Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Do Temperamento



Qual o meu Temperamento? Como calcular o temperamento na Astrologia? Sou colérico, fleumático, sanguíneo ou melancólico?


O QUE É O TEMPERAMENTO?

O Temperamento é a constituição básica do ser humano, um pouco diferente da personalidade, já que a personalidade é bem mais dependente do contexto e da criação. Personalidade temos depois de crescidos, o temperamento temos mesmo nos primeiros meses de vida, algumas crianças mais curiosas, outras retraídas, etc. A criação do conceito de temperamento é atribuida a Hipócrates e sua teoria dos 4 humores, cada um relativo a um dos quatro elementos de Empédocles: fogo, água, ar e terra.

 

Temperamento vem do latim “Temperamentum - combinação” - Caráter de um indivíduo que corresponde ao conjunto dos seus traços psicológicos e que o distingue dos outros, condicionando-lhe a constituição física, o comportamento e as emoções. As qualidades primitivas se relacionam aos quatro elementos, ou seja:


Cada um dos quatro temperamentos é composto pela combinação das quatro qualidades primitivas. Os quatro tipos de temperamento são: Colérico (bílis amarela), Melancólico (bílis negra), Fleumático (fleuma) e Sanguíneo (sangue).



 

MÉTODO PARA CALCULAR O TEMPERAMENTO

Existem na verdade diversos métodos para se calcular o temperamento. Não temos tempo pra examinar todos os métodos ou discutir “qual o melhor”, se é que isso existe.

Na astrologia moderna, que é a que a maioria das pessoas conhece, o temperamento foi quase esquecido. Um dos motivos para isso pode ser a quase total ênfase da nova astrologia apenas nos aspectos da personalidade. Se você vai falar por uma hora e meia com um cliente sobre a mãe dele, porque gastar tempo com o básico?

Assim, a única coisa mais parecida com o “cálculo do temperamento” na astrologia moderna é aquele feito pelo computador, como se encontra abaixo:



Note na tabela da direita as letras C, F, M, que são relativas as características dos signos, cardinal, fixo e mutável, e também na vertical as letras F, A, E, W que representam respectivamente, Fogo (Fire), Ar (Air), Terra (Earth) e Água (Water).

Temos então que definir um método, significando com isso um conjunto de procedimentos e critérios lógicos que sejam mais interessantes do que simplesmente contar tudo que tem no mapa. O método que eu uso, e como disse, não é o único, é mais baseado nos renascentistas, e considera o ascendente, os dois luminares (sol e lua) e o regente do ascendente. Veja que não estamos aqui escolhendo “qualquer um” e sim os planetas que realmente contribuem para o assunto. Os luminares são o coração do espírito, e o ascendente e o seu senhor refletem o corpo físico. Enfim, a Astrologia também tem sua técnica, que vamos seguir passo a passo para facilitar a questão.


1º Passo: Calcular o Ascendente e o Senhor (Regente) do Ascendente.

Resumidamente, basta seguir a tabela abaixo:

SIGNOSREGÊNCIAS
Se Áries ou Escorpião regente Marte
Se Touro ou Libraregente Vênus
Se Gêmeos ou Virgemregente Mercúrio
Se Câncerregente Lua
Se Leãoregente Sol
Se Sagitário ou Peixesregente Júpiter
Se Capricórnio ou Aquárioregente Saturno
*Note que Urano,Netuno e Plutão não regem nada em astrologia tradicional.



Exemplo: No mapa acima, de Pinochet, o Ascendente está a 15 graus de gêmeos, bem pra esquerda (clique no mapa pra aumentar). Logo o senhor do Ascendente é Mercúrio.

Portanto, no Mapa de Pinochet acima temos que ASC em gêmeos – ponto para Sanguíneo, mercúrio em escorpião – ponto para Fleumático.


2º Passo: Temperamento: Sol e Lua

Primeiro vemos o signo em que estão o Sol e a Lua. No caso de Pinochet, temos o Sol em Sagitário (colérico) e a Lua em câncer (fleumático).

Agora temos que adicionar as fases da lua e do Sol, que são um pouco mais complicadas:

Lembre-se quando o Sol estiver em:


Áries, Touro e Gêmeos – Sanguíneo
Câncer, Leão e Virgem – Colérico
Libra, Escorpião e Sagitário – Melancólico
Capricórnio, Aquário e Peixes – Fleumático

Veja portanto que quem nasceu com o Sol em Gêmeos tem a contribuição mais sanguínea de todas, pois nasceu na primeira fase e está num signo de ar. O mesmo vale para o signo de Peixes que é duplamente fleumático, pois é um signo de água.

O cálculo da Lua é extremamente parecido, por isso não fique assustado com o excesso de tabelas, é apenas pra não haver confusão:

No caso de Pinochet, ele tem o sol em sagitário, portanto na estação melancólica, e a lua está entre Cheia e Minguante (melancólica novamente).


3º Passo: Almuten figuris:
Quando temos um “empate”, é bom calcular o Almuten Figuris. Infelizmente o cálculo desse único elemento já é uma novela em si, então fica pra outra vez. (Veja neste Blog "Almuten Figuris")

O cálculo do Temperamento é obtido através do:

- O signo ascendente
- O almuten do ascendente
- Os planetas que fazem aspecto ao ascendente
- Conhecer as qualidades primitivas dos planetas e dos signos


 

QUALIDADES PRIMITIVAS dos planetas:


Para conhecer o Almutem do ascendente, através da tabela de dignidades essenciais, cada planeta que se encontre em sua dignidade recebe uma determinada pontuação.

Planetas domiciliados - recebem 5 pontos;
Planetas em sua exaltação - recebem 4 pontos;
Planetas em sua própria triplicidade - recebem 3 pontos;
Planetas em seu próprio termo - recebem 2 pontos;
Planetas na sua própria face - recebem 1 ponto.

O planeta que obtiver mais pontos é o Almuten do ascendente, ou seja, é o planeta que tem mais dignidades no mapa.
O Temperamento correspondente será obtido através do signo ascendente; do Almutem do ascendente; dos planetas em aspecto com o ascendente. A característica mais predominante corresponderá ao Temperamento.



Os planetas em aspecto harmônico adquirem o elemento do ascendente; planetas em aspecto desarmônico conservam suas próprias características.

Por exemplo: Sol em quadratura com o ascendente e não recebendo muitos aspectos de planetas frios e úmidos, conserva seu elemento predominante, quente e seco. Da mesma forma, um planeta frio e úmido pode se tornar quente e seco se receber muitos aspectos dos planetas quente e seco. Alguns cálculos indicam um temperamento bem definido, porém em outros pode-se encontrar a mistura de dois temperamentos.


4º Passo – Outros fatores:

Outros fatores que podem “desempatar” são planetas que aspectam o ascendente, como no caso de Pinochet, Júpiter, adicionando fleuma, pois está em signo de água.

Também considere a natureza dos planetas: mercúrio é um planeta considerado seco, e isso pode servir de desempate. Marte, Saturno e Sol são secos; Vênus, Lua e Júpiter úmidos. Júpiter, Marte e Sol são quentes, o restante frios.


Sintetizando:

Não adianta somar e esperar uma resposta coerente. Pese os fatores e chegue a uma conclusão. Não é útil “tirar a média”… o temperamento pode ser formado de dois ou mais elementos em luta. No caso de Pinochet, metade dos fatores apontam para uma personalidade mais “seca”, tendendo ao melancólico, e outra parte são fatores fleumáticos, muito úmidos, provavelmente reservados para sua vida privada. Quem tinha apostado em “colérico” errou frio. Pinochet e Hitler são ditadores mais melancólicos, de vida privada muito reservada e que mesmo seus crimes não foram de natureza passional, e sim mais fria e planejada. (Nota: Não estou falando que todos os melancólicos sejam assim, estou me referindo aos assassinos melancólicos).

Colérico (quente e seco):

É um temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz frequentemente obter sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos.

Tem suas forças e fraquezas:

Forças: É otimista, enérgico, prático, líder, audacioso, autodisciplinado e autodeterminado. Não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais. É alguém de objetivos e por isso a dificuldade não o esmorece.

Fraquezas: Ira, impetuosidade, autosuficiência, é vingativo e amargo, por isso tem tendência ter úlcera antes dos 40 anos. Muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes - ofensas grosseiras e refinadas. Sua arrogância tende causar antipatia nos outros temperamentos.

Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, tem ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.

Tem vontade forte, ambição, é irascível, fisicamente bem definido, robusto, brigão, vingativo, inoportuno, arrogante, ousado, imprudente, engenhoso, sedutor, tirano, otimista, inesgotável, agressivo, afirmativo, gosto por comandar, impaciente, odeia detalhes, exige demasiado e dá demasiado, extremista, gosto por reconhecimento público, muito inquieto, excessivo, brincalhão, mordaz, nervoso e astuto.


Sanguíneo (quente e úmido):

Quando se fala do temperamento sanguíneo, se fala de “sangue quente”, de vivacidade. É um temperamento eufórico, vigoroso, que vive o presente, esquece facilmente o passado e não pensa muito no futuro. Traz em si otimismo e por isso crê, mesmo em meio às adversidades.

Tem suas forças e fraquezas:

Forças: Sempre tem amigos, é divertido e contagia os outros, compreensivo e por isso bom companheiro, simpático, destacado e entusiasta e por isso líder.

Fraquezas: É agitado e turbulento, desorganizado, pulsilânime (fraco de ânimo), adora agradar, começa as coisas e não termina, é egoísta e cada vez mais, tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos, sempre se desculpando de suas fraquezas.

É sociável, amigável, não se mantêm no mesmo lugar por muito tempo,. Fisicamente bem proporcionado, alegre, generoso, dedicado, afável, pacificador, honesto, modesto, religioso, superficial, distraído, otimista, fiel, liberal, cortês, misericordioso e confiável.



Melancólico (frio e seco):


É um temperamento analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes. É introvertido por natureza mas às vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil. É amigo fiel, mas não faz amigos facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal. Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.

Tem suas forças e fraquezas:

Forças: Habilidoso, delicado, leal, idealista e minuncioso.

Fraquezas: Egoísta, amuado, pessimista, confuso, antisocial e vingativo.

Espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete-se onde não deve, gasta tempo com o que não deve, tem dificuldade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, tem aversão às pessoas que têm ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõem ao seu caminhar.

É detalhadista, analítico, ponderado, lógico, tem tendências depressivas, fisicamente magro, estatura média, prudente, lento para a resolver assuntos ou decidir, não acredita facilmente nas coisas, desconfiado, estudioso, teimoso, invejoso, ambicioso, introspectivo, temeroso, insubordinado, inexorável, ambicioso, taciturno, anti-social, pessimista, conhecedor e solitário.

Fleumático (frio e úmido):

O fleumático, geralmente é calmo, frio, equilibrado e por isso a vida para ele é feliz e descompromissada; raramente explode em risos ou em raiva, conseguem fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso, sempre diz: “alguém devia fazer alguma coisa”, mas ele não faz. Porém é habilidoso para promover paz e conciliação.

Tem suas forças e fraquezas:

Forças: É calmo, tranquilo, cumpridor dos deveres, líder, imperturbável, para ele é fácil ouvir os outros em seus problemas, o que é difícil para o sangüíneo e colérico; trabalha bem sob pressão, por isso cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários.

Fraquezas: É um tipo de pessoa calculista, desmotivada, pretensiosa, tímida. A excessiva desconfiança afasta dos outros. É pessoa indecisa e temerosa, e também muito castigada pelo seu egoísmo.

Tem emoção controlada mas os sentimentos são fortes. Fisicamente cheios e baixos, dedicado, reservado, tímido, profundo, estudioso, caseiro, indolente, inconstante, preguiçoso, contemplativo, resignado, lento, hesitante, invejoso, mesquinho, egocêntrico, envergonhado, ganancioso e sóbrio.

Conclusão:

As qualidades dadas a cada tipo de temperamento são apenas um dos modos de expressão, que podem dar origem a outras características relacionadas.


Por exemplo:

• a qualidade "caseiro" quer dizer que a pessoa gosta de ficar mais em casa, aprecia o ambiente doméstico, se sente melhor junto com suas próprias coisas, gosta de estar em família ou em locais que lhe sejam familiares, tem dificuldade em ambientes e com pessoas que não conhece muito bem.

• a qualidade "lento" quer dizer que a pessoa faz as coisas com calma, é inimiga da pressa, não age por precipitação, tem seu próprio ritmo.

Assim cada característica deve ser entendida também com os seus desdobramentos.

*Este texto é um resumo elaborado por mim a partir dos sites http://yuzuru.wordpress.com e de Lúcia de Belo, astróloga de BH.
































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário