Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

As Nove (9) Fases da Lua



“Ignore a Lua e sofra as Consequências”
Donna Cunningham






“...A Lua domina particularmente o que chamamos na Terra o Mundo Físico, e que em hermetismo recebe o nome de Mundo Sublunar... A Lua é a Matriz Astral de todas as produções de que o Sol é o pai vivo. Falávamos do planeta do qual eles dependem. Tudo o que chega a Terra, os fluídos e as almas, passa pela Lua e tudo o que parte da Terra, pela Lua igualmente passa. A Lua reproduz analogicamente, em suas fases, a Lei Universal da Involução e Evolução em quatro períodos principais. Durante a primeira metade de seu curso (Lua Nova à Lua Cheia), a Lua cresce, segundo as aparências. É o momento que as influências lunares são realmente dinâmicas...
...A Lua, que é muito mais agitada que os outros “planetas”, torna o homem errante e versátil, variável em suas palavras, incapaz de por em prática qualquer coisa agradável; sua estatura é mediana, seus olhos desiguais, um sempre maior do que o outro...
...Convém saber que todos os planetas e as outras partes da Esfera Celeste influem e se comunicam por uma virtude divina, atuando sempre necessariamente, e assim se pode assegurar, sem receio de engano, e segundo o que foi dito, que todas as coisas terrestres são governadas pelas superiores e celestes, e que os sacrifícios e os holocaustos que têm sido feitos no mundo são inúteis e não podem impedir as influências dos corpos celestes que dão a vida e a morte...”

Por: Papus (em “Tratado Elementar da Magia Prática”)




Saiba as suas características a partir da
FASE DA LUA DE NASCIMENTO.


“...O Sol se despede, declina, se extingue e morre... FIM DE UM CICLO...;
o momento é mágico! Lá vem a LUA!
O crepúsculo...uma imagem espaço-temporal,
que juntos, ao mesmo tempo, no outro mundo e na outra noite,
um morre para anunciar o outro...mas, ambos marcham para o futuro,
através das transformações inevitáveis...
para além da noite, esperam-se novas auroras, sempre!
Assim como na vida, devemos sempre acreditar que assim como o Sol,
a Luz virá no dia seguinte para clarear situações.
E se diz: “O Crepúsculo reveste-se, também par si mesmo,
da beleza nostálgica de um declínio e do passado,
beleza essa que simboliza no tempo.
É a imagem e a hora da melancolia.”
As horas passaram...
o Sol renasce a cada manhã, trazendo a Luz, a Boa Nova,
é uma nova fase, é um novo ciclo que se anuncia!”
Por Martha Cibelli




Segundo os antigos astrólogos e astrônomos, a Lua, bem como, suas sutis transformações (Fases), exercem influência especiais, não somente sobre diferentes atividades específicas naturais ou mecânicas, como também, e, sobretudo, em ações e reações humanas.



Dentre outras influências, a Fase Lunar Natal (Fase da Lua em nosso nascimento), sempre irá marcar uma diferença significativa entre as pessoas.  E, de forma semelhante, o signo ocupado pela Lua em nosso nascimento pode nos esclarecer, a respeito de nossas necessidades emocionais pessoais. Portanto, o objetivo principal de se conhecer a Fase Lunar Natal, assim como, o Signo Lunar Natal, é o de se ter consciência dos efeitos que tais vibrações exercem sobre nós, tendo em vista, que cada Fase Lunar, cada uma das Nove Fases, provoca um “tipo psicológico” distinto, que possui uma abordagem emocional própria, específica da vida, ou seja, “marca” como agimos e reagimos emocionalmente a pessoas, situações e coisas.



Por exemplo, nascidos nas Fases da Lua Cheia; Primeiro Quarto e Terceiro Quarto, tendem a desarmonia interna total, porém, de acordo com o Mapa Natal e conforme outros cálculos pessoais (Signo lunar, aspectos Sol-Lua, etc...) poderão projetar essa desarmonia ou interiorizar mais ainda. É interessante se observar cada retorno mensal da Fase Lunar de Nascimento e o signo lunar do dia específico em que tal fase entra, pois que é possível perceber uma certa tendência de ação e reação emocional típica, bem intensificada, porém, expressada conforme o Signo Lunar pessoal e o signo lunar do dia específico. Quando estes signos não combinam as atitudes irracionais tomam frente. Em outras palavras, todos nós tendemos a reagir emocionalmente, de maneira positiva ou negativa diante de qualquer situação interna ou externa ininterruptamente, mas tais reações sempre serão permeadas pela diferença de cada de um, pois que não existem duas pessoas iguais. Mas, a influência pessoal de caracteres lunares (signos, aspectos, fases...), se mostrarão todos os meses, quando a Lua estiver na mesma fase de nascimento, ou ainda, quando estiver no signo lunar de nascimento.



É importante percebermos que nenhum outro astro nos permite conhecer o que precisamos para nos equilibrarmos, logo, nos realizarmos nos demais sentidos e propósitos da vida, como as energias da Lua com suas influências absolutamente pessoais. Pois que, se conhecermos nossos “interiores” emocionais, aprenderemos a controlar-nos e, principalmente, a compreendermos as ações e reações alheias, mantendo-nos prudentes e equilibrados diante destas, de forma a personificarmos o “Princípio da Harmonia” (Interna e externa).



Pode-se dizer, que tal conhecimento e/ou autoconhecimento, poderia aliviar, ou ainda, extinguir efeitos emocionais, tais como: Stress, fadiga, tristeza, desconsolo, explosões de mau gênio, desgaste nervoso e até depressão, visto que, a negligência dessa parte da personalidade (o Corpo Emocional) somada a ignorância de tais particularidades, nos leva a uma sensação de carência, desespero, angústia..., nem sempre percebidas conscientemente, deixando-nos alienados de nós mesmos e de nossas necessidades emocionais vitais. Enfim, a aprendizagem teórica e prática de tal conhecimento, tem o intuito de agir e reagir conscientemente (sim porque o inconsciente e a Lua são ligados), através de uma interação com nossa própria natureza, ou melhor dizendo, em última análise, deve-se observar e trabalhar com as informações pessoais dos períodos em que o corpo, a mente e o espírito precisam de descanso e/ou de produtividade, conforme a trajetória mensal lunar. Pois que, é irrefutável que os ritmos e ciclos que a Lua representa nos afetam diretamente.

Por Martha Cibelli



O período de Lunação – transcorrido entre uma aparição da LUA NOVA e a seguinte – dura cerca de 29 dias, 12 horas e 44 minutos. Divide-se em QUATRO (4) FASES principais e/ou centrais, que são a Lua Nova; Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante. As mutações óticas da presença lunar – chamadas FASES DA LUA – são de fundamental importância, tendo em vista que, segundo algumas teses astrológicas de ocultistas tradicionais, é esse fenômeno que propicia as múltiplas e diversas influências lunares sobre a vida terrestre.









<><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><>

O CICLO E AS NOVE FASES DA LUA



LUA NOVA – Constelação INICIAL da Lunação. A LUA se encontra em CONJUNÇÃO com SOL e nada do que podemos ver dela recebe iluminação; aparece um tênue contorno da Lua (como um halo). Ela nasce e se põe com o Sol e compartilham o mesmo signo.






LUA CRESCENTE (Quarto Crescente) – Esta fase tem início quando a LUA está a 45º do SOL. Nesta fase, cerca de ¼ da porção lunar visível para nós é iluminada, e então, podemos observá-la no céu noturno. Esta fase apresenta a Lua um ou dois signos a frente do Sol.









LUA PRIMEIRO QUARTO – Começa quando a LUA está a 90º graus do SOL. Os raios solares iluminam agora a metade da parte lunar que podemos ver. Surge ao meio-dia e desaparece à meia-noite. Está cerca de três signos adiante do Sol, conhecido como QUADRATURA.











LUA CORCUNDA (Minguante Convexa) – Quando a LUA se encontra a 135º do SOL. Agora o SOL ilumina ¾ da superfície lunar visível da Terra. Há quatro ou cinco signos entre o Sol e a Lua.













LUA CHEIA – Começa quando a LUA está a 180º do SOL. Agora toda a porção lunar visível da Terra é iluminada. Enquanto o SOL se põe a oeste, a Lua Cheia surge no leste. Pode-se observá-la a noite toda. Encontra-se em OPOSIÇÃO ao Sol. E o signo oposto ao signo solar do mês.







LUA DISSEMINANTE (Divulgadora) – Se inicia quando a LUA está a 135º graus do SOL. Em relação à Eclíptica, a Lua se põe atrás do Sol. Encontra-se quatro ou cinco signos atrás do Sol. E, encontra-se no mesmo ELEMENTO.













LUA TERCEIRO QUARTO (Último Quarto) – Começa quando a LUA está a 90º graus do SOL. Metade da face lunar visível por nós é iluminada. Como a Lua no Primeiro Quarto, esta fase também apresenta um difícil ângulo RETO entre o Sol e a Lua, pois envolvem SIGNOS INCOMPATÍVEIS.









LUA MINGUANTE (Quarto Minguante ou Balsâmica) – É a última fase da Lunação. Começa quando a LUA está a 45º graus do SOL. Em relação à Eclíptica, a Lua desponta “atrás” do Sol (como todas as posições da Lua Minguante). Pode-se observá-la no céu MATUTINO. Encontra-se em dois signos atrás do Sol.









LUA ESCURA (Lua Invisível) – Não há LUA no céu, por um período de dois dias. Ainda se encontra atrás do SOL e não adiante dele como a Lua Nova. Encontra-se em um signo antes do Sol, ou ainda, no mesmo signo do SOL. (Trata-se aqui do “Poder oculto”; “Lilith”; “Lua Negra”;...)



Para completar sua órbita em torno da Terra, a Lua leva 29 dias e meio. Neste período, este relacionamento entre Lua - Sol, o mês sinódico, sua face visível reflete para nós os raios que recebe do Sol, brilho de intensidade variável que assume diferentes formas e que compreende o período entre uma e outra Lua, as quatro fases distintas, são as chamadas fases da Lua, são elas:



LUA NOVA

É o início do ciclo, quando a Lua está alinhada entre o Sol e a Terra. Durante 7 dias, sua face é pouco visível. Ou Lua Negra – Lilith – período que antecede a Lua nova, na verdade três dias antes desta Lua, ainda na Lua minguante (onde se repele as más influências) e no final desta, é o período conhecido como escuridão lunar. Lilith era a rainha dos fantasmas e demônios que atacavam os homens sexualmente.
A seiva se concentra no caule e nas raízes, por isso frutos e flores não estarão em boas condições para serem colhidos. É um período adequado para semear plantas medicinais e cortar madeira. Propicia a interiorização, germinação, fecundação e o recolhimento. Período de introspecção, indefinição, da busca de novos caminhos e não propício para decisões. Atrai a espiritualidade. Período neutro, ideal para a reflexão, amadurecimento dos anseios e a reavaliação de velhos valores.

LUA CRESCENTE

Lua, Terra e Sol, formam um ângulo de 90°. A cada dia a luminosidade lunar aumenta e sua face torna-se mais visível. A seiva flui em direção as folhas, época boa portanto para transplantar e enxertar. A luminosidade da Lua começando a aumentar torna o período propício para semear tudo o que frutifica acima do solo, como frutas, grãos, flores; propício também para colher legumes e frutas lunares: pepino, melão, melancia.
Momento de definição, pois os sentimentos e emoções tornam-se mais claros e as atitudes mais objetivas. Os impulsos devem ser colocados em prática. Bom para intensificar os contatos sociais. Exerce atração magnética sobre todas as coisas expostas à sua energia. É a época ideal para traçar novos planos, investir em uma relação amorosa e plantar ervas mágicas. Verificar e solucionar questões, progressos financeiros.

LUA CHEIA

Neste período, a Lua está em oposição ao Sol e sua face pode ser vista inteiramente. A seiva tem maior penetração nas folhas e nos frutos, acumulando-se nos brotos. Desaconselha-se assim efetuar-se podas. É a melhor fase para a colheita de frutos que estarão desta forma mais suculentos, para cultivar plantas de ciclo bienal, plantas com brilho, alcachofra e salsão. É o melhor período para a manutenção da Terra.
Representa o ápice dos poderes mágicos, algumas pessoas sensíveis inquietam-se nesta época, é a Lua certa para executar tarefas e negócios importantes. Simboliza a plenitude. As pessoas estão mais abertas e receptivas nesta época, o inconsciente aflora e as ações podem se tornar agressivas. Os projetos iniciados chegam ao seu desenvolvimento máximo. Época portanto de expansão interior, recarregar energia e para fazer ritual do amor.



LUA MINGUANTE



Lua, Terra e Sol, formam agora um ângulo de 270°. A cada dia a Lua fica menos visível. Um novo ciclo se inicia, quando a Lua volta a ser invisível e se alinha entre Sol e Terra. A seiva flui em direção ao caule e as raízes. Bom período para semear todos os tipos de raízes: cebola, nabo e batata. Esta fase é boa para a colheita, adubar, podar, cortar madeira para móveis, colher grãos e semear, exterminar as pragas e também podar ervas e plantas.

Período de transição, tendência para o recolhimento e avaliação do que já foi vivido. Os trabalhos iniciados devem ser terminados. É o momento certo para desatar nós e por um fim pacífico em etapas, sociedades e relacionamentos.

Época ideal para iniciar regimes e dietas (1º dia da Lua minguante, no signo de Virgem). Percepção, abstração, pois a sensibilidade está a flor da pele, e é também um período propício para cirurgias.
Na simbologia, Hécate é a lua minguante que simboliza o ciclo constante das energias humanas e divinas. É a representação da sabedoria adquirida pelo amadurecimento...
 

Obs: Toda FASE LUNAR, atinge sua plenitude no TERCEIRO DIA. Independente, ou dentro de suas “Sub-Fases”. É quando emana o máximo de energia, dentre outras, afetando fácil e positiva ou negativamente o inconsciente pessoal e/ou coletivo, sobretudo, em seus aspectos emocionais. Da mesma forma, influencia o corpo físico, no que se refere “aos líquidos do corpo” em geral. E, quanto as “influências” no corpo mental e espiritual, deixemos para falar quando “tematizarmos” a 1a Lei Hermética (TUDO É MENTE).
“As interpretações a seguir das fases lunares aplicam-se à natureza emocional e aos padrões de reação das pessoas nascidas nessas fases. Baseiam-se em parte nas descrições dos tipos de Rudhyar e em parte nas minhas próprias observações e pesquisas... Os conflitos internos sentidos pelas pessoas nascidas com determinadas posições (Fase Lunar e Signo Lunar), tendem a ser projetados exteriormente nas pessoas com quem se relacionam. As pessoas nascidas durante a mesma fase lunar, muitas vezes são atraídas graças à maneira semelhante de lidar com os conflitos.”
Donna Cuningham


Agora vamos às previsões das Nove (9) Fases Lunares:



Fase da LUA CHEIA
Estou digitando


Fase da LUA DIVULGADORA
Estou digitando


Fase da LUA TERCEIRO QUARTO
Estou digitando


Fase da LUA MINGUANTE
Estou digitando


Fase da LUA ESCURA
Estou digitando


Fase da LUA NOVA
Estou digitando


Fase da LUA CRESCENTE
Estou digitando


Fase da LUA PRIMEIRO QUARTO
Estou digitando


Fase da LUA CORCUNDA
Estou digitando






A DIETA DA LUA





Utilizada para redução de peso, a dieta da Lua crescente apresenta maiores benefícios no período de mudança da Lua crescente para a Lua cheia e desta para a minguante. Neste período comece a sua dieta de líquido, abstendo-se de sólidos por 24 hs. Isto é, a dieta deve ser iniciada nos dias e nas horas exatas das mudanças de fase, e durante todo este dia deve-se ingerir somente líquidos. Sucos de melão e melancia (frutos lunares) são diuréticos e ajudam a desintoxicar o organismo. Tome 1 litro de água durante este período.

·         Lua nova: para ganhar peso inicie sua dieta com a Lua em trânsito pelos signos do elemento água: Câncer, Escorpião e Peixes.
·         Lua crescente: período propício para o inicio de dietas para ganhar peso, deve-se seguir as mesmas indicações da Lua nova.
·         Lua cheia: favorável para dietas de perda de peso, deve-se iniciar com a Lua transitando pelos signos de Áries, Leão ou Sagitário.
·         Lua minguante: favorece todos os processos de eliminação, bom período para dietas de líquidos e regimes (1º dia da Lua minguante, no signo de Virgem). Bom também para sauna.




Nenhum comentário:

Postar um comentário