Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dos Trânsitos

TRÂNSITOS


Os Trânsitos correspondem à passagem diária dos planetas pelas constelações – que estão sempre em movimento - sobre o Mapa Natal da pessoa.
A técnica consiste em pesquisar as efemérides, num determinado dia, localizando os planetas nas coordenadas zodiacais do momento. Compara-se essas posições dos planetas em trânsito, com os dos planetas radicais (ou seja, os planetas do Mapa Natal).

O planeta em trânsito (movimento) é chamado de Planeta Transitante. O planeta radical (do Mapa Natal) que recebe aspectos do planeta transitante é chamado de planeta transitado. Assim, deve-se considerar que o planeta transitante (em movimento) afetará o planeta transitado (radical ou natal) de acordo com suas energias particulares e também de acordo com a posição original do planeta que recebe o aspecto no Mapa Natal (casa e signo em que se localiza e casa que rege).
Os planetas em trânsito ao mudarem de posição por signo e casa, levam os acontecimentos que influenciam a Carta Natal, inclusive através dos novos aspectos que os planetas radicais recebem dos transitantes. Além disso, quando um planeta em trânsito ativa um planeta no Mapa Natal, ativará a seu tempo, por órbita de trânsito, os planetas aspectados por ele no Mapa Natal.

Nesse ponto, porém, é importante salientar, por enquanto, que a ocorrência de trânsitos indicando uma dada situação, sem a presença de direções (ou progressões) capazes de apoiar a possibilidade, pode indicar uma tendência muito “fraca” ou “reduzida” que simplesmente não se concretize, ou pode promover a ocasião e até o acontecimento, mas sua influência sobre rumo da vida é passageiro, sutil ou pouco perceptível. Esse postulado empírico corrobora a inutilidade e/ou as limitações de se analisar os trânsitos isoladamente, sem levar em conta, as progressões.


Analisar os trânsitos planetários é um dos métodos de previsão bastante utilizados e que dá ótimos resultados.  Os trânsitos  podem ser analisados isoladamente ou associados às progressões secundárias.



Utilizamos os trânsitos de planetas lentos, a partir de Júpiter, porque os planetas rápidos (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte)  fazem aspectos  de  curta  duração, e não dão as informações mais úteis que você precisa. Observe, no entanto, que este  método  de  previsão  só indica  efeitos  a partir de certa idade, por isso não deve ser usado para crianças. Como os planetas lentos andam muito devagar, se  fizer os  trânsitos  planetários  de uma criança, você terá uma listagem de aspectos que são apenas a repetição  do  mapa  astral.  Você  estaria tirando  conclusões  erradas, a partir de posições que não chegaram a se alterar suficientemente no tempo.



Há trânsitos que duram poucos meses e outros que podem durar até vários  anos.  Você  pode  encontrar mais de um trânsito referente ao mesmo planeta e  numa  mesma  época.  Assim,  vai  ter  textos  muito parecidos  se  repetindo. Isso significa que essas tendências estarão bastante acentuadas.



Mas se você encontrar textos aparentemente  contraditórios,  não se espante. Você pode estar vivendo bons e maus trânsitos com relação a alguns assuntos, ao mesmo tempo. Isso vai mostrar um período  cheio de altos e baixos para aqueles assuntos.



Acompanhe periodicamente seus  trânsitos  planetários  para  não esquecê-los.  Tire  proveito  dos  bons  aspectos e aprenda a lidar o melhor possível com os maus aspectos.




Parte 1 de 8 da entrevista de Alexey Dodsworth ao site Personare, em que o autor das análises de Astrologia do site, explica: o que são trânsitos astrológicos? Como eles afetam o seu Mapa Astral?




Um comentário:

  1. É necessário que se faça uma tábua das posições planetárias atual, pois a que se tem acabou no ano 2000,e de lá pra cá nada foi feito:
    NOTA - muitos a chamam de "Tábua de Rafael"

    ResponderExcluir