Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

domingo, 20 de março de 2011

Sua IDADE e ANIVERSARIO em outros planetas


Quero derreter os anos de distância? Viagem a um planeta exterior!


Os dias (e anos) de Nossas Vidas

Olhando para os números acima, você vai notar imediatamente que você está em idades diferentes, em diferentes planetas. Isso levanta a questão de como definir os intervalos de tempo que medimos. O que é um dia? O que é um ano?

A Terra está em movimento. Na verdade, vários movimentos diferentes de uma só vez. Há dois que especificamente nos interessa. Em primeiro lugar, a Terra gira sobre seu eixo, como um pião. Em segundo lugar, a Terra gira em torno do sol, como um tetherball no final de uma seqüência de ir ao redor do poste central.

O topo - como a rotação da Terra sobre seu eixo é como podemos definir o dia. O tempo que leva a terra a girar a partir do meio-dia até o meio-dia seguinte nós definimos como um dia. Nós ainda dividimos este período de tempo em 24 horas, cada um dos quais é dividido em 60 minutos, cada um dos quais é dividida em 60 segundos.

Não existem regras que governam as taxas de rotação dos planetas, tudo depende da quantidade de "spin", foi no material original que passou a formar cada um. O gigante Júpiter tem muita rotação, virando uma vez em seu eixo a cada 10 horas, enquanto Vênus demora 243 dias para girar uma vez.

A revolução da Terra em torno do sol é como nós definimos o ano. Um ano é o tempo que leva a terra para fazer uma revolução - um pouco mais de 365 dias. 

Todos nós aprendemos na escola que os planetas se movem em diferentes taxas em torno do sol. Enquanto a Terra leva 365 dias para fazer um circuito, o planeta mais próximo, Mercúrio, leva apenas 88 dias. Pobre, pesada e longínquo Plutão tem um enorme 248 anos de uma revolução. Abaixo está uma tabela com as taxas de rotação e as taxas de revolução de todos os planetas.



Planeta
Período de Rotação
Período da Revolução
Mercury
58,6 dias
87,97 dias
Vênus
243 dias
224,7 dias
Terra
0,99 dias
365,26 dias
Março
1,03 dias
1,88 anos
Júpiter
0,41 dias
11,86 anos
Saturno
0,45 dias
29,46 anos
Urano
0,72 dias
84,01 anos
Netuno
0,67 dias
164,79 anos
Plutão
6,39 dias
248,59 anos



Por que as enormes diferenças nos períodos? Precisamos voltar à época de Galileu, só que não vamos olhar para o seu trabalho, mas sim o trabalho de um de seus contemporâneos, Johannes Kepler (1571-1630).




Kepler trabalhou brevemente com o astrônomo dinamarquês grande observacional, Tycho Brahe. Tycho foi um grande observador e extremamente precisos, mas ele did't têm a capacidade matemática para analisar todos os dados que ele coletou. Após a morte de Tycho em 1601, Kepler foi capaz de obter as observações de Tycho. observações de Tycho do movimento planetário eram os mais precisos da época (antes da invenção do telescópio!). Usando estas observações, Kepler descobriu que os planetas não se movem em círculos, como 2000 anos de "Filosofia Natural", ensinou. Ele descobriu que se movem em elipses. Uma elipse é uma espécie de círculo esmagado com um diâmetro pequeno (o "eixo menor") e um maior diâmetro (o "grande eixo"). Ele descobriu que o Sol estava posicionado em um "foco" da elipse (existem dois "focos", ambos localizados no eixo principal). Ele também descobriu que quando os planetas estavam mais perto do Sol em suas órbitas, eles se movem mais rápido do que quando eles foram mais longe do sol. Muitos anos depois, ele descobriu que o mais distante planeta do Sol foi, em média, mais tempo levava para o planeta para fazer uma revolução completa. Essas três leis, afirmou matematicamente por Kepler, são conhecidas como "Leis de Kepler do movimento orbital." Leis de Kepler são ainda hoje utilizados para prever os movimentos dos planetas, cometas, asteróides, estrelas, galáxias, naves espaciais e terceira lei de Kepler é a única que nos interessa mais. Ele afirma precisamente que o período de tempo que um planeta leva para ir ao redor do sol quadrado é proporcional à distância média do sol em cubos. Aqui está a fórmula:


Vamos resolver apenas para o período, tomando a raiz quadrada de ambos os lados:  


 
Note-se que a distância do planeta a partir do sol é maior, o período ou tempo para completar uma órbita, será mais longo. Kepler não sabia a razão para estas leis, embora soubesse que tinha algo a ver com o Sol e sua influência sobre os planetas. Que teve de esperar 50 anos para Isaac Newton a descobrir a lei da gravitação universal.

A gravidade da situação




Os planetas giram mais rápido, mais planetas distantes giram mais devagar. Por quê? A resposta está em como a gravidade funciona. A força da gravidade é uma medida da atração entre dois corpos. Essa força depende de algumas coisas. Em primeiro lugar, depende da massa do Sol e da massa do planeta que você está considerando. O planeta mais pesado, mais forte a atração. Se você dobrar a massa do planeta, a gravidade puxa o dobro. Por outro lado, quanto mais distante o planeta está do Sol, o mais fraco puxa  entre os dois. A força fica mais fraca com bastante rapidez. Se você o dobro da distância, a força é um quarto. Se o triplo da separação, a força cai para um nono. Dez vezes a distância, um centésimo a força. Veja o padrão? A força cai com o quadrado da distância. Se colocarmos isso em uma equação que seria parecido com esta:



Os dois "M's" em cima do sol são a massa e a massa do planeta. O "r" abaixo é a distância entre os dois. As massas estão no numerador, porque a força se torna maior se eles ficam maiores. A distância está no denominador, porque a força fica menor quando a distância fica maior. Note que a força nunca se torna zero, não importa o quão longe você viajar. Sabendo desta lei ajuda, porque os planetas se movem mais rapidamente quando estão mais perto do Sol - são puxados com mais força e são chicoteados ao redor mais rápido!




Aqui você pode ver um planeta com uma órbita muito elíptica.
Observe como ele acelera quando está perto do sol.
(Requer QuickTime plug-ins)




Preencha abaixo o seu aniversário no espaço indicado. (Note que você deve entrar o ano como um número de 4 dígitos!)
Clique no botão "Calcular".
Observe que a sua idade em outros mundos preencherá automaticamente devendo notar que sua idade é diferente nos diferentes mundos. Observe que a sua idade em "dias" varia muito.
Observe quando o seu próximo aniversário, em cada mundo será. A data determinada é uma "data terra".
Você pode clicar sobre as imagens dos planetas para obter mais informações sobre eles é incrível Bill Arnett Nove Planetas site.


 
MES
DIA
ANO

Preencha a sua data de nascimento e clique em CALCULAR


MERCÚRIO

Sua idade é
dia de Mercúrio
ano de Mercúrio
Próximo aniversário
VENUS

Sua idade é
dias venusianos
ano venusiano
Próximo aniversário
TERRA

Sua idade é
dia da Terra
anos da Terra
Próximo aniversário



MARTE
Sua idade é

dias marcianos
anos marcianos
Próximo aniversário
JUPITER
Sua idade é

dia Joviano
anos de Júpiter

Próximo aniversário
SATURNO
Sua idade é

dia de Saturno
ano de Saturno
Próximo aniversário


URANO
Sua idade é

dia de Urano
ano de Urano
Próximo aniversário
NETUNO
Sua idade é

dia Neptunianos
ano netuniano
Próximo aniversário
PLUTÃO
Sua idade é

dia plutoniano
ano plutoniano
Próximo aniversário



© 2000, Ron Hipschmanv




Coloquei aqui um modelo da page, mas precisam acessar...



Caso o s LINKS não funcionem coloquei abaixo os respectivos endereços:

http://www.solarviews.com/ (Clique em PORTUGUÊS)
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/astropix.html (Aqui cada dia uma imagem diferente ou fotografia do nosso universo fascinante é apresentada, juntamente com uma breve explicação escrita por um astrônomo profissional.)
******************************************************************
Divulgado pelo espaço Astrologia_autoconhecimento
Por Martha Cibelli
******************************************************************




Um comentário: