talvez, que o seu karma pessoal consiste em vencê-las. Assim, você fica se testando, fazendo sua personalidade enfrentar seguidos desafios para provar que, no fim das contas, qualquer coisa pode ser subjugada. Quanto mais tenta encontrar a razão da sua busca incessante, entretanto, mais fica obcecada com o eu, sobre o qual não tem controle algum. Você passa a ser possuído pela cobiça, pela inveja e pelo ciúme existentes no karma impessoal, e se torna incapaz de atingir o eu superior. Sua perspicácia é mais esperta do que você, quando tenta enxergar ou ver os outros pelos olhos deles, você perde o seu senso naturalmente aguçado de percepção. É a sua individualidade que aguça os seus sentidos. Quando você permite que a sua individualidade se dissipe nos outros, perde a nitidez da visão e o senso de perspectiva. Pode até achar que os outros sempre têm segundas intenções, ou que sempre existe um motivo para ficar de sobreaviso. Em conseqüência, você vive em estado de vigilante desconfiança, escondendo-se dos outros atrás de muralhas defensivas. Essa é a sua forma de procurar abrigo de tudo o que sua mente cria de forma obsessiva.

Fica difícil “brilhar” quando tudo o que você percebe são os dejetos da sociedade. Quem tem ascendente em Escorpião muitas vezes tenta recuperar esses dejetos, por identificar-se com eles. Repudiar os dejetos seria repudiar a si mesmo. Assim, você se sente compelido a fazer transformações que talvez não sejam possíveis e nem mesmo desejáveis. Como resultado, pode ser que veja batalhas onde elas não existem. Pode atrelar-se a reboque do karma impessoal, reclamando a todo instante porque não consegue deixar a marca da sua personalidade no lugar especial que procura. Pode até adquirir uma forma de dependência – procurando pessoas cuja luta interior proporcione o combustível necessário para que você perpetue o seu fluxo negativo. Você é capaz de provar que está certo mesmo quando não está. Descobre com facilidade os pontos fracos dos outros, o que o ajuda a perpetuar o seu próprio mito. Quanto mais vê fraqueza nos outros mais consegue convencer-se de que o seu quinhão na vida, comparado com os dejetos e entulhos da sociedade, é suficientemente desejável. Ao competir com o lixo, você vence facilmente qualquer corrida; trata-se, contudo, de uma corrida de ratos, e você não percebe que só está provando que pode ser o maior dos ratos.

Entretanto, como Escorpião no ascendente é extremamente intuitivo, alguma coisa no seu íntimo sabe, de fato, que você não está sendo autêntico. A despeito do patamar em que atue na vida, você conserva um Eu superior através do qual consegue perceber tudo o que faz. Assim, quanto mais mentir para si mesmo, negando a verdadeira natureza do seu ser interior, mas acabará se detestando. Quando isso acontece, você tenta destruir a sua personalidade, pois sente a falta de valor do seu ser inferior, que tenta esconder-se das suas qualidades idealistas mais elevadas.

Entretanto, quando você vive do lado de dentro da porta do seu ascendente, toda a sua perspectiva de vida assume um aspecto diferente. O ascendente Escorpião tem muita profundidade e pode agir como canal direto de emergência do potencial do seu ser interior. Em vez de negar possibilidades que parecem estar acima da sua capacidade, você consegue ver a plenitude dentro de si como a própria essência do seu ser pessoal.

Escorpião é o centro da alma. É através desse signo que você é capaz de perceber tudo o que rege inconscientemente a vida. Quando esse ascendente está ligado ao potencial do seu ser interior e às lições da alma, você imprime um forte senso de dedicação e propósito a tudo o que faz. Em vez de tentar transformar o lixo da humanidade, você o verá como uma interminável sucessão de experiências de crescimento. E, graças a essas experiências, pode facilmente libertar-se do passado, pois ele já não existe na sua consciência.

No caso de identificação com o karma impessoal, seria simplesmente natural reconhecer de má vontade os erros passados e projetá-los nas experiências futuras. Isso aconteceria devido ao padrão-eco por meio do qual o karma impessoal se recria constantemente. Quando a identidade tem raízes fortes dentro da porta de entrada do ascendente Escorpião, você sabe destruir as pontes que atravessou. Em vez de ser vítima dos pensamentos destrutivos que perambulam pela sua mente, você é capaz de calar e de eliminar tudo o que já não é necessário para o progresso futuro. Você tem os sentidos apurados, a intuição aguda e é guiado pela forma como a alma decide usar o ser interior. Assim, em vez de desperdiçar energias lutando contra os dejetos, ou de  perscrutar a vida dos outros sem uma razão justificável, você será capaz de controlar suas qualidades divinas por meio de uma personalidade intensa que o habilita a realizar com êxito o que a alma veio fazer aqui.

Enxergar o refugo do mundo não é identificar-se com ele. Você consegue contentar-se com o seu objetivo, independentemente de outros estarem ou não usando o potencial que têm.  É menos importante transformar o mundo do que transformar a si mesmo. Em vez de conservar possessivamente sentimentos relativos a objetos, pessoas ou experiências, você descobre que é fácil recuperar-se quando se desprende do que não pode controlar e tem o bom senso de entender que o máximo que jamais pode esperar dominar é a si mesmo. Em conseqüência, não gasta energia demais com situações fúteis. Você é funcional, preciso e vive por meio de uma corrente de consciência líquida, mas profunda, que lhe dá condições de desmascarar facilmente as imposturas da vida. Você tem o poder da cura e é capaz de curar a si mesmo e aos outros, sem se perder. Pode sentir-se seguro nas situações mais inseguras sem precisar edificar seus alicerces sobre derrotas alheias.

Você é essencialmente realista e, mesmo que consiga ver as coisas como elas poderiam ser (através do seu esforço), nunca perde de vista a forma como as coisas realmente são. Em vez de competir com os outros, você aceita os desafios internos; não mede o seu sucesso na vida em termos dos resultados obtidos na competição com os outros, mas sim pela manifestação da sua própria natureza divina.

Você é um solitário, mas não está sozinho, pois sente em você o cumprimento dos processos regenerativos da vida. Consegue renunciar facilmente a idéias em que já acreditou, sem sentir que está perdendo nada de valor. É capaz de abandonar amigos, relacionamentos ou casamentos de uma hora para outra, caso ouça um chamado superior.

Quando sua identidade tem raízes do lado de fora, você fica obsessivamente preocupado em resolver os grandes problemas que identifica nos outros. Isso acontece porque você se vê como parte daquela força impessoal do mundo que é o instrumento das mudanças. Infelizmente, esse tipo de perspectiva pode levar ao martírio. Se olhar o mundo através da aguda e perceptiva porta do construtivo ascendente Escorpião, você tem oportunidade de entender a fundo os grandes mistérios da vida sem precisar envolver-se pessoalmente com o karma dos outros.

Quando o ascendente Escorpião é usado dessa forma, seu estilo de vida não é egoísta. Pelo contrário, sabe que as necessidades mais fundamentais sempre serão satisfeitas se você permanecer no nível profundo que só esse signo é capaz de atingir. Nesse caso, torna-se possível dissolver rapidamente uma grande quantidade de karma negativo e sentir pessoalmente os milagres da evolução, que o levam a novos níveis de autopercepção.

Esse ascendente tem uma relação particularmente estreita com as próprias raízes da vida. Quem tem Escorpião em elevação é capaz de sentir as sutis subcorrentes que emanam das forças da natureza. Você entende o sentido oculto do que está dentro de você e no mundo em que vive. Assim, está apto a captar o âmago da vida em sua essência mais profunda, e ver como as aparências externas são o resultado da verdadeira natureza íntima de tudo. Graças a essa perspectiva privilegiada, sua personalidade é dotada de profunda sensibilidade em relação à essência básica da vida. Essa sensibilidade também ajuda a entender a razão das mudanças radicais pelas quais você passa constantemente, à medida que sua alma o impele a regenerar seu propósito e sua função, avançando para a conquista final do domínio de si mesmo.
“O Ascendente – Sua Porta Kármica”; Martin Schulman




Ascendente em SAGITÁRIO f, o mais ALEGRE do Zodíaco



Ascendente em Sagitário O Ascendente Sagitário conhece a fartura de oportunidades em todas as áreas da vida. Você tem muitas possibilidades de experimentar a abundância. Enquanto não se aprofunda em nenhuma área, a amplitude e o alcance da sua visão profética lhe conferem um senso inato de sabedoria. Você percebe instantaneamente o “conjunto” de qualquer situação sem ter de começar pelo exame dos detalhes. Sua perspectiva espontânea e animadora é uma verdadeira alegria para as pessoas que o cercam, E o seu dom de comunicação espontânea é capaz de resumir em poucas palavras as milhares de preocupações que confundem a mente inferior. Você é um mestre em chegar ao cerne das questões e em encontrar formas engenhosas de expressar-se.

Quando você vive do lado de fora do Ascendente, entretanto, identificando-se com o karma impessoal, fica completamente disperso. A atração por todas as formas de abundância da vida faz de você uma vítima do exagero. Seu intervalo de concentração é curto; embora tenha muitos interesses, eles mudam antes de começarem a render os dividendos da satisfação. Como os ventos mutáveis de um incêndio na floresta, você parece soprar em muitas direções ao mesmo tempo, e seu entusiasmo não resiste a repetidas frustrações que obscurecem o seu dom de visão.

O grande número de oportunidades existentes no karma impessoal é tão vasto que ninguém pode, de fato, esperar algum dia transformar nem mesmo uma pequena porção delas em realidade. Quem tem Sagitário em ascensão e deixa a identidade ser influenciada por todas as atrações momentâneas do karma impessoal fica desarmado. Primeiro, a concepção que o ego faz de si mesmo cresce desmesuradamente. Depois, devido à identificação com as possibilidades dos outros, a esperança de um dia vir a realizar alguma coisa tem raízes falsas em forças exteriores, fora de controle.

Essa questão do controle é um problema especial do ascendente Sagitário. Como você não se aprofunda muito em nada, tem dificuldade em lançar as âncoras da vida que dão um firme sentido de alicerçamento. Assim, perdem-se o valor e o significado da vida quase com a mesma rapidez com que foram encontrados. Você pode ser um homem dos sete instrumentos sem nunca chegar a sentir de fato a satisfação que qualquer um deles poderia proporcionar. Você tem tanto medo de deixar passar alguma coisa que não consegue comprometer-se nem com o que considera significativo, pois isso poderia excluir oportunidades novas e atraentes que talvez estivessem em seu caminho mo futuro.

De Todos os signos do zodíaco, o ascendente Sagitário é o que mais se deixa atrair pelas sensações mutáveis das influências externas. O casamento e outras experiências restritivas são difíceis de suportar. Quanto mais você vê o mundo externo, mais desassossegado fica. E, em última análise, acaba sendo possuído pela tremenda sede de viver e de experimentar.

Você faz demais, porém completa de menos. Inicia projetos diferentes, relacionamentos diferentes, interessa-se por coisas diferentes ao mesmo tempo. Como resultado, ganha bastante terreno muito depressa, mas olha para tão longe que raramente vê o centro do seu próprio ser. Quando alguma coisa não dá certo, você procura outras coisas, outras pessoas e novas experiências que tragam consigo a brilhante promessa de esperança que busca. Quanto mais repete esse processo, mais a sua vida se transforma em atividade incessante com pouco progresso. Muitas vezes, essa grande movimentação pode não passar de louca insensatez, impedindo-o de ser você mesmo. Quanto mais você se identifica com o excesso de experiências do karma impessoal, mais começa a condenar todas as coisas que não dão certo em sua vida. Entretanto, falta-lhes a capacidade de discriminação, porque discriminar requer tempo, paciência e uma grande dose de reflexão impessoal.

Sua identificação com o karma impessoal faz com que seja jogado na arena da vida, onde é incapaz de ficar a distância de experiências potencialmente prejudiciais. Na verdade, parece que o mundo acontece dentro de você, em vez de você existir dentro dele. Os maiores problemas aqui são o descontentamento e a frustração, porque o karma impessoal muda tão depressa que você nunca se fixa de fato no que poderia valer à pena. Sua grande atração por diversões de todo o tipo faz com que vibre num ritmo rápido demais – pode ser que não perceba o quanto está perdendo, na verdade, do sentido da vida. Parece que você corre pela vida, em vez de parar para conhecer a sua essência. Você consome as pessoas com uma certa rapidez e analisa tudo o que elas são sem apreciar, de fato, o que elas têm a oferecer. Você tem uma decepção atrás da outra, mas o seu modo entusiasmado e mutável de ver a vida continua cobiçando o que ainda não experimentou. Curiosamente, nenhuma experiência nova é mais satisfatória do que a última – pois não é a experiência que pode proporcionar o que você busca, e sim uma perspectiva mais realista, que emana de um ponto de consciência mais centrado. Você passa facilmente ao dogmatismo, sem sequer perceber, e pode ser que procure, na multiplicidade de opiniões, uma forma de minimizar a importância isolada de qualquer opinião. Agindo dessa forma, é possível justificar quase tudo. O mundo do karma impessoal tem razões para tudo. Ele parece oferecer uma profusão de verdades, quando na realidade simplesmente esconde o centro da verdade.

O ascendente Sagitário leva à procura da verdade. Porém, quanto mais você tenta encontrá-la no ambiente externo, mais se confronta com as ilusões de verdade, produtos de crença dos outros. Assim, você descobre que, quanto mais sabe, mais confuso fica.

Esse ascendente tem muita afinidade com viagens. Quando você vive do lado de fora do ascendente, acredita que os lugares afetam a qualidade da sua vida, e raramente percebe que todos os lugares estão dentro de você. Diferentes estruturas e qualidades vibratórias de diferentes locais mostram contrastes sutis da natureza. Se você acreditar que o ambiente tem um efeito poderoso sobre a sua perspectiva de vida, estará cometendo um equívoco. O ambiente está ai para que você o aprecie. Ele proporciona um campo para a expressão de sentimentos, interpretações e criatividade, mas você não é o seu ambiente. Você pode perceber isso se entender que duas pessoas são capazes de sentir as mesmas circunstâncias ambientais de forma diferente, porque cada uma lhes acrescenta algo diferente.

Quando você se identifica com o karma impessoal, pode vir a idealizar uma filosofia (ou modo de pensar) capaz, no fim das contas, de monopolizar todo o seu ser. Como há mais vibrações de pensamento no karma impessoal do que jamais poderia haver dentro de qualquer pessoa, talvez você acredite que uma filosofia é correta simplesmente devido ao poder de pensamento inerente a ela. Isso pode manifestar-se como adesão imoderada a movimentos comunitários ou espirituais, que confirmam sua identificação com algo maior que você mesmo.

Você se envergonha do lugar que lhes cabe no mundo: é difícil aceitar a sua pequeneza diante dele. É muito mais fácil alinhar-se com movimentos religiosos, espirituais ou filosóficos, cujo alcance e tamanho fazem com que você se sinta melhores condições de lidar com a vida. Esse tipo de identificação, entretanto, é uma falsa verdade; pode levá-lo a acreditar em falsos profetas ou a voltar-se para falsos movimentos espirituais.

Não é a quantidade que importa na vida; na verdade, é a quantidade de qualidade que intensifica o sentido de estar vivo. A qualidade é uma característica que vem de dentro do seu ser interior. Quando você vive dentro da porta do seu ascendente, pode sentir a qualidade dentro de si. E, partindo dos seus sentimentos, pode começar a saber qual a qualidade da vida. Se você se projetar em milhares de direções, não conseguirá ver a verdade, pois não tem noção de perspectiva para medi-la. Se ficar do lado de dentro de si mesmo, entretanto, você poderá ver o ambiente exterior a partir da qualidade do seu ser interior. Você pode discriminar seletivamente o que tem aparência de verdadeiro e o que soa como verdadeiro para o seu ser interior.

A verdade não pode ser provada matematicamente, nem é necessariamente uma constante estatística. A verdade o toca no próprio núcleo do seu ser, e faz com que toda a sua essência desperte para o poder espiritual interior. Quando você fica do lado de dentro de si mesmo não pode ser logrado pela aparência da verdade, pela ilusão de palavras insidiosas nem pelas idéias existentes no karma impessoal. Pelo contrário, você conhece a natureza da verdade, pois você é a verdade! Quando a alma guia o potencial do mapa, só o que é verdadeiro, em todos os níveis do seu ser, consegue filtrar-se através da sua personalidade. Assim, em vez de julgar os outros, você é capaz de observar a si mesmo. Quanto mais você faz isso, mais eleva a sua personalidade a um nível superior de consciência. Como o seu sentido da verdade está ligado à alma, você pode adquirir muita sabedoria. Sua visão ampla muitas vezes é profética. Por sondar o futuro distante ao mesmo tempo em que permanece no presente, você pode captar facilmente o resultado de qualquer curso de ação.

Se você ficar do lado de dentro desse ascendente, ele o conduzirá ao caminho da iluminação. Não é necessário que você tenha qualquer experiência de vida que não serve para aumentar a percepção da natureza divina que possui. Seu senso de intuição é excelente, desde que não se misture com os pensamentos externos. Esse ascendente rege a mente superior. Quer você viva do lado de dentro ou de fora do ascendente, sua mente superior (ou capacidade de entender a verdadeira essência das coisas) será seu guia na vida. Se você viver do lado de fora, estará usando a intuição ou a energia em tolices fúteis, como a sorte no carteado ou no jogo. Você pode ficar em evidência porque sabe estar no lugar certo na hora certa, ou pode ser um oportunista bem-sucedido. Todos esses usos da mente superior, entretanto, são perversões daquilo de que você realmente é capaz. Se permitir que sua mente superior fique ligada à alma, poderá sentir uma qualidade superior de vida, capaz de satisfazê-lo em todos os níveis. Você pode expressar seu potencial interno de maneira fluente e tranqüila por meio de um espírito jovial e cheio de vida, centrado na verdade. Sua capacidade de visão e expansão pode ser aplicada ao entendimento da essência da alegria duradoura e você pode cumprir seu karma de modo triunfante, pois sabe desembaraçar-se facilmente dos pensamentos inferiores da humanidade que, do contrário, poderiam prendê-lo.

Esse ascendente simboliza o desenvolvimento. À medida que você cresce, o potencial do seu mapa se abre como as pétalas de uma flor que desabrocha. Se você se identificar com o Karma impessoal, tentará apressar o processo de desenvolvimento, ficando fora da cadência com a velocidade em que pode ser bem-sucedido na assimilação de conhecimento. Se ficar dentro das portas do seu ascendente, estará em sintonia com o mapa todo e conseguirá aprender a crescer na ordem e na direção que a sua alma planejou para você. A flor do conhecimento abrir-se-á vagarosamente, pétala por pétala, à medida que o seu ser interior aprender a buscar a sabedoria dos caminhos da natureza.

“O Ascendente – Sua Porta Kármica”; Martin Schulman





Ascendente em CAPRICÓRNIO g, o mais KÁRMICO do Zodíaco



Ascendente em Capricórnio → Este é um dos mais difíceis ascendentes do zodíaco. Se o seu ascendente é Capricórnio, você vive uma vida kármica. Os efeitos de causas passadas reverberam constantemente por todo o seu ser. Como resultado, você tem um senso de dever e punição um tanto vago, embora incorporado a você. Você sabe que é preciso ter cautela, pois somente você colherá o que quer que semeie. Assim, você caminha prudentemente pela vida, conferindo e reconferindo cada decisão ou motivação, de modo a não se colocar numa situação em que poderia ter de arcar com as conseqüências. Seu senso de obrigação e dever é tão forte que você subconscientemente cria sentimentos paranóides de estar sendo observado por alguma força, autoridade ou entidade religiosa superior, caso pense em fazer algo que vá contra a sua consciência.

Esse ascendente lhe dá a possibilidade de realizar grandes obras. A sensação de que a sua vida está sendo observada pode ter um efeito positivo, fazendo com que se preocupe de fato com a durabilidade e permanência de seus atos. Você procura viver para o futuro, percebendo a importância do sentido essencial da vida. De certa forma, sua própria vida precisa estar à altura de algum grande princípio tradicional que você valoriza. Você faz um grande esforço para preservar esse princípio e só se sente seguro quando o toma como referencial da sua identidade. Você pode ser o fundador de uma civilização, o guardião dos códigos morais ou um advogado de normas que, no futuro, tornem possível o florescimento da bondade humana. Na verdade, você é um construtor da sociedade. E, através das normas, dos princípios e das tradições do ascendente Capricórnio, transforma-se no verdadeiro alicerce de tudo o que a sociedade pode construir.

Você é prático, realista e sensato. Sabe que não é razoável esperar grandes realizações no início de um empreendimento. Dispõe-se a fazer o esforço necessário para levar uma idéia desde o início até a conclusão efetiva. Entretanto, vive sob o medo do fracasso pressentido que, à menor rejeição, impregna profundamente o lado inseguro da sua personalidade. Quanto mais inseguro ficar, com mais afinco você trabalhará; e quanto mais seus esforços parecerem não ser recompensado, mais você será capaz de se empenhar em atingir o princípio pelo qual decidiu pautar a sua vida.

O maior problema de quem tem esse ascendente é a falta de sintonia com seus verdadeiros sentimentos. Você procura sair de si para ver o quanto vale aos olhos dos outros. Ao agir assim, entretanto, começa a identificar-se pessoalmente com o karma impessoal. Como precisa da aprovação e da inspiração dos outros para consumar a grandeza que busca em si mesmo, você usa os padrões dos outros em vez de usar o seu princípio ou o seu referencial interno de valor pessoal. Na realidade, pode ser que você siga apenas alguns princípios, códigos ou preceitos morais específicos devido à importância pessoal que eles têm para você. Quando você se coloca do lado de fora do ascendente, tende inconscientemente a tomar para si toda a moral de uma civilização. Pode internalizar a ética martirizadora de pessoas que pregam ideais que talvez nunca sejam capazes de atingir. Nesse caso, você também passa a ser um propagador das normas restritivas tradicionais, aparentemente responsáveis pela ordem social. Sua esperança é que as normas o ajudem a descobrir que você está certo, para poder fundamentar, corroborar e confirmar sua razão pessoal de existir.

Quase tudo pode dar-lhes um sentimento de culpa. Mas como você na realidade não sabe quais são os seus sentimentos, costuma não perceber esse fato. Você inibe sua vida e, cheio de medo, evita expandir sua consciência ou desprender-se da ligação com uma sociedade que, segundo acredita, o protege. Na realidade, a sociedade é a sua prisão. Através de suas normas, ela o possui. A ética social faz com que você reprima o seu inconsciente; os “olhos” da sociedade fazem com que você se refugie, temeroso, nos esconderijos que encontrar. Quando você se identifica com o karma impessoal, pode achar inconscientemente que os erros do mundo, sejam quais forem, na realidade são seus. Como medida de defesa, talvez você assuma uma atitude negativa, tentando rejeitar tudo o que, ao mesmo tempo, está absorvendo. Você trava consigo mesmo uma batalha na qual não é nem o vencedor nem o vencido, mas o governante exausto incapaz de gerir seus negócios.

Quando tenta imitar a maneira pela qual os outros chegam a postos elevados, você fica preso demais ao dinheiro, a posses e a símbolos de riqueza. Você pode ser um caça-status sem ao menos se dar conta disso. A maior parte do karma é conseqüência do mau uso do ego. Criando degraus e níveis numa imaginária escada do sucesso, você tende a posicionar mentalmente os outros acima ou abaixo de você. Como resultado, ou precisa competir com eles (se estiverem acima) ou dirigi-los (se estiverem abaixo). Nos dois casos, será incapaz de relacionar-se com os outros de forma moderada. Em vez disso, percebe os outros através de uma imagem que você mesmo criou, e que pode ser nem um pouco exata. Este é um grande problema de quem tem o ascendente em Capricórnio. A imagem que você faz da vida freqüentemente é uma miragem, mas está tão cristalizada, devido à sua procura de solidez, que você não consegue enxergar além da sua própria muralha kármica. E trata-se, mesmo, de uma muralha, pois quanto mais você vê os outros como melhores ou piores – e não como diferentes – mais você se distancia da verdadeira essência da própria vida.

O instinto de Capricórnio se baseia na sobrevivência.  Quando você fica além da porta do seu ascendente, não se sente ameaçado pela força que vê nos outros. Em vez disso, é capaz de sentir a solidez do seu potencial, que vai tomando forma através da personalidade. Por esse enfoque, você consegue facilmente colocar sua vida em ordem. Para tanto, restringe suas experiências ao que é útil e evita, sem arrependimentos, tudo o que está fora do seu caminho significativo de vida. Você vê como os outros conquistam honras e altas posições, mas sabe que você é a fonte de tudo o que você há de ser. Assim, você percebe que seguir os outros seria infrutífero, pois no máximo poderia alcançar objetivos alheios, e não o seu. Se você apóia certas tradições, é porque acredita realmente nelas e não porque elas podem significar algum tipo de aceitação externa ou reconhecimento. Se você vive de acordo com determinadas regras, é porque acredita em sua eficiência. Sua capacidade de conservar baseia-se na previsão e na visão, não no medo da carência futura. Na verdade, todos os medos, fobias e inibições, tão comum nesse ascendente, só se manifestam quando você vive do lado de fora. Você precisa aprender que o que importa é ter seu valor reconhecido por você mesmo, e não pelo outros. Essa atitude é a sua fortaleza protetora, que impede que você seja arrastado pelas necessidades e apetites de um mundo em contínua expansão.

Quando você fica dentro do ascendente, aprende a colher a plenitude do seu potencial. Sem se importar com os rumos variáveis do ambiente, você segue o plano que sua alma lhe traçou. Nunca se lamenta pelo que não fez. Usa a sua capacidade de consolidar como meio de extrair o máximo do potencial que tem. Dessa forma, além de se organizar, você desenvolve o senso de continuidade. As coisas que você faz perduram; sejam ou não consideradas tradicionalmente aceitáveis, elas simbolizam exatamente as tradições reais que você está criando para si. Assim, você consegue ter humildade perante os outros, e ao mesmo tempo alcançar o verdadeiro status kármico que sua alma busca.

Graças à importância que atribui à vida, você entende que cada pessoa tem uma missão pessoal a cumprir. Assim, vê nobreza em si mesmo e nos outros, e já não precisa competir com eles.

Esse ascendente pode indicar uma vida iniciática na qual você descobre gradualmente os tijolos espirituais do seu ser kármico. Assim, aprende constantemente maneiras melhores e mais eficientes de existir em sintonia com o seu valor espiritual íntimo. Como diz o I Ching, “Ele renuncia à criança e atinge a maturidade”. Os valores da juventude são abandonados pelo tesouro da sabedoria que é a meta do iniciado. Com ou sem formação espiritual, você, de alguma forma, aprenderá as lições da autodisciplina. Quanto mais disciplinado se tornar o potencial interno do Mapa, maiores serão as suas realizações. Mas aqui é preciso saber a diferença entre repressão, inibição, sublimação e um verdadeiro senso de autodisciplina que dá foco a todo o Mapa, pois o foco, nesse caso, cria um referencial com limites protetores, de modo que você pode construir com segurança – na forma e na matéria – tudo o que tem valor permanente, tudo o que o seu ser interior é capaz de conceber.

O karma não é necessariamente uma série de experiências negativas. As conseqüências dos atos são simplesmente tão positivas ou tão negativas quanto os próprios atos. Como faz parte integrante desse ascendente uma consciência vigorosa, a intenção dos seus atos é, em última análise, a causa do seu karma. Embora esse ascendente possa aparecer em mapas de pessoas que se superaram ou que ultrapassaram seus limites em encarnações anteriores, ele aponta de volta para a estrada da normalidade. E, à medida que descobre que existem de fato uma estrada, um caminho e uma direção com significado permanente, você acaba descobrindo que o karma é o resultado sempre mutável da maneira como você, com sinceridade, se aproxima cada vez mais das verdadeiras necessidades da sua alma.
“O Ascendente – Sua Porta Kármica”; Martin Schulman



Ascendente em AQUÁRIO h, A Descoberta



Este é o Ascendente da descoberta. Ele focaliza a consciência no desenvolvimento de uma compreensão nova e futurista da vida. Há aqui muita inspiração, não apenas no sentido da sua própria evolução espiritual, mas que também se manifesta como uma preocupação impessoal com a evolução da humanidade. Com o Ascendente em Aquário, você tem uma mente inventiva, capaz inclusive de captar a essência de idéias, teorias originais e princípios científicos, e é dono de uma elevada percepção do mundo em geral. Você tem a oportunidade de atingir um estado iluminado de consciência. Pode ser desprendido e imparcial, e por isso consegue ver, sem tendenciosidade, a verdadeira natureza das situações em que se envolve. Quanto maior for sua imparcialidade, mais se expande a sua consciência. A liberdade mental que você almeja pode, então, levá-lo a conhecer a sua alma.

Seu maior problema vem da curiosidade insaciável. Este fator, sozinho, pode fazer com que você viva fora do ascendente e se identifique com o karma impessoal. Nesse caso, você se sente intensamente atraído por tudo o que o mundo tem e que representa a possibilidade de interesses singulares e diferentes. Você consegue ter amizade com pessoas com opiniões e atitudes diferentes das suas. Mesmo assim, é capaz de “ficar em cima do muro”, sem tomar partido. Se agir muito dessa forma, entretanto, ficará tão acostumado a não se envolver que pode facilmente acabar perdendo o senso de perspectiva. Pode estar perto de alguém e ao mesmo tempo tão distante que dá a impressão de falar sobre qualquer assunto com um vago desinteresse.

Quando vive do lado de fora, você tende a absorver as idéias impessoais da humanidade. Assim, transforma-se num verdadeiro banco de informações, juntando conhecimento de fontes desconexas e construindo o seu ser a partir do que julga mais válido em diferentes atitudes, religiões ou perspectivas de vida. Como resultado, você pode criar inadvertidamente uma consciência de “mosaico”. Mesmo que você a encare como uma visão eclética da vida, ela tende a afastá-lo do seu verdadeiro centro de consciência. Incapaz de comprometer-se com qualquer idéia, filosofia ou religião, por medo de deixar passar outros importantes pontos de vista, é possível que você adote uma atitude intolerante, orgulhoso da sua imparcialidade. Assim, pode tornar-se vítima de um ego espiritual que faz com que você interprete erradamente a verdadeira posição que ocupa na vida. Sem o perceber, você pode sentir pena das pessoas cujos pontos de vista mais parciais levam-nas a se envolver com mais intensidade com suas crenças. Pode até achar que essas pessoas estão em estágios de consciência que você já ultrapassou.

O Karma impessoal está relacionado com o futuro e também com o passado. O Ascendente Aquário induz o interesse a focalizar-se nas formas pelas quais o karma futuro é criado no presente. Entretanto, pode ser que você fique tão consciente das implicações de seus pensamentos e atos que acabe, de fato, tendo medo de envolver-se em qualquer situação com possíveis conotações kármicas. Assim, a despeito de todas as suas necessidades de estímulo intelectual, pode ser que você se retire da vida, preferindo a solidão do eremita à participação real na vida, fonte do crescimento.

Você é um subversivo que faz ruir as tradições que já não têm valor. Quando vive do lado de fora do Ascendente, entretanto, tende a absorver pensamentos e atitudes rebeldes do karma impessoal. Como sua natureza basicamente não é discriminadora, parte do que entra pode ser útil, mas a outra parte é, sem dúvida, um resíduo irrelevante de atitudes revolucionárias que existem no mundo exterior. Como resultado, pode ser que você adote uma série de posições que têm pouca afinidade entre si, exceto o fato de todas simbolizarem a periferia do pensamento tradicional.

Pode ser que você seja excêntrico, pois não restringe suas normas de conduta aos limites de nenhuma filosofia ou escola de pensamento particular. O verdadeiro problema é que você se interessa por tantas idéias e atividades diferentes e desconexas que fica difícil dominar qualquer área. Ao que parece, você sabe um pouco a respeito de tudo, mas as mudanças variadas e dispersas do ambiente externo jogam-no em tantas direções que a dimensão da sua vida pode parecer quase insignificante. O não-envolvimento torna difusa a sua consciência. Assim, você pode interessar-se por algo, mas não o bastante para que esse interesse dê um foco à sua consciência. Mesmo que tenha uma vida muito ativa, só poderá ter de fato uma sensação real de progresso quando der às suas atividades um rumo intencional de acordo com um plano significativo.

Aquário é particularmente sensível às freqüências de rádio e televisão. Quem tem esse Ascendente e se identifica com o karma externo tende a viver os enredos das novelas, as vinhetas dos filmes, as letras das canções. Pode até descobrir anos mais tarde, que na verdade viveu isso tudo em suas experiências pessoais. As pessoas que fazem parte da sua vida se transformam em personagens da telepatia inconsciente dos meios de comunicação que você sempre está transmitindo. O rumo da sua vida, em vez de ser ditado por forças superiores, pode de fato acompanhar a sequência mensal e anual da programação da televisão. Quanto mais você tenta ficar em sintonia com a consciência universal, mais sensível se torna aos “níveis televisivos” da mente dos outros. Como resultado, sua personalidade pode parecer efervescente – um estorvo tão grande que talvez você nunca atinja o nível mental de que é capaz o Ascendente Aquário. Mesmo que seja clarividente, você pode descobrir que capta fragmentos dispersos do material transmitido mais recentemente pelas ondas do ar. Sem perceber esse fato, talvez gaste tempo demais refletindo sobre as teorias que passam pela sua cabeça, só para acabar percebendo que se trata de uma informação universalmente disponível.

Sua verdadeira força si se revela quando você vive do lado de dentro do Ascendente Aquário. Dessa forma, você amortiza a sua sensibilidade às vibrações irrelevantes que, de outra forma, poderiam arrancá-lo do seu centro. Como resultado, sua polaridade muda, e você começa de fato a aprender a trazer à tona a plenitude do seu ser interior. Quando deixa o mapa filtrar-se pelo Ascendente, você inventa, usando os próprios recursos. Percebe as realizações que se originam da alma, e acaba finalmente cumprindo seu propósito universal.

Nesse ponto de consciência, sua incansável curiosidade pode levá-lo a descobrir por que está vivendo esta encarnação. Não mais atraído por influências externas, por diferentes movimentos espirituais ou por várias escolas de pensamento, você pode descobrir, impessoalmente, como funciona a sua consciência universal. Você cresce com a originalidade e confia numa forma superior de inteligência que o guia. Dessa forma, o que você faz na vida pode se apartar muito das normas estabelecidas, mas não se trata de rebeldia. Em vez disso, é o resultado do seu singular senso de originalidade, livre de preconceitos e das algemas da tradição.

Você está sintonizado com as forças cósmicas e é capaz de perceber, com grande antecipação, a mudança das idéias do ambiente externo. Você é um precursor do futuro, mas não gosta de liderar; é um corolário natural da verdadeira liberdade que sente no seu interior. Você não se envolve com tendências ou modas passageiras. Pelo contrário, o chamado superior de sua alma ajuda-o a entender o rumo da sua vida.

Entretanto, quando você vive do lado de fora de você mesmo, pode ser que tente buscar o rumo da vida no karma impessoal. Tudo pode transformar-se em símbolo. Você é capaz de atribuir significado a situações, circunstâncias e acontecimentos que, na realidade, não significam nada para você pessoalmente. Dessa forma, você pode desumanizar-se, criando uma realidade montada sobre uma fantasia intelectual. Quando fica porta adentro do Ascendente, todavia, você percebe claramente a diferença entre o real e o irreal. Se ouvir vozes na sua cabeça, saberá que isso faz parte dos níveis astrais externos aos quais está temporariamente sensível, por ter baixado o nível de consciência. Você pode não concordar com as normas da sociedade, mas tem suas normas pessoais, que ajudam a ordenar e centralizar a sua vida. A variedade de interesses, que de outra forma poderia representar uma distração, é mantida sob controle pelo significado que emana do restante do mapa.

Você encara a realidade como uma experiência de aprendizado, e cresce com o auto-exame imparcial. Descobre maneiras novas de lidar com velhos problemas. E, mesmo que suas idéias não sejam aceitáveis pela tradição, elas funcionam para você. Seu karma é descobrir, investigar e experimentar uma consciência iluminada. Você pode surpreender-se com suas próprias idéias e espantar-se com o milagroso fluxo de engenhosidade que experimenta. Você é um inovador com uma grande dose de sabedoria natural. Vê suas diferentes facetas e sabe dar valor a cada uma delas, conseguindo dessa forma experimentar imparcialmente a plenitude do seu ser. Compreende a corrente da vida, e seu papel kármico é o de catalizador da mudança, aquele que provoca mutações evolutivas e revolucionárias em si mesmo e nos outros. O que você faz pelos outros, entretanto, não se deve ao senso de obrigação nem à vontade de ser aceito. Pelo contrário, é o corolário natural do desejo de refazer, de remodelar e de reestruturar a si mesmo, como representação do símbolo impessoal do desejo humano de evoluir. Você é capaz de quebrar os grilhões do karma passado e voltar a atenção para o potencial do homem num novo futuro.

Como todo o seu ser está voltado para o futuro, você é capaz de trocar um tipo de vida por outro, com grande facilidade. Isso pode acontecer muitas vezes, pois o seu karma é conhecer os elos desconexos que formam a consciência universal. E, usando sua capacidade de fazer de tudo um todo, você realmente cria uma consciência de mudança que é a esperança da humanidade por um futuro melhor.

Martin Schulman (Do livro: “O Ascendente – Sua Porta Kármica”)


Ascendente em PEIXES i, o mais CRIATIVO do Zodíaco



Este é o mais criativo dos ascendentes do zodíaco. Quem tem Ascendente em Peixes é capaz de transcender o nível mundano da consciência e entender a qualidade da vida em sua essência natural. Uma grande sensibilidade permite que você se integre e se misture, delicadamente, com a infinita corrente de cores e impressões que fluem por você. Quando vive do lado de fora do Ascendente, entretanto, tem a tendência a perder o seu ponto de referência. Como resultado, absorve impressões psíquicas e emocionais da mente inconsciente impessoais do universo. Sem um ponto de referência, fica difícil classificar essas impressões ou saber se o que você percebe tem algum significado profundo ou se é apenas uma ilusão. O problema desse ascendente é que você precisa ter CONSCIÊNCIA DO INCONSCIENTE, para poder funcionar de forma significativa. Peixes é o regente das camadas sutis de imagens transparentes que a todo momento cruzam a sua mente. Às vezes essas imagens têm um significado muito definido para você. Mas se você escorregar para fora do ascendente (sendo inapelavelmente arrastado pela maré da corrente emocional), você não terá como distinguir o que é mero cenário astral do que tem um significado verdadeiro. Quando isso acontece, o resultado é uma grande confusão. Você pode ficar tão psiquicamente aberto a tudo que não entende o que está acontecendo com você. Sente que está sitiado pelas circunstâncias da vida, pois parece estar sendo controlado pelas mudanças do karma impessoal.

Como o inconsciente é muito sugestionável, você se sente particularmente confuso num mundo onde o que vê são pessoas com uma vida aparentemente ordenada. Como a sua relação é com a essência e não com as palavras, não é o que os outros dizem que o influencia, e sim a essência do que são, que você sente em cada conversa. Assim, você pensa que está usando camadas transparentes de diferentes cores, sombreados sutis ou nuanças psíquicas, que interpreta por meio de sua sensibilidade pessoal. O grande problema de identificação externa, nesse caso, é que você nunca está totalmente seguro de si. Não sabe quem você é. Sua identidade muda a cada momento. É verdade que às vezes você pode viver como um parasita, alimentando-se dos recursos dos outros para preencher o vazio que sente em si. É aí que você cria um de seus mais graves problemas. Quando você adapta sua identidade à dos outros, pode sentir, temporariamente, que faz parte do espaço vital deles. Entretanto, cada vez que age dessa forma, você perde o seu centro, diminui a noção do seu próprio valor e passa a ter uma vida sem propósito.

Para se valorizar, você costuma supercompensar. Encampa uma cruzada atrás da outra, tentando criar uma noção de valor eterno. Isso pode resultar em ilusões de martírio, perpetuando-se umas às outras. Este, inquestionavelmente, é o ascendente mais sensível do zodíaco. Você sente a necessidade que tem a humanidade de ser necessária e útil. Sente a solidão do ambiente externo. Quando deixa sua identidade disseminar-se do lado de fora, comete inconscientemente um equívoco, tomando essa solidão como uma de suas características pessoais. Nesse caso, pode até passar a ter sentimentos de rejeição, de perseguição ou paranóia, graças a essa visão desfocada da vida. Você se sacrifica para conquistar o amor das pessoas de quem precisa. Entretanto, seus sacrifícios raramente surtem os efeitos esperados. Devido à sua grande sensibilidade emocional, seu limiar de mágoa é baixo e você pode facilmente voltar contra si mesmo a negatividade que capta, indo a extremos para negar o seu próprio valor. Pode viver uma vida de profecias negativas auto-realizáveis, à medida que os sonhos desvanescentes dos outros fluem pelo seu ser, enquanto você, impotente, vê como eles se extinguem gradualmente. A identificação com o karma impessoal provoca uma sensação de “perda”, difícil de superar.

Quando a sua identidade fica dentro das portas do ascendente Peixes, entretanto, a perspectiva de vida é muito diferente. Em vez de se identificar com o karma impessoal, você pode identificar-se com a qualidade etérea do “atman”. Você não vê a vida como vitória nem como derrota, mas sim como uma trama infinita cujo conhecimento é a razão da sua existência atual. Você é capaz de ver as ilusões da vida sem ser essas ilusões. Deixa que o ser interior seja filtrado pelo dom da graça divina. Dessa forma, todo o potencial do seu mapa assume uma conotação verdadeiramente espiritual. Você dissolve o que não tem sentido, ao mesmo tempo em que continua atento às qualidades intangíveis que, para você, são a realidade. Você constrói a sua segurança sobre a fé. Edifica a sua identidade sobre a confiança no infinito. Tudo o que faz na vida depende da maneira pela qual o seu potencial flui através da sua corrente de consciência. Dessa forma, quanto mais você age para iluminar, expandir e entender lucidamente a sua consciência, mais pode consumar a plenitude do seu próprio potencial.

Você é capaz de se desvencilhar das amarras e das pompas da vida para experimentar a liberdade de que sua alma precisa. Quando desfruta dessa liberdade, começa a jorrar uma rica criatividade, como um manancial. Você percebe o Yin e o Yang da vida e consegue transcender a ambos, pois vê o propósito, a razão e a própria fonte da criação, quando sente as bênçãos divinas do homem manifestando-se na sua vida.

Você caminha pela vida com leveza, tocando tudo com suavidade, buscando sempre a “evolução” e não o “envolvimento”. Seu maior dom é a imaginação, pois através dela você pode atingir a consciência, que o ajuda a domar as águas da vida, em vez de ser sacudido por cada onda. A imaginação é mais forte que a força de vontade. Depois de aprender isso, você será capaz de descobrir a verdadeira força do seu ser. Para você, pode ser difícil superar a fraqueza pessoal por meio do poder puro e simples, mas é fácil transformar qualidades negativas em positivas pelo uso da vivacidade da sua imaginação. Você é capaz de percorrer mentalmente séculos e séculos, escolhendo com cuidado os lugares mais bonitos e positivos para fixar a sua consciência. Você consegue imaginar um cenário de praia num dia chuvoso. Quando só nuvens são visíveis, você consegue imaginar o sol – sabendo que, apesar do que vê, o sol continua brilhando. Dessa forma, é capaz de deslizar pelas influências negativas do karma impessoal, enquanto o potencial do seu ser interior continua sendo colorido pelo uso que você faz da imaginação criativa.

O signo de Peixes tem uma qualidade semelhante a Cristo. Entende a harmonia da natureza e é capaz de unir-se a quase tudo. Se este é o seu ascendente e você vive do lado de fora dele, o seu grande senso de compaixão pelos outros pode facilmente levá-lo ao martírio, ou seja, sofrer junto com uma pessoa pelo problema dela. É provável que absorva a maneira pela qual os outros tentam resolver os problemas e, de alguma forma, caia na ilusão de que é possível resolver o impossível. Você vê como os outros tentam juntar as partes e chegar a conclusões. Entretanto, este não é o seu caminho. Em vez de resolver problemas kármicos, seu caminho é dissolver o karma, deixando os problemas para trás. Você pode libertar sua identidade da atração magnética do karma impessoal e dissolver-se no mar infinito da sabedoria, que é o seu campo de experiência. Cada vez que renuncia ao poder pessoal sobre alguma coisa, você se aproxima mais da sua consciência divina. Assim, aprende a fazer sem fazer. Aprende a criar sem estar ligado ao que cria. E aprende a existir sem tentar reivindicar o mérito de existir. Quanto mais dissolve o seu ego, mais você entende o significado sutil da falta de significado. Como resultado, toda a força do mapa pode ser usada para solta-lo da roda kármica em incessante movimento.

Martin Schulman (Do livro: “O Ascendente – Sua Porta Kármica”)


Olhem este vídeo:



3 comentários: