Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

segunda-feira, 21 de março de 2011

Astrologia Médica V (Aquário e Peixes)

AQUÁRIO h
Data: 20 de janeiro a 18 de fevereiro


Frase: "Eu sei"
Verbo: inventar
Palavra: verdade
Natureza básica: humanitário, reformador
Polaridade: masculino, positivo, yang
Quadruplicidade: fixa (determinado e persistente)
Elemento: Ar
Tipo do elemento: ar dos relacionamentos de grupo
Regente: Urano
Co-regente: Saturno
Metal: urânio


Símbolo de Aquário: h(é um hieróglifo egípcio que simboliza onda de água, ou um homem carregando uma jarra nas costas, derramando sobre o mundo a força da vida ou a energia espiritual para ser dividida entre as pessoas)

Anatomia e estrurura: panturrilha, tornozelos, respiração celular, micro-circulação, sistema nervoso periférico, sistema nervoso autônomo simpático, medula, nervos periféricos, cérebro, neurônios, bainha de mielina

Ossos: tíbia, fíbula e articulações tibiotársicas

Músculos: tibial anterior, tibial posterior, gastrocnêmico e solear

Artérias: tibial anterior, tibial posterior, veta vorso

Veias: safena parva e tibial fibular

Funções secundárias do signo: coordenação motora



Patologias ou tendências:



1. Distrofias musculares - Aquário governa as panturrilhas afetadas especialmente nesta doença. O signo está relacionado com a coordenação muscular, e Urano, regente de Aquário, predispõe a doenças musculares.

2. Cãibras nas panturrilhas - O signo está relacionado às panturrilhas e à coordenação muscular. Urano, o regente do signo, predispõe a problemas bruscos como cãibras.

3. Varizes - Aquário governa as panturilhas afetadas nesta doença e interfere na circulação sangüínea facilitando o surgimento de varizes.

4. Úlceras varicosas - Aquário governa as panturilhas e as pernas e está relacionado com a circulação nas veias onde surgem estas úlceras.

5. Ansiedade e mania - Aquário se relaciona com o cérebro e o estado psíquico, favorecendo quadros ansiosos. O Ar, elemento de Aquário, promove excesso de atividade emocional.

6. Isquemias periféricas - O signo de Aquário está relacionado com a micro-circulação sangüínea. Urano, regente do signo, favorece processos abruptos como a interrupção do fluxo sangüíneo.

7. Epilepsia - Aquário se relaciona com o cérebro e a transmissão sináptica. O Ar, regente de Aquário, promove agitações como a epilepsia.

8. Doenças desmielinizantes - Aquário relaciona-se com o sistema nervoso e a bainha de mielina. Urano, regente de Aquário, favorece processos súbitos como os que caracterizam estas doenças.

9. Herpes-zoster - Aquário se relaciona com os nervos periféricos afetados por esta doença. O regente do signo favorece processos súbitos como o herpeszoster.

10. Queimaduras - Urano, regente de Aquário, favorece acidentes externos com calor e radiação, que causam queimaduras. O elemento Ar relaciona-se com problemas no exterior do corpo, como a pele.

11. Poliomielite - Aquário se relaciona com o tecido nervoso, com a medula e com as pernas, freqüentemente afetadas por esta doença



Características da personalidade:



O signo de Aquário se caracteriza pela fraternidade universal, pela amizade ampla e pelo idealismo. A casa do aquariano é aberta e cheia de seus amigos e o nativo está sempre pensando no bem-estar do grupo. A pessoa que nasce sob este signo é uma amiga fraterna, humana, fiel e com quem se pode contar. Nunca está só, gosta de conhecer novas pessoas e trocar idéias. Relaciona-se na base do intelecto, faz amigos de ambos os sexos que faz questão de conservar mesmo após o casamento. É na companhia de utras pessoas que reside a sua segurança.

O aquariano possui tendência de se expressar no coletivo e parecer distante, impessoal e indiferente, muito lógico e pouco emotivo. Está mais ligado a coisas abstratas do que a concretas, distancia-se da vida instintiva e das coisas materiais. Possui leveza, fluidez, claridade. É doce, de fácil convivência, paciente, harmonioso e voltado para um mundo de mais sensibilidade onde existe a vontade de viver um ideal ( humanitário, de perfeição moral). Tem grande senso de justiça de forma genérica, pode ser dual e não exercer aquilo que pensa. É inovador em todas as técnicas e costuma estar à frente de seu tempo, porém é bastante irrealista e utópico.

O signo de Aquário representa o desapego do Eu, a vontade partilhada, o humanismo. São pessoas escrupulosas, tolerantes, compreensivas e sem preconceitos. O Eu é pouco definido e quando o aquariano sente necessidade de se valorizar de forma excessiva, é porque está precisando reforçar sua individualidade ou consciência de si mesmo.

O nativo é o revolucionário que tem as idéias e os outros as executam. Como o signo tem qualidade fixa, costuma ter idéias fixas que está sempre querendo impor. É muito teimoso. Gosta de formar grupos. Sua simpatia é impessoal e sua resposta é intelectual, e assim pode ser conselheiro, esclarecer, ajudar os outros, mas nunca regido por um motivo emocional. Tem horror ao melodrama. Gosta de mostrar que não é egoísta, não é pessoal: é coletivo. Há necessidade de preservar sua liberdade e para ele a autoridade é uma ameaça. Às vezes, sente que algumas pessoas não estão compreendendo suas idéias, que está desencadeando oposição. Descarta, então, essas pessoas de seu círculo.

É um signo ligado à eletricidade. Por isso, o aquariano tende ao espasmo, ao choque e a explodir de forma repentina quando não agüenta mais. Aparenta uma calma que não possui e pode facilmente ficar com o sistema nervoso afetado.

O aquariano costuma não ter noção clara do tempo e por estar além ou fora do seu tempo, pode ser tomado por excêntrico ou bizarro.



Expressão positiva do signo: fiel aos amigos, constante, possui o dom da indução, pensamento original.



Expressão negativa: aparenta uma calma que não possui e pode ficar facilmente com o sistema nervoso afetado. As maneiras podem ser bruscas, com atitudes revolucionárias e radicais, sem respeito pela opinião dos outros. É imprevisível, do contra, errático, excêntrico, chocante. Possui necessidade de reforçar o "eu". É teimoso, inflexível, centrado nas próprias idéias. Tendência a certa idealização de si mesmo e dos outros e ao mesmo tempo, muito exigente consigo e com os outros. Pode ser impessoal e egoísta.




AQUÁRIO
PATOLOGIAS
ERVAS
Distrofias musculares
Jujuba (Ziziphus jujuba), Poria (Poria cocos), Sinforina  (Lycium barbarum)
Cãibras nas panturrilhas
Ramos de amoreira-branca (morus alba), Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra), Hamamélis (Hamamelis virginiana)
Varizes
Castanha-da-índia (Aesculum hippocastanum), Centela (Centella asiatica), Hamamélis (Hamamelis virginiana)
Úlceras varicosas
Hamamélis (Hamamelis virginiana), Barbatimão
(Striphnododra sp), Centela (Centella asiatica)
Ansiedade
Poria (Poria cocos), Valeriana (Valeriana
officinalis), Jujuba (Ziziphus jujuba)
Mania
Poria (Poria cocos), Valeriana (Valeriana officinalis), Passiflora (Passiflora acata), Açafrão(Curcuma longa)
Isquemias periféricas
Castanha-da-índia (Aesculum hippocastanum), Salva (Salvia officinalis), Ramos de amoreira-branca (Morus alba)
Epilepsia
Valeriana (valeriana officinalis), Açafrão
(Curcuma longa)
Doenças desmielinizantes
Poria (Poria cocos), Sinforina (Lycium barbarum), Angélica (Angelica archangelica), Erva-de-passarinho (Viscum rubrum)
Herpes-zoster
Angélica (Angelica archangelica), Valeriana
(Valeriana officinalis), Açafrão (Curcuma longa)
Queimaduras
Barbatimão(Stryphnodendron sp), Centela (Centella asiatica), Ruibarbo (Rheum palmatum)
Poliomielite
Erva-de-passarinho (Viscum rubrum), Azedaraque (Melia azederach), Poria (Poria cocos), Fang feng (Ledebouriella sesloides)



PEIXES i

Data: 19 de fevereiro a 20 de março


Frase: "Eu acredito"
Verbo: sentir
Palavra: unidade
Natureza básica: místico ou mártir
Polaridade: feminino, negativo, yin
Quadruplicidade: mutável
Elemento: Água
Tipo do elemento: água do mar, cheia de vida
Regente: Netuno
Co-regente: Júpiter
Metal: latão

Símbolo de Peixes: i (desenho de dois peixes amarrados que nadam em direções opostas, representando a dualidade emocional, a dificuldade de escolha)

Anatomia e estrutura: substância reticular, sistema linfático, mucosas, órgãos do sistema retículo-endotelial, pés

Ossos: tarso, metatarso e falanges

Músculos: extensor curto dos dedos, flexor curto dos dedos, adutor, extensor curto do hálux, flexor curto do hálux, adutor do dedo mínimo, quadrado plantar, interósseos, lumbricais

Artérias: arco plantar superficial, arco plantar profundo pediosa, plantar mediai, plantar lateral, metatársicas dorsais, metatársicas plantares, digitais plantares, digitais dorsais

Veias: arco venoso dorsal do pé, arco venoso profundo do pé, veia plantar, veias digitais comuns do pé, rede venosa dorsal do pé.

Funções secundárias do signo: parte das atividades do sistema imunológico, o metabolismo dos fluidos, o processo do sono, sonho e estados análogos



Patologias ou tendências:



1. Constituição física débil - Peixes relaciona-se com o sistema imunológico, responsável por parte do vigor do organismo. O elemento Água, associado a Peixes, é uma das bases da constituição corporal e pode determinar uma constituição débil.

2. Anemia - Peixes relaciona-se ao sistema retículo-endotelial e são as células deste sistema, na medula óssea, que produzem os glóbulos vermelhos. O elemento Água, associado a Peixes, domina os fluidos corporais, entre eles o sangue.

3. Recuperação física lenta - Peixes relaciona-se com o sistema imunológico, responsável por parte do vigor do organismo. O planeta Netuno, regente do signo, favorece a hipofunção dos sistemas corporais, tornando lento o processo de cura.

4. Alergia a medicamentos - Peixes relaciona-se com o sistema imunológico, e este sistema é que mede as reações de hipersensibilidade. O planeta Netuno, regente do signo, favorece a sensibilidade a drogas.

5. Reações idiossincráticas a medicamentos - O elemento Água, associado a Peixes, é o principal elemento para a constituição corporal, e a fragilidade desta constituição é que determina as reações idiossincráticas. O regente de Peixes favorece a sensibilidade a drogas.

6. Imunodeficiência - Peixes relaciona-se com o sistema imunológico, possibilitando problemas deste sistema. O planeta Netuno, regente de Peixes, favorece a hipofunção dos sistemas corporais.

7. AIDS - Peixes relaciona-se com o sistema imunológico, possibilitando problemas deste sistema. O regente de Peixes favorece a hipofunção dos sistemas corporais. O elemento Água favorece contaminação através dos fluidos corporais (sangue, esperma).

8. Febre de origem obscura - Peixes relaciona-se com doenças de difícil diagnóstico. O planeta Netuno, regente de Peixes, favorece doenças infecciosas e auto-imunes, causas comuns de febre de origem obscura.

9. Colagenoses - Peixes relaciona-se com o sistema imunológico e estas doenças ocorrem por distúrbio deste sistema. O planeta Netuno facilita problemas inflamatórios e distúrbios do sistema imunológico, que ocorrem nas colagenoses.

10. Fasciíte plantar - Peixes relaciona-se com os pés. O planeta Netuno facilita problemas inflamatórios.

11. Pé chato - Peixes relaciona-se com os pés. O elemento Água relacionado a Peixes predispõe a problemas hereditários, como neste caso.

12. Fragilidade emocional, psicoses - Peixes predispõe a enfermidades psíquicas. Netuno, regente de Peixes, relaciona-se com tendência ao delírio e enfermidades cerebrais. A Água, elemento ligado ao signo, relaciona-se com imagens e alucinações que brotam do inconsciente.

13. Neurose obsessiva - Peixes predispõe a enfermidades psíquicas. A Água, elemento ligado a Peixes, relaciona-se com sentimentos como medo, característicos deste tipo de doença.

14. Depressão - Peixes, o planeta Netuno e o elemento Água relacionam-se com tendências depressivas.

15. Dependência química de drogas, alcoolismo - Peixes predispõe a enfermidades psíquicas. O planeta regente do signo favorece a sensibilidade a drogas.

16. Estado de coma - Peixes favorece a sonolência e a perda dos sentidos. Netuno, regente do signo, relaciona-se com enfermidades cerebrais. A Água, elemento ligado ao signo, quando em excesso, pode turvar os sentidos.

17. Edema cerebral - Peixes e seu elemento Água favorecem a formação de edemas. Netuno, regente de Peixes relaciona-se com enfermidades cerebrais.

18.Edemas em geral - Peixes e seu elemento Água favorecem a formação de edemas. Netuno, regente do signo, influencia a circulação dos líquidos.

19. Congestão venosa - Peixes relaciona-se com as vias do pé onde o sangue tende à congestão. O planeta Netuno, regente de Peixes, favorece a estase de fluidos.

20. Linfedema - Peixes e seu elemento Água favorecem a formação de edemas. Netuno, regente de Peixes, influencia a circulação dos líquidos. Peixes também se relaciona com o sistema retículo-endotelial, que forma os gânglios linfáticos cuja função é receber e filtrar a linfa dos vasos linfáticos. Quando este processo é afetado, forma-se o linfedema.

21. Hidrofobia - Peixes favorece a estase e o acúmulo de líquidos no corpo. O elemento Água, relacionado ao signo, também favorece excesso de líquidos gerando intolerância à ingestão de água. No caso da "raiva", Netuno, relaciona-se com lesões referentes ao cérebro, órgão mais afetado pela doença.



Características da personalidade:



A pessoa de Peixes possui empatia, é muito sensível, receptiva a influências do meio onde se encontra, e capta os pensamentos, sentimentos e o sofrimento dos outros, absorvendo-os até de forma inconsciente. Necessita de concentração para manter a integridade do EU. É passiva, não possui muita força de vontade. Parece que sua energia é sugada causando um sensação de cansaço físico que impede o pisciano de fazer esforços. Não é muito combativo. Sua dualidade o torna, às vezes, incapaz de tomar decisões. Muitas vezes, não consegue lutar pelo seus direitos por causa de sua bondade natural, caridade, misericórdia, generosidade, compreensão, tolerância, capacidade de perdoar, compaixão e pena dos outros. Não possui muita ambição, tende a deixar as coisas acontecerem sem tomar uma atitude para as controlar.

Há uma tendência a só enxergar o que é mais bonito, tanto nos outros quanto em si. Não gosta da realidade dura. Há uma dualidade de temperamento que varia do muito otimista ao muito pessimista.

A percepção é intuitiva, com tendência a vivenciar fenômenos parapsicológicos, como clarividência, a ser místico, ou a se entregar à mistificação. Possui muita imaginação, sensibilidade geral, sutileza, refinamento, inspiração artística, gosto por música, poesia e artes em geral.

Expressão positiva do signo: altruísta, comunicativo, hospitaleiro, bem-humorado, charmoso, simpático, pacífico, devotado, idealista, gentil, terno. Cuidadoso, com todos, sacrifica-se pelos outros, dissolve seu "eu" em prol do coletivo.



Expressão negativa: preguiçoso, indolente, pouco fidedigno, instável, sugestionável, inconstante, sem responsabilidade. Pode ter tendência ao sonho, a dormir muito, pensamentos pouco práticos e nebulosos e a escapar da realidade através de vários meios (sono, droga, álcool). Pode vivenciar ainda miragens de coisas indefinidas (alucinação, iluminação e genialidade)







PEIXES
PATOLOGIAS
ERVAS
Constituição física débil
Ginseng (Panax ginseng), Fafia (Pfaffia paniculata), Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
Anemia
Angélica (Angelica archangelica), Beterraba (Beta vulgaris), Peônia (Paeonia officinalis)
Recuperação física lenta
Ginseng (Panax ginseng), Fafia (Pfaffia paniculata), Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
Alergia a medicamentos
Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
Reações idiossincráticas a
medicamentos
Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra), Gengibre
(Zingiber officinale)
Imunodeficiência
Ginseng (Panax ginseng), Poria (Poria cocos),
Equinácea (Echinacea purpurea)
Aids
Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra), Tricosantes
(Trichosanthes kirilowii),Violeta (Viola odorata), Erva-férrea (Prunella vulgaris)

Febre de origem obscura
Sovereiro (Phellodendron amurense), Equinácea
(Echinacea purpurea)
Colagenoses
Sovereiro (Phellodendron amurense), Alcaçuz
(Glycyrrhiza glabra), Bredo-asiático  (Achyranthesaspera), Erva-de-botão (Eclipta alba), Poria (Poriacocos)
Fasciíte plantar
Sovereiro (Phellodendron amurense), Bredo-asiático (Achyranthes aspera), Erva-de-botão (Eclipta alba)
Pé chato
Não foi possível relacionar plantas medicinais
Fragilidade emocional
Poria (Poria cocos), Kava kava (Piper methysticum), Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum)
Neurose obsessiva
Poria (Poria cocos), Kava kava (Piper methysticum), Maracujá (Passiflora alata)
Depressão
Kava kava (Piper methysticum), Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum), Marapuama (Ptycopetalum olacoides)
Psicoses
Poria (Poria cocos), Cânfora (Cinnamomum camphora), Cálamo-aromático (Acorus calamus)
Alcoolismo
Poria (Poria cocos), Cânfora (Cinnamomum camphora), Cálamo-aromático (Acorus calamus)
Dependência química de drogas
Poria (Poria cocos), Cânfora (Cinnamomum camphora), Cálamo-aromático (Acorus calamus), Kava kava (Piper methysticum)
Estado de coma
Poria (Poria cocos), Cânfora (Cinnamomum camphora), Cálamo-aromático (Acorus calamus), Estoraque-do-campo (Styrax camporum)
Edema cerebral
Poria (Poria cocos), Cânfora (Cinnamomum camphora), Cálamo-aromático (Acorus calamus), Sovereiro (Phellodendron amurense)
Edemas em geral
Poria (Poria cocos), Sovereiro (Phellodendron
amurense), Chapéu-de-couro (Echinodorus
macrophyllum)
Congestão venosa
Peônia (Paeonia officinalis), Castanha-da-índia
(Aesculum hippocastanum), Hamamélis (Hamamelis virginiano)
Linfedema
Erva-grossa (Elephantopus mollis), Bredo-asiático (Achyranthes aspera), Erva-de-botão (Eclipta alba)
Hidrofobia
Poria (Poria cocos), Sovereiro (Phellodendron
amurense), Bredo-asiático (Achyranthes aspera), Erva-de-botão (Eclipta alba)




Nenhum comentário:

Postar um comentário