Algumas palavras...

"O Céu é um grande livro, aberto, pelo amor de Deus, à inteligência do homem." Dr. Serge Raynaud de La Ferriè

domingo, 20 de março de 2011

Stellarium

Atenção Pessoal! Consegui para vocês, um programa da melhor qualidade. Trata-se do Stellarium, que é um planetário de fonte aberta livre para seu computador. Mostra um céu realista em 3D, como o que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.

Ele está sendo usado em projetores de planetários. Basta definir suas coordenadas (no lado esquerdo inferior da tela – passe o mouse) e ir.

E olha o que vi (27/09/2010) no céu (Júpiter), mas ou menos 02h47 da madrugada. Então é fato mesmo.



  

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas pessoas que iniciam as suas observações em Astronomia, é a identificação de objetos celestes e a sua posição.



Por isso, decidi falar-vos hoje de um aplicativo bastante útil para quem está dando os primeiros passos na observação; seja ela feita ao telescópio, com binóculos ou mesmo a olho nú… O Stellarium!



O Stellarium, além de ser um dos melhores softwares em simulação do céu em tempo real, é gratuito…



Com este software, o utilizador pode observar as estrelas, constelações, planetas e muitos outros objetos celestes, tudo no seu computador pessoal e a 3D, como se estivesse lá fora ao ar livre olhando o céu.



A simulação feita pelo Stellarium é muito rica em detalhes e, além de exibir diversas informações acerca de todos os corpos celestes, permite ainda regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.



Como utilizar o programa:



Ao iniciar o Stellarium pela primeira vez é possível observar, no canto superior esquerdo do ecrã, informações como a data e hora atuais.



No canto inferior esquerdo encontramos o menu principal das ferramentas. A partir dele o usuário pode selecionar vários parâmetros de visualização bem como preferências acerca do funcionamento geral do programa.



No topo do ecrã, na região central, são mostradas a versão do software e a localização do usuário na simulação. Confira a seguir como definir uma localização exata a fim de obter uma simulação precisa para o ponto onde se encontra.



Definir a localização do observador (A sua localização):



Para conseguir uma simulação mais fiel, o usuário deve aceder ao menu “Configuration Window” e, na aba Location, selecionar no mapa uma cidade mais próxima da qual se encontra — quando não a própria. Depois disso é só clicar em “Save location” para gravar esta localização para que o programa a memorize quando for inicializado novamente.



Além das cidades já definidas pelo programa, o utilizador pode ainda colocar a sua localização pelas coordenadas. Para isso, basta ir à aba “Location”, e definir a latitude, a longitude e a altitude exatas do local onde se encontra.



Se este possuir todos esses dados, irá obter uma simulação que reproduz fielmente a observação a partir da sua localização.



Controles Básicos:



Para olhar ao redor, basta simplesmente arrastar o mouse com o botão esquerdo pressionado, ou, utilizar as setas direcionais do teclado.



Como fazer zoom e ver os objetos mais de perto?



O zoom é obtido através do scroll do mouse ou a partir das teclas Page Up e Page Down.



Para selecionar algo, basta clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre um objeto no céu. Depois disso, a tecla espaço fica responsável por centralizar no ecrã o ultimo objeto selecionado.



Controle sobre o tempo:



As teclas ‘J’ e ‘L’ são usadas para desacelerar e acelerar, respectivamente, a velocidade com que o tempo passa. Para retornar à velocidade normal, basta pressionar “K”. Dentro deste mesmo contexto, a tecla “8” faz a data e o horário retornarem aos seus valores corretos.



Para olhar à sua volta arraste o mouse ou mova o cursor para os cantos da janela.



Outra opção é usar as setas de direção do teclado.



Há ainda uma interface de texto para os usuários avançados, ideal para projeção em sala de aula ou em planetários. Use o botão esquerdo do mouse para selecionar um objeto, o direito para retirar a seleção e o botão do meio ou a barra de espaço para centrar o objeto no ecrã.



O zoom é controlado pelas teclas Page Up e Page Down ou pelo scroll do mouse.



O zoom em planetas ou nebulosas é muito interessante.



Caso precise de ajuda consulte o ícone correspondente ou aperte a tecla H.



Resumo dos comandos básicos do Stellarium:



• Olhar ao redor: mover o mouse com o botão esquerdo pressionado;

• Zoom +/-: Page Up / Page Down ou scroll do mouse;

• Seleccionar: clique com o botão esquerdo sobre o alvo;

• Centralizar na tela objeto selecionado: espaço;

• Aumentar a velocidade do tempo: l;

• Diminuir a velocidade do tempo: J;

• Velocidade normal do tempo: K;

• Data e hora atuais: 8.





QUEM QUISER BAIXAR:


Pode escolher baixar se você tem o navegador:






Stellarium-0.10.5.exe - Tem 42,8 Mb

***********************************************************
Divulgado pelo espaço Astrologia_autoconhecimento
* Martha Cibelli
***********************************************************




Um comentário: