Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dos Signos - Parte V (Capricórnio - Aquário - Peixes)

10 – CAPRICÓRNIO
Data base: 22 de dezembro a 20 de janeiro (270º à 300º)

“EU CONSTRUO” – “EU REALIZO”

Um amante surpreendente!

Saturno é o planeta regente de Capricórnio. Neste signo, Marte tem a sua exaltação, Júpiter e Netuno estão em queda e a Lua está em exílio.

Corresponde a décima casa do horóscopo que representa a carreira e a posição ocupada na sociedade, Capricórnio é o governo, o regime estabelecido, o conjunto de normas que definem o campo de autuação, quais os limites a respeitar, até onde se pode ir – exatamente como Saturno representava, na antiga visão do mundo, a fronteira entre os planetas e a esfera das “estrelas fixas”.

No corpo humano, são atribuídos a Saturno a pele e o esqueleto, ou seja, aquilo que dá forma e define a estrutura do corpo. A idade de Saturno, segundo a astrologia tradicional, começa aos 55 anos: ele é o planeta da velhice, da sabedoria e da reflexão.

Os estudos estatísticos mostram a presença forte de Saturno no mapa astral de sábios – personalidades cujo o sucesso se deveu a características tradicionalmente associadas ao planeta: reserva, cautela, minúcia, paciência, sangue frio, tenacidade e escrupulosidade. Esses estudos revelam também a presença forte da dupla Marte – Saturno no mapa de médicos.

Marte está à vontade no signo de Saturno (embora a recíproca não seja verdadeira – ver o signo de Áries). Marte representa o impulso, a força, a combatividade, a capacidade de resolver problemas; em Capricórnio a energia do planeta é mais constante, mais resistente, tem fôlego, como tudo nesse signo.

Já a Lua – a resposta espontânea, a sensibilidade, a intuição – está em exílio em Capricórnio, que privilegia a ponderação o autocontrole e a contenção.

Júpiter que se sente bem no signo da Lua, sofre no de Saturno; é o choque entre extroversão e introversão, expansão e contração, otimismo e realismo.

Nos tempos antigos, Saturno era considerado uma influência maléfica, associada ao fracasso, à queda e à fatalidade. Mas vale a pena recordar o mito: depois de destronado por seu filho Júpiter, Saturno refugiou-se na Itália que, graças ao seu sábio governo conheceu um período de inigualada prosperidade, conhecido como a Idade do Ouro.

A mãe interior é um personagem determinante em sua vida, dimensionado como uma pessoa ambiciosa e determinada, que sempre soube o que queria, mas que, não ter conseguido realizar-se, por alguma impossibilidade circunstancial, acabou projetando seus anseios na figura do filho ou da filha.

Assim quem nasce sob esse signo se vê diante da necessidade de cumprir esse papel, vencendo na vida. Aliás, esse modelo materno mostra muitas vezes, que se entregar aos sentimentos é um sintoma de fraqueza e representa o risco de vir a fracassar em suas iniciativas.

Não por outro motivo, uma das frases mais comuns da mãe interior de quem é deste signo é: O que vão pensar de você?

A disciplina sentimental do signo de Capricórnio nem sempre permite que ele se entregue de cabeça a uma louca paixão, mas às vezes, é incapaz de negar a si mesmo a vontade de viver intensas emoções, tanto que muitas vezes conserva em segredo uma grande paixão. Posição social e interesses voltados à carreira, os capricornianos são contidos e inseguros até conquistarem o que desejam.

Forte e prático, busca a estabilidade por meio do poder e da consolidação da sua posição social. É eficiente e não perde o controle da situação.

Tem sempre os pés no chão e coloca toda a sua força na construção de algo que valorize a sua existência. Assim, consegue atingir suas metas. É o signo da realização.

O capricorniano é uma pessoa séria e responsável, com grande capacidade para o trabalho. Às vezes é muito fechado o que favorece uma tendência a solidão. Possui uma presença de espírito impressionante.

Valorize o lado material, mas sem se esquecer do sentimental.


Dinamismo: Grande capacidade para dimensionar com método, prudência e reflexão (Terra) as iniciativas e as finalidades da vida (cardinal), que apesar de serem perseguidas com muita objetividade e relativa diplomacia (participação do úmido), frequentemente servem para dar ao sujeito mais a consciência do dever e afirmar os princípios racionais do êxito social do que propriamente levá-lo à satisfação pessoal, que apesar de tudo é solicitada veementemente, debaixo de uma aparente reserva, impassibilidade e disciplina.

Esta satisfação pessoal não se exterioriza devido a necessidade de se afirmar no mundo pela vida interior, feitas de modelos, teorias e de certas subjetividade (feminino) pouco manipulável. Integração racional na existência (Saturno) concretizada que leva o sujeito à conquista (Marte) de uma maturidade feita pelo sacrifício ou renúncias dos afetos (Lua), bem como dos valores otimistas e sociáveis da vida grupal (Júpiter).

Se por um lado esta maturidade se revela pelo despojamento e pela compreensão de que uma ação vigorosamente lúcida pode levar a um êxito real, seja externa ou internamente, por outro lado ela pode estar permeada de possíveis psicossomatizações, ou então levar a uma visão excessivamente funcional da hierarquia dos valores sociais e pessoais, que muitas vezes se atrofia a si próprio, isto é, identificando-se.

Os conflitos são estruturados num nível de relacionamento e independência (cruz cardinal), enquanto que as soluções podem ser estruturadas num nível de concretização social (trígono da terra).

Tarefa: A ti capricorniano, quero suor da tua fronte, para que possas ensinar, aos homens o trabalho. Não é fácil a tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens cair sobre os teus ombros; mas pelo jugo da tua carga, ponho em tuas mãos a responsabilidade sobre o homem.

Regente da Casa 10: Refere-se ao sucesso e a realização profissional, material, pessoal e social do nativo, as carreiras, a reputação, as possibilidades de projeção, o meio do céu, o futuro, mostra o resultado dos esforços, as honras, o crédito, o respeito público e o poder pessoal, a mãe no horóscopo feminino e o pai no horóscopo masculino, como se é visto socialmente, o sucesso, a fama, as carreiras, os regimes, o que o mundo quer que eu seja ou tenha, o papel que o mundo exige que eu desempenhe, o que o mundo espera de mim, as vaidades e a ética.

4º eixo Câncer – Capricórnio: Ligados à família e coligados com o passado, profundamente emocionais, ambos são protetores. Capricórnio protege como um pai, cuida com responsabilidade, seria a representação da casa, enquanto que Câncer seria a representação do interior desta casa, protegendo como uma mãe, quem coloca no colo.
Casa VII em Capricórnio: Casamento de amor-amizade. Uma relação conjugal calma, sem problemas. Alguns choques, mas nada de grave. Fidelidade.

Saúde: A estrutura do corpo, o esqueleto, os ossos, o joelho, tendões, cartilagens, pele, unhas, cabelo, baço, juntas, articulações e os dentes. São comuns os problemas ortopédicos e dentários, bem como o reumatismo. Recomenda-se o consumo do repolho e da couve, pois combatem o reumatismo.

Exercício: Fique agachado com as mãos no chão e estenda uma perna para trás, enquanto que a outra fica flexionada para a frente; flexione a bacia para baixo, depois repita com a outra perna.

Personificação: Signo animal e agressivo. Representa as pessoas mais velhas e mais sábias, as cachoeiras (quanto maior a altura, maior é o tombo). Representa também uma águia, pois existe uma constelação com esse nome que se encontra dentro do signo de Capricórnio. Significa o êxtase invernal, a Terra seca e fria, a semente se defronta com a etapa mais difícil em seu processo de maturação, ocasião em que a terra seca e fria leva a interiorização.

Aparência: De fraca constituição e pouca beleza. Recomenda-se limpeza de pele.

Animal: Animais noturnos e solitários, urso, corvo, urubu, coruja, aves necrófogas ou noturnas.

Profissão: funcionário público, matemático, professor, secretário, bancário, gerente de loja, engenheiro, comerciário, pecuarista, mineralogista, garimpeiro, bibliotecário, arqueólogo, contador, oftalmologista, ortopedista, encanador, fazendeiro, apicultor, mecânico, geofísico, construtor civil e sapateiro.

Planeta: Saturno, é o planeta dos limites, das restrições, o deus do tempo. Representa a cristalização, a organização, a perseverança, a sabedoria, a velhice, a responsabilidade e o trabalho. Determinação e perseverança são palavras-chave na sua vida e você não mede tempo nem esforços para realizar seus sonhos.

Qualidade: Cardeal, que dá impulsividade, coesiva.

Elemento: Terra.

Elemental: Gnomo.

Estação: O início do inverno.

Dia: Sábado.

Cor: Preta, cinza, marrom e verde.

Mineral: Pedras escuras opacas e negras, ônix, hematita, turmalina, topázio, citrino, jaspe verde e ônix branco.

Metal: Chumbo.

Vegetal: Plantas espinhosas ou venenosas, lírio, amor-perfeito, álamo branco (representa tempo), jacinto azul (constância) e a verônica (representa compromissos).

Chakra: 3º.

Aroma: Lótus, alecrim, pinho e alfazema.

À mesa: Evite peixes gordurosos, carne de caça e os doces, prefira os derivados do leite.

Nota musical: Fá.

Arcanjo: Orifiel.

Plano de vida: Físico.

Regente esotérico: Saturno.

Missão esotérica: Lutar com Sirbilus (cão de três cabeças que protege a porta do inferno).

Mitologia: Podemos associar a este signo os mitos de Pã e da Cabra Amalteia. Pã, filho de Mercúrio, era como um bode da cintura para baixo. A cabra Amalteia amamentou Júpiter. De um de seus chifres, foi feita a Cornucópia, a fonte da abundância.
O signo de Capricórnio está associado à cabra Amalteia, ninfa, filha de Melisso, Rei de Creta. Alimentou Júpiter com seu leite, quando este foi escondido por sua mãe, Reia, devido a voracidade de Saturno. A cabra, juntamente com seus dois cabritos, foram postos no céu, por Júpiter e um de seus chifres foi doado às Ninfas. Este chifre depois, teve a virtude de se encher com tudo aquilo que o possuidor desejasse. Chamam-no de Cornucópia, ou Corno da Abundância.

Tarô: O Hermitão. Tarô Cigano: Ferradura.

Runas: Nied, Ansur, Hagall, Othila e Mann.



Abaixo (do lado direito da tela), a autoridade postal da República da Áustria emitiu em datas diferentes, quatro séries com quatro selos cada uma, compondo 16 selos, dos quais 12 mostram a Astrologia através dos signos do zodíaco e 4 selos celebram o Ano Novo do Horóscopo Chinês. Todos são auto-adesivos e foram emitidos em folhas de 8 selos, com valor facial de 0,55 € cada. As três primeiras séries foram emitidas no Ano do Galo. A quarta e última série foi emitida no Ano do Cachorro.



    1. Astroset I – 21/04/2005: Câncer, Gêmeos e Touro    
    2. Astroset II – 22/07/2005: Leão, Virgem e Libra  
    3. Astroset III – 24/10/2005: Capricórnio, Sagitário e Escorpião  
    4. Astroset IV – 20/01/2006: Áries, Aquário e Peixes    



Do lado esquerdo, série de 12 selos postais e mini-folhinha emitida pela República da Bósnia Herzegóvina em 15/04/2004, com valor facial de 0,50 centavos de marco conversível cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.



 


Do lado direito, série de 12 selos postais e mini-folhinha emitida pela República da Hungria em 03/01/2005, com valor facial de 50 florins húngaros cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco. Do lado esquerdo, série de 12 selos postais emitida pela Federação Russa em 21/04/2004, com valor facial de 5,00 rublos cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.







LUA EM CAPRICÓRNIO


Num tema natal pode indicar depressão. A natureza disciplinada, o respeito à hierarquia e o desejo de ocupar postos de liderança do capricorniano, provavelmente tem origem numa existência na Grécia antiga, onde se dedicou à carreira militar. É possível, por exemplo, que ele tenha participado das famosas guerras entre Atenas e Esparta.


Dia: A passagem da Lua por este signo cria uma atmosfera de introversão e recolhimento, que devemos aproveitar para pôr nossos sentimentos e emoções em ordem. As pessoas procuram voltar-se para si mesmas, demonstrando um autocontrole superior ao normal e buscando segurança. Podem também ocorrer crises de melancolia. O dia favorece aos negócios imobiliários, assim como a política, ao trabalho, a carreira e a economia. Confere prestígio aumentado e pode-se empreender negócios a longo prazo, negócios com minas, propriedades, terrenos, produtos da terra, estudos, políticas, ciências e orçamentos econômicos.



SATURNO em Capricórnio: Esta será uma grande prova de fogo, pois exigirá de você muito esforço e humildade para realizar suas ambições. Com disposição e trabalho, o sucesso chegará. Mantenha sempre a dignidade e compartilhe o que você conseguir para afastar a solidão.


Em vidas passadas, a pessoa pode ter sido extremamente ambiciosa, usando todas as suas energias apenas para obter sucesso profissional e status. Nesta vida, precisa superar a insegurança e a modéstia excessiva, para não perder boas oportunidades de progresso profissional.


Capricórnio Ascendente com Sol em:

  1. Áries: Alcanço dos objetivos com rapidez, graças a maior concentração de impulsos de ação.
  2. Touro: Fica mais solto e afetuoso no amor, ganha um grande poder de decisão e consciência do próprio valor.
  3. Gêmeos: Temperamento mais aberto e criativo, grande capacidade intelectual.
  4. Câncer: Sentimentos mais intensos, a vida segue os caminhos da intuição.
  5. Leão: Maior vazão às suas opiniões, grande desgaste por uma busca exagerada de sucesso.
  6. Virgem: Frieza nos sentimentos, vida profissional excelente.
  7. Libra: Vida instável e emotiva, no amor há maior e melhor entrega.
  8. Escorpião: Maior auto-estima, mais desconfiança, não consegue exteriorizar suas qualidades.
  9. Sagitário: Não existem dificuldades, não mede esforços para ajudar o próximo, é honesto, tem espírito elevado e adora a natureza.
10.      Capricórnio: Redobradas as características, é a personalidade mais perseverante do zodíaco, introversão exagerada.
11.      Aquário: Maior aceitação de idéias progressistas pela troca de valores tradicionais, senso de coerência.
12.      Peixes: Pode ter um grande medo do futuro, choques internos pela instabilidade emocional de Peixes e a determinação de Capricórnio.



11 – AQUÁRIO
Data base: 21 de janeiro a 19 de fevereiro (300º à 330º)


“EU SEI”

Sempre diferente, sempre melhor...

Urano, planeta descoberto em 1781, é o regente moderno de Aquário. O signo, entretanto, não é a mesma coisa que o planeta, e sim uma combinação dos seguintes fatores: domicílio de Urano e Saturno, exílio do Sol, e segundo alguns autores, queda de Plutão e exaltação de Mercúrio.

A descoberta de novos planetas no sistema solar, é um bom exemplo da forma como funciona o raciocínio astrológico. Examinando o que estava ocorrendo no mundo na época em que tomamos conhecimento da existência do planeta, determinamos quais são suas associações, o que ele “rege”.

Por ser dificilmente visível a olho nu, Urano se tornou conhecido para a humanidade quando já se dispunha de telescópios para esquadrinhar o céu. O telescópio e muitos outros avanços tecnológicos, são uma característica dessa época, do que ficou conhecido como a Revolução Industrial. Aí temos, portanto, uma associação de Urano: a tecnologia, o avanço, a máquina a serviço do homem numa sucessão de melhorias e aprimoramentos.

Esta foi também uma época de desregulamentação, quando as sociedades ocidentais eliminaram a extrema estratificação do feudalismo e ingressaram na economia de mercado. Da perspectiva política, a Revolução Francesa aparece como o símbolo deste período. Uma segunda associação de Urano: liberdade, igualdade e fraternidade... O culto da razão, a disseminação do saber – o século de Urano é o “Século das Luzes” – a defesa dos direitos e das liberdades do cidadão também fazem parte das associações de Urano.

Esta rápida pincelada de um período histórico, entretanto, não dá a dimensão exata do signo pacífico, humano, harmonizador que é Aquário. Isso porque, além de Urano, o signo também é regido por Saturno, um planeta de contenção e despojamento, que contrabalança e estrutura os traços mais explosivos do sétimo planeta do sistema solar.
Mercúrio, planeta da comunicação, sente-se à vontade em Aquário, signo de lucidez e transparência. Quanto ao Sol, seu exílio no signo de Aquário não deve ser mal interpretado. O Sol é considerado como a consciência, a individualidade que brilha, a defesa do próprio interesse. Em exílio no signo de Aquário, o Sol de cada personalidade aquariana continua brilhando, porém de uma forma que respeita o brilho de todos os outros sóis de todas as outras personalidades.

Quem é desse signo vive uma situação singular no que diz respeito a seus modelos interiores de pai e mãe. A prevalência paterna é forte, mas ao mesmo tempo a como que uma ausência do personagem masculino na vida dessa pessoa. É como se o pai fosse extremamente importante, mas a tivesse abandonado em algum momento da vida. Ou então que esse pai fosse egoísta, preocupado com ele mesmo ou com os problemas do mundo, sem tempo para dedicar afeto ao filho ou a filha.

Justamente por causa deste modelo forte e ausente, ao mesmo tempo, a pessoa desse signo se propõe a buscar o contato exterior, ou seja, masculino, com particular veemência. É por isso que é normalmente uma pessoa tão sociável, tão participante, tão ativa. Tudo numa tentativa de descobrir a realidade que é esse pai, com seus defeitos e virtudes.

Em questões de amor, este signo não é muito previsível. É fácil encontrar este nativo apaixonado por uma amizade, apesar de amar radicalmente a pessoa com quem convive, no entanto, é uma excelente pessoa para viver um amor cheio de surpresas. O progresso é o principal objetivo dos aquarianos, não há limites para sua criatividade e originalidade.

Idealista, o aquariano está sempre ligado e preocupado com as questões, sociais, políticas e ecológicas. Muito inteligente e criativo, tem o dom de captar as coisas no ar. Curioso e brilhante costuma ter posições de destaque. Preza muito a sua individualidade. É o signo da liberdade.

O aquariano é uma pessoa completamente sociável, possui uma cabeça ágil e por vezes, tem ideias geniais. Sua mente irrequieta pode gerar certa ansiedade. É surpreendente, inconvencional e trabalha muito bem em equipe. Um pouco excêntrico, tem mania de ser o dono da verdade, por isso, cuidado para não ser radical demais nas suas opiniões.

Dinamismo: Grande capacidade para estabelecer uma comunicação (ar) objetivada (fixo), que resiste às flutuações do meio (fixo), bem como estabelecer relações estáveis, fixas numa determinada direção (ar e fixo), comunicação e determinações estas, estabelecidas com uma certa exaltação e calor (predominância do quente) que frequentemente revela uma instintiva necessidade de se liberar dos valores autorizados e autoritários da sociedade (exílio do Sol), necessidade esta que inconscientemente leva o sujeito a reagir contra a condição externa do mundo (masculino), seja através de um comportamento inovador, autêntico, inteligente e fraterno (Urano), seja através de um comportamento rebelde, fanático (fixo), explosivo, excêntrico (Urano) e aborrecidamente imprevisível (falta do Sol).

Constante necessidade de idealizar (exílio do Sol) os valores tecnológicos (Urano) e lógicos (Saturno) como uma das alternativas de se inserir misticamente no mundo e como que por um mecanismo de projeção sensibilizar-se com tudo que leva à mudança entre os homens, seja socialmente ou individualmente; resulta daí uma auto-estima vivida com relativa indiferença, pois está em jogo a sensação que sua vida fundamenta-se num dever maior atribuído àqueles que dentre os chamados foram escolhidos.

Portanto o sujeito vive num estado constante de criação e de invenção, onde o sentimento e a inteligência misturam-se de tal modo que podemos afirmar que ele pensa com o coração e sente com o cérebro, o que lhe dá uma relativa capacidade de intuição e predição, que não raro o liga com as circunstâncias atuais, desencadeando consequentemente mudanças repentinas, se não nelas próprias, ao menos na forma delas serem vistas.

Como Aquário é o oitavo signo de Câncer, a independência está sempre sendo proclamada. Os conflitos são estruturados num nível de posse e poder (cruz fixa), enquanto que as soluções podem ser estruturadas num nível de compreensão de uma relação equilibrada e justa (trígono do ar).

Existem dois tipos:

  1. Tipo A: “Tipo sabedoria”, Saturno forte, emoção fixa, disposição para viver acima das coisas, as vezes um pouco distante da realidade, numa atitude coadunante com seu idealismo, a margem das necessidades instintivas num mundo feito de sensações, que revelam uma natureza extra pessoal e pouco prática.
  2. Tipo B: “Tipo aventura”, Urano dominante, disposição para viver como se a existência fosse uma aventura, portanto, inadaptação, excentricidade, originalidade, rompimentos com a rotina, com as pessoas, com as convenções, recordes, natureza revolucionária e rebelde.


Tarefa: A ti aquariano, dou-te o conceito de futuro, para que através de ti o homem possas ver outras possibilidades. Terás a dor da solidão, pois não te permito personalizar o Meu amor. Mas para que possas voltar os olhares humanos em direção a novas possibilidades, Eu te concedo o dom da liberdade, de modo que livre possas continuar a servir a humanidade onde quer que ela necessite de ti.


Regente da Casa 11: Significa os amigos protetores e as amizades no geral, as esperanças, os planos, os projetos futuros, os desejos, os ideais, as alegrias e decepções, as aspirações, as metas, os grupos e organizações, a consciência política, a atuação revolucionária, critérios de realidade, a avaliação da autoridade, a responsabilidade social e o quarto filho.

5º eixo Leão – Aquário: Individualidade e criação, ambos tem necessidade de estar em evidência, é o clássico e o moderno, o presidente e o do contra, o ditador e o rebelde.

Saúde: O sistema nervoso, os impulsos elétricos que vão para o cérebro e o sistema circulatório e vascular, pernas, calcanhares, tendão de Aquiles, líquido sinovial, tornozelos, safenas, articulações, visão e coração. As pessoas que apresentam uma forte influência de Aquário, sofrem de varizes e esclerosamento das artérias, e o frio lhes é especialmente penoso. O signo também governa tíbias e tornozelos, as fraturas são comuns. Recomenda-se o consumo de romãs.

Exercício: Coloque uma pilha de jornais no chão, ponha a ponta dos pés sobre os jornais e então impulsione o corpo para cima, depois coloque o calcanhar no chão, faça vinte vezes seguidas. Faça exercícios que estimulem a articulação dos pulsos, das mãos e dos tornozelos.

Personificação: Signo humano, intelectual, com predominância do quente e agressivo. Os visionários, os excêntricos, os revolucionários, os idealistas e os astrólogos. Representa também a agitação das águas, pois, depois da cachoeira a queda é agitada. Significa a assimilação do grão semeado pela Terra, a semente não existe mais em si mesma, mas está integrada ao seu meio natural, liberada por assim dizer, pela condição individual.

Aparência: Signo de média constituição e de uma beleza original.

Animal: Animais e pássaros exóticos.

Profissão: Sociólogo, astrólogo, digitador, decorador, DJ, publicitário, revisor de texto, inventor, astrônomo, cartomante, oculista, engenheiro, projetista, produtor, executivo, psicólogo, educador, professor, radialista, jornalista, cineasta, escritor, astronauta, cientista e todas as atividades ligadas às artes plásticas.

Planeta: Urano, significa a libertação, a renovação da vida, a fraternidade, o altruísmo, o progresso, o futuro e a ciência. Arauto de uma nova era, você sempre se destaca pelo espírito inovador e pelas ideias avançadas. Também tem como co-regente o planeta Saturno.

Qualidade: Fixa, estabilidade expansiva.

Elemento: Ar.

Elemental: Silfo.

Estação: O meio do inverno.

Dia: Sábado e quarta-feira.

Cor: Cores mescladas, o arco-íris, branca, amarela, azul e azul-turquesa.

Mineral: Água-marinha, ametista, sodalita, lápis-lázuli e safira.

Metal: Rádio e urânio.

Vegetal: Cana-de-açúcar, musgo, margarida-branca (esquecer o passado é a sua mensagem), íris-branco (flor da esperança no futuro), madressilva e acácia (simbolizam a amizade) e a flor-do-maracujá (exotismo e originalidade).

Chakra: 5º e 6º.

Aroma: Violeta, rosa, alfazema e verbena.

À mesa: Preferência por comidas típicas, regionais. Devem economizar nos condimentos e fazer dietas periódicas para desintoxicação.

Nota musical: Fá.

Arcanjo: Orifiel.

Plano de vida: Mental.

Regente esotérico:

Missão esotérica: Limpar os estábulos do rei.

Mitologia: Dois mitos aparecem relacionados a esta constelação: o de Ganimedes, espécie de garçom do Olimpo, que servia a ambrosia aos deuses, e o de Deucalião e Pirra. Deucalião é o Noé greco-romano, que venceu as águas do dilúvio e repovoou a Terra.

O signo de Aquário está associado ao mito de Ganimedes, filho de Trós, rei de Troia. Ganimedes era o mais belo dos mortais de então. Um dia, passeando nas alturas do monte Ida, Júpiter o viu e atraído por sua beleza , transformou-se em águia e o levou em seu dorso para o Olimpo, onde passou a servir o néctar e a ambrosia nos banquetes dos deuses, no lugar de Hebe.

Tarô: A Estrela, O Louco. Tarô Cigano: Taça.

Runas: Ansur, Eoh, Rad e a Runa Branca.




A autoridade postal da República da Áustria emitiu em datas diferentes, quatro séries com quatro selos cada uma, compondo 16 selos, dos quais 12 mostram a Astrologia através dos signos do zodíaco e 4 selos celebram o Ano Novo do Horóscopo Chinês. Todos são auto-adesivos e foram emitidos em folhas de 8 selos, com valor facial de 0,55 € cada. As três primeiras séries foram emitidas no Ano do Galo. A quarta e última série foi emitida no Ano do Cachorro.



    1. Astroset I – 21/04/2005: Câncer, Gêmeos e Touro    
    2. Astroset II – 22/07/2005: Leão, Virgem e Libra    
    3. Astroset III – 24/10/2005: Capricórnio, Sagitário e Escorpião    
    4. Astroset IV – 20/01/2006: Áries, Aquário e Peixes    



Série de 12 selos postais e mini-folhinha emitida pela República da Bósnia Herzegóvina em 15/04/2004, com valor facial de 0,50 centavos de marco conversível cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.



 




Série de 12 selos postais e mini-folhinha emitida pela República da Hungria em 03/01/2005, com valor facial de 50 florins húngaros cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco. Série de 12 selos postais emitida pela Federação Russa em 21/04/2004, com valor facial de 5,00 rublos cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.







LUA EM AQUÁRIO

A Lua estando no signo de aquário num tema natal masculino, pode indicar uma eterna infantilidade para este nativo. A acentuada intuição que caracteriza o aquariano pode ter raízes numa vida como astrólogo, mago, ou conselheiro de antigos reis. Ele pode também ter vivido na Atlântida, lendária civilização cuja tecnologia era altamente desenvolvida, o que o leva, no presente, a se interessar por invenções e pesquisas.

Dia: Tudo novo, tudo diferente, neste dia, é como se todas as coisas renascessem, a originalidade e a busca do exótico são valorizadas. Desperta o desejo de liberdade e novidade. As pessoas sentem-se mais criativas e os negócios são beneficiados. No ar, vibra uma energia positiva e boas surpresas podem surgir na forma de um telefonema, de uma carta ou de uma visita inesperada. As amizades se aprofundam e confere disposição a empreendimentos arrojados, assuntos ligados às ciências e computação, a agricultura, a construção de casas, a eletricidade, invenções, aviação e experiências psíquicas. Deve-se tomar cuidado, no entanto, com a instabilidade emocional e as atitudes impulsivas, que podem atrapalhar os negócios.

SATURNO em Aquário: Defina bem seus objetivos e se possível, sempre vá em busca do novo e do que for superior. O lado racional deve ser usado para encontrar soluções criativas para você e para os outros. Ou seja, ao definir seu objetivo, não perca tempo e concentre todas as energias em prol da realização dele.

Em vidas passadas, provavelmente a pessoa não se interessou verdadeiramente pela sorte da sua comunidade. Agora, precisa aprender a fazer amigos verdadeiros e vencer a tendência ao isolamento. Seu principal desafio é desenvolver a solidariedade e o espírito de grupo.


Aquário Ascendente com Sol em:

  1. Áries: Busca de novidades, atitudes progressistas, no amor segue o lema da liberdade.
  2. Touro: Dá maior estabilidade e pés no chão, desacelera a intensa imaginação de Aquário, no geral sai ganhando na vida.
  3. Gêmeos: Instabilidade reforçada, intelectualidade redobrada.
  4. Câncer: Diminuição da liberdade natural de Aquário, aceitação da família e do casamento.
  5. Leão: Egoísmo, dominador, independente e temperamento forte.
  6. Virgem: Grande curiosidade intelectual, intuição e discernimento, julgamentos infalíveis.
  7. Libra: Maior poder de sedução, de equilíbrio e senso prático, com uma dose de indecisão.
  8. Escorpião: Realização de ideais, maior força de vontade, tendência a ser exageradamente místico.
  9. Sagitário: Saboreia mais a vida, dá menor pressa, encara o casamento com mais naturalidade.
10.   Capricórnio: Grande contradições entre o conservadorismo e o idealismo, aumenta a responsabilidade.
11.   Aquário: Maior simpatia e originalidade, capacidade de transformar tudo a sua volta.
12.   Peixes: Indecisão eterna, uma certa fraqueza, existe uma preferência em escolher caminhos mais fáceis.



12 – PEIXES ou PISCES
Data base: 20 de fevereiro a 20 de março (330º à 360º)

“EU CREIO”

Uma paixão de corpo e alma...

Netuno, planeta descoberto em 1846, é o regente moderno de Peixes. Este signo é uma combinação dos seguintes fatores: domicílio de Netuno e Júpiter, exaltação de Vênus e queda e exílio de Mercúrio. A astrologia funciona através de associações.

Para saber a que está associado Netuno, podemos voltar ao século XIX e tentar identificar de que forma este período se diferencia de outros momentos históricos.

Se o século XVIII, de Urano, se associa aos direitos civis (direito de ir e vir, liberdade de pensamento, etc.) o século XIX, de Netuno, se associa aos direitos políticos: direito de associação, direito de votar e ser votado.

Foi um século de lutas por melhores condições de vida para as pessoas organizadas em grandes grupos: Netuno é um planeta das ações de massa, das atividades realizadas em conjunto. Para esse planeta a união faz a força.

O período de descoberta do oitavo planeta do sistema solar foi caracterizado, entre outros fatores, por um grande avanço da medicina, com a assepsia e o uso em larga escala de anestésicos.

O emprego da anestesia humaniza o tratamento de doentes, cria uma realidade onde a dor é, às vezes, negada, sem contudo, ser eliminada sua causa. Superar a dor é, às vezes, cruzar a fronteira do real; esta é uma associação de Netuno.

É também deste século a invenção da fotografia e do cinema – a realidade que é sem ser – o reino do virtual, mistura entre a fantasia e a realidade, domínio de Netuno.

Enquanto Urano rompe as estruturas de Saturno pela destruição, Netuno faz a mesma coisa mostrando outras potencialidades. A astrologia sempre qualifica, nunca quantifica.

O exílio em Peixes de Mercúrio, planeta da razão e do raciocínio, não significa que o pensamento fique prejudicado neste signo, mas sim que ele pode avançar por saltos, sem linearidade, à beira da intuição.

Vênus, deusa do amor, tem dignidade em Peixes, signo do ilimitado: aqui o amor é amplo, irrestrito, incondicional, capaz tanto de sacrifícios como de fugas e ilusões.

Júpiter, planeta das grandes sínteses e das grandes viagens, também rege este signo das grandes visões que às vezes tropeça em pequenos detalhes e cujas raízes, por não estarem em parte alguma, estão em toda parte.

A mãe, personagem dominante na formação da personalidade de quem nasce sob esse signo, é ao mesmo tempo uma figura intensa, lúcida, crítica, mas com uma certa indefinição diante da vida, com um aspecto místico e caótico em sua personalidade.

São duas perspectivas evidentemente antagônicas, mas ambas convivem no interior de quem é de Peixes, dando a essa pessoa uma oscilação entre uma atitude mágica e fantasiosa para com a vida e outra realista e objetiva.

Esse modelo interior provoca a falta de uma dimensão adequada de como utilizar de forma concreta a sensibilidade e a capacidade de fantasiar, pois a carência do modelo masculino indica uma relativa dificuldade em ocupar o lugar certo no mundo.

Do tipo supersensível, este nativo não consegue conter as vontades do seu coração, sedento de emoções, muitas vezes acaba cedendo aos seus sentimentos, para Peixes, o amor coberto de realidade não parece tão tentador quanto as envolventes delícias da paixão. Aqui, a ambição dá lugar à intuição, o pisciano é essencialmente espiritual.

Visionário e futurista por um lado, impressionável e influenciável por outro, o pisciano não tenta impor sua forma de ser. Está aberto ao mundo, quer aprender e receber.

Tolerante, compreensivo, frágil e feminino, desperta nos outros o desejo de protegê-lo e é isso mesmo que quer. É o signo da fé e do sonho.

É muito sensível e imaginativo, grande sonhador, possui veia artística e muita criatividade. Dotado de grande compaixão, percebe facilmente a dor alheia e é um ótimo ouvinte.

É também um signo cármico com mediunidade e misticismo. Pode ser também um pouco medroso e escapista.

Dinamismo: Grande potencialidade receptiva (água) em diversas direções (mutável), o que estabelece uma permeabilidade entre o sujeito e o meio, que facilmente o leva a distanciar-se do objetivo e viver da impressão que o objeto produz, consequentemente a disposição para atuar em estado de suspensão onde reina o conflito entre a razão (falta de Mercúrio) e a imaginação (Netuno), bem como entre a praticidade e o sonho.

A extrema plasticidade existente (água e mutável), se por um lado favorece um contato ingênuo com a realidade, por outro favorece a um contato mais fiel com a mesma que facilmente insere o sujeito em uma relação ética e estética (Júpiter e Vênus) com ela, mas como não sendo apreensível sempre coloca o sujeito em um estado de espera.

Sendo saliente a empatia com as pessoas e com as circunstâncias, a capacidade de servir torna-se notável, tendo sempre um caráter que transcende o imediatismo pragmático; isto leva o sujeito a participar de movimentos que exaltam a natureza simultaneamente religiosa e supra racional da condição humana, ou a assumir a existência como contínua remissão dos pecados.

Os conflitos são estruturados num nível de conhecimento e finalidade (cruz mutável), enquanto que as soluções podem ser estruturadas num nível de investigação dos condicionamentos ocultos (trígono de água).

Existem dois tipos de piscianos:

  1. Tipo A: “dilatação extrema”, prevalência de Júpiter, nômade, evasiva, em busca de horizontes indefinidos, internacionalista, cosmopolido.
  2. Tipo B: “compressão extrema”, predominância de Netuno, natureza prisioneira, exilada, monástica, nebulosa.

Tarefa: A ti pisciano, dou a mais difícil tarefa de todas. Peço-te que reunas todas as tristezas dos homens e as traga de volta para mim. Tuas lágrimas serão no fundo as minhas lágrimas. A tristeza e os padecimentos que terás de absorver são o efeito das distorções impostas pelo homem a Minha ideia, mas a ti cabe levar até ele a compaixão, para que ele possa tentar novamente. Por essa tarefa supremamente difícil Eu te dou o dom mais alto de todos. Tu serás o único de meus doze filhos que me compreenderás. Mas este dom do entendimento é só para ti Piscis, pois quando tentares difundi-lo entre os homens, eles não te escutarão.


Regente da Casa 12: Relaciona-se com a síntese, o lado místico e transcendental de cada um, assim como a fé pura e cega sem racionalização. O carma, inimigos ocultos, traições, prisões e condenações, sofrimentos físicos e morais, enganos e segredos, grandes animais, trabalhos penosos, doenças incuráveis e crônicas, internamentos, confinamentos de toda a espécie (prisões, hospitais, sanatórios, orfanatos), o inconsciente, os amores ocultos, o conhecimento e a consciência da alma, a iluminação, o que não se consegue ver em si mesmo. Ter contato com esta casa, é ter contato com uma “água suja, velha”, com sentimentos do passado e qualquer planeta que estiver dentro desta casa estará “preso”.

6º eixo Virgem – Peixes: Servir, pureza, simplicidade, prestação de serviços, manias, rituais, é o eixo musical. O excesso de organização gera confusão. Ambos veem o que os outros não veem. Virgem tem prestabilidade técnica, prática. Enquanto Peixes é prestativo no lado emocional, tem organização emocional e espiritual.

Saúde: O sistema linfático e glandular, sistema de fibras e nervos do corpo, aura magnética, tensão nervosa, intestinos, os pés (planta e dedos) e tornozelo. Quando os pés são afetados, mesmo por problemas insignificantes, como sapatos que incomodem, o bem estar geral do pisciano parece ressentir-se. Os nativos de peixes muitas vezes reagem desfavoravelmente aos medicamentos, e estes devem ser sempre administrados com cuidado, já que, mesmo, o remédio mais simples pode causar efeitos nocivos. Tendem a anemia, portanto, recomenda-se o consumo de passas, tâmaras e cereais.

Exercício: Sente-se no chão, pegue o pé direito e gire-o no sentido horário e depois no sentido contrário. Troque de pé e repita o exercício.

Personificação: Signo animal, com predominância do úmido, fértil, duplo e mudo. Os místicos, os religiosos, os artistas, os oceanos, a nebulosidade e os médiuns. Os santos ou os bandidos aqui se encontram. Significa a última fase da vida subterrânea, que já carrega a promessa da primavera, preparação para a vida na superfície da Terra, onde a natureza esta prestes a sair de um longo sono, as forças brutas da vida estão na eminência de romper, porém ainda permanecem incobertas.

Aparência: Signo de fraca constituição e de beleza encantadora, geralmente tem olhos claros e pálpebras caídas, pele fina e delicada.

Animal: Anfíbios, peixes e aves marinhas.

Profissão: atriz, dançarina, escritor, sapateiro, esotérico, assistente social, enfermeiro, monitor de esportes náuticos, marinheiro, escultor, psicólogo, artesão, biólogo, botânico, engenheiro florestal, químico, religioso, cineasta, secretário, sociólogo e qualquer atividade exercida em instituições de caridade.

Planeta: Netuno, relaciona-se à fantasia, à imaginação, aos ideais espirituais, à caridade, a força espiritual, inspiração divina e ao perdão. Romântico e místico, você dificilmente vive a realidade e prefere vagar por mundos idealizados. Também tem como co-regente o planeta Júpiter.

Qualidade: Mutável, transformação, fluente.

Elemento: Água.

Elemental: Ondinas e sereias.

Estação: O fim do inverno.

Dia: Quinta-feira.

Cor: Azul, verde, verde-azulado, verde-malva e verde-mar.

Mineral: água-marinha, ametista, sugilita-azul, crisólita e topázio.

Metal: Platina e estanho.

Vegetal: Lírio, mimosa (sensibilidade), papoula (sonhos), jasmim amarelo (reflete a desilusão), dália lilás (tem piedade de mim), a camélia rosa (representa a grandeza da alma) e todas as plantas marinhas.

Chakra: 6º e 7º.

Aroma: Sândalo, açucena, violeta, alecrim e alfazema.

À mesa: São geralmente vegetarianos. Devem evitar conservas e pratos a base de molhos muito condimentados.

Nota musical: Sol.

Arcanjo: Zachariel.

Plano de vida: Astral.

Regente esotérico: Plutão.

Missão esotérica: Ir a ilha Vermelha e libertar o gado vermelho...

Mitologia: Os peixes da constelação são delfins na mitologia clássica. Eros e Afrodite, ao fugir do ataque do monstro Tifão, que declarava guerra aos olímpicos, fogem montados em dois delfins, que os colocam em Terra firme. Em retribuição, são transformados em estrelas.

O signo de Peixes está associado aos peixes que levaram Vênus e Eros para a outra margem do rio Eufrates, quando a deusa se viu perseguida pelas demonstrações amorosas do gigantesco Tifão. Outra versão diz tratar-se dos golfinhos que levaram Anfitrite a Netuno.

Tarôt: ? Tarôt Cigano: Capela.

Runas: Berkana, Thorn, Isa, Eoh e Eolh.


Abaixo (do lado direito da tela), a autoridade postal da República da Áustria emitiu em datas diferentes, quatro séries com quatro selos cada uma, compondo 16 selos, dos quais 12 mostram a Astrologia através dos signos do zodíaco e 4 selos celebram o Ano Novo do Horóscopo Chinês. Todos são auto-adesivos e foram emitidos em folhas de 8 selos, com valor facial de 0,55 € cada. As três primeiras séries foram emitidas no Ano do Galo. A quarta e última série foi emitida no Ano do Cachorro.



    1. Astroset I – 21/04/2005: Câncer, Gêmeos e Touro    
    2. Astroset II – 22/07/2005: Leão, Virgem e Libra   
    3. Astroset III – 24/10/2005: Capricórnio, Sagitário e Escorpião   
    4. Astroset IV – 20/01/2006: Áries, Aquário e Peixes    



Do lado esquerdo, série de 12 selos postais e mini-folhinha emitida pela República da Bósnia Herzegóvina em 15/04/2004, com valor facial de 0,50 centavos de Marco conversível cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.



 


Do lado direito, série de 12 selos postais e mini-folhinha emitida pela República da Hungria em 03/01/2005, com valor facial de 50 Florins Húngaros cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.

Do lado esquerdo, série de 12 selos postais emitida pela Federação Russa em 21/04/2004, com valor facial de 5,00 Rublos cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.

  




LUA EM PEIXES


A atração pelo misticismo, típica do pisciano, pode ser resultado de uma vida anterior dedicada a busca espiritual. É possível que a pessoa tenha sido contemporânea de Cristo, seguindo e divulgando seus ensinamentos. Em épocas mais recentes, o indivíduo provavelmente foi membro de alguma sociedade secreta.


Dia: Um dia que está mais para imaginar do que realizar. Estimula a necessidade de isolamento e aumenta uma tendência para assuntos místicos e espirituais em geral, sonhos, mediunidade, sensibilidade, mudanças, o psiquismo, as viagens marítimas e fluviais, a pescaria, toda obra filantrópica, dependência emocional, depressão e a emotividade está muito aflorada. Os assuntos práticos estão relegados a segundo plano e apenas as profissões que exigem criatividade, como a propaganda por exemplo, estão favorecidas. A ênfase se concentra nos temas ligados ao psiquismo e à religiosidade. Com o plano emocional em alta, haverá bons momentos para a prática de meditação.



SATURNO em Peixes: Estimule a intuição para vencer os inimigos e descobrir seus verdadeiros desejos. Canalize sua energia para as artes e os assuntos relativos ao espírito. Cuidado com situações pouco definidas. É importante que você mantenha os pés no chão, pois dessa forma acaba evitando possíveis desilusões.



Em vidas passadas, a pessoa possivelmente deixou de cultivar o amor e a compaixão pelos seus semelhantes. Na atual, precisa superar o medo de ser rejeitado e vencer sentimentos negativos de desamparo e de solidão. Tem sempre a impressão de que o seu fardo é mais pesado do que o dos outros. Falta-lhe confiança em si próprio, desanima facilmente. Tímido em sua juventude, afirma-se com a idade, onde perceberá, que já viveu muito, que já aprendeu e sofreu em suas vidas anteriores.


Sua falta de confiança em si, desaparecerá para dar lugar aos poderes psíquicos desenvolvidos antes da sua vida atual, pois ele sente, adivinha e compreende as coisas não ditas, não formuladas, que os outros ignoram... Ele ouve as vozes interiores que o guiam e podem também guiar os outros. Seu desafio é desenvolver a bondade no coração.


Peixes Ascendente em:

  1. Áries: Dilui a excessiva timidez de Peixes, confere mais garra e tenacidade (apego obstinado a uma ideia, a um projeto; persistência).
  2. Touro: Confere maior realismo e segurança, excelente no amor onde há a busca da estabilidade.
  3. Gêmeos: Instabilidade pessoal, maior comunicação, sociabilidade, e faz várias coisas ao mesmo tempo.
  4. Câncer: Maior vulnerabilidade, sensação de que não é nunca compreendido, fortes tendências artísticas.
  5. Leão: Deixa a timidez, sai à luta, sua fragilidade vai ser na fidelidade amorosa.
  6. Virgem: Maior senso de organização, temperamento mais equilibrado, com talentos artísticos.
  7. Libra: Maior extroversão e diplomacia, maior inconstância e indecisão.
  8. Escorpião: Personalidade atraída pelas ciências ocultas, grande poder de criação e aumento do ciúmes.
  9. Sagitário: Maior vitalidade e otimismo, fidelidade não exemplar.
    10.  Capricórnio: Maior realismo, pessimismo e introversão.
11.  Aquário: Mais arrojado, capacidade de alcançar suas metas, ganha bom humor e aproveita melhor a vida.
12.  Peixes: Redobra as características, muita preguiça e grandes qualidades artísticas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário